Connect with us

Anne Marinho #optimizatiON

EMPATIA – uma competência crítica de liderança

Published

on

Empatia sempre foi uma competência crítica para líderes, mas parece estar ganhando mais significado e prioridade, uma vez que é capaz de alavancar significativamente os resultados do negócio.

No início deste ano, eu estava dando um treinamento de feedback e em certo momento, trouxe a pergunta ao time: Para você, o que é empatia?

A resposta padrão rapidamente veio quase como um coral: “Empatia é se colocar no lugar do outro.” Alguns complementos surgiram em seguida: “É fazer pelo outro o que gostaríamos que fizessem conosco” e assim por adiante.

Mas seria apenas isso? Dei um tempo para que pensassem mais e um dos participantes, quase em tom de revolta, disse:
“Empatia não é tratar o outro como eu gostaria de ser tratado. Empatia é tratar o outro como ele quer ser tratado! Quando um cliente vem aqui na agência, eu tenho que tratá-lo como ELE prefere!”

E aquela afirmação cheia de energia trouxe o sorriso coletivo e a reflexão a todos que compartilhavam a aula.

Ele estava certo. EMPATIA é uma habilidade humana crítica. Ela permite que as pessoas criem conexões e demonstrem cuidado e compreensão especialmente durante esses momentos de rápidas mudanças ou frustração onde as pessoas estão vivenciando diferentes tipos de stress.

À medida que lidamos com esse mundo VUCA (volátil, incerto, complexo e ambíguo), podemos nos sentir inseguros, cansados e achar desafiador encontrar felicidade e realização no trabalho. Neste cenário, a empatia pode ser um antídoto poderoso e contribuir para experiências positivas dos indivíduos e equipes. Um novo estudo da Catalyst com 889 funcionários descobriu que a empatia tem alguns efeitos construtivos significativos:

Inovação:
Times de líderes empáticos se sentem mais capazes de inovar: 61% dos funcionários em comparação com apenas 13% dos funcionários com líderes menos empáticos.

Engajamento:
76% das pessoas que experimentaram empatia de seus líderes relataram que estavam engajadas, em comparação com apenas 32% que experimentaram menos empatia.

Retenção:
57% das mulheres brancas e 62% das mulheres negras disseram que dificilmente pensariam em deixar suas empresas quando sentiam que suas circunstâncias de vida eram respeitadas e valorizadas por suas empresas. No entanto, quando não sentiam esse nível de valor ou respeito pelas circunstâncias de sua vida, apenas 14% e 30% das mulheres brancas e negras, respectivamente, disseram que dificilmente considerariam sair.

Inclusão:
Metade das pessoas com líderes empáticos relataram que seu local de trabalho era inclusivo, em comparação com apenas 17% das pessoas com liderança menos empática.

Essa certamente é uma pequena lista da infinidade de benefícios dessa importante competência.

E você? O que tem feito para ser empático com seus pares, clientes e liderados?

Anne Marinho
contato@annemarinho.com.br

** Este texto não necessariamente reflete, a opinião deste portal de noticias

Anne Marinho #optimizatiON

Está com medo? Então vai com medo mesmo!

Published

on

O medo é interessante. Ele pode fazer a gente fugir, paralisar ou até mesmo atacar.

E você? Já parou para pensar nos impactos dessa emoção na sua vida? Como geralmente você responde em situações de medo?

Muitos amigos dizem que sou corajosa. E, durante muito tempo, eu pensei: “Eles estão errados! Não sou corajosa, mas sim medrosa… apenas disfarço bem!”

Mas hoje, reconheço que eles estavam certos. A final, ser corajosa é bem diferente de não ter medo.

A ausência do medo nos deixa desatentos, apáticos, descuidados, inconsequentes. Em contrapartida, o medo bem trabalhado nos deixa alertas e, se bem usado, pode ser uma emoção para ampliar a qualidade da nossa tomada de decisão e mitigação de riscos.

Por isso, quando estiver com medo, busque estratégias para não o deixar lhe paralisar, e cuidado para não atacar ou fugir por impulso. Use a coragem para tomar decisões audaciosas, inovar, assumir alguns riscos com a cautela e atenção que o medo traz. E principalmente: se vulnerabilize!

Não há aprendizado sem erro e não existe evolução na zona de conforto.
Essa busca pela perfeição é irreal e pode ser uma grande armadilha na construção de sonhos e de equipes de alta performance.

Deseja iniciar uma jornada de crescimento e domínio do medo?
4 dicas rápidas:
1.    Fique atento aos momentos que o medo surge e comece a observar seu comportamento automático
2.    A partir desta consciência, reflita: como você gostaria de agir nessas situações?
3.    Coloque em prática os novos comportamentos desejados e se permita errar;
4.    Peça ajuda quando necessário e feedbacks para enriquecer sua jornada de crescimento.

Se quiser conversar mais sobre o assunto, e compreender estratégias para tirar seus colaboradores/times da inércia e aprimorar a qualidade de Tomada de Decisão & Ação, ente em contato:
anne@yousolucoes.com.br

** Este texto não necessariamente reflete, a opinião deste portal de noticias

Continue Reading

Anne Marinho #optimizatiON

BILHÕES DE DÓLARES perdidos em conflitos

Published

on

Vimos recentemente que Conversas Cruciais (CCs) são aquelas onde as partes envolvidas discordam, as emoções estão afloradas e o impacto para a organização é alto.

CCs de várias magnitudes acontecem com frequência no ambiente de trabalho e colaboradores citam como causas a falta de clareza nas expectativas, falha na comunicação, diferenças pessoais, conflitos de interesses e mudanças na organização. São exemplos destes conflitos situações em que colegas compartilham o espaço de trabalho e um frequentemente deixa o espaço desorganizado, o que pode parecer natural para um e inadequado para o outro; uma negociação de grande valor para empresa onde o cliente, sabendo de sua importância para o resultado financeiro, faz exigências que vão além do que o vendedor pode oferecer; a conversa entre funcionário e gestor para discussão de uma possível promoção, entre outros.
O impacto desses conflitos no estado emocional das partes envolvidas pode ser significativo. Ao julgar a interação como negativa, o humor do colaborador pode ser afetado negativamente até seis vezes mais em comparação com conflitos respeitosos e harmoniosos (MINER; GLOMB; HULIN, 2005). Além do prejuízo social causado, existe um prejuízo financeiro a ser considero pelas companhias, visto que estas perturbações emocionais podem comprometer algumas funções executivas relevantes para a condução eficaz de conflitos e tomada de decisão coerente, como a habilidade de gerar pensamentos e ser flexível, atualizar e manipular informações mentalmente, inibir o que é irrelevante para o objetivo atual, se monitorar, planejar e ajustar o comportamento conforme o contexto (POSSIN; STEPHENS; RABINOVICI, 2015)
Um estudo de 2008 mapeou que os funcionários dos Estados Unidos gastavam 2,8 horas por semana lidando com conflitos. Na época, isso equivalia a aproximadamente US$ 359 bilhões em horas de trabalho remuneradas ou o equivalente a 385 milhões de dias úteis (CPP GLOBAL HUMAN CAPITAL REPORT, 2008). Além disso, as taxas altas de turnover de equipes, absenteísmo, decisões erradas também contribuem para tornar ainda maior esse prejuízo (OVERTON; LOWRY, 2013b)
Evitar ou mitigar conflitos não parece uma boa opção, visto que quando se trata de construir equipes de alto desempenho, é importante a existência de conflitos para que haja inovação, colaboração e responsabilização no atingimento dos objetivos de equipe (CASSADY, 2013). Ambientes harmônicos contribuem para o bem-estar psicológico dos colaboradores, sendo considerados um forte estímulo que possibilita adotar comportamentos pro ativos diante de situações desafiadoras (BOUDRIAS; MONTANI; VANDENBERGHE, 2021). Este contexto reforça a importância de um ambiente harmônico e de confiança onde conflitos ocorram de forma respeitosa e orientada a princípios e não posições.
As divergências sempre estarão presentes no ambiente organizacional e embora não possam ser evitadas, podem ser conduzidas de forma eficaz. Por isso, trabalhadores de todos os níveis precisam aprender a reconhecer o conflito como uma parte essencial para o sucesso. É através da divergência bem trabalhada que novas ideias são construídas na solução de problemas ou melhoria de processos já estabelecidos, proporcionando o surgimento de inovações e melhor compreensão do outro. Portanto a estratégia não é evitar ou mitigar conflitos, mas sim apoiar colaboradores em como lidar de forma eficaz com esse tipo de conversa.

Anne Marinho
contato@annemarinho.com.br

** Este texto não necessariamente reflete, a opinião deste portal de noticias

Continue Reading

Anne Marinho #optimizatiON

CONVERSAS CRUCIAIS que precisamos ter

Published

on

Conversas Cruciais (CCs) são aquelas onde as partes envolvidas discordam, as emoções estão afloradas e o impacto para a organização é alto.

Este tipo de situação se manifesta com frequência no ambiente corporativo, visto que muitas são as conversas determinantes para o sucesso do negócio. No entanto, com frequência, colaboradores no papel de liderança não conduzem de forma efetiva as CCs, evitando-as ou enfrentando-as com ineficácia e consequentemente, comprometendo o atingimento do objetivo desejado com eficácia e também comprometendo sua saúde emocional. Estima-se que os prejuízos causados pela ineficiência em conduzir CCs possam chegar a 359 bilhões de dólares anualmente.

Pare e reflita:
De 01 a 10, o quanto você se sente apto a conduzir eficazmente CCs?

Uma das possíveis causas das dificuldades de condução de CCs enfrentadas pelos líderes é a pressão por estarem na responsabilidade de projetos com alto impacto para empresa, o que pode refletir em um estado emocional de stress, afetando seu julgamento sobre a natureza da conversa e sua capacidade de manter o foco no propósito desejado, racionalização do processo de tomada de decisão, produção e processamento da linguagem verbal.
Outra possível causa da baixa performance na condução das CCs é a falta de técnica para lidar com a situação ou pouca experiência em vê-las sendo conduzidas de forma eficiente, em parte porque é da natureza humana buscar se defender através do ataque ou fuga em situações onde se sente ameaçada. Isto leva a uma baixa assertividade e má condução desse processo, caracterizada pelo silêncio de uma das partes ou por um confronto por posições, podendo chegar a uma argumentação violenta. Ambas as estratégias (silêncio ou confronto violento) comprometem o sucesso da conversa, não só porque o assunto não é resolvido de forma benéfica para as partes envolvidas, mas também porque o relacionamento é prejudicado, comprometendo a colaboração das partes em conversas cruciais futuras.
A terceira possível causa é a baixa consciência e domínio emocional destes líderes cujas emoções que afloram durante as CCs comprometem a capacidade de gerar e flexibilizar pensamentos, de atualizar e manipular as informações mentalmente para inibir o que é irrelevante para os objetivos atuais e focar no que importa, capacidade de se auto monitorar, regular e de planejar ou ajustar o comportamento conforme apropriado para o contexto momentâneo.

Se você percebe que às vezes adota o silêncio ou confronto violento diante de assuntos cruciais que precisariam ser discutidos, é possível desenvolver as habilidades necessárias para dominar CCs. Falarei disso nos próximos artigos!

Até breve!

Anne Marinho
contato@annemarinho.com.br

** Este texto não necessariamente reflete, a opinião deste portal de noticias

Continue Reading

Leia Tambem

Famosos4 dias ago

Jurado do “Canta Comigo” agora faz parte da Associação Cultural do Rock

Marquês, que é cantor, comunicador e jurado do programa Canta Comigo, da Rede Record, por seis temporadas consecutivas, traz ao...

Famosos2 semanas ago

Orações, alimentação saudável e atividade física – a rotina de Padre Reginaldo Manzotti

Entre missas, gravações e uma agenda lotada, o sacerdote não abre mão de realizar exercícios físicos e se alimentar corretamente....

Famosos3 semanas ago

Jurado do Canta Comigo lança música inspirada em Shakespeare

Inspirada nas obras de William Shakespeare, Henrique IV (primeira parte) Henrique IV (segunda parte) e Henrique V, Marquês viaja até...

Famosos3 semanas ago

Cantora Luana Monalisa e o médico João Almeida anunciam gravidez com ajuda de fertilização

A cantora baiana Luana Monalisa que durante o carnaval faz a maior festa, a bordo de sua “Nave Elétrica”, como é conhecido...

Famosos1 mês ago

Jurado do Canta Comigo vai apresentar evento de Rock em São Paulo

O Dia Internacional do Rock será comemorado nesta quarta-feira (13), e para Marquês, que é cantor, comunicador e jurado do...

Famosos2 meses ago

“Cascavel” lançamento de Brunno Hernandez fala de relacionamentos tóxicos

A música produzida por Mabê da Angorá traz elementos do pop e do rock, trazendo uma nova sonoridade e identidade...

Famosos2 meses ago

Duda Rodrigues: empresária e apresentadora do segmento de saúde, acumula conquistas em agência especializada

São mais de 20 anos à frente de carreiras de médicos, dentistas e profissionais de saúde. No comando de um...

Famosos2 meses ago

Apresentador Thiago Rocha comemora 40 anos com festa à fantasia cheia de famosos

Em grande estilo, o jornalista e apresentador Thiago Rocha, que trabalha na bancada do Programa ‘A Tarde é Sua’, comandado...

Famosos2 meses ago

Simony, Renata Banhara e outros famosos prestigiam inauguração do Studio 2050 no Morumbi

Na noite do último sábado, 04 de junho, aconteceu a inauguração do Studio 2050, que trata-se do mais novo salão...

Famosos2 meses ago

Antonia Fontenelle e Oscar Magrini apresentam em Paris a Premiação Portuguese Brazilian Awards

Com direito a passarela em tapete vermelho, em noite de gala e muito glamour, foi realizado na última sexta-feira, 03...

Famosos3 meses ago

Atriz Jussara Calmon prepara docudrama sobre sua vida. ‘Jussara Calmon – Da Favela Para O Mundo’

A atriz Jussara Calmon, musa da pornochanchada nos anos 1980, veio ao Brasil vinda da Noruega, onde reside atualmente, para filmar...

Atleta Fitness Júlia Menezes – Crédito da Foto: Kalunga Helis / Renato Cipriano – Divulgação Atleta Fitness Júlia Menezes – Crédito da Foto: Kalunga Helis / Renato Cipriano – Divulgação
Famosos3 meses ago

Atleta Fitness Júlia Menezes exibe shape trincado e diz se sentir na melhor forma de sua vida!

A modelo e atleta fitness Júlia Menezes demonstra que realmente é uma pessoa determinada e não perde o foco por...

Ex BBB Vyni - Crédito da Foto: Araujo / Azzi Agency Ex BBB Vyni - Crédito da Foto: Araujo / Azzi Agency
Famosos4 meses ago

Ex BBB Vyni e outras personalidades curtem camarote Bar Brahma no desfile das campeãs

A noite da sexta-feira, 29 de abril, foi de muita diversão pelo Sambódromo do Anhembi. Na ocasião aconteceu o desfile...

Famosos4 meses ago

Conceituado dentista Dr. Adriano Iglesias é o responsável pelo novo sorriso da apresentadora Flavinha Cheirosa

A apresentadora Flavinha Cheirosa apareceu em suas redes sociais com um sorriso novo e impressionou seus seguidores. Em uma viagem...

Famosos4 meses ago

Gisele Abramoff lança sua nova música “Higher than Before”

Cantora brasileira que vive na Alemanha, Gisele Abramoff lanca sua nova música “Higher than Before, uma canção emocionante. O piano...

Famosos4 meses ago

Yronika, queridinha dos reality shows na Itália grava com Gretchen e se prepara para reality show no Brasil

Prestes a lançar no próximo dia 20 de abril o videoclipe do single “Diva”, com a participação especial da rainha dos...

Famosos4 meses ago

Rebecca puxa seu bloco de Carnaval neste sábado(23), no Rio

A artista lança o “Bloco da Rebecca” no Carnaval 2022. Entre as atrações já confirmadas estão Valesca,Tchakabum, Wc no beat,...

Famosos4 meses ago

É preciso se arrumar para ficar em casa? Como seguir tendências sem perder personalidade? Influencer de moda Patrícia Chari tira diversas dúvidas do dia a dia

A Miss Bela World USA fala também se é preciso combinar bolsas com sapatos Que a moda é uma forma...

Famosos4 meses ago

“No Palco da Vida”, atores elogiam projeto de Wal Schneider

Depois de estrear na novela Páginas da Vida, de Manoel Carlos, atualmente no ar no canal VIVA, e participar do...

Ronaldo fenômeno Ronaldo fenômeno
Esporte4 meses ago

Você lembra? Ronaldo quase jogou no Flamengo antes de ir para o Corinthians

Ronaldo Fenômeno jogou em clubes gigantes por todo o mundo, como Barcelona, Real Madrid, Milan, Corinthians e tantos outros. Mas,...

Advertisement 300x250 Genérico

Trending

Copyright © MoneyFlash - Todos os Direitos Reservados. Site Parceiro do Terra