“Festival 38 em Nós” terá show a céu aberto no dia 22, quarta-feira, e mostra de teatro a partir de 24 de janeiro, sexta-feira, com apresentação de quatro peças na sede do grupo
O Grupo Nós do Morro completa 38 anos em festa! Com uma programação especial que marca a consolidação da retomada das suas atividades, a instituição anuncia as datas de dois eventos muito aguardados pelo público, como parte do “Festival 38 em Nós”: o “Vidigal Show” e a “Mostra de Teatro 38 Anos”. E a entrada é gratuita.
O Vidigal Show acontece no dia 22 de janeiro, quarta-feira, das 19h às 22h, em frente à sede do grupo, no Morro do Vidigal. O tradicional espetáculo tem atmosfera televisiva com seu formato de programa de auditório a céu aberto. A apresentação é do ator Guti Fraga, um dos fundadores do projeto, e contará com diversas atrações, que vão de música, dança até sorteio de prêmios.
Já no casarão, será realizada a “Mostra de Teatro 38 Anos”, que terá início no dia 24 de janeiro, sexta-feira, e vai até 16 de fevereiro. Serão apresentados quatro espetáculos, sendo o primeiro “Nosso Quintal é Maior que o Mundo”, com direção de João Vitor Nascimento, nos dias 24, 25 e 26 de janeiro, sexta, sábado e domingo, às 19h. Nos fins de semana seguintes, a mostra receberá “Ensaio Sobre a Liberdade”, com direção de Paulo Guidelly; “Queria Pedir Desculpas, Mas Não Tive Tempo”, dirigido por Fátima Domingues; e “Vidigal é Coisa Nossa”, com direção de Paula Almeida (confira a programação completa ao fim da matéria).
Toda a programação só foi possível de ser viabilizada graças ao apoio e patrocínio da Riotur.
Como ajudar
O Grupo Nós do Morro está angariando fundos com o objetivo de reformar, manter e ampliar a sua estrutura, incluindo a reforma do Teatro do Vidigal e a manutenção do seu casarão histórico, reforçando o compromisso com a preservação e o fortalecimento do seu legado artístico. As doações podem ser feitas pela chave pix disponibilizada pela instituição: 30.120.620/0001-25
Levando a vida vivida na arte
O Nós do Morro nasceu fruto da ideia e do sonho do jornalista e ator Guti Fraga. Ele juntou um grupo formado pelo iluminador Fred Pinheiro, o cenógrafo Fernando Mello da Costa, o estudante de jornalismo Luiz Paulo Corrêa e Castro e um sem número de jovens talentos artísticos locais para criar um projeto pioneiro de acesso à arte e à cultura através das artes teatrais para os moradores do Morro do Vidigal.
São quase quatro décadas de trabalho pautado pelo objetivo de dar acesso através do mundo da arte e da cultura para uma legião de crianças, jovens e adultos que não podem pagar por isso. Hoje, o Grupo Nós do Morro tem sua ideia multiplicadora disseminada pelo Brasil e no mundo. Em sua maioria absoluta oriundos da própria comunidade do Vidigal e de bairros da periferia da cidade do Rio de Janeiro, os seus integrantes são formados dentro da ideia de revolucionar a sociedade por meio da arte. A lista de talentos lapidados no projeto é vasta, com profissionais que hoje são uma realidade no mercado audiovisual, musical e teatral, tanto atuando como atores e atrizes como trabalhando em funções como diretores e técnicos, tais como Thiago Martins, Roberta Rodrigues, Marcello Melo Jr., Mary Sheyla, Babu Santana, Cíntia Rosa, Juan Paiva, Rosane Svartman, Renan Monteiro, Luciana Bezerra, Dhonata Augusto, Jonathan Azevedo, Samuel Melo, Gustavo Mello e Luciano Vidigal.
– Sabemos que ainda há muito caminho a ser percorrido e muita gente que ainda anseia por iniciativas como a nossa que abrem o acesso à arte e à cultura para que possa desenvolver sua potência artística e soltar a sua voz e o seu talento. E para que o mundo possa comprovar que a favela é um palco de resistência e de culturas múltiplas que precisam ser estimuladas e mostradas em todo o seu real potencial – reforça Marcello Melo, diretor executivo do Nós do Morro e idealizador do Festival 38 em Nós.
Programação do Vidigal Show:
Atrações: Dance in Rio, Diego Francisco (ator premiado do filme Kasa Branca), BatucaVidi, Vidiga na Social, Vidigal Capoeira, cantora e compositora Emilah, performances com os integrantes do Nós do Morro.
Apresentação: Guti Fraga
Serviço:
Dia e horário: 22 de janeiro, quarta-feira, das 19h às 22h
Endereço: Em frente ao Casarão do Nós do Morro – Rua Dr. Olinto de Magalhães, 54, Vidigal, Rio de Janeiro – RJ
Entrada: gratuita
Classificação: livre
Programação da “Mostra de Teatro 38 Anos”:
– 24/01, 25/01, 26/01, às 19h – “NOSSO QUINTAL É MAIOR QUE O MUNDO”
É uma sequência de fragmentos de lembranças e memórias não linear. Tudo trabalhado com sensibilidade e transpiração para criar uma dramaturgia coletiva através de metáforas e memórias, explorando a realidade e a alucinação dos quintais de nossos avós, os quintais das nossas infâncias, o que ficou de tempos passados e de como reagimos a partir de agora. Navegando entre a poesia, a esperança e o protesto, “meu mundo é você quem faz”.
– 31/01, 01/02 e 02/02, às 19h – “ENSAIO SOBRE A LIBERDADE”
Um espetáculo onde lírios alucinados florescem ao som da dança e da alegoria teatral. Foliões, canibais e palhaços se encontram em um jogo cênico que transita entre prisões e liberdades, embalados por ritmo, voz e batuque. Uma farsa carnavalesca, pulsante e provocativa, que desvela as contradições humanas por meio de cenas criadas coletivamente. No palco, os atores – os verdadeiros boias-frias da arte – dão vida a um coro vibrante, tecendo histórias que celebram a beleza e o caos da existência.
– 07/02, 08/02 e 09/02, às 19h – “QUERIA PEDIR DESCULPA, MAS NÃO TIVE TEMPO”
É uma jornada intensa pela dificuldade humana em perdoar. Em cena, 15 adolescentes mergulham em um universo de sensações, dispostos a explorar os limites por meio de experimentações cênicas. O exercício traz à tona os desafios e as complexidades de pronunciar uma palavra aparentemente tão simples: ‘desculpa’. Uma reflexão poética e visceral sobre o que nos impede de abrir mão do orgulho.
– 15/02 e 16/02, às 18h – “VIDIGAL É COISA NOSSA”
É uma vibrante celebração da história e da alma do Vidigal contada em recortes que atravessam o tempo. Em cena, crianças embarcam em uma animada viagem cheia de curiosidade sobre a favela que atravessa gerações: do surgimento do nome da comunidade às tentativas de remoção, ao status de favela chique que, todo final de semana, é invadida por turistas. Com doses generosas de humor, a peça dá vida a personagens e eventos que moldaram a identidade do lugar, oferecendo um retrato afetivo e divertido de uma das comunidades mais emblemáticas do Rio de Janeiro.
Serviço:
Endereço: Casarão do Nós do Morro – Rua Dr. Olinto de Magalhães, 54, Vidigal, Rio de Janeiro – RJ
Entrada: gratuita (as senhas serão distribuídas 1h antes de cada apresentação)
Lotação: 80 lugares
Classificação: livre
Assessoria de imprensa: Carlos Pinho (@dicasdopinhao)
A jovem cantora Brenda Danese apresenta hoje seu novo single, a inédita “Eu Vi Jesus”. A canção, que foi composta por Darlan Fraga, também veio acompanhada de um vídeo dirigido por Bruno Campos. Assista aqui: https://youtu.be/UzYgDjTCg2w .
“Quando recebi essa música, senti que ela carregava algo maior que melodia: carregava presença. Eu só queria que cada pessoa que escutasse também pudesse dizer: ‘Eu vi Jesus’. Eu vi Jesus… e quando você vê Jesus, nada continua igual.”, declara Brenda Danese.
Ganhador do Latin GRAMMY®️ por três vezes e indicado pela oitava vez consecutiva, o consagrado cantor e compositor mineiro Eli Soares conta com a participação especial de Ton Carfi na canção “Graça Bendita”. A faixa também vem acompanhada de vídeo. Assista aqui: https://youtu.be/BJdIPJqNGNA .
“‘Graça Bendita’ é uma canção que fala sobre o amor que nos alcança mesmo quando somos imperfeitos. Ela traz uma mensagem de esperança, de recomeço, e de um Deus que escolhe nos amar, mesmo quando o mundo tenta nos condenar. Cantar essa música com o Ton Carfi foi muito especial. Ele é um grande irmão e artista que admiro demais. Espero que essa canção toque corações e leve consolo para quem precisa.”, diz Eli Soares.
No dia 26 de setembro, Eli Soares apresentou a canção inédita “Boa Nova”, que trouxe a participação especial do grupo Morada. Ouça aqui: https://umusicbrazil.lnk.to/BoaNova . A faixa também contou com vídeo. Assista aqui: https://youtu.be/ya-bhpPt67M . Em 31 de outubro, Eli lançou a música “Ídolos”. Ouça aqui: https://umusicbrazil.lnk.to/Idolos. A faixa veio novamente acompanhada por vídeo. Assista aqui: https://youtu.be/skGr7NP-68o . Em 7 de novembro, o cantor apresentou a canção inédita e autoral “Sou Teu Pai”, que conta com a colaboração da jovem cantora Maria Pita. No dia 14 de novembro, Eli lançou, ao lado da prestigiada cantora Bruna Karla, uma nova versão da canção “Fé Para o Impossível”. Ouça aqui: https://umusicbrazil.lnk.to/FeParaoImpossivel.ElieBruna . A faixa também veio acompanhada de vídeo. Assista aqui: https://youtu.be/4zQzQQJrzf8 .
No último dia 17 de setembro, a Academia Latina da Gravação anunciou os indicados para a 26ª Entrega Anual do Latin GRAMMY®️. Entre os indicados, o nome de Eli Soares chamou a atenção: o cantor recebeu sua oitava indicação consecutiva ao prêmio de “Melhor Álbum de Música Cristã em Língua Portuguesa”, desta vez com o álbum “Memóri4s (Ao Vivo)”.
Disponibilizado no dia 9 de maio deste ano, o álbum “Memóri4s (Ao Vivo)” agrupa o repertório dos seus três últimos EPs lançados por Eli: “Memóri4s 3/3”, “Memóri4s – Igreja” e “Memóri4s – Groove”. Em 11 de abril, o cantor apresentou o EP “Memóri4s 3/3”, que trouxe três inesquecíveis canções gospel dos anos 80 e 90, que eram apresentadas nas igrejas no formato voz e violão. No dia 31 de janeiro, Eli lançou o EP “Memóri4s – Igreja”, que trouxe outras quatro marcantes canções gospel dos anos 80 e 90 apresentadas nas igrejas. Em 6 de dezembro de 2024, Eli Soares disponibilizou o EP “Memóri4s – Groove”, que conta com mais cinco emblemáticas canções gospel dos anos 80 e 90. Algumas das faixas dos três EPs ainda ganharam seus respectivos vídeos, que foram disponibilizados no canal oficial de Eli Soares no YouTube.
Grandes números hoje fazem parte da trajetória de Eli Soares, que hoje tem em sua discografia 11 álbuns lançados, mais de 2.1 milhões de ouvintes mensais no Spotify e supera 795 milhões de visualizações em seu canal oficial no YouTube, onde ele tem mais de 1.7 milhão de inscritos. Na sua página oficial no Facebook são hoje 694 mil seguidores e no Instagram são 1.3 milhão de seguidores.
A artista Brasilo-Americana, finalista do “Estrela da Casa”, retorna com single pop-eletrônico que traz a tensão de um romance secreto.
A artista UNNA X está de volta e, desta vez, mergulha nas complexidades dos sentimentos não assumidos. O novo single, (não) quero estragar essa amizade, chega às plataformas digitais no dia 27 de novembro de 2025, sendo a primeira amostra do álbum que a cantora prepara para breve. A faixa, produzida por Los Brasileiros, explora o dilema caótico de duas pessoas que tentam manter o rótulo de “amigos” enquanto a conexão entre elas grita mais alto.
O lançamento anterior de UNNA X, “Tu Me Ama”, que ganhou um clipe gravado em um cabaré, mostrava a artista respondendo com deboche e arte aos haters. Agora, com (não) quero estragar essa amizade, a cantora volta seu foco para a intimidade silenciosa de um relacionamento de idas e vindas.
Composta por Ashley DeLima e Jenni Mosello, a canção captura a tensão emocional de um vínculo que se manifesta em segredo: mensagens no off, encontros inesperados e noites divididas entre toque, desejo e saudade. A música revela o medo de expor o que sentem e estragar o que já é delicado.
“Eu queria trazer a contradição entre não querer estragar nada e, ao mesmo tempo, já estar completamente envolvida,” explica UNNA X. “É sobre aquele ‘acordo silencioso’ que só os envolvidos sabem, aquele sentimento que volta mesmo quando parece que acabou. É a história de duas pessoas que já se perderam e se encontraram tantas vezes que deixaram de ser novidade, e é exatamente isso que torna tudo tão forte.”
A faixa, portanto, retrata o tipo de romance que é caótico e real, onde amizade, sentimento e desejo se misturam, e a dupla finge ter tudo sob controle enquanto vive algo intenso.
Com dupla cidadania (brasilo-americana), UNNA X se posiciona como uma estrela em ascensão no pop com influências eletrônicas, cantando e compondo em português, inglês e espanhol. Inspirada por ícones como Dua Lipa, Charli XCX, Rihanna, Lady Gaga e Amy Winehouse, ela busca uma sonoridade própria e integrada.
A artista ganhou notoriedade ao ser Finalista da primeira edição do reality Estrela da Casa, onde ficou em terceiro lugar. Ela já abriu shows para nomes como o rapper Hungria e trabalhou com produtores renomados como Mark Needham, John Young e Vinny Vendito.
Sobre a sonoridade, UNNA X reitera o desejo de inovar no gênero:
“Meu foco sempre foi construir um som próprio, uma identidade dentro do pop eletrônico. Quero mostrar que o gênero é muito mais amplo do que se imagina. Existem inúmeras vertentes e atmosferas, e eu quero abrir essa porta para o público, mostrando que o pop eletrônico pode soar diferente, inesperado, sensorial e ainda ter a brasilidade que quero trazer para o meu som.”
Seu objetivo é construir uma carreira integrada, onde música e imagem se complementam, almejando expandir sua presença para outras áreas, como moda e beleza.
O single será acompanhado de um clipe oficial, dirigido por Luana Parola, gravado em um Airbnb em São Paulo. O vídeo é um storytelling que serve como extensão visual da faixa.
A cantora segue trabalhando ativamente na gravação de seu álbum de estreia, do qual “(não) quero estragar essa amizade” é a primeira prévia, e nos clipes que virão na sequência.
Sobre UNNA X:
UNNA X é uma artista brasilo-americana apaixonada pela música desde cedo, destacando-se no pop com influências eletrônicas e conquistando cada vez mais fãs nas plataformas digitais. Inspirada por nomes como Dua Lipa, Charli XCX, Rihanna, Lady Gaga e Amy Winehouse, ela combina diversas referências para criar seu som único.
Finalista do reality Estrela da Casa, onde ficou em terceiro lugar, UNNA X já abriu shows para nomes como o rapper Hungria, cantou no Brazilian Day, em Nova Jersey, e trabalhou com produtores renomados como Mark Needham , John Young e Vinny Vendito.
Com dupla cidadania, ela canta e compõe em português, inglês e espanhol, expandindo seu alcance internacional. Seu objetivo é crescer como uma estrela global do pop e conectar-se com seu público. Para tal, almeja expandir sua presença para outras áreas, como moda e beleza.
Com uma identidade artística marcante, UNNA X deseja construir uma carreira integrada, onde música e imagem se complementam, fortalecendo parcerias criativas e inovadoras que traduzem sua visão.