“Festival 38 em Nós” terá show a céu aberto no dia 22, quarta-feira, e mostra de teatro a partir de 24 de janeiro, sexta-feira, com apresentação de quatro peças na sede do grupo
O Grupo Nós do Morro completa 38 anos em festa! Com uma programação especial que marca a consolidação da retomada das suas atividades, a instituição anuncia as datas de dois eventos muito aguardados pelo público, como parte do “Festival 38 em Nós”: o “Vidigal Show” e a “Mostra de Teatro 38 Anos”. E a entrada é gratuita.
O Vidigal Show acontece no dia 22 de janeiro, quarta-feira, das 19h às 22h, em frente à sede do grupo, no Morro do Vidigal. O tradicional espetáculo tem atmosfera televisiva com seu formato de programa de auditório a céu aberto. A apresentação é do ator Guti Fraga, um dos fundadores do projeto, e contará com diversas atrações, que vão de música, dança até sorteio de prêmios.
Já no casarão, será realizada a “Mostra de Teatro 38 Anos”, que terá início no dia 24 de janeiro, sexta-feira, e vai até 16 de fevereiro. Serão apresentados quatro espetáculos, sendo o primeiro “Nosso Quintal é Maior que o Mundo”, com direção de João Vitor Nascimento, nos dias 24, 25 e 26 de janeiro, sexta, sábado e domingo, às 19h. Nos fins de semana seguintes, a mostra receberá “Ensaio Sobre a Liberdade”, com direção de Paulo Guidelly; “Queria Pedir Desculpas, Mas Não Tive Tempo”, dirigido por Fátima Domingues; e “Vidigal é Coisa Nossa”, com direção de Paula Almeida (confira a programação completa ao fim da matéria).
Toda a programação só foi possível de ser viabilizada graças ao apoio e patrocínio da Riotur.
Como ajudar
O Grupo Nós do Morro está angariando fundos com o objetivo de reformar, manter e ampliar a sua estrutura, incluindo a reforma do Teatro do Vidigal e a manutenção do seu casarão histórico, reforçando o compromisso com a preservação e o fortalecimento do seu legado artístico. As doações podem ser feitas pela chave pix disponibilizada pela instituição: 30.120.620/0001-25
Levando a vida vivida na arte
O Nós do Morro nasceu fruto da ideia e do sonho do jornalista e ator Guti Fraga. Ele juntou um grupo formado pelo iluminador Fred Pinheiro, o cenógrafo Fernando Mello da Costa, o estudante de jornalismo Luiz Paulo Corrêa e Castro e um sem número de jovens talentos artísticos locais para criar um projeto pioneiro de acesso à arte e à cultura através das artes teatrais para os moradores do Morro do Vidigal.
São quase quatro décadas de trabalho pautado pelo objetivo de dar acesso através do mundo da arte e da cultura para uma legião de crianças, jovens e adultos que não podem pagar por isso. Hoje, o Grupo Nós do Morro tem sua ideia multiplicadora disseminada pelo Brasil e no mundo. Em sua maioria absoluta oriundos da própria comunidade do Vidigal e de bairros da periferia da cidade do Rio de Janeiro, os seus integrantes são formados dentro da ideia de revolucionar a sociedade por meio da arte. A lista de talentos lapidados no projeto é vasta, com profissionais que hoje são uma realidade no mercado audiovisual, musical e teatral, tanto atuando como atores e atrizes como trabalhando em funções como diretores e técnicos, tais como Thiago Martins, Roberta Rodrigues, Marcello Melo Jr., Mary Sheyla, Babu Santana, Cíntia Rosa, Juan Paiva, Rosane Svartman, Renan Monteiro, Luciana Bezerra, Dhonata Augusto, Jonathan Azevedo, Samuel Melo, Gustavo Mello e Luciano Vidigal.
– Sabemos que ainda há muito caminho a ser percorrido e muita gente que ainda anseia por iniciativas como a nossa que abrem o acesso à arte e à cultura para que possa desenvolver sua potência artística e soltar a sua voz e o seu talento. E para que o mundo possa comprovar que a favela é um palco de resistência e de culturas múltiplas que precisam ser estimuladas e mostradas em todo o seu real potencial – reforça Marcello Melo, diretor executivo do Nós do Morro e idealizador do Festival 38 em Nós.
Programação do Vidigal Show:
Atrações: Dance in Rio, Diego Francisco (ator premiado do filme Kasa Branca), BatucaVidi, Vidiga na Social, Vidigal Capoeira, cantora e compositora Emilah, performances com os integrantes do Nós do Morro.
Apresentação: Guti Fraga
Serviço:
Dia e horário: 22 de janeiro, quarta-feira, das 19h às 22h
Endereço: Em frente ao Casarão do Nós do Morro – Rua Dr. Olinto de Magalhães, 54, Vidigal, Rio de Janeiro – RJ
Entrada: gratuita
Classificação: livre
Programação da “Mostra de Teatro 38 Anos”:
– 24/01, 25/01, 26/01, às 19h – “NOSSO QUINTAL É MAIOR QUE O MUNDO”
É uma sequência de fragmentos de lembranças e memórias não linear. Tudo trabalhado com sensibilidade e transpiração para criar uma dramaturgia coletiva através de metáforas e memórias, explorando a realidade e a alucinação dos quintais de nossos avós, os quintais das nossas infâncias, o que ficou de tempos passados e de como reagimos a partir de agora. Navegando entre a poesia, a esperança e o protesto, “meu mundo é você quem faz”.
– 31/01, 01/02 e 02/02, às 19h – “ENSAIO SOBRE A LIBERDADE”
Um espetáculo onde lírios alucinados florescem ao som da dança e da alegoria teatral. Foliões, canibais e palhaços se encontram em um jogo cênico que transita entre prisões e liberdades, embalados por ritmo, voz e batuque. Uma farsa carnavalesca, pulsante e provocativa, que desvela as contradições humanas por meio de cenas criadas coletivamente. No palco, os atores – os verdadeiros boias-frias da arte – dão vida a um coro vibrante, tecendo histórias que celebram a beleza e o caos da existência.
– 07/02, 08/02 e 09/02, às 19h – “QUERIA PEDIR DESCULPA, MAS NÃO TIVE TEMPO”
É uma jornada intensa pela dificuldade humana em perdoar. Em cena, 15 adolescentes mergulham em um universo de sensações, dispostos a explorar os limites por meio de experimentações cênicas. O exercício traz à tona os desafios e as complexidades de pronunciar uma palavra aparentemente tão simples: ‘desculpa’. Uma reflexão poética e visceral sobre o que nos impede de abrir mão do orgulho.
– 15/02 e 16/02, às 18h – “VIDIGAL É COISA NOSSA”
É uma vibrante celebração da história e da alma do Vidigal contada em recortes que atravessam o tempo. Em cena, crianças embarcam em uma animada viagem cheia de curiosidade sobre a favela que atravessa gerações: do surgimento do nome da comunidade às tentativas de remoção, ao status de favela chique que, todo final de semana, é invadida por turistas. Com doses generosas de humor, a peça dá vida a personagens e eventos que moldaram a identidade do lugar, oferecendo um retrato afetivo e divertido de uma das comunidades mais emblemáticas do Rio de Janeiro.
Serviço:
Endereço: Casarão do Nós do Morro – Rua Dr. Olinto de Magalhães, 54, Vidigal, Rio de Janeiro – RJ
Entrada: gratuita (as senhas serão distribuídas 1h antes de cada apresentação)
Lotação: 80 lugares
Classificação: livre
Assessoria de imprensa: Carlos Pinho (@dicasdopinhao)
Promessa do pop rock nacional, a NUNA está mais afiada do que nunca e vem com tudo em “Velha Jaqueta”, faixa que chega aos apps em 16 de maio e com produção assinada por Tadeu Patolla, o mesmo nome por trás de clássicos do Charlie Brown Jr. A novidade vem acompanhada de Bruno Graveto, baterista da icônica banda de rock. O som vem carregado de peso, atitude e uma mensagem direta sobre mudança, liberdade e ruptura com o que não soma.
Com influências que vão de Pitty a CPM 22, passando pelo skate rock visceral do CBJR, a música traz um olhar intenso sobre transformações pessoais e é composta por Manu Fair, Sullivan, Nicko Farolli e Marcelo Ferrara, os integrantes da banda.
“A letra ‘Velha Jaqueta’ expressa sentimentos de insatisfação e busca por liberdade. A música reflete sobre um relacionamento que não alcançou seu potencial e decide partir, encontrando consolo na estrada. Ele rejeita rótulos e regras, preferindo enfrentar novos desafios. A música aborda temas de mudança, a busca por significado e a necessidade de se libertar de situações que não trazem realização”, revela a banda.
Três atos em um
O single já chega com clipe — e não é qualquer um: sob a direção de Rodrigo Psy, que acumula colaborações de peso como videoclipes de Planta & Raiz, Alma Djem, Julies, entre outros, o vídeo foi gravado em três locações diferentes de São Paulo.
Cada cenário traduz uma fase distinta das transições abordadas na letra: da estagnação à ruptura, até o recomeço. A produção audiovisual reflete bem a intensidade e a urgência da faixa, traduzindo em imagens o desejo de seguir em frente.
“Velha Jaqueta” é o segundo lançamento de Nuna em parceria com Pattola, mas não para por aqui. Ainda este ano, a banda finaliza essa fase com mais um single e já iniciou um novo capítulo com o produtor Vini Nalon (Luísa Sonza, Di Ferrero).
Sobre NUNA
A banda NUNA, anteriormente conhecida como Sem Meia, vive nova fase artística com Manu Fair (vocais), Sullivan (bateria), Nicko Faroli (baixo) e Marcelo Ferrara (guitarra) no line-up. A mudança de nome reforça esse novo momento, em que a banda se consolida na cena pop punk rock com um toque moderno, mantendo, no entanto, a essência que conquistou os fãs ao longo dos anos.
Anteriormente, o grupo destacou-se em eventos como o Nova Cena Festival em São Paulo, onde apresentou seu estilo único de pop punk e rock alternativo. Com músicas como “Agridoce” e “A Vida Tem Jeito”, a banda compartilhou temas de superação e mudanças, conectando-se de maneira profunda com seu público. O EP lançado em 2023, contendo versões acústicas e originais, fortaleceu a trajetória da banda, mostrando um lado reflexivo e emocional.
Embora o nome tenha mudado, a essência permanece: NUNA continua a explorar o universo do pop punk, mantendo a mesma abordagem de composição e reflexões sobre a música. Agora, no entanto, eles abrem um pouco mais de espaço para influências contemporâneas, evoluindo o som para um formato mais atual, seguindo suas raízes com inspirações em Avril Lavigne, Simple Plan, Charlie Brown Jr., entre outros.
Cantor, dançarino, jogador, lutador e, agora, o artista do funk mais escutado do Brasil, chegou a 18,7 milhões de ouvintes mensais, ultrapassando o MC GW.
MC Livinho se torna o MC mais escutado do Brasil! O artista inicia essa semana com a marca de 18,7 milhões de ouvintes mensais no Spotify – siga aqui -, com esse marco, ele ultrapassa o MC GW, que até então, era o MC mais escutado.
Livinho é um dos artistas mais completos da cena da música urbana, além da habilidade como cantor, ele também é dançarino, jogador, lutador, e se arrisca muito bem com instrumentos musicais, como o piano. Com a grande constância em sua carreira, o cantor está sempre alcançando altas posições nas plataformas musicais, o que justifica seu imenso sucesso há mais de uma década.
Recentemente, o single “Vidrado em Você“, lançado em parceria com DJ Guuga em 2019, voltou a ganhar força e alcançou os charts do Spotify em países de diferentes continentes, incluindo Arábia Saudita, Egito, Turquia, Romênia, Síria, Bulgária e Portugal. A faixa, produzida por DJ Guuga, reflete a sonoridade envolvente e versátil que consagrou Livinho como um dos grandes nomes do funk e agora o projeta ainda mais no cenário internacional, conectando públicos diversos ao redor do mundo.
Com uma sequência de hits que dominam as paradas e a preferência do público, Livinho se destaca pela sua versatilidade musical, que mistura o funk tradicional com influências do trap, R&B e outros ritmos, criando um som único e inconfundível. Sua presença de palco arrebatadora e a forte conexão com os fãs também são marcas registradas de seu sucesso.
‘’Eu tô bem feliz com essa conquista e, principalmente, por carregar agora o título de MC mais ouvido do Brasil. Eu trabalho e me entrego a minha profissão, então tudo o que vem acontecendo é consequência de todo meu esforço e dedicação. Claro, também não posso esquecer dos meus fãs que sempre me apoiam e estão comigo em todos os momentos’’, diz MC Livinho.
O artista, que recentemente lançou o single ‘Rebolando’, com o Kew, artista que o MC Livinho é empresário, além de também fazer parte do casting da GR6.
Sobre a GR6
A GR6 é a maior produtora de funk e música urbana da América Latina. Com mais de 42 milhões de inscritos no YouTube e bilhões de visualizações, a produtora é referência por revelar talentos e influenciar tendências que dominam as pistas e o digital. No comando da GR6 está Rodrigo Oliveira, presidente e fundador da produtora, responsável por transformar nomes como Mc Hariel, Mc Don Juan e Mc Livinho, um dos principais e mais consolidado artista da produtora, em fenômenos da música brasileira. A GR6 tem sede em São Paulo e se consolida como um dos maiores pólos criativos da cultura urbana do país.
São Paulo, maio de 2025 – A aclamada artista iraniana-holandesa Sevdaliza retorna com “HEROINA”, uma ousada fusão de Latin Pop e RKT em parceria com a potência argentina La Joaqui. A faixa é inspirada nas batalhas enfrentadas pela artista diante das duras realidades da indústria musical enquanto navega pela maternidade. Sevdaliza canaliza essas lutas na criação de “HEROINA”: uma persona poderosa, nascida da resiliência e da recusa em desistir. Um hino ousado e desafiador contra o patriarcado, “HEROINA” é uma ode à força feminina em todas as suas formas cruas e sem filtro.
A canção marca um momento crucial na carreira de Sevdaliza. Após quase 15 anos trilhando um caminho independente — com conquistas criativas e desafios institucionais — ela se viu em uma encruzilhada. Produzida com intensidade e urgência poética, “HEROINA” soa como um manifesto pessoal e espiritual, redefinindo conceitos de beleza e força. É uma homenagem a todos que transcendem binarismos e fronteiras e se recusam a ser moldados pelo olhar masculino.
O videoclipe, dirigido pela visionária Tanu Muino (Doja Cat, Rosalía, Lady Gaga, Cardi B, Jennie, Dua Lipa), amplia a mitologia feminina da faixa através de simbolismos e coreografias marcantes. Sevdaliza protagoniza ao lado de dançarinas, incorporando sua alter ego com movimentos vigorosos e presença hipnótica — os saltos altos usados no vídeo representam a força do feminino e surgem como elemento disruptivo. Na cena final, um homem tenta calçá-los sem sucesso, simbolizando o peso e a complexidade da vivência feminina, que não pode ser simplesmente apropriada.
Mais que uma música, “HEROINA” é um movimento. Um espaço para desajustados, místicos e deusas modernas, canalizando resiliência coletiva e poder através da disrupção. A faixa antecipa o novo álbum de Sevdaliza, que promete ser tão destemido, transgressor e transformador quanto ela mesma.
Sevdaliza está prestes a incendiar palcos ao redor do mundo neste verão europeu, levando a energia bruta e magnética de “HEROINA” a uma série de apresentações imperdíveis em festivais.
Sobre a ForMusic:
Fundada no ano de 2016 por Nando Machado e Daniel Dystyler, a ForMusic é uma agência de marketing e promoção focada em projetos de música que conecta marcas, empresas, artistas e gravadoras de todo o mundo que querem ver o seu público crescer dentro do Brasil. Desde o início, ganhou destaque por trabalhar com as principais gravadoras e selos independentes do mercado, e hoje, representa artistas de nomes como Beggars Group, Domino Records, [PIAS], Nettwerk, Big Loud, entre muitas outras.