Connect with us

Business

Desemprego a 8,6%: saiba como ganhar renda extra no Mercado Livre

Published

on

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) o desemprego no Brasil cresceu entre dezembro de 2022 e fevereiro de 2023. De acordo com o levantamento, a taxa de desocupação chegou a 8,6% e atingiu 9,2 milhões de pessoas. Em paralelo a esse cenário, uma pesquisa realizada pelo Instituo Real Tome Big Data mostrou que 48% dos entrevistados buscam uma renda extra para lidar com as despesas mensais. Sem oportunidade de trabalho ou investimento inicial para um pequeno negócio, muitos brasileiros buscam na internet uma chance de sair do vermelho.

E é exatamente isso que o especialista em marketplace Alex Moro ensina para os seus mais de 17 mil alunos espalhados pelo Brasil afora. O santista, que começou a empreender como ambulante e sacoleiro, de porta em porta, hoje é uma das maiores referências no assunto no Brasil, e explica como o e-commerce pode abrir portas para quem está desempregado ou precisando complementar a renda familiar. “Hoje o Mercado Livre atinge todos os públicos, não importa se você é um lojista que quer ampliar a área de atuação do seu negócio e potencializar as vendas do seu espaço físico, se você está desempregado ou se precisa fazer uma renda extra para a família. A plataforma oferece oportunidade para todos, possibilitando até mesmo a venda de produtos usados, para quem ainda não tem capital para investir na primeira leva de produtos”, comenta.

Com o boom do Mercado Livre nos últimos anos, e o sucesso de pequenos usuários com vendas pela plataforma, é natural que muitos brasileiros tenham interesse em aprender a como ganhar dinheiro no Mercado Livre, afinal, trata-se de um dos maiores do Brasil e da América Latina. Não à toa, a receita do marketplace totalizou US$ 2,69 bilhões, entre julho e setembro de 2022, um aumento de 44% na comparação anual e 3,5% em relação ao trimestre imediatamente anterior. A plataforma ainda opera em 18 países e reúne milhões de vendedores e compradores a partir de mais de 60 milhões de ofertas de produtos, de acordo com informações divulgadas pelo próprio site.

E para quem busca um complemento da renda ou quer potencializar suas vendas on-line, vale aproveitar o momento de expansão da plataforma para montar a sua própria loja no e-commerce. Contudo, se engana quem pensa que é preciso um investimento inicial alto para começar do zero. Segundo o especialista Alex Moro, que também é influencer oficial do Mercado Livre e Consultor Certificado Platinum, é possível empreender em 2023 sem capital ou estoque, com custo zero e apenas conhecimento e estratégia no segmento. “Se você tem produtos na sua casa que não estão mais em uso, eles serão úteis para outra pessoa e ainda vão te gerar renda. Com base nessa estratégia, além de ajudar outra pessoa a adquirir aquele produto em condições mais acessíveis, o empreendedor ainda começa sua loja on-line sem investimento inicial”, argumenta.

Mercado Pago e Mercado Envios:

Ainda segundo Moro, para que um lojista ser bem-sucedido comercializando em marketplaces, é preciso que ele invista em gestão financeira e em uma logística bem executada. Pensando nisso, o próprio Mercado Livre criou o Mercado Envios e o Mercado Pago a fim de auxiliar os vendedores com os pagamentos e os envios das mercadorias. “Na plataforma, você consegue ter uma loja com a sua identidade visual e ainda usar as funcionalidades do grupo, como o Mercado Pago, a maquininha de cartão que é oferecida por eles; e a conta digital, que o cliente usa e o vendedor pode receber por meio de uma linha de crédito. Já o Mercado Envios contribui com os vendedores na parte logística das vendas, assegurando o preço do frete e a segurança do reembolso em caso de extravios ou perdas”, explica Moro.

Anúncios:

No marketplace, outro ponto crucial para gerar vendas é saber fazer um anúncio assertivo. Nesse ponto, Alex orienta quem está começando a investir em palavras-chave relevantes nos títulos, fotos em alta resolução, uma descrição bem trabalhada, além de preencher todos os dados na ficha técnica e o que mais for solicitado pelo marketplace.

“Crie iscas para diversos públicos, diferentes benefícios, características de produto e analise o anúncio que melhor performa. Saber mexer com o algoritmo do canal de venda irá te beneficiar ainda mais. Eu desvendei mais de 30 características do algoritmo do Mercado Livre, que consistem em práticas estratégicas dentro da plataforma que ajudam a agregar no crescimento. Uma dica para “mexer” com o algoritmo, estreitar o seu vínculo com o marketplace e ser um excelente vendedor é não fazer “esqueminhas” para vender enviando links do anúncio para amigos. Com isso, você pode ser bloqueado pelo algoritmo imediatamente. Em vez disso, use cada vez mais os serviços disponibilizados pelo marketplace, faça kits de produtos, invista em vídeos e siga sempre às regras estipuladas pelo canal de venda”, alerta Moro.

Ainda segundo o especialista, todos os players são válidos e devem ser estudados e utilizados pelos vendedores, mas uma das vantagens do Mercado Livre é o direcionamento que a plataforma oferece para os lojistas digitais. “Ele é um dos poucos e-commerce que pensa e desenvolve soluções pensadas para os vendedores e não somente para o consumidor final. O objetivo deles é oferecer uma experiência melhor para o lojista, o que, consequentemente, também resultará em uma experiência melhor para o cliente da ponta, por isso costuma ser a primeira plataforma que eu indico para quem está começando nesse universo das vendas on-line via marketplace”, explica Alex Moro.

Sobre Alex Moro:

Alex Moro é um dos pioneiros na especialização de vendas por meio de marketplace no Brasil. À frente da 1ª escola on-line voltada para vendas nesse segmento, o santista já educou mais de 17 mil alunos diretos e mais de 500 mil pessoas por todo o país e hoje é considerado um dos especialistas mais renomados nesse mercado. Além de empreendedor na área, Moro também é Influencer Oficial do Mercado Livre e Consultor Certificado Platinum parceiro Oficial Amazon, Consultor Certificado Platinum do Mercado Livre e parceiro da Magazine Luiza, principais canais de vendas do mercado de e-commerce do Brasil.

Continue Reading
Advertisement

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Business

Eficiência x Eficácia Operacional: Um Desafio que Muitas Empresas Ainda Enfrentam

Published

on

MANOEL LINS –Manoel Lins - Sócio da Auddas e tem mais de 25 anos de experiência em Planejamento Estratégico. É Administrador de empresas, com pós-graduação em Marketing, possui MBA em Gestão Empresarial, Formação em Estratégia e Finanças em Harvard, Mestrado em Estratégia

Em diagnósticos estratégicos realizados em diversas organizações tem sido observado um padrão preocupante: a dificuldade de gestores e equipes em compreender a diferença entre eficiência e eficácia operacional. Muitos acreditam que ser eficiente, isto é, utilizar recursos de maneira otimizada. automaticamente se traduz em bons resultados. No entanto, essa percepção simplista oculta uma realidade complexa, onde eficiência e eficácia, embora intimamente relacionadas, possuem impactos distintos na performance e no sucesso organizacional.
O problema central ocorre quando a empresa, focada apenas na eficiência, otimiza processos que não contribuem para alcançar os objetivos estratégicos. Pode-se, por exemplo, executar tarefas com excelência e economia, mas sem entregar valor real ao cliente ou cumprir as metas essenciais da organização.
Por outro lado, atingir resultados sem considerar a eficiência pode levar a custos elevados, desperdício de recursos e uma operação desequilibrada, comprometendo a sustentabilidade do negócio a longo prazo.
Essa confusão conceitual não é apenas um detalhe técnico; ela enraíza-se na cultura empresarial, tornando-se um obstáculo invisível que naturaliza práticas ineficazes e limita o crescimento consistente e lucrativo. Processos eficientes, mas desalinhados com o propósito, acabam por minar a competitividade da empresa, enquanto a falta de eficiência pode corroer margens e esgotar capacidades.
A solução está na educação clara e objetiva sobre o significado e a aplicação prática desses conceitos. Eficiência é fazer o melhor uso possível dos recursos, tempo, dinheiro, esforço, com o menor desperdício. Já eficácia é a capacidade de alcançar o resultado desejado, entregando valor ao cliente e cumprindo as metas da empresa.
Mais do que conceitual, essa distinção precisa ser vivenciada na prática. Exercícios diagnósticos que identifiquem onde a empresa é apenas eficiente, onde é apenas eficaz e, idealmente, onde consegue unir ambos, são essenciais para o redesenho de processos e estratégias. O objetivo é transformar a operação, garantindo que cada ação contribua para o desempenho máximo com o menor custo possível.
Integrar eficiência e eficácia não é apenas um diferencial competitivo, mas uma condição fundamental para a sustentabilidade e resiliência organizacional diante dos desafios do mercado atual. Empresas que dominam essa combinação estão preparadas para inovar, crescer e se manter relevantes, entregando resultados consistentes que beneficiam clientes, colaboradores e acionistas.
Desmistificar e aplicar corretamente esses conceitos é um passo decisivo para que as organizações transcendam a simples otimização e alcancem o verdadeiro sucesso operacional.

Continue Reading

Business

Sindialimentos reúne associados em almoço de negócios com a Casa dos Ventos

Published

on

O Sindialimentos promoveu mais um encontro estratégico de aproximação entre empresas e associados, reforçando seu papel como espaço de diálogo e geração de oportunidades para o setor. O almoço de negócios, realizado na sexta-feira, 26 de setembro, no restaurante Coco Bambu, contou com a participação especial da equipe da Casa dos Ventos, representada por Bruna Magi, Gerente Comercial, e Henrique Diógenes, Gerente de Data Analytics.

Durante a ocasião, a Casa dos Ventos apresentou suas estratégias e projetos, destacando iniciativas que combinam inovação tecnológica, uso de inteligência artificial e gestão eficiente de energia. As soluções demonstraram como a integração entre diferentes setores pode impulsionar ganhos de competitividade e sustentabilidade para a indústria alimentícia.

Segundo o presidente do Sindialimentos, Isaac Bley, o encontro reflete a missão da entidade em criar conexões relevantes e duradouras para seus associados: “Momentos como este reforçam a importância do Sindialimentos como ponte entre empresas, conhecimento e oportunidades. Ao abrir espaço para parceiros estratégicos como a Casa dos Ventos, mostramos aos nossos associados caminhos reais para avançar com responsabilidade, eficiência e inovação.”

Para Bruna Magi, a parceria com o Sindialimentos abre novas perspectivas de colaboração: “Nosso compromisso é apresentar soluções que realmente façam diferença no dia a dia dos negócios. Encontros como este são fundamentais para mostrar como a energia pode ser um vetor de eficiência e competitividade para o setor alimentício.”

Já Henrique Diógenes destacou o papel da tecnologia e da análise de dados na transformação do setor: “A inteligência artificial e o uso estratégico de dados permitem que empresas sejam mais assertivas na gestão de energia. Essa visão integrada é o que garante sustentabilidade e resultados de longo prazo.”

Os participantes tiveram a oportunidade de compreender de que forma essas soluções podem impactar diretamente seus negócios, ampliando a visão sobre sustentabilidade e eficiência no setor produtivo.

O evento consolidou mais uma ação do Sindialimentos no fortalecimento de sua rede de associados e no compromisso com o desenvolvimento da indústria alimentícia no Ceará.

Continue Reading

Business

Paschoalotto é reconhecida entre os melhores lugares para pessoas LGBTQIA+ trabalharem no Brasil

Published

on

Créditos da foto: Divulgação

A Paschoalotto recebeu a certificação de um dos “Melhores Lugares para Pessoas LGBTQIA+ Trabalharem” no Brasil, reconhecimento concedido pela Human Rights Campaign Foundation, em parceria com o Instituto Mais Diversidade e o Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+, por meio do relatório Equidade BR 2025. O título reforça o compromisso da empresa com a construção de um ambiente de trabalho diverso, acolhedor e livre de discriminação.

A certificação faz parte da metodologia do Programa Global de Equidade no Trabalho, que avalia políticas corporativas de inclusão e direitos LGBTQIAPN+ em diversos países. No Brasil, o Equidade BR é considerado uma das principais referências em boas práticas empresariais voltadas à diversidade. As organizações que recebem o selo são avaliadas em critérios como políticas de igualdade de oportunidades, benefícios inclusivos, representatividade interna, ações afirmativas e engajamento público na pauta da diversidade.

Ser reconhecida entre as empresas mais inclusivas do país é um marco importante para a Paschoalotto, que há anos investe em políticas de diversidade e inclusão. A companhia se destaca por iniciativas voltadas à equidade e ao respeito, como o uso do Crachá Social, que assegura o direito ao nome social de colaboradores trans e travestis, e a parceria com o TransEmpregos, que apoia a empregabilidade de pessoas trans no mercado formal. Além disso, a empresa promove campanhas educativas e rodas de conversa sobre diversidade, conduzidas pelo Comitê de Diversidade e Inclusão, fortalecendo a conscientização e o diálogo entre equipes.

O reconhecimento também reflete os resultados do Censo de Diversidade da Paschoalotto, que apontou que 24% dos colaboradores se identificam como LGBTQIAPN+. Esse dado demonstra que a empresa tem conseguido avançar em representatividade e criar um ambiente onde cada pessoa possa expressar sua identidade com segurança e respeito.

Créditos da foto: Divulgação
Créditos da foto: Divulgação

De acordo com a direção da Paschoalotto, essa conquista simboliza o compromisso diário da empresa em promover uma cultura corporativa cada vez mais inclusiva. “Receber essa certificação é motivo de orgulho para todos nós. Ela valida nosso esforço contínuo em garantir um ambiente onde cada colaborador possa ser quem é, sem barreiras ou preconceitos. A diversidade é um dos pilares que sustentam a nossa cultura e impulsionam a inovação dentro da empresa”, destaca a direção da empresa.

Continue Reading

Leia Tambem

Famosos5 dias ago

O casal que gravava seus próprios rolês e pegações e transformou em carreira no Close Fans

O que para muitos era apenas diversão virou fonte lucrativa para o casal Kaliente. Sempre animados em baladas, festas e...

Créditos da foto: Divulgação Créditos da foto: Divulgação
Eventos6 dias ago

Tangram Personalizados marca presença na festa de lançamento do CT do Santos com Neymar e elenco alvinegro

A Tangram Personalizados, especialista em criar itens exclusivos para eventos e empresas, esteve entre os patrocinadores da festa de reinauguração...

Famosos1 semana ago

Primeira-dama Regina Nunes é homenageada pelo Corinthians em visita do presidente Osmar Stabile à Prefeitura de São Paulo

O prefeito Ricardo Nunes recebeu o presidente do Corinthians, que entregou uma camisa oficial personalizada com o nome de Regina...

Créditos da foto: Divulgação Créditos da foto: Divulgação
Eventos1 semana ago

RR Pescados patrocina festa de lançamento do CT do Santos com menu especial de frutos do mar e presença de Neymar e elenco santista

A RR Pescados, empresa referência na distribuição de pescados e frutos do mar no Rio de Janeiro, esteve entre os...

Famosos2 semanas ago

Elir Andrade marca presença em grandes eventos: de Jaguariúna ao Caldas Country

O renomado relações-públicas Elir Andrade segue consolidando sua presença nos principais eventos do país. No último final de semana, ele...

Famosos2 semanas ago

Mc Rodolfinho conquista Record News e dispara audiência nacional e internacional

O fenômeno do funk brasileiro, Mc Rodolfinho, foi o grande destaque no programa “Tô Aqui com Juliana Herc”, exibido pela...

Famosos2 semanas ago

Mc J Mito dispara audiência na Record News

Nova revelação do funk movimenta o programa “Tô Aqui com Juliana Herc” e ultrapassa concorrentes na TV A nova sensação...

Famosos2 semanas ago

Jéssica Sensitiva ensina ritual inédito de proteção espiritual no quadro Pod Sentir, Karen?

Um passo simples para blindar sua energia todos os dias Foi ao ar ontem mais um episódio do quadro Pod...

Famosos2 semanas ago

Ester Muniz se destaca como uma das maiores estrelas do conteúdo adulto e está quase alcançando o topo em 2025

Ester Muniz vem conquistando seu espaço como uma das mais conceituadas e respeitadas musas e modelos do conteúdo adulto. Em...

Famosos4 semanas ago

Após gravação de conteúdo adulto, Ester Muniz é hospitalizada

Influenciadora sofreu pequena fissura durante filmagem, mas já se recupera bem e deve voltar ao trabalho em breve A influenciadora...

Famosos4 semanas ago

Do interior da Paraíba ao mundo: a virada na vida de Luanna Xavier

Luanna Xavier tem apenas 26 anos, mas já acumula mais de uma década de história na internet. Nascida em Cajazeiras,...

Famosos4 semanas ago

Sem limites! Israel Novaes causa alvoroço na web ao postar foto só de toalha

Cantor sertanejo publicou clique ousado em frente ao espelho nesta terça-feira (16/9) O cantor Israel Novaes movimentou as redes sociais...

Famosos4 semanas ago

Tayenne Barros: A Narizinho que Encanta Goiás com Arte, Comunicação e Carisma

Do interior de Minas aos holofotes da capital goiana, Tayenne constrói uma carreira que une teatro, arquitetura e entrevistas que...

Entretenimento4 semanas ago

Dr. Raphael Marques: o advogado dos famosos e da nova geração de influenciadores

Reconhecido como um dos nomes em ascensão na advocacia brasileira, Dr. Raphael Marques tem se destacado pela atuação junto a influenciadores digitais,...

Famosos1 mês ago

Jade Seba conquista mais um resultado de destaque na JK Estética Avançada

Rio de Janeiro recebe procedimento inovador que alia tecnologia, personalização e segurança em cirurgia plástica A influenciadora Jade Seba acaba...

Famosos1 mês ago

Simony brilha no stand da AnyLovy durante a Beauty Fair

Presença da cantora reforça a mensagem da marca: incentivar as nail designers a “voarem alto” em suas carreiras A cantora...

Famosos1 mês ago

“Foi babado”, diz Bruxo John Alex sobre clipe com MC Pipokinha em ritual polêmico

O nome de MC Pipokinha voltou a movimentar a internet após surgir em um vídeo ao lado do Bruxo John...

Famosos1 mês ago

Tayenne Barros: A Narizinho que Encanta Goiás com Arte, Comunicação e Carisma

Do interior de Minas aos holofotes da capital goiana, Tayenne constrói uma carreira que une teatro, arquitetura e entrevistas que...

Famosos1 mês ago

Gusttavo Lima surpreende e chama Os Caras do Arrocha em show em Goiânia

“Embaixador Classic” de Gusttavo Lima, foi palco de uma noite histórica no último sábado. O anfitrião surpreendeu o público ao...

Famosos1 mês ago

Elir Andrade aposta em protocolo exclusivo com o renomado Dr. Fernando Garbi

O RP das celebridades, Elir Andrade, acaba de investir em um dos procedimentos estéticos mais desejados do momento com o...

Advertisement 300x250 Genérico

Trending

Copyright © MoneyFlash - Todos os Direitos Reservados.