Connect with us

Música

Festival Marazul 2024 enaltece o encontro da MPB em Niterói e anuncia a troca de experiências entre artistas nacionais e locais

Published

on

(Foto: Aporé de Paula)

O evento acontecerá entre os dias 12 e 17 de novembro, com palcos espalhados por pontos emblemáticos da cidade, promovendo uma verdadeira imersão cultural

Coroando duas edições de sucesso, que reafirmam Niterói como um centro vibrante de história musical, o Festival Marazul retorna em 2024 para um novo mote. A programação plural que promoverá shows, exposições e atividades interativas irá homenagear importantes nomes da Música Popular Brasileira, como Belchior, amplificando o legado do festival em aplaudir a riqueza cultural local. Com realização da Prefeitura de Niterói, em parceria com a Fundação de Arte de Niterói (FAN), apoio da UBC e com curadoria do cantor e compositor Marcos Sabino, a terceira edição do Marazul acontece entre os dias 12 a 17 de novembro. Mais informações aqui

Inspirado pela atmosfera única dos anos 1970 e pelos icônicos álbuns de MPB, o Festival Marazul deste ano traz grandes nomes da mpb como Guilherme Arantes, mpb4, The Fevers e 14 bis, Marcos Sabino, Dalto, homenageia Belchior e traz uma nova curadoria voltada para a diversidade musical e o diálogo entre diferentes gerações de músicos. Esta edição incluirá uma programação especial com palcos espalhados por pontos emblemáticos da cidade, promovendo uma verdadeira imersão cultural.

No primeiro dia de evento, 12 de novembro, às 17h, o público presente no Theatro Municipal de Niterói, confere a Exposição Itinerante “Imagens do Marazul” – uma coleção de fotografias que capturam momentos históricos do festival e da cena musical niteroiense. O dia de abertura contará com um talk show especial sobre os anos 1970 e a MPB, às 19h, com a presença de Magrão e Cláudio Venturini (14 Bis), Miltinho (MPB4) e a cantora Anastácia, (conhecida como a Rainha do Forró, que foi esposa e parceira musical do músico Dominguinhos)). Chris Fuscaldo, jornalista e mediadora do evento, comandará a conversa junto a Marcos Sabino, idealizador do festival e Micaela Costa (presidenta da Fan), refletindo sobre o impacto cultural e a herança musical de Niterói. Já no dia 13 de novembro, os workshops “Direito autoral na prática”, “Como receber direitos de execução pública” e “Fiz minha música, e agora?” promovidos pela União Brasileira de Compositores em parceria com o Festival. Os workshops acontecem no Solar do Jambeiro, no Ingá,  das 14 às 17 horas e é aberto ao público. 

A programação especial continua no dia 14 de novembro, na Sala Nelson Pereira dos Santos, onde a exposição de fotos estará novamente aberta ao público a partir das 17h. Às 20h, a atração principal será o show “Nos Tempos dos Bailes” com a banda The Fevers, relembrando o clima dos tradicionais bailes que marcaram os anos 60 e 70. Já no dia 15 de novembro, também na Sala Nelson Pereira dos Santos, a exposição reabre às 17h e, à noite, o grupo MPB4 celebra seus 60 anos de carreira com um show especial às 20h, oferecendo ao público um repertório que reflete sua contribuição à música popular brasileira.

No dia 16 de novembro, as festividades se deslocam para o palco principal na praia de Piratininga. Às 19h, no show “Niterói homenageia Belchior”, doze artistas niteroienses de destaque de diferentes gerações prestam uma homenagem ao cantor e compositor Belchior, com direção musical de Rick Ferreira. Entre os artistas convidados estão Marcos Sabino, Dalto, Yuri Corbal, Santino, Aline Peixoto, Daíra, Agatha Blue, Tacy Campos, Bel Cortez e Arthur di Rena, Rick Ferreira, Jan e Enzo Yuki que interpretarão canções emblemáticas de Belchior. O show continua às 21h30 com a banda 14 Bis, representante da segunda geração do Clube da Esquina com sucessos icônicos como “Minha Linda Juventude”, “Espanhola”, “Caçador de mim”, dentre outros,  enquanto Chico Aguiar, o “Homem Baile”, anima os intervalos.

Para encerrar o festival no dia 17 de novembro, o público será recepcionado pelo som da   Orquestra Experimental de Sopros do Programa Aprendiz Musical às 18h, seguida de um show do hitmaker Guilherme Arantes às 21h, trazendo seus grandes sucessos como “Planeta Água”, “Meu mundo e nada mais”, “Cheia de charme” e outras  para o palco de Piratininga. Durante os intervalos, o DJ Renatinhow e o “Homem Baile” garantem a continuidade da festa e o clima vibrante que marca a celebração deste ano.

Desde sua criação em 2022, o Festival Marazul tem ampliado a visibilidade de Niterói no cenário cultural brasileiro, homenageando figuras icônicas e promovendo o intercâmbio entre músicos veteranos e novos talentos. O evento tem realização da Prefeitura de Niterói em parceria com a Fundação de Arte de Niterói e idealização e curadoria do cantor e compositor Marcos Sabino. Para detalhes da programação completa, acesse o site oficial da Fundação de Arte de Niterói e acompanhe nas redes sociais.

“Marazul é uma justa homenagem de Niterói ao Clube da Esquina, que encontrou aqui na cidade inspiração para dar vida a um álbum que tanto influenciou a Música Popular Brasileira, por sua inovação musical e impacto cultural. A programação do festival esse ano dá ainda mais luz à riqueza artística e musical da cidade, que tem tantos talentos e uma produção que não para nunca”, observa Micaela Costa, presidenta da FAN.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA ABAIXO: 

12 de novembro (terça-feira)

Local: Theatro Municipal de Niterói 

Endereço: Rua Quinze de Novembro, 35 – Centro, Niterói – RJ

17h: Exposição Itinerante Imagens do Marazul e cocktail de abertura

19h: Talk Show – Os anos 70 e a MPB

Gratuito – Distribuição de ingresso 1 hora antes do início do evento com lugar marcado

Participantes: Magrão e Cláudio Venturini (14 Bis); Miltinho (MPB4); Anastácia (cantora); Marcos Sabino (cantor/compositor/idealizador do festival); Micaela Costa (Presidenta da FAN) e Chris Fuscaldo (jornalista e mediadora da mesa)

13 de novembro (quarta-feira)

Workshops UBC

“Direito autoral na prática”

“Como receber direitos de execução pública”

“Fiz minha música, e agora?”

Endereço: Solar do Jambeiro, R. Pres. Domiciano, 195 – Ingá, Niterói, 

das 14 às 17 horas

Gratuito

14 de novembro (quinta-feira)

Local: Sala Nelson Pereira dos Santos 

Endereço: Av. Visconde do Rio Branco, 880 – São Domingos, Niterói – RJ

17h: Exposição Itinerante Imagens do Marazul

20h: Nos Tempos dos Bailes com The Fevers

Gratuito – Distribuição de ingresso 2 horas antes do início do evento com lugar marcado

15 de novembro (sexta-feira)

Local: Sala Nelson Pereira dos Santos 

Endereço: Av. Visconde do Rio Branco, 880 – São Domingos, Niterói – RJ

17h: Exposição Itinerante Imagens do Marazul

20h: MPB4 – 60 anos de MPB

Gratuito – Distribuição de ingresso 2 horas antes do início do evento com lugar marcado

16 de novembro (sábado)

Local: Palco Marazul 

Endereço: Praça Luiz Gomes da Silva, praia de Piratininga

19h: Niterói homenageia Belchior

  • Direção musical: Rick Ferreira
  • Banda base: Pedro Terra, Canequinha, Rafael Marcolino, Gê Fonseca, Felipe Velloso, Emerson Riber 
  • Artistas participantes: Marcos Sabino, Dalto,, Yuri Corbal, Santino, Daíra, Agatha Blue, Aline Peixoto, Tacy, Bel Cortez e Artur di Renna, Rick Ferreira, Jan e Enzo Yuki

21h30: 14 Bis

Intervalos: Homem Baile (Chico Aguiar)

Gratuito

17 de novembro (domingo)

Local: Palco Marazul

Endereço: Praça Luiz Gomes da Silva (antiga Praça do Toboágua), praia de Piratininga

18h:   Orquestra Experimental de Sopros do Programa Aprendiz Musical

21h: Guilherme Arantes

Intervalos: DJ Renatinhow

Gratuito

SERVIÇO:

Festival Marazul apresenta o encontro da MPB, em Niterói 

Datas: 12 a 17 de novembro de 2024

Locais: Theatro Municipal de Niterói, Sala Nelson Pereira dos Santos, Solar do Jambeiro e Palco Marazul na praia de Piratininga

Ingressos: Entrada gratuita

Mais informações: https://www.instagram.com/culturaniteroi/ 

Continue Reading
Advertisement

Música

Gito Sales: A Síntese da Harmonia além das Etiquetas

Published

on

Créditos da Foto: Divulgação

A trajetória de Gito Sales ganhou um novo capítulo de reconhecimento através do estudo “O Quadrilátero da Harmonia”, do pesquisador japonês Yusuke Wajima (Universidade de Osaka).

A análise coloca Sales em um grupo seleto ao lado de ícones como Toninho Horta, Pat Metheny e Lee Ritenour, destacando a forma como ele opera o instrumento como uma unidade harmônica completa. Enquanto Toninho Horta utiliza sua clássica Gibson ES-175 para criar uma sonoridade orgânica e flutuante, e Pat Metheny explora camadas sonoras com suas guitarras Ibanez e Roland, Gito Sales trilha um caminho de precisão que o aproxima do rigor de Lee Ritenour e suas lendárias Gibson L-5.

Créditos da Foto: Divulgação
Créditos da Foto: Divulgação

No entanto, o diferencial de Sales está na origem de seu som: ele prova que o “acabamento de mármore” e a execução cirúrgica não dependem de etiquetas de milhões. Ao optar por instrumentos Strinberg, sob a coordenação de Northon Vanalli (Sonotec), Gito Sales demonstra que a excelência sonora nasce da inteligência técnica e da mão do artista.

Créditos da Foto: Divulgação
Créditos da Foto: Divulgação

Ele nacionaliza o topo da harmonia mundial, mostrando que o projeto brasileiro entrega a mesma autoridade rítmica e clareza que os instrumentos mais caros do mundo. O grande diferencial de Sales, porém, reside no jogo entre a harmonia e o canto: enquanto outros gênios do instrumento focam apenas nas cordas, Gito traz uma técnica pianística que permite ao violão “cantar junto” com a voz. É uma simbiose onde voz e instrumento conversam em total igualdade, transformando a complexidade técnica em um veículo direto para a emoção da canção popular.

Créditos da Foto: Divulgação
Créditos da Foto: Divulgação

Para a crítica especializada, o trabalho de Gito Sales representa a “Síntese Interpretativa”, unindo a riqueza harmônica brasileira ao acabamento impecável do jazz contemporâneo.

Continue Reading

Música

Mesmo sob chuvas fortes, Zezé Di Camargo e Luciano reúnem mais de 80 mil pessoas em apresentação memorável no Verão Maior Paraná

Dupla transforma Matinhos em um grande coral a céu aberto e entrega espetáculo marcado por emoção, nostalgia e sucessos atemporais Zezé Di Camargo e Luciano protagonizaram uma noite histórica no último sábado, (07), em Matinhos ao se apresentarem para um público superior a 80 mil pessoas durante o Verão Maior Paraná. Mesmo com atrasos por conta das fortes chuvas, a apresentação transformou a orla em um verdadeiro espetáculo a céu aberto, reunindo milhares de fãs em um clima de celebração, emoção e conexão. Com um repertório repleto de hits que atravessam gerações, os irmãos criaram uma atmosfera de forte conexão […]

Published

on

Dupla transforma Matinhos em um grande coral a céu aberto e entrega espetáculo marcado por emoção, nostalgia e sucessos atemporais

Zezé Di Camargo e Luciano protagonizaram uma noite histórica no último sábado, (07), em Matinhos ao se apresentarem para um público superior a 80 mil pessoas durante o Verão Maior Paraná. Mesmo com atrasos por conta das fortes chuvas, a apresentação transformou a orla em um verdadeiro espetáculo a céu aberto, reunindo milhares de fãs em um clima de celebração, emoção e conexão.

Com um repertório repleto de hits que atravessam gerações, os irmãos criaram uma atmosfera de forte conexão com a plateia, que cantou em coro do início ao fim. Clássicos que marcaram a trajetória da dupla dividiram espaço com músicas mais recentes, mantendo o clima vibrante e a emoção em alta durante toda a apresentação.

O show foi marcado por interações constantes com o público, momentos de descontração e uma entrega intensa no palco, transformando a noite em uma grande celebração da música sertaneja. Na despedida, Zezé Di Camargo e Luciano agradeceram o carinho do público paranaense e reforçaram a alegria de fazer parte de um projeto que leva cultura, entretenimento e grandes espetáculos ao litoral do estado.

Continue Reading

Música

No coração do Recife, Priscila Senna é destaque no Baile Municipal ao lado deSpok, Elba Ramalho e Gerlane Lops

A artista fez história mais uma vez. Vivendo um dos momentos mais marcantes de sua carreira e ocupando os maiores palcos do país, Priscila, única representante do brega confirmada na abertura oficial do Carnaval de Olinda e também do Recife, foi atração, pela primeira vez, do tradicional Baile Municipal, realizado neste sábado, no Classic Hall. Encerrando a festa em grande estilo, Priscila subiu ao palco após uma verdadeira maratona de apresentações, que incluiu o festival Pernambuco Meu País e um show na cidade de Rio Formoso. Ovacionada pelo público, ela foi recebida pelo maestro Spok e por Elba Ramalho, antes […]

Published

on

A artista fez história mais uma vez. Vivendo um dos momentos mais marcantes de sua carreira e ocupando os maiores palcos do país, Priscila, única representante do brega confirmada na abertura oficial do Carnaval de Olinda e também do Recife, foi atração, pela primeira vez, do tradicional Baile Municipal, realizado neste sábado, no Classic Hall.

Encerrando a festa em grande estilo, Priscila subiu ao palco após uma verdadeira maratona de apresentações, que incluiu o festival Pernambuco Meu País e um show na cidade de Rio Formoso. Ovacionada pelo público, ela foi recebida pelo maestro Spok e por Elba Ramalho, antes de apresentar um repertório que transitou entre o frevo e o brega. A cantora também dividiu o palco com Gerlane Lops em um encontro celebrado pelo público. A plateia permaneceu até as 3h da manhã, com o espaço completamente lotado, para assistir a Musa fechar a noite de forma apoteótica.

Continue Reading

Leia Tambem

Famosos2 meses ago

Brasileira é reconhecida em Dubai como destaque internacional na estética avançada

A Dra. Cleidi Zini, especialista em Estética Avançada Facial e Corporal e fundadora da clínica Espaço Alphaville Beleza e Saúde,...

Famosos2 meses ago

Cristtina Mendonça vai brilhar pelo segundo ano consecutivo no Carnaval 2026 no carro abre-alas do Botafogo Samba Clube

Modelo e influenciadora internacional foi convidada pelo presidente da escola, Felipe Yaw, e se prepara para mais um momento histórico...

Famosos2 meses ago

Sarah Estanislau será coroada Madrinha da Consulado em evento aberto ao público neste domingo (14)

Influenciadora, destaque do Carnaval e fenômeno digital inicia oficialmente sua jornada na escola campeã de Florianópolis A Escola de Samba...

Famosos2 meses ago

Ingrid Andrade: a influenciadora que transformou o cotidiano em conteúdo de impacto e alcançou quase 2 milhões de seguidores

Com humor, autenticidade e uma conexão verdadeira com o público, Ingrid se consolida como uma das vozes femininas mais fortes...

Famosos2 meses ago

Festa de Fábio Braz reúne celebridades, vira assunto nacional e ainda promove reconciliação inesperada

Produzida por Letícia Melgaço — conhecida por assinar eventos de Neymar — e por Cecília Guimarães, da equipe da Tardezinha,...

Famosos2 meses ago

DJ Zullu e Flamengo: uma história que ganha novo capítulo no tetra

DJ Zullu e Danilo, autor do gol do título do tetra da Libertadores do Flamengo Mesmo dois dias depois, a...

Famosos3 meses ago

Consult & Commerce se consolida como referência em transformação digital sob comando de Édy Líma

O crescimento acelerado do mercado digital no Brasil tem impulsionado empresas a buscarem soluções mais robustas e estratégicas para competir...

Famosos3 meses ago

Jon Secada é entrevista por Dani Stolai para o “All Inclusive” da Record News

O programa “All Inclusive”, apresentado por Dani Stolai nas noites de sábado pela Record News, acaba de conquistar mais um...

Famosos3 meses ago

Sarah Estanislau: a influenciadora catarinense que conquistou o Brasil com autenticidade, estilo e empoderamento feminino

Aos 21 anos, a catarinense Sarah Estanislau, natural de Florianópolis (SC), se destaca como um dos nomes mais fortes e...

Famosos3 meses ago

No jantar “Um Brinde à Democracia”, Regina Nunes e Ricardo Nunes são reconhecidos pelo Grupo Voto

Em São Paulo, o Grupo Voto homenageou personalidades que se destacaram no exercício profissional e político ao longo do ano....

Famosos3 meses ago

Universal Woman: Emily Alves representará a capital paranaense no estadual Universal Woman Paraná

A jovem empresária, modelo e digital influencer Emily Alves, de 26 anos, foi eleita Miss Curitiba 2026 e agora se...

Famosos3 meses ago

Jeff Andrade, Mister Pacific Universo, retorna às telas em curta-metragem ao lado do ator Mateus Cardoso

Modelo, vencedor de concurso internacional no Peru, faz primeira aparição após período afastado das câmeras O modelo e ator Jeff...

Famosos3 meses ago

INFLUORG: Tayenne Narizinho entrevista Gusttavo Lima memórias, sucessos e uma dinâmica cheia de emoção

Entre sorrisos, lembranças e muita música boa, Tayenne Narizinho se encontrou com ninguém menos que o Embaixador, Gusttavo Lima, para...

Famosos3 meses ago

João Brasio marca presença no Leilão Galácticos após repercussão sobre doação ao Teleton

O empresário João Brasio, referência nacional em tecnologia e segurança digital, foi um dos destaques no Leilão Galácticos, promovido por...

Famosos3 meses ago

DJ Ana Flávia marca presença no Galpão dos Artistas e confirma apresentação no Baile do Gui, em Aparecida de Goiânia

A DJ Ana Flávia, conhecida como a “Musa do Som Automotivo”, segue acelerando sua trajetória na cena do Eletrofunk. No...

Famosos3 meses ago

Dra. Marianna Magri marca presença no leilão beneficente de Ronaldo Fenômeno em São Paulo

A Dra. Marianna Magri, médica das celebridades, referência em medicina de precisão, marcou presença no leilão beneficente promovido por Ronaldo...

Famosos3 meses ago

Regina Nunes participa do Leilão Beneficente de Ronaldo Fenômeno

Regina Nunes marcou presença ontem no Leilão Beneficente organizado por Ronaldo Fenômeno, em São Paulo, em uma noite dedicada à...

Famosos3 meses ago

Casal bissexual é exposto em cidade pequena e transforma o escândalo em sucesso nacional

Nem todo começo é fácil e às vezes, o que parece um fim é só o início de uma nova...

Famosos3 meses ago

Dra. Shape vive experiência inesquecível na Grécia e compartilha reflexão sobre sucesso e propósito

A médica das celebridades, Gleidiana Scalzer, conhecida como Dra. Shape, passa por Santorini, Mykonos, Atenas e Creta e inspira seguidores...

Famosos3 meses ago

RP Elir Andrade emagrece mais de 6 kg em uma semana com protocolo exclusivo do Instituto Elaine Borges

O renomado RP e empresário Elir Andrade surpreendeu ao revelar um resultado impressionante: mais de 6 quilos eliminados em apenas...

Advertisement 300x250 Genérico

Trending

Copyright © MoneyFlash - Todos os Direitos Reservados.