Connect with us

Saude

Dias mais frios aumentam o risco de doenças respiratórias

Published

on

Especialista dá dicas de como se proteger e prevenir as doenças típicas do inverno

O início do outono marca a chegada das temperaturas mais baixas em todo o país, especialmente nas regiões sul, onde a incidência do frio é maior. Junto às baixas temperaturas vêm a atenção redobrada com os vírus causadores de infecções respiratórias, como gripe, rinite, sinusite, asma, pneumonia e a própria COVID-19.

Segundo a médica otorrinolaringologista e especialista em saúde da família, Caroline Beal, a transmissão dessas doenças aumenta nesta época do ano devido à uma maior permanência em ambientes fechados, com pouca ventilação e ao ar estar mais seco, o que aumenta a concentração de poluentes na atmosfera. “Em ambientes fechados e com pouca ventilação, a circulação de microrganismos é maior, principalmente dos vírus respiratórios, pois ali eles encontram um ambiente favorável que possibilita que fiquem mais tempo no ar e caiam ainda ativos nas superfícies, contaminando assim muito mais pessoas”, conta a médica.

Caroline explica que as doenças mais comuns nesta época são o resfriado, a gripe, a sinusite, a rinite e a pneumonia. “Algumas pessoas confundem o resfriado com a gripe, mas a verdade é que são doenças diferentes. O resfriado tem menor gravidade e sintomas mais brandos, como espirros, nariz escorrendo e febre baixa; já a gripe tem um potencial maior e causa um quadro sistêmico com febre, mal estar, falta de apetite, dor no corpo, etc.”, conta especialista.

O frio também pode ser muito prejudicial para quem têm alguma doença crônica como rinite, asma e outras predisposições pulmonares, pois ele favorece o estreitamento brônquico, ocasionando uma piora na falta de ar e aumentando a possibilidade de infecções. “Recorrer a uma avaliação médica antes da chegada do frio intenso pode ser uma boa forma de prevenção, além disso as vacinas devem estar em dia. Também é muito importante estar atento a qualquer sintoma diferente e procurar um médico em caso de febre persistente”, conta a médica.

Formas comuns de contaminação no inverno e como se prevenir

Caroline reforça que, além dos ambientes fechados, outra forma de contaminação são as mãos, local que demanda uma atenção especial com a correta higienização. “No inverno é muito comum dar aquela preguiça de colocar as mãos na água fria, mas a higienização das mãos pode salvar vidas, pois evita a transmissão e a contaminação por vírus respiratórios e por doenças causadas por bactérias, fungos e outros vírus. A melhor forma é usando água e sabão e esfregando todas as partes das mãos como as palmas, dorso, espaço entre os dedos, unhas e os punhos”, conta a médica.

Além disso, Caroline orienta muita atenção à hidratação, à alimentação, à manutenção de atividades físicas regulares e ao uso de roupas adequadas nessa época do ano. “A prevenção é sempre a melhor solução. Um corpo hidratado e forte tem muito menos predisposição de contrair doenças, já um corpo frágil pode desenvolver uma imunidade mais baixa e facilitar o acesso dos vírus respiratórios ao organismo. Por isso é extremamente importante se manter hidratado, ingerindo muita água, sucos e chás e priorizar uma alimentação saudável com frutas, legumes, verduras e proteínas. Vale ressaltar que altos níveis de estresse também diminuem o sistema de defesa, portanto, manter as atividades físicas em dia, assim como ter períodos de descanso frequentes, são atitudes essenciais para evitar contrair doenças nesse período”, finaliza a médica.

Dicas para evitar doenças respiratórias durante o frio:

  • Mantenha os ambientes arejados e evite aglomerações

  • Lave as mãos com frequência

  • Esteja com as vacinas em dia

  • Mantenha o organismo hidratado e se alimente de forma saudável

  • Evite fumar ou se expor a ambientes com muita poeira ou fumaça

  • Deixe os ambientes aquecidos, mantendo a umidade adequada

  • Utilize roupas apropriadas e quentinhas

  • Mantenha hábitos saudáveis como tempo de sono adequado e a prática de exercícios físico

Continue Reading
Advertisement

Saude

Volta às aulas: gripes e resfriados são os grandes vilões das crianças nessa época do ano, como se prevenir?

Published

on

Melhorar a imunidade das crianças é essencial nesse período, e os ativos naturais ajudam nesse processo

A volta às aulas sempre preocupa os pais, pois é muito comum as crianças ficarem gripadas ou febris, nesse retorno. Isso geralmente acontece quando a imunidade dos pequenos está baixa, desencadeando um quadro viral na turma toda. Sem contar que quando uma criança adoece ela mobiliza todos, podendo até transmitir para os outros familiares.

Para evitar essa situação, a melhor atitude é fortalecer o sistema imunológico da criança, de preferência algumas semanas antes de iniciar as aulas. Essa imunização pode ser feita com a utilização de ativos como: aminoácidos, vitaminas, antioxidantes e ácidos graxos.

A farmacêutica, Sintia Martins, da rede A Fórmula, explica que os pais devem oferecer aos filhos, sempre com a orientação de um médico, vitaminas como a C, que ajudam na prevenção do resfriado comum, e o ácido graxo, que é uma ótima fonte de energia.

“Quando as crianças consomem esses ativos, preventivamente, é certo que o risco de gripe é bem menor, e se isso acontecer, os sintomas são brandos”, explica a farmacêutica.

Outros fatores implicam a baixa imunidade das crianças. A falta de sono, o estresse, que pode ser causado pela mudança de escola ou por ser a primeira experiência escolar, intestino preso, entre outros. Segundo Sintia, as fórmulas são ideais para essa prevenção, pois, vão repor exatamente o que a criança precisa, na medida exata.

“As formulações, além de oferecer o que de fato precisa ser reposto no sistema das crianças, têm a grande vantagem de poder ser manipulada em vários formatos, tirando aquela característica de remédio que as crianças costumam rejeitar”, explica Sintia.

A Rede a Fórmula, pode fazer qualquer medicação em forma de bala de goma, pirulito, strip oral (lâmina que é colocada na boca e não precisa de água) e até mesmo chocolate. Com essas opções os pais conseguem ministrar as vitaminas e remédios com mais calma e com a melhor aceitação da criança.

Sintia ainda explica que o quadro de adoecimento acontece porque com a volta das férias as crianças estão com uma “flora bacteriana” nova, sem contar que nesse período os pais costumam ser menos rigorosos com a alimentação, afetando também a rotina. Mas, a grande notícia é que as crianças vão adquirindo anticorpos e esse quadro de adoecimentos melhora com o tempo.

“Manter a carteira de vacinação em dia, prolongar a amamentação o máximo possível, manter uma alimentação equilibrada e rica em nutrientes. Além dos hábitos de higiene pessoal e coletiva, banhos de sol diários e prática de atividades físicas são algumas ações bastante eficientes”, finaliza Sintia.

Continue Reading

Saude

Renata Horn: Restaurando Sorrisos e Autoestima com Excelência em Implantodontia

Published

on

Restaurando Autoestima: Explore como as intervenções de Renata têm impactado positivamente a autoestima de seus pacientes

No cenário da odontologia, a mestra em implantodontia Renata Horn se destaca não apenas por sua expertise clínica, mas principalmente pela forma como suas técnicas inovadoras têm transformado vidas, devolvendo não apenas a saúde bucal, mas também a autoestima e a confiança em sorrir novamente.

Além de sua vasta experiência como mestra e doutoranda em implantodontia, Renata está atualmente dedicando-se ao seu doutorado na área, buscando aprimorar ainda mais seus conhecimentos e contribuir para o avanço científico nesse campo tão importante da odontologia.

Com uma carreira dedicada ao estudo e aprimoramento das mais avançadas técnicas de reposicionamento labial e recobrimento radicular, Renata Horn tem sido uma verdadeira especialista na arte de restaurar sorrisos e transformar vidas.

Para Renata Horn, cada sorriso é único e merece ser tratado com a mais alta qualidade e atenção aos detalhes. Seu compromisso em proporcionar não apenas tratamentos odontológicos, mas sim experiências transformadoras, tem sido a chave para o sucesso de seus procedimentos. Em sua clínica, Renata não apenas realiza procedimentos cirúrgicos de alta complexidade, mas também oferece um ambiente acolhedor e empático, onde os pacientes se sentem confortáveis e confiantes para compartilhar suas preocupações e expectativas.

Os resultados de seu trabalho vão muito além dos sorrisos transformados. Para muitos pacientes, a experiência de passar por um tratamento com Renata Horn é o início de uma jornada de redescoberta da própria autoestima e confiança. Depoimentos de pacientes que passaram pelas mãos habilidosas de Renata são unânimes em destacar não apenas a excelência técnica de seu trabalho, mas também o cuidado e a atenção dedicados a cada caso.

Para Renata Horn, o maior reconhecimento de seu trabalho está nos sorrisos renovados e na felicidade de seus pacientes ao recuperarem a capacidade de sorrir sem medo ou insegurança. Assim, Renata Horn se consolida não apenas como uma mestra em implantodontia, mas também como uma verdadeira artista na restauração de sorrisos e na promoção da autoestima e da confiança de seus pacientes.

Para mais informações entre em contato:

Agência: SEO NOTÍCIAS  @googlenoticias

Whats app: +55 44 3200-1392

Continue Reading

Saude

Mês de combate ao câncer: médico patologista é o responsável pelo diagnóstico

Published

on

Sociedade Brasileira de Patologia alerta para a carência de profissionais dessa área no Brasil, o que pode prejudicar a efetividade do tratamento e o diagnóstico precoce dos pacientes oncológicos 

Em fevereiro, reconhecido mundialmente como o mês de combate ao câncer, a Sociedade Brasileira de Patologia (SBP) alerta a sociedade civil, comunidade científica e poder público sobre o impacto da baixa disponibilidade de médicos patologistas no diagnóstico precoce da doença. Segundo a entidade, a falta desses profissionais no Brasil ameaça o rastreamento de todos os tipos de câncer, como os de próstata, mama, pele, cólon e reto, colo do útero, cavidade oral e pulmão, além de diversas outras doenças. Quanto mais rápido for feito o diagnóstico, maiores as chances de cura. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), cerca de 80% das crianças e adolescentes acometidos pela doença, por exemplo, podem ser curados se diagnosticados e tratados precocemente.

Segundo o relatório “Demografia médica no Brasil”, feito pela Faculdade de Medicina da USP, os patologistas no Brasil correspondem a 0,8% dos médicos especialistas no País. Atualmente, o Brasil conta com apenas 1,79 médico patologista para cada 100 mil habitantes, quando o ideal seria uma proporção de seis patologistas para cada 100 mil habitantes, de acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde).

O patologista analisa tecidos retirados por biópsia ou removidos em cirurgia para fazer o diagnóstico preciso de um câncer — sendo esse passo essencial para sinalizar a escolha do melhor tratamento e para a cura em cada caso. Também é o patologista que classifica os tumores como benignos ou malignos, qual o seu subtipo e em que estágio de evolução se encontra.

O diagnóstico precoce de câncer tem estado em evidência por conta da divulgação de casos em pessoas famosas — que, ao revelarem sua condição, acabam contribuindo para os esforços de identificação dos tumores malignos, os tratamentos e as eventuais curas. Casos recentes, como o da influenciadora Fabiana Justus, filha do publicitário Roberto Justus (diagnosticada com leucemia mieloide aguda), e o do Rei Charles (diagnosticado com um câncer por ora não detalhado pela coroa britânica), chamam a atenção das pessoas para a maior conscientização sobre os sintomas e os fatores de risco das doenças, além de ressaltar a necessidade de um diagnóstico oncológico precoce — o que passa necessariamente pelo trabalho dos patologistas.

“Em uma equipe multidisciplinar para tratamento de câncer formada, por exemplo, por ginecologistas, oncologistas, hematologistas e urologistas, é o patologista quem conduz a investigação diagnóstica para determinar se o paciente passará por quimioterapia, radioterapia ou imunoterapia. É ele que vai dizer se o câncer é mais ou menos agressivo e estimar as chances de cura”, explica o presidente da SBP, Dr. Clóvis Klock. “A jornada oncológica começa sempre com o patologista e dele depende para ser bem-sucedida”, completa.

Além da carência de médicos patologistas, a SBP menciona a reduzida cobertura dos procedimentos pelo SUS e a remuneração pouco atrativa desses profissionais em relação aos seus pares de outras especialidades como fatores que levam a uma demora no diagnóstico oncológico. “A baixa remuneração acaba impedindo que os procedimentos sejam ofertados com qualidade, já que o SUS muitas vezes não cobre sequer os custos de equipamentos e materiais básicos”, destaca o presidente da SBP. Outro obstáculo é a idade média dos profissionais, superior a 50 anos. “Estamos sobrecarregados e não temos substitutos”, acrescenta.

No fim de 2022, a SBP encaminhou ao Ministério da Saúde um ofício solicitando alterações nos parâmetros de codificação e remuneração do SUS para a Patologia. Segundo o documento, a defasagem dos valores chega a seis anos, decorrente de um hiato de 13 anos sem reajustes.

Continue Reading

Leia Tambem

Famosos19 horas ago

Após brilhar no Carnaval, Anselmo Gonçalves curte navio da Xuxa

Após um período de muito trabalho no Carnaval, o empresário Anselmo Gonçalves, um dos principais nomes do ABC Paulista, foi...

Famosos21 horas ago

A história de sucesso do Rei Artur: Do autossacrifício à conexão com o propósito

Artur Fernando Sakovic Pereira, conhecido como Rei Artur, já carregava consigo uma energia peculiar e uma vontade genuína de se...

Famosos21 horas ago

De Alagoas Para o Mundo: Maria Clara Santana é a Top Model of Brazil 2024

Sob a coordenação de Rafael Lemos, o diretor nacional, o evento realizado em Goiânia se destacou pela presença de Debora...

Famosos4 dias ago

Megahista das famosas faz transição da carreira pra se dedicar a ministrar cursos do método de mega hair Micro Emborrachada

A consagrada especialista em beleza capilar, Eliana Martins, cuja técnica revolucionária de mega micro emborrachada conquistou uma vasta legião de...

Famosos5 dias ago

Fernanda Campos: A Modelo no Epicentro do Furacão Messi

A esfera do futebol internacional é novamente sacudida por rumores e escândalos, desta vez envolvendo a modelo brasileira Fernanda Campos....

Famosos5 dias ago

Celebridades como Luiz Bacci e Regina Nunes se unem como embaixadores da maior feira de adoção pet de São Paulo, com apoio cultural do Grupo E Social

No próximo domingo, dia 25 de fevereiro, a cidade de São Paulo será palco de um evento de grande importância...

Famosos5 dias ago

Renomado advogado tributarista Luís Carlos Ferreira dos Santos Junior, sua noiva Denise Alquimim e o Presidente e CEO da Gucci, Federico Turconi

Luís Carlos Ferreira dos Santos Junior e sua noiva, Denise Alquimim, recentemente participaram de um evento marcante, compartilhando sua experiência...

Famosos5 dias ago

Quem é Sarah Estanislau? a Influencer que viralizou revelando o faturamento de Meio Milhão de reais mensais no Only Fans

Sarah é conhecida no TikTok e Instagram por vídeos de dança e por posar com trajes de banho. Ela também...

Famosos7 dias ago

Regina Nunes primeira dama da cidade de São Paulo Brilha como Madrinha das Causas Sociais no Desfile da Gaviões da Fiel

No coração da celebração carnavalesca de São Paulo, a Gaviões da Fiel surpreendeu o público com um desfile repleto de...

Famosos7 dias ago

Sétima edição do Festival Ilumina Zona Oeste celebra aniversário do Rio com programação diversificada e shows de Tati Quebra Barraco, Bob Rum e outros artistas da região

Evento gratuito acontece entre os dias 01 e 03 de março na Areninha Gilberto Gil, em Realengo, e no Museu...

Famosos1 semana ago

Influenciador Viral: Descubra o segredo do crescimento explosivo de Byel nas redes sociais

Gabriel de Sousa das Dores, mais conhecido como Byel, está conquistando cada vez mais espaço e reconhecimento no cenário digital...

Famosos1 semana ago

Yasmim Monteiro: Celebrando o Sucesso de uma das Maiores Influenciadoras do Rio de Janeiro

Rio de Janeiro: O Local da Celebração da Vida de Yasmim Monteiro No próximo dia 24 de fevereiro, a Cidade...

Famosos2 semanas ago

Miss Jataí busca título de miss Goiás 2024

Miss Jataí, Mirthes Almeida, natural da encantadora cidade de Jataí, em Goiás, está imersa na jornada acadêmica, dedicando-se ao curso...

Famosos2 semanas ago

Messi e Fernanda: Um Encontro Inesperado nos Bastidores do Futebol

A notícia que está agitando o mundo esportivo é a reaproximação entre o astro do futebol, Lionel Messi, e a...

Famosos2 semanas ago

Mirela Birnfeld, musa da bateria Pegada da Coruja celebra campeonato da Milênio

A advogada matogrossense, Mirela Birnfeld Leite, brilhou na passarela do samba, na madrugada de domingo com a fantasia “Caminhos da...

Famosos2 semanas ago

Quem é o jovem Thiago Silva: A história de superação que é destaque internacional

De Santa Catarina para o mundo, a história de Thiago Silva dos Santos é um testemunho poderoso de resiliência e...

Famosos2 semanas ago

Celebridades mirins aproveitam a terça-feira de Carnaval no camarotinho Rio Praia

Espaço foi reservado para atividades lúdicas e integrativas pensadas para os sambistas mirins que viveram uma experiência singular no dia...

Famosos2 semanas ago

Influencer e empresária Carolina Montemor vai para Miami para o TikTok LiveFest Global

Carolina Montemor esteve presente no TikTok Live Fest Global, que aconteceu em Miami no dia 02, a cerimônia foi apresentada...

Famosos2 semanas ago

Nando Cunha e Isabel Fillardis marcam presença em camarote de Roginho

No primeiro dia de folia do Carnaval, os atores Nando Cunha e Isabel Fillardis não perderam a oportunidade de curtir...

Famosos2 semanas ago

Erika Schneider comemora aniversário em camarote na Sapucaí

A musa do Carnaval do King, Erika Schneider, foi recebida com muito carinho no camarote do Roginho do Ouro, neste...

Advertisement 300x250 Genérico

Trending

Copyright © MoneyFlash - Todos os Direitos Reservados.