“Festival 38 em Nós” terá show a céu aberto no dia 22, quarta-feira, e mostra de teatro a partir de 24 de janeiro, sexta-feira, com apresentação de quatro peças na sede do grupo
O Grupo Nós do Morro completa 38 anos em festa! Com uma programação especial que marca a consolidação da retomada das suas atividades, a instituição anuncia as datas de dois eventos muito aguardados pelo público, como parte do “Festival 38 em Nós”: o “Vidigal Show” e a “Mostra de Teatro 38 Anos”. E a entrada é gratuita.
O Vidigal Show acontece no dia 22 de janeiro, quarta-feira, das 19h às 22h, em frente à sede do grupo, no Morro do Vidigal. O tradicional espetáculo tem atmosfera televisiva com seu formato de programa de auditório a céu aberto. A apresentação é do ator Guti Fraga, um dos fundadores do projeto, e contará com diversas atrações, que vão de música, dança até sorteio de prêmios.
Já no casarão, será realizada a “Mostra de Teatro 38 Anos”, que terá início no dia 24 de janeiro, sexta-feira, e vai até 16 de fevereiro. Serão apresentados quatro espetáculos, sendo o primeiro “Nosso Quintal é Maior que o Mundo”, com direção de João Vitor Nascimento, nos dias 24, 25 e 26 de janeiro, sexta, sábado e domingo, às 19h. Nos fins de semana seguintes, a mostra receberá “Ensaio Sobre a Liberdade”, com direção de Paulo Guidelly; “Queria Pedir Desculpas, Mas Não Tive Tempo”, dirigido por Fátima Domingues; e “Vidigal é Coisa Nossa”, com direção de Paula Almeida (confira a programação completa ao fim da matéria).
Toda a programação só foi possível de ser viabilizada graças ao apoio e patrocínio da Riotur.
Como ajudar
O Grupo Nós do Morro está angariando fundos com o objetivo de reformar, manter e ampliar a sua estrutura, incluindo a reforma do Teatro do Vidigal e a manutenção do seu casarão histórico, reforçando o compromisso com a preservação e o fortalecimento do seu legado artístico. As doações podem ser feitas pela chave pix disponibilizada pela instituição: 30.120.620/0001-25
Levando a vida vivida na arte
O Nós do Morro nasceu fruto da ideia e do sonho do jornalista e ator Guti Fraga. Ele juntou um grupo formado pelo iluminador Fred Pinheiro, o cenógrafo Fernando Mello da Costa, o estudante de jornalismo Luiz Paulo Corrêa e Castro e um sem número de jovens talentos artísticos locais para criar um projeto pioneiro de acesso à arte e à cultura através das artes teatrais para os moradores do Morro do Vidigal.
São quase quatro décadas de trabalho pautado pelo objetivo de dar acesso através do mundo da arte e da cultura para uma legião de crianças, jovens e adultos que não podem pagar por isso. Hoje, o Grupo Nós do Morro tem sua ideia multiplicadora disseminada pelo Brasil e no mundo. Em sua maioria absoluta oriundos da própria comunidade do Vidigal e de bairros da periferia da cidade do Rio de Janeiro, os seus integrantes são formados dentro da ideia de revolucionar a sociedade por meio da arte. A lista de talentos lapidados no projeto é vasta, com profissionais que hoje são uma realidade no mercado audiovisual, musical e teatral, tanto atuando como atores e atrizes como trabalhando em funções como diretores e técnicos, tais como Thiago Martins, Roberta Rodrigues, Marcello Melo Jr., Mary Sheyla, Babu Santana, Cíntia Rosa, Juan Paiva, Rosane Svartman, Renan Monteiro, Luciana Bezerra, Dhonata Augusto, Jonathan Azevedo, Samuel Melo, Gustavo Mello e Luciano Vidigal.
– Sabemos que ainda há muito caminho a ser percorrido e muita gente que ainda anseia por iniciativas como a nossa que abrem o acesso à arte e à cultura para que possa desenvolver sua potência artística e soltar a sua voz e o seu talento. E para que o mundo possa comprovar que a favela é um palco de resistência e de culturas múltiplas que precisam ser estimuladas e mostradas em todo o seu real potencial – reforça Marcello Melo, diretor executivo do Nós do Morro e idealizador do Festival 38 em Nós.
Programação do Vidigal Show:
Atrações: Dance in Rio, Diego Francisco (ator premiado do filme Kasa Branca), BatucaVidi, Vidiga na Social, Vidigal Capoeira, cantora e compositora Emilah, performances com os integrantes do Nós do Morro.
Apresentação: Guti Fraga
Serviço:
Dia e horário: 22 de janeiro, quarta-feira, das 19h às 22h
Endereço: Em frente ao Casarão do Nós do Morro – Rua Dr. Olinto de Magalhães, 54, Vidigal, Rio de Janeiro – RJ
Entrada: gratuita
Classificação: livre
Programação da “Mostra de Teatro 38 Anos”:
– 24/01, 25/01, 26/01, às 19h – “NOSSO QUINTAL É MAIOR QUE O MUNDO”
É uma sequência de fragmentos de lembranças e memórias não linear. Tudo trabalhado com sensibilidade e transpiração para criar uma dramaturgia coletiva através de metáforas e memórias, explorando a realidade e a alucinação dos quintais de nossos avós, os quintais das nossas infâncias, o que ficou de tempos passados e de como reagimos a partir de agora. Navegando entre a poesia, a esperança e o protesto, “meu mundo é você quem faz”.
– 31/01, 01/02 e 02/02, às 19h – “ENSAIO SOBRE A LIBERDADE”
Um espetáculo onde lírios alucinados florescem ao som da dança e da alegoria teatral. Foliões, canibais e palhaços se encontram em um jogo cênico que transita entre prisões e liberdades, embalados por ritmo, voz e batuque. Uma farsa carnavalesca, pulsante e provocativa, que desvela as contradições humanas por meio de cenas criadas coletivamente. No palco, os atores – os verdadeiros boias-frias da arte – dão vida a um coro vibrante, tecendo histórias que celebram a beleza e o caos da existência.
– 07/02, 08/02 e 09/02, às 19h – “QUERIA PEDIR DESCULPA, MAS NÃO TIVE TEMPO”
É uma jornada intensa pela dificuldade humana em perdoar. Em cena, 15 adolescentes mergulham em um universo de sensações, dispostos a explorar os limites por meio de experimentações cênicas. O exercício traz à tona os desafios e as complexidades de pronunciar uma palavra aparentemente tão simples: ‘desculpa’. Uma reflexão poética e visceral sobre o que nos impede de abrir mão do orgulho.
– 15/02 e 16/02, às 18h – “VIDIGAL É COISA NOSSA”
É uma vibrante celebração da história e da alma do Vidigal contada em recortes que atravessam o tempo. Em cena, crianças embarcam em uma animada viagem cheia de curiosidade sobre a favela que atravessa gerações: do surgimento do nome da comunidade às tentativas de remoção, ao status de favela chique que, todo final de semana, é invadida por turistas. Com doses generosas de humor, a peça dá vida a personagens e eventos que moldaram a identidade do lugar, oferecendo um retrato afetivo e divertido de uma das comunidades mais emblemáticas do Rio de Janeiro.
Serviço:
Endereço: Casarão do Nós do Morro – Rua Dr. Olinto de Magalhães, 54, Vidigal, Rio de Janeiro – RJ
Entrada: gratuita (as senhas serão distribuídas 1h antes de cada apresentação)
Lotação: 80 lugares
Classificação: livre
Assessoria de imprensa: Carlos Pinho (@dicasdopinhao)
Cantor Ralf inicia nova fase da carreira com a Marcinho Costa Gestão de Carreiras
O cantor Ralf, que integrou a dupla Chrystian & Ralf, passa a ter sua carreira solo administrada pela Marcinho Costa Gestão de Carreiras, escritório responsável também pelo gerenciamento da carreira da dupla Gian & Giovani e pelo comercial da dupla Mayck & Lyan. O anúncio oficial foi feito nesta terça-feira, 28, marcando o início de uma nova fase profissional do artista. Ralf iniciou sua trajetória na música aos nove anos de idade, tornando-se o vocalista mais jovem do Brasil. Desde cedo, destacou-se como solista e vocalista, gravando profissionalmente em inglês e português. No início dos anos 1980, assumiu a primeira […]
O cantor Ralf, que integrou a dupla Chrystian & Ralf, passa a ter sua carreira solo administrada pela Marcinho Costa Gestão de Carreiras, escritório responsável também pelo gerenciamento da carreira da dupla Gian & Giovani e pelo comercial da dupla Mayck & Lyan. O anúncio oficial foi feito nesta terça-feira, 28, marcando o início de uma nova fase profissional do artista.
Ralf iniciou sua trajetória na música aos nove anos de idade, tornando-se o vocalista mais jovem do Brasil. Desde cedo, destacou-se como solista e vocalista, gravando profissionalmente em inglês e português. No início dos anos 1980, assumiu a primeira voz da dupla Chrystian & Ralf, tornando-se referência na música sertaneja. Como empresário da dupla, idealizou o Projeto Acústico em 1996, com clipes gravados na Itália. A música “Mia Gioconda” foi incluída na trilha sonora da novela O Rei do Gado, da Rede Globo, e resultou na assinatura do maior contrato da carreira da dupla com a gravadora Warner Music.
O escritório que, em 2026, completa 30 anos de história passa a representar oficialmente Ralf em assuntos relacionados à carreira artística e profissional, incluindo agenda de shows, comunicação com contratantes, a coordenação de compromissos e projetos do artista.
Em uma entrevista exclusiva que já está movimentando as redes, Teagá — líder da Batucada do Teagá — recebeu a Influorg para um bate-papo revelador sobre o projeto que está elevando o pagode goiano ao cenário nacional. O encontro aconteceu logo após o lançamento do DVD “Batucada do Teagá”, gravado em Goiânia, e trouxe à tona os bastidores, as emoções e os próximos passos de um dos grupos mais promissores do gênero.
Gravado no espaço Dê um Salve, o DVD foi mais do que um show: foi uma celebração da cultura do Centro-Oeste, reunindo fãs, amigos e artistas em uma noite inesquecível. Teagá compartilhou com a Influorg a missão por trás do projeto — resgatar a essência do pagode tradicional e apresentar uma sonoridade moderna, vibrante e cheia de identidade.
Emoção, Raiz e Futuro
Durante a entrevista, Teagá falou sobre o impacto emocional de “Bagunçando Tudo”, single dedicado à sua filha, que ganhou destaque nas plataformas digitais e emocionou o público no registro ao vivo. A faixa representa o equilíbrio entre sentimento e técnica, marca registrada da Batucada do Teagá.
O grupo, que nasceu em 2020, já carrega uma trajetória sólida graças à experiência de Teagá como produtor e intérprete. Reconhecido como referência no pagode goiano, ele reforçou o compromisso com a valorização da cultura local e a expansão do gênero para novos públicos.
Próximos Passos: Pagode Sem Fronteiras
A entrevista também revelou os planos da Batucada para 2025. Novos singles com participações especiais de artistas nacionais estão a caminho, assim como uma agenda de shows que promete levar a energia contagiante da banda para diversas cidades brasileiras.
Com interação calorosa, alegria e autenticidade, a Batucada do Teagá está pronta para transformar rodas de samba em verdadeiros espetáculos de conexão e celebração.
Influorg + Teagá: Um Encontro Que Celebra o Pagode Brasileiro
A Influorg reafirma seu papel como plataforma que valoriza talentos genuínos, e Teagá mostra que o pagode goiano está mais vivo do que nunca — com novos protagonistas prontos para conquistar o Brasil.
O DVD foi só o começo. A Batucada do Teagá é agora um nome que ecoa além de Goiânia, levando o batuque da alma brasileira para o topo das playlists e dos palcos nacionais.
Com um lirismo afiado e muita intensidade política, a rapper Anna Suav apresenta seu novo single “KATANNA”. A faixa no estilo Drill, sucede o lançamento de “Barril 092” e marca o início de um novo ciclo criativo da artista amazônida e anuncia a chegada de novos trabalhos previstos para 2026. Ouça aqui!O lançamento vem acompanhado de um visualizer em preto e branco, em que Anna Suav interpreta a canção em um cenário minimalista, reforçando a força da mensagem por meio da presença e do olhar. Assista aqui!
Inspirada pelo longa-metragem “Infiltrado na Klan”, Anna transformou a raiva e a reflexão sobre as violências raciais em combustível criativo. A composição nasceu da percepção sobre como as pessoas negras precisam desenvolver múltiplas estratégias de sobrevivência para ocupar espaços que historicamente lhes foram negados – um processo que ela traduz poeticamente como o de um “agente infiltrado”.
“KATANNA fala sobre reparação e retomada. Tudo que conquistamos hoje, a partir de políticas públicas e da luta coletiva, não é algo que nos foi dado – é uma conquista por direito”, afirma Anna Suav.
Com produção musical de Enigma, a faixa é guiada por uma sonoridade densa, que mistura influências de Tasha e Tracie, Doja Cat e Travis Scott, em uma construção sonora que ecoa poder e introspecção. O resultado é uma faixa que canaliza raiva, consciência e resistência, sem perder a identidade estética pop e contemporânea que vem marcando a trajetória da artista.
A narrativa de “KATANNA” carrega o tom de revolta e direito de resposta, sem se confundir com vingança: é defesa e afirmação de existência. “A música fala sobre as estratégias que uma pessoa negra desenvolve para sobreviver socialmente – da anestesia ao fingir que não sabe. É sobre uma vivência violenta que molda, mas também desperta”, comenta a artista.
Com uma trajetória marcada por trabalhos como o EP Eva Grão (2021) e o álbum visual Ritual das Candeias (2022), Anna Suav vem se destacando lançamento após lançamento como uma das vozes de destaque da nova geração, uma artista que transforma indignação em discurso, e discurso em arte.
Destaque esse que vem ganhando reconhecimento no Brasil e no mundo. Ela foi uma das representantes brasileiras no Festival Trópix de Été, em Marseille, na França, no dia 5 de setembro, data em que se comemorou o Dia da Amazônia. A apresentação integrou uma programação dedicada às expressões artísticas amazônidas no espaço cultural Friche la Belle de Mai, um dos mais emblemáticos da Europa. A viagem resultou em três shows, em Marselha, Paris e Porto, Portugal. “Foi minha primeira mini tour internacional, a primeira vez que saí do Brasil e foi muito significativo para mim estar fazendo isso por meio do meu trabalho, levando a cultura hip-hop brasileira, amazônida, para esse outro espaço. Acho que isso é muito significativo, é uma expansão de público, é uma expansão de vivência. E essa oportunidade se deu por meio de dois processos: primeiramente, do convite da Trópix, que é uma produtora franco-brasileira, e da oportunidade da premiação da FUNART, o qual eu me inscrevi e fui contemplada”, completa.