Com a proposta de valorizar a rica tradição musical do interior paulista e também estabelecer um diálogo criativo com a música folclórica de toda a América Latina, o Duo Música de Interior, formado por Aniela Rovani e Rafael Cardoso, lança pela Passo Firme seu quarto álbum, “Braços Abertos”, já disponível em todas as plataformas digitais
A nova produção é composta por um repertório de 10 canções autorais que trazem a sonoridade característica do Duo Música de Interior, marcada pelo violão, viola caipira e dueto vocal, numa nova textura trazida pela banda de apoio formada por: Paulinho Leme (piano e acordeon), Adriano Tonon (percussão), Ximba Uchyama (contrabaixo) e Rafael Beck (flauta transversal), enriquecendo ainda mais as canções inspiradoras do Duo.
Quatro das canções já foram lançadas como singles – “Cirandeiro”, “Flor no Cabelo”, “Rumo ao Mar” e “Guardiã das Tradições”, preparando o público para o lançamento do álbum completo nesta sexta (30/08). Para completar, serão realizados dois shows de lançamento. O primeiro será no sábado (31/08), no Cine Itá, na cidade de Atibaia.
O segundo show será na cidade de Araras, no Teatro Estadual Maestro Francisco Paulo Russo, no dia 14/09. Vale destacar que ambos espetáculos terão entrada gratuita para a população e serão realizados em teatros com acessibilidade para pessoas com necessidades especiais, demonstrando o compromisso do Duo com a democratização da cultura. Tanto a gravação do álbum quanto os shows são viabilizados por projeto contemplado pelo Programa de Ação Cultural – ProAC 2023.
Explorando as raízes da música
“Gravar o álbum ‘Braços Abertos’ foi um processo profundamente enriquecedor e transformador para nós. A inspiração para este trabalho veio da nossa vontade de explorar as raízes da música tradicional do interior paulista, ao mesmo tempo em que conversamos com a rica diversidade musical da América Latina. Cada faixa do álbum é uma jornada pela tradição e pela inovação, refletindo nossa paixão por essas culturas e nosso desejo de compartilhar isso com o público”, explica Rafael Cardoso.
“Estamos ansiosos para a reação do público e das críticas. Acreditamos que ‘Braços Abertos’ tem o potencial de tocar corações e abrir diálogos sobre a importância da nossa cultura e da música folclórica. Nosso desejo é que o álbum seja uma ponte que conecta pessoas e culturas, promovendo um maior entendimento e celebração das nossas tradições. Mas acima de tudo o que mais quero, é ver os shows de lançamentos cheios, pra comemorar junto com nosso público mais essa conquista”, afirma Aniela Rovani.
Pesquisa sonora
O Duo Música de Interior iniciou seu trabalho a partir da pesquisa da música caipira tradicional no interior paulista, tendo três álbuns autorais lançados desde 2020. A origem da música caipira encontra resquícios no período da catequização realizada pelos jesuítas entre os séculos XVI e XVIII, que, empenhados em estabelecer uma comunicação com os indígenas, usavam melodias e danças realizadas por eles.
A estratégia foi usar melodias indígenas com letras em latim e vice-versa, melodias do cantochão com letras em guarani. Os ritmos brasileiros cururu e cateretê, que ainda hoje embalam o sapateado e palmeado dos catireiros, têm sua origem na união das danças indígenas com a música portuguesa tocada na viola (VILELA, 2013). Partindo desse estilo que teve sua origem no encontro entre os indígenas brasileiros e os exploradores portugueses, no álbum Braços Abertos buscamos abraçar outros ritmos por toda a América Latina que também têm sua origem ancestral, como a zamba na Argentina e a guarânia no Paraguai, que também nasceram da fusão da música indígena de seu país com a música de seus colonizadores.
Este trabalho não apenas reafirma o compromisso do Duo Música de Interior com a preservação e valorização da cultura do interior paulista, mas também estabelece uma ponte entre essa tradição e os diversos ritmos e expressões musicais da América Latina. Ao reconhecer que a música do interior paulista está intrinsecamente ligada à identidade latino-americana, o duo reforça a importância do diálogo criativo entre diferentes tradições musicais para o enriquecimento e difusão da música folclórica como um todo. Também integram a discografia do Duo Música do Interior os álbuns: “Interior” e “Música de Interior”, ambos de 2021, e “Pés na Terra”, de 2024.
“Braços Abertos” é uma celebração da diversidade cultural e musical, uma inspiração para novos caminhos e possibilidades, unindo ritmos paulistanos com influências de outras regiões do Brasil e dos países vizinhos. É, portanto, mais do que um simples lançamento musical, é uma declaração de amor à música e à cultura latino-americanas, com os braços abertos para receber e compartilhar todas as suas riquezas!
Braços Abertos
1. Rumo ao Mar (Rafael Cardoso/Aniela Rovani) 2. Nascimento (Rafael Cardoso/Aniela Rovani) 3. Quintilha Pro Avô (Rafael Cardoso) 4. Palavra de Bem Querer (Rafael Cardoso/Gujo Teixeira) 5. Cirandeiro (Rafael Cardoso/Cristiano Borges) 6. Guardiã das Tradições (Rafael Cardoso/Aniela Rovani) 7. Flor no Cabelo (Rafael Cardoso/Gujo Teixeira) 8. Valerá (Rafael Cardoso) 9. Dia de Poesia (Rafael Cardoso/Gujo Teixeira) 10. Braços Abertos (Rafael Cardoso/Aniela Rovani)
Aniela Rovani – Voz (exceto faixa 3) Rafael Cardoso – Voz, violão e viola caipira Paulinho Leme – Piano (faixas 1, 2, 3 e 7); Acordeon (faixas 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9 e 10) Adriano Tonon – Percussão (faixas 1, 4, 5, 6, 8, 9 e 10) Rafael Beck – Flauta transversal (faixas 1, 2, 5, 6, 9 e 10) Ximba Uchyama – Contrabaixo (faixas 4, 5, 6, 8, 9, e 10) Mel Moraes e Douglas do Catira – Catira (participação especial faixa 6) Pedro Borguetti – Bombo Leguero (participação especial faixa 8) Arranjos e produção musical: Duo Música de Interior e Paulinho Leme Gravação e mixagem: Rafael Cardoso e Paulinho Leme Masterização: Ernani Napolitano Foto: Ary Jr. Capa: Aniela Rovani
MC Guimê, MC LON e MC Rodolfinho se unem e celebra o passado e o presente do funk
O projeto Donos da Cena reúne três ícones do funk em um espetáculo único. MC Guimê, MC LON e MC Rodolfinho dividem o palco em uma apresentação que conecta gerações, valoriza a história do gênero e celebra sucessos que marcaram época.
O encontro é um tributo à caminhada desses artistas e à força do funk, que segue crescendo e se reinventando.
“É uma celebração da nossa trajetória e da cultura que ajudamos a fortalecer”, afirma MC Guimê.
Para mais informações sigam nas redes sociais e fiquem ligados.
No próximo sábado, 18 de outubro, a cantora e compositora Bia Sá leva sua música para a Casa de Cultura Os Capoeira, na Vila Madalena
A Casa de Cultura Os Capoeira, espaço dedicado à valorização das manifestações culturais brasileiras, recebe no dia 18 de outubro (sábado) a cantora e compositora Bia Sá para uma Roda de Samba Reggae, apartir das 17h. A artista apresenta um repertório autoral que valoriza sua trajetória e reúne amigos e músicos que acompanham sua caminhada na música popular brasileira. INGRESSOS JÁ DISPONÍVEIS!
Filha de baianos, Bia Sá carrega nas origens a influência dos carnavais e festivais da Bahia, ambiente que despertou desde cedo seu interesse pela música e pela composição. Há 15 anos inserida no carnaval paulistano, a cantora se destaca por levar os ritmos do axé aos blocos e bailes com sua banda, mantendo viva a energia e a diversidade da música brasileira.
SERVIÇO @ Casa de Cultura Os Capoeira Evento: Roda de Samba Reggae com Bia Sá Horário: a partir das 17h Quando: dia 18 de outubro (sábado) Valor: a partir de R$ 50,00 Ingressos:Sympla Local: Casa de Cultura Os Capoeira Endereço:Rua Belmiro Braga, 186 – Vila Madalena, São Paulo
“Broken and Blind” está disponível em todas as principais plataformas de streaming e para compra, com o link disponível AQUI
O videoclipe oficial de “Broken and Blind” já está disponível no YouTube — link AQUI
O Black Label Society lançou seu mais novo single, “Broken and Blind”, via MNRK Heavy / Spinefarm Records. Este é o terceiro single da banda, precedido por “Lord Humungus” (2025) e “The Gallows” (2024), que fazem parte da preparação para o tão aguardado novo álbum do Black Label Society, previsto para o início de 2026. “Broken and Blind” está disponível em todas as principais plataformas de streaming digital, e o videoclipe oficial — dirigido pelo colaborador de longa data Justin Reich — pode ser assistido no YouTube.
“O que está acontecendo, galera? Aqui é o Zakk Wylde, do Black Label Society. Esta é uma nova música chamada ‘Broken and Blind’. A canção é sobre manteiga de amendoim e chocolate — e o que acontece quando você não tem nenhum dos dois. Minha alma fica despedaçada e eu fico cego de raiva se não tenho manteiga de amendoim e chocolate. Então é isso — uma nova música chamada ‘Broken and Blind’. Obrigado e tenham um ótimo dia.”
Crédito: Justin Reich
Black Label Society é formado por:
Zakk Wylde – Vocal, Guitarra Solo
John DeServio – Baixo, Vocais de Apoio
Jeff Fabb – Bateria
Dario Lorina – Guitarra Base, Vocais de Apoio
Sobre o Black Label Society: O Black Label Society foi fundado em Los Angeles, Califórnia, em 1998, por Zakk Wylde, lendário guitarrista, vocalista e compositor. Zakk também é conhecido por suas colaborações com Ozzy Osbourne, por seu projeto Zakk Sabbath, e por tocar guitarra em homenagem aos irmãos Abbott na Pantera’s Legacy Celebration Tour, desde 2022. O álbum de estreia da banda, Sonic Brew, foi lançado em 1998, seguido por Mafia (2005), um dos favoritos dos fãs, e Doom Crew Inc. (2021). Até o momento, o Black Label Society lançou onze álbuns de estúdio, dois álbuns ao vivo e um EP, com o décimo segundo álbum completo previsto para 2026.
Fundada no ano de 2016 por Nando Machado e Daniel Dystyler, a ForMusic é uma agência de marketing e promoção focada em projetos de música que conecta marcas, empresas, artistas e gravadoras de todo o mundo que querem ver o seu público crescer dentro do Brasil. Desde o início, ganhou destaque por trabalhar com as principais gravadoras e selos independentes do mercado, e hoje, representa artistas de nomes como Beggars Group, Domino Records, [PIAS], Nettwerk, Big Loud, entre muitas outras.