O artista PCD do interior de São Paulo transforma vivência em força poética, abordando autoestima, ancestralidade e combate ao preconceito religioso
[ouça aqui]
[assista ao documentário “O Rap Salva” aqui]
Em “O Rap Salva”, o rapper TiaGuinn entrega um manifesto íntimo e potente sobre o impacto do hip-hop na construção da sua identidade e autoestima. O artista que é PCD, ativista da inclusão e voz da juventude da quebrada, usa a arte como ferramenta de transformação. Em seu primeiro lançamento com a SOMOS, ele marca um novo capítulo em sua trajetória. “É sobre lembrar da minha força, quando às vezes a gente desacredita. Sobre falar disso, se fortalecer e inspirar outras pessoas. O rap precisa de gente com vontade, com verdade”, afirma Tiaguinn. “O Rap Salva” chega hoje às plataformas de streaming de áudio (ouça aqui) – e ainda se desdobra em um documentário, já disponível no canal de YouTube do selo (assista aqui).
“O Rap Salva” surgiu de uma forte intuição espiritual. Após uma conversa no terreiro com seu pai e irmãos de santo, TiaGuinn sentiu que precisava gravar a letra que relia em seu celular. “A parada não saía da minha cabeça. Fui pra casa e gravei. Hoje, considero essa uma das músicas mais importantes da minha carreira”, relembra. Entre as temáticas que a música atravessa, o artista também abre espaço para denunciar o preconceito religioso, especialmente contra religiões de matriz africana. “Quero usar essa música pra informar, pra parar com essa demonização. Quem vive sabe que essas religiões são lindas. E minha fé é escudo, é guia”, diz o artista, que carrega no peito a armadura de Jorge.
Com o novo single, o artista reafirma seu compromisso com a representatividade e reforça o papel do rap como voz ativa na luta por dignidade, identidade e respeito. “‘O Rap Salva’ é mais do que um desabafo: é uma convocação coletiva à escuta, à empatia e à valorização das raízes, da fé e das potências que vêm da periferia”, complementa ele. “Ter como representante do nosso primeiro lançamento, um artista como TiaGuinn, que além do talento inegável, trás uma história de superação muito forte e bonita, tem um significado que vai além da música”, afirma Doncesão – sócio-fundador do selo SOMOS –, que completa: “O Rap salva vidas todos os dias, e com o TiaGuinn não foi diferente. Precisamos do Rap pra salvar nossas vidas”.
Nascido em Monte Alto, interior de São Paulo, TiaGuinn carrega na bagagem uma infância marcada por desafios, mas viu na música uma forma de ressignificar a dor e se conectar com outros jovens em situação de vulnerabilidade. Hoje, além de rapper, abre as portas da própria casa para artistas da região gravarem seus sons, oferecendo estrutura e oportunidade a quem precisa. A parceria com a SOMOS – selo fundado por Doncesao, Igor Morais e Vitonez com foco em inclusão e suporte a artistas independentes – marca um momento de expansão para o artista, que segue firme em seu propósito de transformar a própria realidade e a de quem caminha ao seu lado.
OUÇA “O Rap Salva” AQUI
ASSISTA AO DOCUMENTÁRIO “O Rap Salva” AQUI
LETRA
Deixa a mente aberta
Não esquece o sonho em cima do travesseiro ou embaixo da coberta
Eu sei o que é ter coragem e ao mesmo tempo ter medo
Eu não sei diferenciar a “hora errada” da “hora certa”
Apenas tenho a atitude, Não sei se eu tô errado
Para uns sou audacioso, para outros, emocionado
Hoje eu sei que eu tô colhendo tudo que eu tenho plantado
Escolhi plantar progresso para não ser mais um frustrado
Ainda que me desejassem o contrário
Vivo em prol do meu sonho e não importa o horário
Ninguém vai me passar para trás, para briga ninguém é páreo
Eu sou malandro demais para ser confundido com otário
Eles pedem Bis, olha para tudo que eu fiz
Lutei para ganhar o mundo e esquecer das cicatriz
Eu sou vestido com as roupas e as armas de Jorge
Quem é quebrada Não esquece da raiz
Quem é quebrada Não esquece da família
Quem é quebrada Não esquece dos amigos
Quem é quebrada Não esquece das suas obrigações
Quem é quebrada Não esquece de quem tá contigo
Não diga que esqueci de falar das flores
Falo tanto de ódio e de amores
O respeito é raro, e eu respeito sua reza, uma pena que quem faz reza não respeita meus tambores
A mente cria asa
A música salva
Corta a corda do pescoço para impedir o final
Tira a navalha do seu pulso, hoje não tem funeral
Enquanto a chuva caía ela se mostrou atemporal
Olha o temporal
Não tem tempo ruim
Já me sinto igual
Hip Hop foi mais do que um auxílio emocional
Autoestima cresce, medo some em tempo real
Quem entende bem, não compreende mal
SOBRE TIAGUINN
TiaGuinn é rapper, compositor e ativista. Natural de Monte Alto, interior de São Paulo, o artista é cadeirante e uma das apostas do selo SOMOS, voltado à representatividade na música. Sua obra aborda temas como corpo, fé, periferia, família e resistência. Em sua caminhada, já lançou os álbuns “Destruição em Praça” (2021) e “De Onde Eu Sou, Vol. 2” (2024), além de singles como “Te Trouxe Rap Vó” e “Eu Vou Reclamar”.