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Fortaleza recebe a 9ª edição do Festival Internacional de Dança do CBDD

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Evento reunirá cerca de 1.700 bailarinos de todo o Brasil e promoverá competições, cursos, audições e premiações nacionais e internacionais.

Fortaleza será, entre os dias 23 e 27 de abril de 2025, o ponto de encontro de bailarinos de todas as regiões do país durante a 9ª edição do Festival Internacional de Dança do CBDD. Realizado no Teatro RioMar Fortaleza, o evento é promovido pelas produtoras culturais Janne Ruth e Atenita Kaira, nomes que há mais de duas décadas estão à frente do tradicional Fendafor – Festival Internacional de Dança de Fortaleza, um dos maiores do Brasil. Neste ano, o festival conta com o apoio da Só Dança Fortaleza e da Secretaria de Juventude de Fortaleza, por meio da Rede Cuca.

Com inscrições esgotadas e cerca de 1.700 bailarinos participantes oriundos de ao menos 12 estados brasileiros, o Festival do CBDD consolida-se como uma vitrine para talentos da dança e uma plataforma de intercâmbio artístico, formação e projeção profissional. A programação contempla competições em diversas categorias e estilos, cursos com mestres com histórico de atuação em grandes companhias e escolas, audições e premiações que incluem bolsas de estudo, residências artísticas e convites para festivais no Brasil e no exterior.

A abertura oficial acontece no dia 23 de abril, com apresentações de ballet clássico e repertório nas categorias baby ao juvenil, incluindo solos, duos, trios e grand pás de deux. As apresentações se estendem diariamente até o domingo, 27, com categorias que incluem ainda dança contemporânea, jazz, sapateado, danças urbanas, populares e Danças internacionais. Ao longo de toda a programação, os vencedores das modalidades são premiados com medalhas, troféus e prêmios especiais. No último dia, serão divulgados os resultados das audições internacionais, das bolsas e das residências em escolas e companhias de renome no Brasil e no exterior.

O festival também abriga, pelo quinto ano consecutivo, o Grand Prix Internacional de Dança (GPID), competição de alto nível e independente da grade principal, que será realizada na manhã do dia 27. Direcionado a bailarinos de 11 a 29 anos, o GPID envolve apresentações de solo contemporâneo e variações de repertório clássico, além de aulas exclusivas que também são avaliadas. As notas atribuídas por professores e jurados compõem a média final dos participantes, que concorrem a premiações em dinheiro, bolsas nacionais e internacionais, artigos de vestuário e a oportunidade de abrir a próxima edição do Fendafor.

As atividades pedagógicas do festival ganham destaque entre os dias 24 e 27, com a oferta de cursos voltados para bailarinos a partir de oito anos, nos níveis iniciantes ao avançado. Cerca de 400 vagas estão disponíveis em diversas modalidades e os cursos serão ministrados por sete convidados de expressão no cenário da dança brasileira: Cícero Gomes, primeiro bailarino do Teatro Municipal do Rio de Janeiro (RJ); Marco Sanches (São Paulo), Diretor Artístico do Inspire Centro de Artes; Johnny Almeida (São Paulo), Formado pelo método Vaganova pela Escola Bolshoi no Brasil; Nicole Vanoni – Diretora da Curitiba Cia de Dança (Paraná); Jéssica Ferreira, Delegada do CBDD de Pernambuco (PE); Caio Nunes, Diretor do XDANCE (RJ); e AK Sandra, especialista em Danças Urbanas (SP).

Delegada do Conselho Brasileiro da Dança (CBDD) no Ceará e idealizadora da seletiva local, a coreógrafa Janne Ruth destaca o compromisso do festival com a formação artística e o fortalecimento da dança no Nordeste. “Fazemos esse festival com excelência para mostrar que o nosso estado e a nossa região produzem dança com qualidade e profundidade. Já levamos mais de 25 bailarinos ao exterior e mais de cem artistas brasileiros para vivências, cursos e festivais no país. Nosso objetivo é transformar vidas por meio da arte e sermos reconhecidos como um celeiro da dança no Brasil e no mundo”, afirma.

Ao longo de suas edições, o Festival Internacional de Dança do CBDD tem ampliado parcerias com instituições nacionais e internacionais, como universidades, conservatórios e companhias profissionais. A edição cearense integra o circuito nacional do Conselho Brasileiro da Dança – órgão filiado à UNESCO e ao Conseil International de la Danse, com sede na Grécia –, que há 48 anos promove a dança como linguagem artística e instrumento de formação cultural. Por meio dessas parcerias, são oferecidas oportunidades para cursos de graduação, pós-graduação e bolsas em países como França, Rússia, EUA, Inglaterra, Portugal, Itália e Espanha.

SERVIÇO

Festival Internacional de Dança do CBDD Fortaleza – 9ª edição

Quando: De 23 a 27 de abril de 2025

Onde: Teatro RioMar Fortaleza – Av. Washington Soares, 4335 – Fortaleza/CE

Ingressos:

• Antecipados (até 22/04): Meia R$ 60 | Inteira R$ 120

• A partir de 25/04: Meia R$ 70 | Inteira R$ 140

• Venda: Exclusiva na bilheteria do Teatro RioMar ou pelo aplicativo Uhuu!

Informações, inscrições e programação completa: festivalcbddfortaleza.com.br

Instagram: @festivalcbddfortaleza

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WASH compartilha cuidados essenciais para manter roupas de festa impecáveis durante a temporada de celebrações

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São Paulo, dezembro de 2025 – A temporada de festas chegou e, com ela, os encontros especiais, os casamentos ao ar livre e as confraternizações que pedem produções caprichadas. Vestidos delicados, camisas brancas, ternos bem estruturados e peças claras ganham destaque — e também exigem atenção redobrada para se manterem impecáveis. Pensando nisso, a WASH, referência em tecnologia têxtil e especializada em roupas de alto padrão, reuniu orientações fundamentais para preservar tecidos e prolongar a vida útil das peças mais usadas neste período.

Segundo especialistas da WASH, o cuidado começa no momento em que a roupa sai do corpo. Peças úmidas devem ser penduradas imediatamente para secar, evitando mofo e odores. Já itens mais estruturados — como vestidos de festa com forro, blazers e ternos — precisam de algumas horas de ventilação antes de seguir para a lavanderia. Outro ponto importante é a forma de armazenar: embalagens de papel ou TNT são as mais adequadas, enquanto o plástico deve ser evitado por reter umidade.

A WASH reforça ainda um alerta simples, mas essencial: jamais devolva ao armário uma peça já usada, mesmo que pareça limpa. Perfumes, suor, cremes e até respingos de bebidas podem oxidar com o tempo, gerando manchas que surgem semanas depois — muitas vezes permanentes.
Quando se trata de peças brancas ou de tons claros, cada detalhe conta. Por isso, na WASH, todo processo começa com uma avaliação técnica minuciosa, que identifica composição do tecido, tipos de manchas e nível de sujidade. Em seguida, as manchas são tratadas individualmente, aumentando a eficácia da limpeza e preservando as fibras. A escolha do método ideal varia entre lavagem manual, wet cleaning — tecnologia à base de água que substitui processos agressivos — ou lavagem a seco.

Quando necessário, peças claras também passam por um reavivamento de brancura, realizado com alvejamento sem cloro e produtos importados de formulação exclusiva da WASH. Esse processo devolve luminosidade ao branco sem agredir materiais delicados.

Para quem passa a temporada no litoral, a atenção deve ser ainda maior. A umidade da região favorece mofo e manchas, especialmente em vestidos leves, camisas de linho e peças claras. Caso ocorra algum problema, a WASH orienta: seque a peça imediatamente, evite embalagens plásticas caso ela ainda esteja úmida e, acima de tudo, não tente remover a mancha em casa — produtos caseiros podem fixar a sujeira e dificultar a limpeza profissional.

Sobre a WASH
Com 51 anos de experiencia no segmento, a Wash é referência em tecnologia têxtil e especializada em roupas de alto padrão. Atualmente conta com três unidades físicas estrategicamente localizadas — Jardins, Vila Nova Conceição e Campo Belo — além da operação digital WashPlus, que amplia o alcance da marca mantendo o rigor técnico que a consolidou. Em 2025, a empresa atingiu a média de 8 mil peças tratadas por mês, um número expressivo dentro de um segmento tão especializado quanto o de peças finas.

Informações Wash:
Unidade Campo Belo
• endereço – R. Dr. Jesuíno Maciel, 844;
• telefone – (11) 96687-9318;
• horário – das 9h às 18:00.

Unidade Vila Nova Conceição
• endereço – R. Diogo Jácome, 497;
• telefone – (11) 96687-9690;
• horário – das 9h às 19:00.

Unidade Jardins
• endereço -Al. Lorena, 1378;
• telefone – (11) 96687-9312;
• Horário – das 9h às 19:00.

WashPlus
• Whatsapp oficial – (11) 96687-8938

Redes Sociais:
• https://www.facebook.com/lavanderiawash
• https://www.instagram.com/@lavanderiawash

Assessoria de imprensa Lavanderia Wash
AVA Comunicação
Jornalismo:
Julia Arcos – (11) 99269-8007
julia@avacom.com.br
Sandra Calvi – (11) 99142-4433
sandra@avacom.com.br

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Setre e Seponte discutem qualificação de trabalhadores e criação de 7 mil empregos para construção da Ponte Salvador-Itaparica

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A qualificação de trabalhadores e intermediação de mão de obra para a construção da Ponte Salvador-Itaparica foi o tema da reunião entre o secretário do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, Augusto Vasconcelos, e o gestor da Secretaria Ponte Salvador-Itaparica, Mateus Dias nesta sexta-feira, 05, na Setre. A estimativa é a de que ao longo de seis anos de obras sejam criados sete mil empregos.

De acordo com os gestores, o Governo da Bahia vai atuar de maneira dedicada para garantir a qualificação dos trabalhadores e a intermediação de mão de obra junto à concessionária chinesa responsável pela construção do equipamento.

O secretário da Setre, Augusto Vasconcelos, lembrou que a ponte vai levar desenvolvimento para as regiões do Recôncavo, Baixo sul, além de Salvador e Região Metropolitana. “São sete mil empregos estimados em seis anos para a construção da ponte e efetivação da obra. Hoje tratamos sobre qualificação profissional, intermediação para o trabalho, economia solidária e o acompanhamento das comunidades tradicionais que existem nos municípios do entorno. E o nosso objetivo é assegurar ganho de escala econômica para toda essa região”, disse Vasconcelos.

O secretário da Seponte, Mateus Dias, disse que a parceria com a Setre é fundamental para efetivação do desenvolvimento das regiões afetadas com a construção da ponte. “A gente está aqui fortatecendo nossa parceria, nossa articulação interinstitucional dentro do estado, promovendo essas ações transversais, que é isso que vai garantir que esse projeto seja exitoso e traga para o estado o que ele merece, que é desenvolvimento, qualidade de vida para a nossa população. E, com certeza, a Setre é uma parceria nossa de de primeira hora porque está conosco desde antes de essa obra importante começar”, disse o gestor da Seponte.

Qualificação – A Setre tem conversado com a concessionária chinesa responsável pela construção da ponte para qualificação de pessoal. Quatro programas de qualificação podem ser ofertados para este intuito: Trilha, Qualifica Bahia, Qualifica Naval e Manuel Querino.

A ideia é a de que sejam qualificados trabalhadores das regiões afetadas diretamente pela ponte para que sejam absorvidos nas obras e movimentem a economia local.

A obra terá 12,4 km de extensão com investimento de R$ 10,4 bilhões. A concessão ocorre por meio de uma Parceria Público-Privada (PPP) com os grupos chineses CRCC e CCCC e terá a duração de 29 anos e outros seis anos de construção.

Ascom Setre

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Carbono Retido de Biodiversidade – Serviços Ambientais

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Carbono Retido de Biodiversidade - Serviços Ambientais - Crédito da Foto Divulgação

Costuma-se dizer que Carbono Retido de biodiversidade não tem preço. Que não cabe em modelos financeiros, que não aparece nas planilhas de fluxo de caixa, que não pode ser quantificada em cifras. O mercado repete essa ideia porque, de fato, é difícil traduzi-la em métricas usuais. Mas a verdade é que o mercado já paga por Carbono de biodiversidade — apenas não percebe que paga.

Paga quando lavouras perdem produtividade pela falta de polinizadores. Paga quando cadeias de suprimento ficam paralisadas por secas, enchentes ou desmatamento. Paga quando desastres ambientais reduzem o valor de empresas em questão de dias. Paga quando seguradoras elevam os prêmios ou quando bancos precisam provisionar perdas em regiões expostas a riscos ecológicos. Esse custo está presente, mas aparece de forma reativa, sempre na forma de prejuízo, nunca como investimento.

A razão está em como a lógica financeira foi desenhada. O olhar do capital é de curto prazo: valoriza o trimestre, não a década. Se algo não é facilmente mensurável ou não cabe em uma fórmula, tende a ser ignorado. Carbono Retido de Biodiversidade, por sua complexidade e pela dificuldade em ser monetizada, escapa desse olhar convencional.

Carbono Retido de Biodiversidade - Serviços Ambientais - Crédito da Foto Divulgação
Carbono Retido de Biodiversidade – Serviços Ambientais – Crédito da Foto Divulgação

O paradoxo é evidente: aquilo que mais sustenta a economia de longo prazo é justamente o que menos pesa nas análises imediatas.

Esse comportamento cria uma ilusão de que não pagamos pela erosão da natureza. Mas basta observar: a conta chega, e chega de formas cada vez mais frequentes e severas. Ela não aparece em notas explicativas como investimento estratégico, mas como write-off, perda inesperada, custo extraordinário.

O desafio do mercado é compreender que Carbono Retido de biodiversidade é parte da infraestrutura econômica. Não há economia sem conservação e preservação do Carbono Retido de Biodiversidade nas florestas Tropicais. Integrar essa lógica aos instrumentos financeiros significa trazer o futuro para o presente e reconhecer que preservar é assegurar valor.

O mercado pode continuar a dizer que não paga por Carbono Retido de biodiversidade. Mas, na prática, paga. A questão é se seguiremos pagando através de crises e perdas ou se teremos maturidade para investir de forma antecipada, transformando risco em oportunidade e fragilidade em solidez.

Carbono Retido de Biodiversidade - Serviços Ambientais - Crédito da Foto Divulgação
Carbono Retido de Biodiversidade – Serviços Ambientais – Crédito da Foto Divulgação

O Carbono Retido da Biodiversidade tem adicionalidade pura e genuína. Qual seria o custo para o país e o planeta se os Rios voadores não levassem chuva às lavouras do sul e sudeste? Qual seria o custo para a humanidade se as florestas não regulassem o clima ? Estudos científicos comprovam que florestas com índices altos de Carbono Retido há mais vida! Adicionalidade é a floresta que detém o carbono retido preservar o ecossistema, gerar e manter os rios voadores tão vitais para a economia do país e do planeta, regular o clima, etc.

A lei que regulamentou o carbono do Brasil contempla o Carbono Retido de biodiversidade como crédito de Carbono elegível ao mercado voluntário. O país tem uma oportunidade única de demonstrar ao mundo que deu valor ao que pagávamos com dor sem perceber. O Brasil está dando um exemplo de superioridade e maturidade! Carbono Retido de Biodiversidade um ativo com preço imensurável! Pagamos com prazer!!!

José Antônio Bittencourt
Investidor / Desenvolvedor de Projetos

José Antônio Bittencourt - Crédito da Foto: Acervo Pessoal
José Antônio Bittencourt – Crédito da Foto: Acervo Pessoal

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