“Festival 38 em Nós” terá show a céu aberto no dia 22, quarta-feira, e mostra de teatro a partir de 24 de janeiro, sexta-feira, com apresentação de quatro peças na sede do grupo
O Grupo Nós do Morro completa 38 anos em festa! Com uma programação especial que marca a consolidação da retomada das suas atividades, a instituição anuncia as datas de dois eventos muito aguardados pelo público, como parte do “Festival 38 em Nós”: o “Vidigal Show” e a “Mostra de Teatro 38 Anos”. E a entrada é gratuita.
O Vidigal Show acontece no dia 22 de janeiro, quarta-feira, das 19h às 22h, em frente à sede do grupo, no Morro do Vidigal. O tradicional espetáculo tem atmosfera televisiva com seu formato de programa de auditório a céu aberto. A apresentação é do ator Guti Fraga, um dos fundadores do projeto, e contará com diversas atrações, que vão de música, dança até sorteio de prêmios.
Já no casarão, será realizada a “Mostra de Teatro 38 Anos”, que terá início no dia 24 de janeiro, sexta-feira, e vai até 16 de fevereiro. Serão apresentados quatro espetáculos, sendo o primeiro “Nosso Quintal é Maior que o Mundo”, com direção de João Vitor Nascimento, nos dias 24, 25 e 26 de janeiro, sexta, sábado e domingo, às 19h. Nos fins de semana seguintes, a mostra receberá “Ensaio Sobre a Liberdade”, com direção de Paulo Guidelly; “Queria Pedir Desculpas, Mas Não Tive Tempo”, dirigido por Fátima Domingues; e “Vidigal é Coisa Nossa”, com direção de Paula Almeida (confira a programação completa ao fim da matéria).
Toda a programação só foi possível de ser viabilizada graças ao apoio e patrocínio da Riotur.
Como ajudar
O Grupo Nós do Morro está angariando fundos com o objetivo de reformar, manter e ampliar a sua estrutura, incluindo a reforma do Teatro do Vidigal e a manutenção do seu casarão histórico, reforçando o compromisso com a preservação e o fortalecimento do seu legado artístico. As doações podem ser feitas pela chave pix disponibilizada pela instituição: 30.120.620/0001-25
Levando a vida vivida na arte
O Nós do Morro nasceu fruto da ideia e do sonho do jornalista e ator Guti Fraga. Ele juntou um grupo formado pelo iluminador Fred Pinheiro, o cenógrafo Fernando Mello da Costa, o estudante de jornalismo Luiz Paulo Corrêa e Castro e um sem número de jovens talentos artísticos locais para criar um projeto pioneiro de acesso à arte e à cultura através das artes teatrais para os moradores do Morro do Vidigal.
São quase quatro décadas de trabalho pautado pelo objetivo de dar acesso através do mundo da arte e da cultura para uma legião de crianças, jovens e adultos que não podem pagar por isso. Hoje, o Grupo Nós do Morro tem sua ideia multiplicadora disseminada pelo Brasil e no mundo. Em sua maioria absoluta oriundos da própria comunidade do Vidigal e de bairros da periferia da cidade do Rio de Janeiro, os seus integrantes são formados dentro da ideia de revolucionar a sociedade por meio da arte. A lista de talentos lapidados no projeto é vasta, com profissionais que hoje são uma realidade no mercado audiovisual, musical e teatral, tanto atuando como atores e atrizes como trabalhando em funções como diretores e técnicos, tais como Thiago Martins, Roberta Rodrigues, Marcello Melo Jr., Mary Sheyla, Babu Santana, Cíntia Rosa, Juan Paiva, Rosane Svartman, Renan Monteiro, Luciana Bezerra, Dhonata Augusto, Jonathan Azevedo, Samuel Melo, Gustavo Mello e Luciano Vidigal.
– Sabemos que ainda há muito caminho a ser percorrido e muita gente que ainda anseia por iniciativas como a nossa que abrem o acesso à arte e à cultura para que possa desenvolver sua potência artística e soltar a sua voz e o seu talento. E para que o mundo possa comprovar que a favela é um palco de resistência e de culturas múltiplas que precisam ser estimuladas e mostradas em todo o seu real potencial – reforça Marcello Melo, diretor executivo do Nós do Morro e idealizador do Festival 38 em Nós.
Programação do Vidigal Show:
Atrações: Dance in Rio, Diego Francisco (ator premiado do filme Kasa Branca), BatucaVidi, Vidiga na Social, Vidigal Capoeira, cantora e compositora Emilah, performances com os integrantes do Nós do Morro.
Apresentação: Guti Fraga
Serviço:
Dia e horário: 22 de janeiro, quarta-feira, das 19h às 22h
Endereço: Em frente ao Casarão do Nós do Morro – Rua Dr. Olinto de Magalhães, 54, Vidigal, Rio de Janeiro – RJ
Entrada: gratuita
Classificação: livre
Programação da “Mostra de Teatro 38 Anos”:
– 24/01, 25/01, 26/01, às 19h – “NOSSO QUINTAL É MAIOR QUE O MUNDO”
É uma sequência de fragmentos de lembranças e memórias não linear. Tudo trabalhado com sensibilidade e transpiração para criar uma dramaturgia coletiva através de metáforas e memórias, explorando a realidade e a alucinação dos quintais de nossos avós, os quintais das nossas infâncias, o que ficou de tempos passados e de como reagimos a partir de agora. Navegando entre a poesia, a esperança e o protesto, “meu mundo é você quem faz”.
– 31/01, 01/02 e 02/02, às 19h – “ENSAIO SOBRE A LIBERDADE”
Um espetáculo onde lírios alucinados florescem ao som da dança e da alegoria teatral. Foliões, canibais e palhaços se encontram em um jogo cênico que transita entre prisões e liberdades, embalados por ritmo, voz e batuque. Uma farsa carnavalesca, pulsante e provocativa, que desvela as contradições humanas por meio de cenas criadas coletivamente. No palco, os atores – os verdadeiros boias-frias da arte – dão vida a um coro vibrante, tecendo histórias que celebram a beleza e o caos da existência.
– 07/02, 08/02 e 09/02, às 19h – “QUERIA PEDIR DESCULPA, MAS NÃO TIVE TEMPO”
É uma jornada intensa pela dificuldade humana em perdoar. Em cena, 15 adolescentes mergulham em um universo de sensações, dispostos a explorar os limites por meio de experimentações cênicas. O exercício traz à tona os desafios e as complexidades de pronunciar uma palavra aparentemente tão simples: ‘desculpa’. Uma reflexão poética e visceral sobre o que nos impede de abrir mão do orgulho.
– 15/02 e 16/02, às 18h – “VIDIGAL É COISA NOSSA”
É uma vibrante celebração da história e da alma do Vidigal contada em recortes que atravessam o tempo. Em cena, crianças embarcam em uma animada viagem cheia de curiosidade sobre a favela que atravessa gerações: do surgimento do nome da comunidade às tentativas de remoção, ao status de favela chique que, todo final de semana, é invadida por turistas. Com doses generosas de humor, a peça dá vida a personagens e eventos que moldaram a identidade do lugar, oferecendo um retrato afetivo e divertido de uma das comunidades mais emblemáticas do Rio de Janeiro.
Serviço:
Endereço: Casarão do Nós do Morro – Rua Dr. Olinto de Magalhães, 54, Vidigal, Rio de Janeiro – RJ
Entrada: gratuita (as senhas serão distribuídas 1h antes de cada apresentação)
Lotação: 80 lugares
Classificação: livre
Assessoria de imprensa: Carlos Pinho (@dicasdopinhao)
Um dos grandes nomes da nova geração da música gospel, a cantora, compositora e produtora Gabriela Gomes apresenta hoje a canção inédita “Bethânia”, que vem acompanhada de vídeo dirigido por Paolo Nicotina. Assista aqui: https://youtu.be/KUnT-FCy1kY .
“‘Bethânia’ nasceu como um lembrete do que acontece quando Jesus encontra um lugar de amor e rendição. É o perfume derramado, a amizade restaurada e a presença que enche tudo. Que essa canção desperte em muitos o desejo de ser o lugar onde Ele repousa”, diz Gabriela Gomes.
No dia 5 de setembro, Gabriela apresentou o EP “Manso e Humilde”. O projeto conta com a faixa-título e uma ministração de “Efésios1.9-12”. Ouça e baixe aqui: https://umusicbrazil.lnk.to/MansoeHumilde . Junto ao projeto, a cantora também fez a estreia do vídeo de “Manso e Humilde”, que foi dirigido por Paolo Nicolas. Assista aqui: https://youtu.be/Aqtl_baCDfU . Em 3 de outubro, Gabriela fez o relançamento do EP “Manso e Humilde”, que passou a contar com quatro músicas: as inéditas “Fonte” e “Salmos 42.1-5”, que agora se integram ao repertório do projeto, e as já lançadas “Manso e Humilde” e “Efésios1.9-12” (ministração). Na mesma data, a cantora fez a estreia do videoclipe de “Fonte”, que foi dirigido por Paolo Nicolas. Assista aqui: https://youtu.be/S_1nyOCXywM
Com mais de 2.3 milhões de inscritos e 879 milhões de visualizações em seu canal oficial no YouTube, Gabriela Gomes possui mais de 2.5 milhões de ouvintes mensais no Spotify. Somente a canção “Deus Proverá” soma impressionantes mais de 158 milhões de streamings.
Para celebrar o nascimento de Jesus, o grupo One Service apresenta hoje seu primeiro projeto de Natal: um medley no qual revisita dois dos maiores clássicos da música cristã: ‘Ó Vem, Ó Vem, Emanuel’ e ‘Ó, Vinde, Adoremos’. Com arranjos atuais, vocais marcantes e a identidade característica do grupo, o medley resgata a beleza e a profundidade dessas canções que atravessam gerações, agora sob uma nova perspectiva. A música também vem acompanhada de um videoclipe dirigido por Rafael Souza. Assista aqui: https://www.youtube.com/watch?v=eDnLzII_thg .
“O objetivo do projeto é unir tradição e contemporaneidade, mantendo a reverência das versões originais enquanto oferece ao público uma experiência sonora renovada, emocionante e cheia de esperança. É um convite para voltar ao essencial do Natal: a chegada de Cristo e a celebração da fé”, disseram os integrantes do grupo.
Com este lançamento, o One Service inaugura uma nova etapa em sua trajetória artística, apresentando ao público um trabalho especial, sensível e cheio de propósito.
No dia 24 de junho deste ano, o grupo One Service lançou o álbum “Passion” (https://umusicbrazil.lnk.to/AlbumPassion). O projeto conta ao todo com 10 faixas, entre elas os singles “Eis-Me Aqui Como Davi”, em colaboração com Renato Max e Jhour Bayron, e “Tua Mão Está Sobre Mim”, com a participação do cantor Diego Perensin. Na ocasião, o grupo também fez a estreia do vídeo da canção “Jamais Me Esquecerei”. O audiovisual foi dirigido por TG Alves, que assina a direção de todos os vídeos do projeto. Assista aqui: https://youtu.be/j5zVe2AxtKU .
Em julho de 2024, o grupo apresentou seu álbum/DVD de estreia, “One Vision” (https://umusicbrazil.lnk.to/OneVision), seu primeiro projeto completo pela Universal Music Christian Group. O audiovisual foi registrado na igreja M3MA, no Bom Retiro (SP), numa noite que teve ingressos esgotados e que contou com as participações especiais de novos e consagrados nomes do segmento cristão, como o grupo Preto no Branco, os cantores Isaias Saad, Gabriela Gomes, Jéssica Augusto, Leandro Borges, a dupla André e Felipe e o trapper Brunno Ramos.
‘CASA’: Rosa de Saron lança canção sobre retorno, reconciliação e pertencimento
Autoral, a música chegou aos aplicativos e ao YouTube nesta terça, 30 de dezembro, com videoclipe gravado na Itália Rosa de Saron/ Divulgação OUÇA AQUIFOTOS EM ALTA AQUI A Rosa de Saron apresenta ao público nesta terça, 30 de dezembro, sua nova canção. “Casa” é uma obra intensa e profundamente espiritual que fala sobre retorno, reconciliação e o reencontro com aquilo que sempre foi essencial. O single estreou nas plataformas digitais à meia-noite, acompanhado de videoclipe, dando continuidade a uma narrativa que vem emocionando o público nas últimas semanas.Composição de Bruno Faglioni, vocalista da banda, “Casa” é inspirada na passagem bíblica do filho […]
A Rosa de Saron apresenta ao público nesta terça, 30 de dezembro, sua nova canção. “Casa” é uma obra intensa e profundamente espiritual que fala sobre retorno, reconciliação e o reencontro com aquilo que sempre foi essencial. O single estreou nas plataformas digitais à meia-noite, acompanhado de videoclipe, dando continuidade a uma narrativa que vem emocionando o público nas últimas semanas.
Composição de Bruno Faglioni, vocalista da banda, “Casa” é inspirada na passagem bíblica do filho pródigo, que está ilustrada no Evangelho de Lucas 15.11-32, e traz a perspectiva de alguém que se afastou, tentou encontrar sentido em outros caminhos, mas finalmente compreende que sua verdadeira felicidade sempre esteve em Deus. A canção traduz esse movimento de volta em versos fortes e confessionais, como no refrão marcante: “Eu voltei pra casa / Pra entregar minha vida em Teus braços, meu Deus!”.
O videoclipe, gravado na Itália, apresenta fotografia singular e um roteiro repleto de surpresas e momentos emocionantes. Mais do que um clipe isolado, ele é a continuação direta e conclusão da história iniciada em “Bartim(eu)”, single lançado pela banda no final de novembro. Todas as perguntas que ficaram em aberto no vídeo anterior encontram resposta agora, encerrando esse arco narrativo de forma sensível e impactante.
“‘Casa’ nasce de uma reflexão muito honesta sobre o coração humano e essa busca incessante por sentido. É sobre perceber que, mesmo depois de caminhos errados e escolhas difíceis, ainda existe um lugar de acolhimento, de pertencimento e de amor esperando por nós”, comenta Faglioni. “É uma música sobre fazer as pazes com o próprio coração e entender que voltar também é um ato de coragem.”
Após o impacto de “Bartim(eu)”, a Rosa de Saron reforça com “Casa” sua vocação para criar canções que unem profundidade espiritual, qualidade musical e narrativas que dialogam diretamente com a experiência humana. O lançamento promete tocar corações e marcar mais um capítulo importante na trajetória da banda, uma das maiores referências do rock cristão no Brasil e no mundo.
CasaCompositor: Bruno Faglioni
Ó meu SenhorQuanto tempo em vãoEu dediquei à dor e à ilusão…Mas, ao me encontrar com o Teu coração,A saudade apertou e hoje eu sei:
Longe de Você, eu não sou nada!
Eu voltei pra casaPra entregar minha vida em Teus braços, meu Deus!Sou Teu, sou Teu!Eu voltei pra casaPra entregar minha vida em Teus braços, meu Deus!Sou Teu, sou Teu!
Ó meu SenhorHoje eu posso ver:Minha felicidade é permanecer.Se o orgulho tentar me fazer me perderNão me deixe jamais me esquecer:
Longe de Você, eu não sou nada!
Eu voltei pra casaPra entregar minha vida em Teus braços, meu Deus!Sou Teu, sou Teu!Eu voltei pra casaPra entregar minha vida em Teus braços, meu Deus!Sou Teu, sou Teu!
Hoje eu faço as pazes com meu coração cansadoHoje eu volto à vida, minha vida é ao Teu lado!Hoje eu faço as pazes com meu coração cansadoHoje eu volto à vida, minha vida é ao Teu lado! Hoje eu faço as pazes com meu coração cansadoVolto à vida! Minha vida, eu voltei! Eu voltei!
Eu voltei pra casaPra entregar minha vida em Teus braços, meu Deus!Sou Teu, sou Teu!Meu Senhor! Hoje eu fiz as pazes com meu coraçãoE voltei