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Encontro conecta Brasil e Moçambique

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Édem Davanzzo representa o país na Edição da Conferência Anual do Sector Privado (CASP)

Apresentador do Programa Papo em Família, tornou-se referência nacional quando o assunto é empreendedorismo familiar. Édem Davanzzo lidera o movimento O Poder da Família, é o maior empreendedor familiar do país, e já impactou mais de 30 milhões de vidas. Devido a sua influência, o brasileiro foi convidado pela Embaixada Brasileira para representar o Brasil na Edição da Conferência Anual do Sector Privado (CASP), em Moçambique. O evento, que aconteceu nos dias 15 a 17 de maio, teve a participação do Ministério da Indústria e Comércio (MIC) e a Confederação das Associações Econômicas de Moçambique (CTA).

O evento refletiu sobre os progressos e desafios do Pacote de Medidas de Aceleração Econômica e debateu sobre como melhorar as condições do Ambiente de Negócios, para tornar o país mais competitivo. Segundo dados do Ministério da Economia do Brasil, o comércio entre os dois países tem sido considerável. Ainda conforme os dados oficiais mais recentes, até 2020 os investimentos brasileiros em Moçambique somavam US$ 9,5 bilhões (R$ 47,3 bilhões).

Édem, além de representar o empresariado brasileiro também foi um dos palestrantes que compôs o painel, juntamente com autoridades locais, dentre elas o excelentíssimo Embaixador Ademar Seabra. O tema escolhido por ele foi: “Investimentos e Negócios em Ambiente das Medidas de Aceleração Econômica: Desafios e Oportunidades”.

“Que privilégio estar aqui em Moçambique, sendo tão calorosamente recebido pelo nosso embaixador Ademar Seabra, que gentilmente me hospeda na Casa Oficial. Esta visita é um marco para mim, pois representa o compromisso que tenho em conectar nações de forma colaborativa. Não apenas como uma voz na televisão africana, mas como um cidadão dedicado a fortalecer o crescimento econômico de nossos países por meio de conexões e parcerias estratégicas. Que esses dias sejam repletos de oportunidades e conexões significativas, que nos impulsione a trabalhar juntos em prol de um futuro próspero e harmonioso para ambos os países. Que Deus nos abençoe nessa jornada de colaboração e crescimento mútuo”, comenta Édem.

A visita a Moçambique renderá ainda uma série de episódios inéditos do programa Papo em Família (@papoemfamilia.oficial). Com o objetivo de fomentar o empreendedorismo e a visão positiva de investimentos brasileiros em Moçambique.

Sobre Édem Davanzzo:

É empresário bem-sucedido no setor de comunicação, eventos e educação corporativa, fundador da agência Sense_AND e sócio da SME – The New Education.

O Top mind nexialista é perito em solucionar problemas de grandes marcas e empresários, além de ensinar as famílias a usarem técnicas de gestão empresarial no próprio lar para estimular os pais a empreender na família.

Anjo e Astro investidor | Co-fundador do maior movimento de empreendedorismo familiar do Brasil | Apresentador do talk familiar de maior sucesso na TV africana, Papo em Família.

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Print on demand: como uma plataforma brasileira desenvolveu um modelo de negócio escalável e com impacto social

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Uma Penca, startup brasileira de e-commerce sob demanda, chega a 18 mil lojas cadastradas, mais de 200 mil produtos publicados e parcerias com Médicos Sem Fronteiras, Aymoré e Cortella

Há 17 anos, Bruno Imbrizi fundou a Chico Rei. Há dois, resolveu investir no Print on Demand, mercado que cresce 25% ao ano, com Uma Penca, plataforma de e-commerce sob demanda (Fotos: Uma Penca, Divulgação) Ensaio – Abril 2025

Uma Penca, plataforma brasileira de e-commerce sob demanda, ultrapassou 5 milhões de reais em vendas em menos de dois anos de operação. Fundada em julho de 2022 por Bruno Imbrizi, também cofundador da Chico Rei, a startup já reúne mais de 18 mil lojas cadastradas, 200 mil produtos cadastrados e um modelo de negócios que combina escalabilidade, automação e impacto social mensurável.

Baseada em um sistema 100% digital e sem necessidade de estoque, a Uma Penca permite que qualquer pessoa ou marca crie sua loja online, com custo inicial apenas do desenvolvimento das estampas. Todo o processo de produção, logística e atendimento ao cliente é gerido pela plataforma, eliminando barreiras tradicionais ao empreendedorismo.

“O POD é o futuro da personalização em massa. A tecnologia nos permite imprimir itens únicos sem perder escala. Isso transforma o jeito como as pessoas consomem, e dá poder criativo a milhares de pequenos empreendedores que antes estavam à margem do varejo”, diz o CEO da startup.

O negócio está inserido em um mercado global de Print on Demand (POD) que movimentou cerca de 9,9 bilhões de dólares em 2024 e deve ultrapassar os 33 bilhões até 2030, com taxas de crescimento anual na casa dos 25%, segundo dados da Grand View Research e Straits Research. No Brasil, o setor já representa um volume estimado de 237 milhões de dólares, com projeções que apontam para mais de 1 bilhão até o final da década, indicando que o país é o maior e mais dinâmico mercado da América Latina nesse segmento.

Negócio com propósito

Cada venda em Uma Penca gera uma contribuição automática para projetos ligados à saúde, meio ambiente, educação e direitos humanos. Até agora, as doações para instituições parceiras já acumulam mais de 50 mil reais revertidos para o impacto social. Além dos repasses da mais de 300 ONGs, com lucro 100% revertido, possuem lojas na startup como Médicos sem Fronteiras, Fundação SOS Mata Atlântica e Razões para Acreditar.

“Nossa visão é clara: queremos democratizar o acesso ao varejo digital e provar que é possível escalar com propósito. Mais do que tecnologia, entregamos ferramentas para que pessoas comuns possam empreender com criatividade e responsabilidade”, afirma Imbrizi. Além dos pequenos empreendedores, grandes marcas e personalidades também aderiram ao modelo e-commerce sob demanda como Mario Sergio Cortella, Biscoitos Aymoré, Podcast Medo e Delírio em Brasília.

Em 2024, a empresa foi reconhecida pelo Guia Mol como o Produto Social do Ano, destacando-se entre negócios inovadores com viés de impacto. A empresa agora mira um novo ciclo de crescimento com foco em parcerias corporativas, projetos de licenciamento de IPs culturais e marcas de entretenimento, além da captação de investidores estratégicos para expansão nacional e internacional.

Qualidade e inovação

Irmã da marca de moda Chico Rei, reconhecida pela qualidade e inovação em matérias-primas e fabricação, a plataforma oferece a mesma estrutura com um portfólio crescente de produtos, incluindo camisetas adultas e infantis, pôsteres, canecas, ecobags e acessórios como bottons e ímãs. Todos os itens são fabricados sob demanda, com matérias-primas certificadas (como algodão BCI) e opções veganas e cruelty free (certificação PETA).

“Hoje, 94% dos nossos consumidores voltam a comprar com a gente. Isso é reflexo de um produto bem feito, com propósito claro e uma experiência fluida para quem empreende. Estamos construindo uma rede plural, onde artistas, ONGs, empresas e influenciadores podem monetizar suas audiências e gerar impacto real”, finaliza Imbrizi.

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Como as marcas estão construindo autoridade em nichos sensíveis por meio do acolhimento?

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Foto: Genial Care

65% dos clientes que sentem uma conexão emocional com uma marca acreditam ser importantes para ela, destacando a importância de estratégias autênticas e humanizadas

Você já se emocionou assistindo a um comercial de Dia das Mães ou de Natal? Essas campanhas conseguem criar uma conexão profunda porque tocam sentimentos universais como afeto, cuidado e pertencimento. Essa mesma abordagem, conhecida como branding emocional, é essencial em setores que lidam diretamente com a vida e o bem-estar das pessoas — como a área da saúde.

Uma pesquisa da Customer Thermometer revelou que 65% dos clientes que sentem uma conexão emocional com uma marca acreditam ser importantes para ela, o que resulta em maior lealdade e gastos. Segundo o estudo “A nova ciência das emoções do cliente”, da Harvard Business Review, clientes com forte conexão emocional com uma marca têm um aumento de 306% na probabilidade de comprar mais produtos e 71% de recomendar a marca a outros clientes.

Os dados mostram que quando essa conexão acontece, a fidelização e a confiança se tornam naturais. No setor da saúde, onde as decisões são altamente influenciadas por emoções, o posicionamento da marca precisa ir além de elementos técnicos: é preciso construir uma marca que desperte empatia, ofereça acolhimento e promova identificação genuína com as pessoas.

“No setor de saúde, a relação com o público vai muito além da oferta de um serviço — trata-se de construir confiança a partir do acolhimento somado à base científica. No caso da Genial Care, por exemplo, quando compartilhamos vivências reais de profissionais, mães e cuidadores de crianças neurodivergentes, abrimos espaço para conexões profundas. São histórias que geram identificação, promovem empatia e mostram, na prática, que a marca está ao lado de quem cuida e de quem precisa ser cuidado”, destaca Érika Mello, Head de Marketing da Genial Care.

Como criar uma conexão verdadeira com o público no setor da saúde?

Antes de uma marca se comunicar de forma emocional, ela precisa, primeiro, ouvir, acolher e compreender seu público. Essa conexão não é um detalhe e isso se torna ainda mais necessário no setor de saúde – é um diferencial competitivo capaz de transformar a relação entre marcas e pessoas. A excelência técnica e de serviço é essencial para o encantamento do consumidor, mas na saúde isso não é o suficiente para criar confiança e uma conexão genuína.

Para Érika Mello, marcas que atuam nessa área não podem se limitar a oferecer produtos ou serviços. Elas precisam construir relacionamentos sustentáveis, baseados em segurança emocional, respeito e humanização. “Essa abordagem fortalece o vínculo com o público e posiciona a marca como referência de cuidado e resultado efetivo, tornando-a muito mais do que uma prestadora de serviços – mas sim uma aliada na jornada de seus pacientes e clientes”, complementa.

O impacto do branding emocional 

A experiência do paciente começa muito antes da consulta ou do atendimento presencial. Desde a identidade visual até a forma como a empresa se comunica, cada detalhe conta para criar uma experiência memorável e humanizada. Isso inclui campanhas publicitárias mais autênticas, uma comunicação digital empática e um atendimento que vá além da formalidade.

“Empatia, transparência e uma narrativa autêntica ajudam a construir um vínculo duradouro com o público. Marcas que se preocupam em entender e atender as dores e necessidades das pessoas acabam sendo lembradas não apenas pelo serviço que oferecem, mas pelo impacto positivo que geram”, acrescenta Érika.

Um estudo da Headstream revelou que 55% dos consumidores são mais propensos a comprar de uma empresa cuja história apreciam. Além disso, campanhas de marketing baseadas em storytelling têm um impacto até 22 vezes maior na memória do público do que campanhas que apresentam apenas dados.

Como construir uma estratégia de branding emocional eficaz?

Para criar uma estratégia de branding emocional eficaz, marcas do setor da saúde devem ir além da comunicação institucional e adotar práticas que gerem conexões genuínas com o público. Isso começa por contar histórias reais — depoimentos de pacientes, jornadas de superação, vivências de famílias e profissionais — que despertam identificação, empatia e humanizam a marca.

Outro pilar essencial é o uso de uma linguagem acessível e sensível, que se afaste do jargão técnico e priorize uma comunicação clara, empática e emocionalmente inteligente.

Mas talvez o ponto mais poderoso de uma estratégia de branding emocional seja a capacidade de entregar uma experiência consistente e acolhedora em todos os pontos de contato — do primeiro clique no site até o pós-atendimento. Isso inclui o tom de voz nas redes sociais, o ambiente da clínica, a escuta ativa dos profissionais e o cuidado com cada etapa da jornada do paciente. Cada interação deve reforçar os mesmos valores: confiança, acolhimento e presença.

Essa abordagem transforma o relacionamento com o público e posiciona a marca como parceira na jornada de cuidado, e não apenas como prestadora de serviços.

Um exemplo prático disso é a campanha “O que ninguém vê”, realizada pela Genial Care no Abril Azul, mês de Conscientização sobre o Autismo. A iniciativa deu visibilidade às dores e silêncios vividos por famílias atípicas — experiências muitas vezes invisibilizadas, mas fundamentais no desenvolvimento das crianças.

“Essa campanha nasce da escuta atenta às mães que acompanham o desenvolvimento de seus filhos todos os dias — muitas vezes em silêncio e com sobrecarga. Nosso papel, enquanto marca, é trazer luz a essa jornada invisível e mostrar que elas não estão sozinhas. A Genial Care vê o que ninguém vê, porque está ao lado de quem sente na pele.”, afirma Érika Mello, Head de Marketing da Healthtech.

Mais do que campanhas pontuais, é essa consistência na comunicação, no cuidado e nos valores que fortalece o vínculo emocional com o público. No setor da saúde, confiança, empatia e acolhimento não são diferenciais — são premissas.

“Quando conseguimos alinhar escuta ativa, linguagem sensível, storytelling real e uma experiência coerente em cada ponto de contato, deixamos de ser apenas uma marca para nos tornarmos companhia de verdade na vida das famílias. O branding emocional não está só na mensagem, mas na forma como cuidamos de cada detalhe da jornada do outro.”, finaliza Érika Mello.

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Genial Care
Genial Care é uma rede de cuidado de saúde atípica especializada em crianças autistas e suas famílias. Com várias clínicas em todas as regiões de São Paulo, a empresa combina modelos terapêuticos próprios, suporte educacional e tecnologia avançada para promover bem-estar e qualidade de vida no processo de intervenção. Com uma equipe dedicada de mais de 250 profissionais, a Genial Care tem como propósito garantir que cada criança alcance seu máximo potencial.  Saiba mais: Site / YouTube / Instagram / Facebook / LinkedIn

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Tastefy apresenta sua nova formatação na ABF Franchising Expo 2025 e aponta os caminhos do franchising no foodservice

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Com foco em inovação, maior holding de dark kitchen do Brasil leva ao evento a visão de um setor mais inteligente, escalável e conectado às novas demandas de consumo

Segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), o setor de franquias deve seguir em alta em 2025 com um crescimento estimado de 8 a 10%, impulsionado principalmente por modelos de negócio mais ágeis, digitalizados e adaptáveis. A tendência reflete uma nova era no franchising brasileiro — mais tecnológica, data-driven e voltada à eficiência operacional. É nesse contexto que a Tastefy – holding que reúne algumas das marcas mais promissoras do foodservice digital – confirma sua participação na ABF Franchising Expo 2025, que acontece entre os dias 25 e 28 de junho, no Expo Center Norte, em São Paulo.

A rede, que até início do ano atuava sob o nome ATW Delivery Brands, chega à maior feira de franquias do mundo com um posicionamento renovado e uma proposta clara: apresentar ao mercado um ecossistema de marcas e soluções voltadas para o futuro da alimentação fora de casa. Com um portfólio que inclui marcas como Number One Chicken, O que comer, Fernando? e Brasileirinho Delivery, a Tastefy aposta em dark kitchens, gestão inteligente de dados e alta performance em delivery como alicerces do crescimento sustentável e escalável.

“Mais do que vender franquias, a Tastefy está construindo uma infraestrutura robusta para o novo empreendedor do foodservice. Nosso foco é a eficiência, com base em tecnologia, inteligência de mercado e suporte real ao franqueado”, afirma Victor Abreu, CEO da holding. Segundo ele, o modelo tradicional de franquia está passando por uma transformação silenciosa — e irreversível.

De acordo com o relatório Food Trends 2025, publicado pela consultoria Future Market Insights, 68% dos consumidores brasileiros afirmam que preferem marcas de alimentação que entregam conveniência sem abrir mão de qualidade. Essa mudança de comportamento, somada à busca por praticidade e preços mais acessíveis, tem alimentado a expansão de redes com modelos mais enxutos e tecnológicos, exatamente como os desenvolvidos pela Tastefy.

A presença da marca na ABF Franchising Expo será marcada pela exposição dos diferenciais operacionais que têm chamado a atenção de investidores e empreendedores. A proposta é dialogar com o público que deseja empreender em gastronomia, mas sem os altos custos e complexidades que normalmente acompanham o setor.

A participação da rede no evento reforça uma percepção crescente no mercado: o sucesso de uma franquia não está mais apenas no produto, mas na inteligência do sistema que a sustenta. É o fim do improviso no varejo e o início de uma era onde dados, processos otimizados e suporte qualificado fazem toda a diferença para o sucesso da unidade — e da rede como um todo.

Serviço:
ABF Franchising Expo 2025
Data: 25 a 27 de junho de 2025
Horário: 13h às 21h
28 de junho (sábado) – 11h30 às 18h30
Local: Expo Center Norte, localizado na Rua José Bernardo Pinto 333, Vila Guilherme – São Paulo – SP – Cep: 02055-000
Pavilhões: Branco e verde
Mais Informações: https://www.abfexpo.com.br/pt/a-feira.html

SOBRE A EMPRESA
A Tastefy (antiga ATW Delivery Brands) é uma das maiores holdings de franquias com modelos Dark Kitchen do Brasil. O grupo é pioneiro e especialista em desenvolver marcas e processos otimizados 100% focados no delivery. Dentre muitas marcas, a empresa mantém em seu portfólio a N1 Chicken, O Que Comer, Fernando?, a rede Brasileirinho Delivery e sua mais recente aquisição, o Zé Coxinha.

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