Business
De país do futuro a potência global: estudo aponta caminhos para um novo ideal de Brasil
Published
2 meses agoon

Pesquisadores e lideranças entrevistadas consideram a COP30 um marco fundamental para redefinir o papel do Brasil na governança climática e nas relações internacionais.
O Brasil já tem o que precisa para ocupar um lugar de potência socioambiental e agente de diálogo global. Esse é o principal apontamento do estudo “O Brasil que o Brasil quer ser”, encomendado pelo Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável (CDESS), composto por lideranças da sociedade civil. O estudo reúne as vozes de 90 lideranças e pesquisadores e mais de 3.000 brasileiros de diferentes regiões do país para compreender como o Brasil se enxerga e quais caminhos pode seguir para construir um futuro mais coeso e influente nos cenários nacional e internacional.
Uma nova narrativa para o Brasil
A esperança segue sendo um sentimento predominante entre os brasileiros. No entanto, o estudo revela uma transformação significativa nesse sentimento. Se antes essa esperança estava atrelada a um futuro idealizado — uma espera constante pelo momento em que “o Brasil finalmente dará certo” — agora cresce a consciência de que o país já tem o que o mundo precisa.
Essa mudança de percepção desafia o “complexo de vira-lata”, que por décadas reforçou a ideia de que o Brasil era um país atrasado e limitado por suas dificuldades estruturais. O estudo aponta que essa visão limitante tem raízes profundas em três fatores principais: a imagem global do Brasil associada quase exclusivamente à diversão e aventura; a persistência das mazelas históricas que, embora devam ser enfrentadas, não precisam definir o futuro do país; e a polarização política recente, que dificulta um consenso sobre um projeto nacional compartilhado.
“O Brasil tem a chance de redefinir sua trajetória e assumir um papel de protagonismo global. O estudo mostra que é hora de deixarmos de lado a visão de país eternamente promissor e começarmos a agir como a potência que já somos”, destaca Lourenço Bustani, fundador da Mandalah e coordenador do grupo de trabalho responsável pela condução do estudo.
Agora, ao invés de projetar um futuro incerto, a percepção coletiva aponta que a vocação, o território, a natureza, a diversidade cultural e a história do Brasil são a própria esperança para um mundo em transformação. “A construção do Brasil passa pela valorização da nossa diversidade. Precisamos contar nossa história de forma mais estruturada e mostrar que o Brasil é um país que gera impacto global”, afirma Débora Emm, fundadora da Inesplorato e integrante do grupo de trabalho responsável pela condução do estudo.
Outro ponto de destaque do estudo é a identidade simbólica do país. Pela primeira vez, a Amazônia aparece como o principal símbolo da identidade brasileira, superando o Rio de Janeiro. Esse dado reflete a crescente consciência nacional e internacional sobre o papel central do Brasil na agenda ambiental e no desenvolvimento sustentável.
A mudança interna de narrativa também é um caminho crucial para mudar a percepção do mundo sobre o país. O Brasil ainda é visto lá fora como um país acolhedor e vibrante, porém pouco associado a atributos de inovação, governança e desenvolvimento sustentável. A pesquisa revela que essa percepção se reflete na imagem do país como “um amigo de fim de semana, mas não para as segundas-feiras”, evidenciando a necessidade de reposicionamento estratégico.
A COP30 como oportunidade estratégica
A COP30, que será realizada no Brasil este ano, é apontada pelo estudo como uma oportunidade decisiva para o país se posicionar como líder global em sustentabilidade e articulação internacional. “O evento representa uma janela sem precedentes para sinalizar para a comunidade internacional que, de uma vez por todas, o Brasil tem todas as credenciais necessárias para liderar a agenda climática e promover a paz no mundo“, aponta Lourenço Bustani.
O estudo defende que a COP30 pode ser um marco para consolidar a imagem do Brasil não apenas como potência ambiental, mas como um ator chave na mediação global, também capaz de articular soluções para os desafios da transição energética e da economia verde, por exemplo. “O mundo está buscando modelos de desenvolvimento sustentável, e o Brasil tem todas as credenciais para liderar essa transformação de maneira autêntica e eficiente”, acrescenta Jeanine Pires, conselheira do CDESS e integrante do grupo de trabalho responsável pelo estudo.
Espaços de Excelência: 18 dimensões onde o Brasil já é referência
O estudo identifica 18 espaços de excelência nos quais o Brasil já se destaca mundialmente. Essas áreas são: biodiversidade, democracia, artes e cultura, políticas públicas, ecossistema de startups, empreendedorismo social, ciência, tecnologias financeiras, matriz energética limpa, minerais críticos para a transição energética, biocombustíveis, setor aéreo, agricultura de baixo carbono, ecoturismo, design, gastronomia, movimentos sociais e esportes. Fortalecer e ampliar a visibilidade dessas áreas pode alavancar a reputação internacional do Brasil e atrair investimentos estratégicos.
Como caminhos e oportunidades para o Brasil, o estudo propõe algumas diretrizes que podem contribuir para que o Brasil se consolide como potência global. Entre elas:
Ativar o território de posicionamento da Sociobiodiversidade, destacando o equilíbrio entre desenvolvimento e preservação.
Fortalecer narrativas estratégicas, como “Brasil, o país do presente”, “O Brasil tem o que o mundo precisa”, “Brasil, berço da inovação” e “Jeito Brasileiro” (em contraponto à famosa expressão “Jeitinho Brasileiro”).
Reforçar o papel do Brasil como mediador global, utilizando sua tradição diplomática para promover paz e cooperação internacional.
Criar uma agenda integrada de atividades e narrativas, garantindo um alinhamento mais eficaz entre governo, setor produtivo e sociedade civil.
Equilibrar acolhimento e pragmatismo, projetando uma imagem do Brasil também como um país eficiente, inovador e colaborativo.
Construindo um Brasil mais coeso e influente
Para consolidar essa nova construção, o estudo defende que o Brasil precisa articular uma estratégia nacional de comunicação e desenvolvimento, alinhada com os desafios do século XXI. “É fundamental que avancemos em agendas estratégicas que alinhem as decisões políticas com as necessidades da população e as demandas globais”, enfatiza Marcel Fukayama, CEO da Din4mo, conselheiro do CDESS e integrante do grupo de trabalho responsável pelo estudo.
“O estudo ‘O Brasil que o Brasil quer ser’ não é um exercício de marketing ou um projeto de reputação. Ele é um chamado para ação. Ele aponta caminhos estratégicos para que o Brasil rompa com as narrativas limitantes do passado e se afirme como um país que já realiza, já inova e pode liderar a transformação global para um futuro sustentável, inovador e inclusivo”, completa Victor Cremasco, CEO da Mandalah e integrante do grupo de trabalho responsável pela condução do estudo.
O estudo completo pode ser encontrado no https://www.obrasilqueobrasilquerser.com.br/
*
O estudo foi conduzido por uma equipe multidisciplinar coordenada por Lourenço Bustani, fundador da consultoria Mandalah. O projeto foi realizado em caráter pro bono, com a participação de mais de 3 mil vozes da sociedade e de pesquisadores em cultura brasileira e lideranças indígenas, empresariais, artísticas e acadêmicas, como Gilberto Gil, Ailton Krenak, Adélia Borges, Eduardo Giannetti, Sidarta Ribeiro, Katia Maia, Luana Génot, Gustavo Werneck e Elbia Gannoum.
Business
10 tendências que estão revolucionando o e-commerce brasileiro
Published
8 horas agoon
28 de maio de 2025
56% dos consumidores preferem comprar online e a previsão de que 95% das compras serão digitais até 2040, o e-commerce brasileiro segue em crescimento acelerado
Nos últimos anos, o e-commerce no Brasil passou por uma transformação significativa, impulsionada pelo avanço tecnológico, mudanças nos hábitos de consumo e inovações logísticas. O país se tornou um dos mercados mais promissores para o comércio eletrônico, com crescimento expressivo em diversos segmentos.
O relatório E-Commerce Trends 2025, promovido pela Octadesk em parceria com a Opinion Box, revela que 56% dos consumidores compram mais pela internet do que em lojas físicas. Além disso, 88% compram online pelo menos uma vez por mês. Dados da Nasdaq indicam que 95% das compras serão online até 2040.
Em 2024, o e-commerce brasileiro registrou 395 milhões de pedidos e o faturamento pode ultrapassar R$ 250 bilhões até 2027, segundo a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm).
“O crescimento do e-commerce brasileiro reflete uma mudança estrutural no comportamento do consumidor. A conveniência aliada a novas tecnologias, como a Inteligência Artificial e métodos de pagamento instantâneos, fortalece a experiência de compra digital. Além disso, vemos um aumento significativo na confiança do consumidor em compras online, o que impulsiona esse crescimento de forma sustentável”, explica o CEO da IDK, consultoria com foco em tecnologia, design e comunicação, Eduardo Augusto.
O impacto da digitalização no consumo
A digitalização acelerada dos últimos anos modificou profundamente a relação entre consumidores e marcas. Segundo a última Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua – PNAD Contínua sobre o módulo de Tecnologia da Informação e Comunicação – TIC realizada pelo IBGE, indicou que em 2023, 92,5% dos domicílios brasileiros possuíam acesso à internet, totalizando 72,5 milhões de residências conectadas. Nas áreas urbanas, esse percentual foi de 94,1%, enquanto nas áreas rurais alcançou 81,0%.
Adicionalmente, a facilidade de acesso a plataformas de compra, a personalização das ofertas e a agilidade nos pagamentos tornaram as compras online parte do cotidiano dos brasileiros. “A conectividade permitiu que pequenos e médios empreendedores também entrassem no jogo, ampliando a diversidade de produtos e serviços disponíveis na internet em conjunto com o uso das redes sociais”, completa Eduardo.
O papel da inovação na evolução do e-commerce
A evolução do e-commerce no Brasil não aconteceu apenas por conta da maior adesão dos consumidores, mas também devido a investimentos massivos em inovação.
“Estratégias como IA, social commerce e o fortalecimento da logística ajudaram a consolidar o setor como um dos mais dinâmicos da economia digital”, afirma Eduardo Augusto.
Como esse mercado evoluirá?
Segundo o E-Commerce Trends 2025, os consumidores percebem que aumentaram a sua frequência de compras quando comparada ao ano anterior e não dão indícios de que querem diminuir a quantidade de vezes que compram pela internet.
Para 50% dos entrevistados, eles continuarão comprando mais do que já compram atualmente pelos próximos 12 meses. Diante desses números, vale destacar alguns marcos do e-commerce que moldaram o cenário atual e podem inspirar novas estratégias para fidelizar clientes no futuro. O CEO da IDK, comentou algumas, confira:
1) Boom do mobile commerce
De acordo com o estudo, 73% dos consumidores preferem realizar suas compras via celular ou smartphone, enquanto apenas 25% optam por computadores ou notebooks, e 2% usam tablets.
“A crescente preferência pelos celulares não é uma tendência casual, mas sim uma alteração estrutural nos hábitos de consumo, impulsionada pela conveniência e conectividade instantânea que esses dispositivos oferecem. Com isso, as compras feitas por dispositivos móveis já representam mais de 60% das transações no e-commerce brasileiro”, destaca o profissional.
2) PIX e novas formas de pagamento
O PIX revolucionou os meios de pagamento no Brasil, tornando-se uma das opções preferidas dos consumidores devido à sua praticidade e ausência de taxas. Conforme a pesquisa, publicada pelo Banco Central, esta ferramenta já se tornou o meio de pagamento mais difundido entre os brasileiros, utilizado por 76,4% da população. Além disso, carteiras digitais e o buy now, pay later (BNPL) vêm ganhando força.
3) Frete como diferencial competitivo
Conforme o E-commerce Trends 2025, para 72% dos brasileiros o frete grátis é o que mais influencia na hora de escolher onde comprar. As taxas extras podem acabar com a compra.
Diante desse cenário, muitas empresas estão investindo fortemente em logística para reduzir prazos de entrega.
“O conceito de same-day delivery, pedidos feitos até determinado horário tenham o frete no mesmo dia e no dia útil seguinte quando concluído após esse horário limite, já é uma realidade em grandes centros urbanos. Os marketplaces, por sua vez, ampliam suas redes de distribuição para alcançar consumidores em regiões mais remotas”, ressalta o especialista.
4) Influência do social commerce
Dados da “Retrospectiva Digital 2024 – Definindo o rumo para 2025”, promovido pela Comscore, apontou que em 2024, os brasileiros passaram, em média, 103,9 horas por mês utilizando aplicativos móveis, contrastando com apenas 5,5 horas mensais em navegadores.
Além disso, as redes sociais como Instagram, TikTok e WhatsApp desempenham um papel fundamental no comércio eletrônico. Segundo o estudo, 14% das compras são feitas pelas redes sociais. “As vendas diretas por meio dessas plataformas cresceram significativamente, e o live commerce (transmissões ao vivo para vendas) tem ganhado popularidade”, acrescenta.
5) Expansão do e-commerce de nicho
Setores como moda sustentável, produtos para pets e itens personalizados cresceram consideravelmente. 65% dos consumidores compram produtos que até algum tempo atrás não imaginavam que comprariam em lojas virtuais. Dentre esses, 34% são medicamentos, 32% viagens e 18% artigos de petshop, segundo o levantamento. Ou seja, o consumidor busca cada vez mais experiências exclusivas e produtos diferenciados.
6) A ascensão dos marketplaces
Plataformas como Mercado Livre, Shopee e Amazon Brasil dominam o cenário do e-commerce, oferecendo variedade de produtos, preços competitivos e soluções logísticas eficientes.
“A Amazon, por exemplo, mudou o jogo no varejo e na tecnologia criando novas regras para o mercado e transformando a forma como consumimos. O Amazon Prime, com entrega rápida e fidelização dos clientes por serviços de assinatura – com mais de 200 milhões de membros no mundo -, à AWS, que domina a computação em nuvem. A empresa não só inovou, ela reinventou setores inteiros. O Marketplace abriu portas para milhões de vendedores, enquanto a Alexa colocou a inteligência artificial na rotina de milhões de pessoas”, relembra Eduardo.
7) Uso da inteligência artificial
IA e machine learning estão revolucionando o atendimento ao cliente e a personalização das compras. Segundo a Nielsen, 75% das lojas virtuais no Brasil já utilizavam algum tipo de IA para otimizar vendas. “Chatbots, recomendações inteligentes e análise de comportamento do consumidor são algumas das tendências que vieram para ficar”, comenta.
8) Sustentabilidade no e-commerce
O consumidor está mais atento ao impacto ambiental das suas compras. Empresas estão adotando embalagens sustentáveis, logística reversa e iniciativas de compensação de carbono para atrair consumidores preocupados com o meio ambiente.
Conforme a McKinsey & Company, 60% dos consumidores estão dispostos a pagar mais por produtos sustentáveis, evidenciando a importância de integrar a técnica aos modelos de negócios.
9) Black Friday e datas sazonais como impulsionadores
Promoções sazonais, como a Black Friday e o Dia do Consumidor, continuam a ser grandes propulsores do e-commerce. Estratégias como cashback, descontos progressivos e cupons exclusivos mantêm a alta demanda nessas datas.
De acordo com a MindMiners, 60% dos consumidores se sentem motivados a adquirir produtos ou serviços ao receber cupons, ou códigos de desconto. Além disso, 49% dos entrevistados preferem esperar por promoções e ofertas expressivas, enquanto outro grupo de 49% escolhe lojas que oferecem cashback ou programas de pontuação.
10) O impacto do metaverso e da realidade aumentada
Com a evolução do metaverso e o avanço das tecnologias de realidade aumentada (RA), a experiência de compra online está prestes a mudar drasticamente. Empresas já testam ambientes imersivos para que os consumidores possam experimentar produtos virtualmente antes da compra. “O futuro do e-commerce será marcado pela fusão entre o digital e o físico, permitindo que os consumidores tenham experiências mais interativas e personalizadas”, destaca o CEO da IDK.
O futuro do e-commerce no Brasil
O comércio eletrônico brasileiro continua em plena expansão, impulsionado por inovações tecnológicas e mudanças nos hábitos de consumo. A ascensão do metaverso, a consolidação da inteligência artificial e a personalização avançada da experiência do usuário prometem transformar ainda mais o setor nos próximos anos.
Além disso, a personalização proporcionada pela IA pode aumentar as taxas de conversão em até 30%, conforme estudo da McKinsey, evidenciando o impacto positivo dessa tecnologia na decisão de compra dos consumidores
“Empresas que investirem nessas tendências estarão à frente da concorrência, oferecendo experiências de compra cada vez mais imersivas e personalizadas. O futuro do e-commerce no Brasil não é apenas promissor — ele já está em construção”, finaliza Eduardo Augusto.
___
IDK
IDK é uma renomada consultoria no Brasil, que oferece soluções que unem tecnologia, design e comunicação. A junção dessas três áreas na IDK é o que resulta na qualidade das entregas, na inovação e na alta performance de seus clientes. O objetivo é ajudar empresas que desejam transformar suas aspirações em realidade, construindo conexões reais e aprendizados por meio da análise de dados e personalização do atendimento. A IDK auxilia grandes empresas nas frentes de branding, mídia, dados, gaming content, produção de vídeo, digital development, service release, experiência do cliente, UI, UX/CX research e CRM). A tecnologia não é o fim, é apenas o meio, essa é a IDK, seja muito bem-vindo!
MindMiners
A MindMiners é uma empresa de tecnologia que atua desde 2013 comprometida com a inovação para trazer soluções disruptivas para o mercado de consumer insights. Ao combinar pesquisa, tecnologia e inteligência de dados, auxilia grandes marcas dos mais diversos segmentos a tomar decisões de negócio de forma eficiente a partir de dados confiáveis que traduzem o comportamento do consumidor. A companhia conta com um painel de respondentes proprietário e exclusivo, o MeSeems, que reúne mais de 5 milhões de pessoas de todo o país, elas compartilham ideias, preferências e rotinas, gerando um valioso banco de informações. Dentre os clientes que hoje integram a carteira da MindMiners estão Itaú, Renner, Vivo, Nestlé, Diageo e TikTok. Saiba mais: https://mindminers.com/
Business
Reta final: Últimos dias para declarar o Imposto de Renda 2025
Published
1 dia agoon
27 de maio de 2025
Mais de 7 milhões de brasileiros ainda não enviaram a declaração
O prazo para enviar a declaração do Imposto de Renda Pessoa Física 2025 está chegando ao fim: termina na próxima sexta-feira, dia 30 de maio. Até o momento, a Receita Federal já recebeu 32.160.855 de declarações, mas ainda são esperadas 7,7 milhões, segundo dados oficiais divulgados nesta semana. A expectativa é receber 46,2 milhões de declarações até o encerramento do prazo.
O contador Rodrigo Valadão, da Dinastia Contábil, alerta que deixar para a última hora pode gerar riscos, como o congestionamento no sistema da Receita e até erros no preenchimento. “O contribuinte que não declarar dentro do prazo está sujeito à multa, que pode chegar a 20% do imposto devido, além de restrições no CPF que impactam diretamente a vida financeira, como dificuldades para obter empréstimos, financiamentos e até para assumir cargos públicos”, explica.
Entre as principais novidades deste ano estão as mudanças nos limites de obrigatoriedade. Agora, precisam declarar quem teve rendimentos tributáveis acima de R$ 33.888,00 em 2024, ou receita bruta de atividade rural acima de R$ 169.440,00, além de quem operou na bolsa acima de R$ 40 mil, realizou atualizações de bens no exterior ou no Brasil, ou recebeu rendimentos de aplicações financeiras no exterior.
Outra facilidade que se mantém é a declaração pré-preenchida, disponível para contribuintes com conta prata ou ouro no Gov.br, e a possibilidade de receber a restituição via Pix, que agiliza os pagamentos.
A Receita também reforça que as restituições serão pagas em cinco lotes, de maio a setembro, priorizando idosos, pessoas com deficiência, portadores de doenças graves, professores e quem optar pela restituição via Pix.
Rodrigo Valadão faz um alerta: “Apesar das facilidades oferecidas, o contribuinte precisa revisar todos os dados cuidadosamente. Informações incorretas podem levar à malha fina e gerar transtornos futuros. Por isso, é sempre recomendável contar com o suporte de um contador.”
Para quem ainda não declarou, é possível acessar o sistema da Receita Federal, utilizar o novo aplicativo Meu Imposto de Renda ou procurar um contador de confiança para evitar surpresas desagradáveis.
Prazo final: 30 de maio de 2025. Não deixe para a última hora!
Business
Semana do Meio Ambiente: Como as empresas podem integrar Saúde Ocupacional e Sustentabilidade
Published
1 dia agoon
27 de maio de 2025
Especialista destaca que saúde dos colaboradores e preservação ambiental devem caminhar juntas na construção de ambientes corporativos mais seguros e sustentáveis
Segundo a Organização Internacional do Trabalho (OIT), cerca de 2,8 milhões de pessoas morrem todos os anos em decorrência de acidentes ou doenças relacionadas ao trabalho. Paralelamente, o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) estima que o setor produtivo responde por mais de 20% das emissões globais de gases de efeito estufa. Diante desse cenário, cresce a urgência por modelos corporativos que integrem segurança do trabalho e responsabilidade ambiental, temas que ganham ainda mais visibilidade durante a Semana do Meio Ambiente, celebrada entre os dias 1º e 5 de junho.
Para o Dr. Marco Aurélio Bussacarini, médico especialista em Medicina Ocupacional pela USP, a relação entre saúde ocupacional e sustentabilidade precisa ser enxergada como uma interdependência e não mais como iniciativas isoladas. “Quando falamos em saúde ocupacional, falamos também em bem-estar integral. Isso inclui o ambiente físico, social e, claro, ambiental. Adotar práticas sustentáveis nas rotinas corporativas é uma forma direta de proteger a saúde dos trabalhadores, promover eficiência e reduzir impactos negativos no meio ambiente”, afirma.
Na prática, essa integração pode se manifestar de diferentes formas. A escolha de EPIs ecológicos, por exemplo, produzidos com materiais recicláveis ou biodegradáveis, reduz o impacto ambiental sem comprometer a segurança dos trabalhadores. Soluções ergonômicas que priorizam o conforto físico com baixo consumo energético e materiais duráveis também têm se mostrado eficazes na promoção da chamada ergonomia sustentável. “A ergonomia sustentável é uma aliada tanto da saúde física quanto da preservação ambiental”, destaca Bussacarini.
Outro ponto de atenção está na gestão ambiental do espaço de trabalho. Políticas de reciclagem, economia de água e energia, descarte correto de resíduos e incentivo à mobilidade sustentável, como bicicletários e caronas compartilhadas, contribuem para a construção de uma cultura corporativa mais consciente. “A empresa que se compromete com o meio ambiente também está cuidando da saúde mental dos seus colaboradores. Trabalhar em um ambiente limpo, organizado, com políticas claras de sustentabilidade, gera senso de pertencimento e propósito. Isso impacta positivamente nos índices de afastamento, produtividade e clima organizacional”, observa o especialista.
Bussacarini enfatiza ainda que o papel da liderança é decisivo nesse processo. A transformação começa no topo e deve ser incorporada à cultura da empresa de forma consistente. “Não adianta apenas colocar um selo verde no site ou promover ações pontuais em datas comemorativas. É preciso incorporar a sustentabilidade às rotinas da SST, aos treinamentos, aos contratos com fornecedores e à mentalidade das lideranças”, alerta. Em um cenário em que a agenda ESG ganha força e a fiscalização ambiental e trabalhista se torna mais rigorosa, a adaptação a esse novo contexto é também uma medida de gestão de riscos. “Unir saúde ocupacional e sustentabilidade não é apenas uma exigência ética, é uma estratégia de gestão inteligente. Fortalece a marca, reduz passivos e, acima de tudo, contribui para um futuro mais saudável, seguro e viável para todos”, conclui.
Sobre Dr. Marco Aurélio Bussacarini
Graduado em Medicina pela UNICAMP e especialista em Medicina Ocupacional pela USP, Marco Aurélio Bussacarini é médico, empreendedor e especialista em administração hospitalar e gestão de empresas, com um histórico robusto tanto no setor público quanto privado. Sua carreira inclui experiências significativas como gestor de saúde no Ministério da Saúde e liderança em várias iniciativas no setor privado, incluindo a fundação e direção de cooperativas médicas e de crédito. Ele é fundador e CEO da Aventus Ocupacional.
Sobre a Aventus Ocupacional
Pioneira no segmento B2B de Saúde e Segurança do Trabalho (SST), a Aventus Ocupacional tem 25 anos de mercado. A companhia se destaca pela integração completa entre medicina ocupacional e segurança do trabalho, atendendo uma vasta gama de clientes em diversos setores como transporte, educação, alimentação, saúde e indústria.
Na vanguarda da digitalização do atendimento SST, a Aventus Ocupacional utiliza tecnologia de ponta, incluindo uma plataforma EAD para treinamentos online. Nos últimos anos, a empresa tem se destacado por sua inovação no atendimento às demandas legais e operacionais do setor de medicina ocupacional.
Leia Tambem


Mc Guimê é criticado por usar jetski antigo em clipe, mas fãs defendem: “Feliz no Simples!
“Não precisa provar nada pra ninguém kkk ele é o Mc Guimê”, dispara fã nas redes Viralizou nas redes sociais...


Mariana Palombo celebra novos projetos e lançamento de “Aura”, sua mais recente música
(Foto do Maurício Marques | Hair por Morgana Delza) A atriz, cantora e modelo Mariana Palombo está em um momento...


Influenciador Byel reaparece nas redes sociais com visual diferente e movimenta a internet
O influenciador digital Byel, conhecido por sua atuação nas redes sociais e pela construção de uma audiência expressiva nos últimos...


Descubra o que Nathi Zanin fez no Close Fans para transformar Curiosidade em Renda
Em janeiro de 2020, Nathi Zanin, com 32 anos, iniciou sua trajetória no universodigital. Movida por uma curiosidade genuína sobre...


Ale Gaúcha brilha na área vip do Fight Music Show ao lado de Popó, Duda Nagle e Léo Picon no Vibra São Paulo
Influenciadora e modelo de destaque nas redes sociais e plataformas de conteúdo adulto, Ale Gaúcha marcou presença no último sábado...


Dois anos após acidente, mãe de Kaiky Mello revela que orou para Deus levá-lo
Tatiane Pauluze disse que não queria ver o filho sofrer Um dos jovens talentos revelados no palco do Programa Raul...


Michele Heiden, Miss Brasil Woman 2025, brilha no red carpet em Cannes
A modelo e recém-eleita Miss Brasil Woman 2025, Michele Heiden, encantou no red carpet do Festival de Cannes durante a...


Conheça celebridades internacionais que se baseiam no mesmo público do influenciador brasileiro Byel
O influenciador brasileiro Byel vem ganhando cada vez mais visibilidade fora do país, consolidando-se como um nome em ascensão no...


Carolina Miranda, atriz e influenciadora de Curitiba, aposta na carreira artística em São Paulo
Aos 20 anos, Carolina Miranda vem chamando atenção como um dos novos nomes promissores da cena artística nacional. Natural de...


Entrevista | Jovem influenciador e empresário, Byel fala sobre carreira e o impacto da internet nos negócios
Nos últimos anos, o crescimento das redes sociais abriu espaço para uma nova geração de empreendedores digitais. Entre eles está...


Sarah Estanislau: a influenciadora que conquista milhares de fãs e se destaca como fenômeno das redes sociais
Com mais de 4 milhões de seguidores e mais de 200 milhões de visualizações acumuladas nas redes sociais, Sarah Estanislau...


Luciano Hang recebe cantor Leonardo e esposa Poliana em Brusque
O empresário Luciano Hang recebeu, nesta segunda-feira, 19, a visita especial do cantor Leonardo e da esposa Poliana Rocha, em...


De DJ a Musa do Close Fans: Bahala Sudan Quebra Tabus e Vira Fenómeno na Internet
Expulsa de Balada e Alvo de Assédio: Conheça a verdadeira história de Bahala Sudan De recepcionista em um posto de saúde...


Virgínia Fonseca agita noite no Rancho Terra durante a Pecuária de Goiânia
Empresária prestigiou os shows de Gustavo Moura & Rafael e da DJ Diana Correa no espaço mais badalado da Pecuária...


João Vancini estreia na primeira série brasileira da plataforma global ReelShort
Ator interpreta o irmão ambicioso em produção nacional que marca a entrada do Brasil no catálogo da plataforma global de...


João Vancini estreia na primeira série brasileira da plataforma global ReelShort
Ator interpreta o irmão ambicioso em produção nacional que marca a entrada do Brasil no catálogo da plataforma global de...


Mia, a Pequena Estrela que Encanta por Onde Passa!
Com apenas 5 aninhos, Mia já mostra ao mundo que nasceu para brilhar — e como suas redes sociais deixam...


Buzeira leva família para Dubai em viagem milionária e compartilha momentos de luxo nas redes
Influenciador digital revela ter investido R$ 1 milhão na experiência, que incluiu hospedagem em hotéis cinco estrelas, passeios exclusivos e...


Jessica Sensitiva movimenta a mídia com semana intensa de entrevistas em TV, rádio e podcasts
Considerada uma das maiores astrólogas e sensitivas do Brasil, Jessica Sensitiva inicia uma semana de grande visibilidade na imprensa nacional....


Martina no Close: a criadora mais polêmica do Brasil agora tem nova casa
Sim, é isso mesmo que você leu! Martina Oliveira, a icônica “Beiçola do Privacy” que viralizou na internet e faturou...
Trending
-
Geral2 anos ago
Pedro Sobral explica os motivos para investir no tráfego pago
-
Business2 meses ago
Os 7 Melhores Cursos de Investimento do Brasil em 2025
-
Beleza4 anos ago
Ex Miss Brasil Nathalia Valente comemora 1 milhão no instagram e 8 milhões no Tiktok
-
Beleza7 anos ago
Matheus Mazzafera mostra procedimento que deixa rosto em carne viva
-
Influencer4 anos ago
Atriz das pegadinhas, Jordana Guimarães faz sucesso com vídeos e trolagens na internet
-
Influencer4 anos ago
Fabíola e Fabiane, as irmãs ribeirinhas da Amazônia que conquistaram a Web
-
Entretenimento4 anos ago
Mayra Cardi se filma durante o banho e surge totalmente nua na web
-
Famosos4 anos ago
Gusttavo Lima posa sem camisa e mostra tanquinho em parque com os filhos