Em celebração a data, atividades gratuitas ensinam o público infantil a criar petecas e a moldar acessórios em argila; programação mensal conta com curso para educadores e narração de contos apavorantes
Para celebrar o Dia das Crianças, o Museu das Culturas Indígenas (MCI) oferecerá oficinas gratuitas inspiradas na cultura Guarani. O público infantil poderá criar petecas e peças em argila, aprender variações da brincadeira e histórias tradicionais. A agenda de atividades ainda prevê a narração de mitologias assustadoras e o curso de formação em temáticas dos povos originários para educadores. O MCI é uma instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, gerida pela ACAM Portinari (Associação Cultural de Apoio ao Museu Casa de Portinari), em parceria com o Instituto Maracá e o Conselho Indígena Aty Mirim.
A diversão em 12 de outubro tem início às 10h com a oficina de criação de petecas. Jaxuká Mirim, mulher indígena Guarani Nhandeva, ensinará técnicas com materiais utilizados pelo seu povo para a confecção do objeto, como penas de aves e fibras naturais – como cascas de bananeira e palhas de milho.
Com variações na forma de brincar, a peteca é culturalmente conhecida em diversas regiões da América Latina. Nas comunidades tradicionais Guaranis, o jogo desempenha um papel importante na sociabilidade.
A criação de peças em argila começará às 14h, com a oficina conduzida por Vilmar Kuaray, artesão Tupi-Guarani. A partir da observação de objetos esculpidos em galhos e troncos, o público colocará a “mão na massa” para criar seus modelos e aprenderá o uso tradicional da matéria-prima na cultura Guarani.
(Material é tradicionalmente utilizado pelos Guaranis para a confecção de cerâmicas. Foto: acervo MCI)
Extraída de locais como o fundo de igarapés, a argila é fundamental para a confecção de peças em cerâmica. É considerada de valor inestimável para diversas culturas indígenas, pois seu uso está presente em rituais e no cotidiano das comunidades.
Curso para educadores: “ouvir as belas palavras”
Para descontruir visões estereotipada e preconceitos em relação aos povos indígenas, o MCI oferecerá uma formação presencial em temáticas indígenas na educação, com a participação de mestres e lideranças originárias, além de uma vivência no território Guarani Mbya em São Paulo (SP). Os encontros acontecerão na sede da instituição entre 19 de outubro e 9 de novembro, às 10h.
Os encontros promoverão reflexões sobre práticas pedagógicas e apresentarão diferentes conhecimentos tradicionais e perspectivas indígenas para que sejam ensinados nos ambientes escolares. A expectativa é estimular as futuras gerações a respeitarem às diferentes formas de saber e de viver dos povos originários.
Contação de histórias
Para trazer brasilidade e identidade à celebração do “halloween”, o MCI narrará mitologias assustadoras de diferentes etnias repleta de entidades sobrenaturais regionais. Durante a atividade, o público conhecerá a definição de “lenda” sob a perspectiva dos povos originários brasileiros. Esses elementos assustadores cumprem um papel social na cultura e são inerentes ao cotidiano.
SERVIÇO
Dia das Crianças no MCI: Oficina de Criação de Petecas, com Jaxuká Mirim
Data e horário: 12/10/2024, das 10h às 12h
Dia das Crianças no MCI: Oficina de Argila, com Vilmar Kuaray
Data e horário: 12/10/2024, das 14h às 16h
Curso para Educadores: ouvir belas palavras – temáticas indígenas para a educação
Data e horário: 19/10/2024, das 10h às 18h; e 26/10, 02 e 09/11/2024, das 10h às 17h
Contação de Histórias MCI: Histórias Assustadoras Indígenas
Data e horário: 31/10/2024, das 19h às 20h
Museu das Culturas Indígenas
Endereço: Rua Dona Germaine Burchard, 451, Água Branca – São Paulo/SP
O Valparaíso Adventure Park, o maior parque aquático do Maranhão, localizado em Paço do Lumiar, confirma participação na 15ª edição do Dia Nacional da Pessoa com Deficiência (DNPD) em Parques e Atrações Turísticas, reforçando seu compromisso com a inclusão e acessibilidade. O parque, novamente o único do Maranhão a integrar a iniciativa, vai oferecer entrada gratuita para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida e um acompanhante, além de atividades adaptadas especialmente para o período.
Promovido pela Associação Brasileira de Parques e Atrações (ADIBRA), em parceria com o Sistema Integrado de Parques e Atrações Turísticas (SINDEPAT), o DNPD será realizado entre os dias 24 de novembro e 5 de dezembro em parques e atrações de todo o Brasil. Em sua edição comemorativa de 15 anos, o projeto incentiva a participação de empreendimentos turísticos em ações que promovam a cidadania e ampliem o acesso de pessoas com deficiência ao lazer.
Durante o período, o Valparaíso Adventure Park promoverá recreação inclusiva, brincadeiras adaptadas e atendimento especializado, garantindo que visitantes com diferentes necessidades possam aproveitar o espaço de forma segura e acolhedora. A programação é planejada para oferecer experiências completas, reforçando a missão do parque de proporcionar momentos de diversão para todos.
O Valparaíso Adventure Park se destaca no cenário nacional por ser um dos poucos empreendimentos da região Nordeste a aderir ao DNPD. A participação contínua do parque reflete seu compromisso com práticas inclusivas, acompanhando o movimento nacional que envolve dezenas de parques e atrações turísticas em todo o país.
Sobre o Valparaíso Adventure Park O Valparaíso Adventure Park, localizado em Paço do Lumiar, na ilha de São Luís (MA), é um parque aquático e de aventuras radicais. Fundado em 2009 pela família Madeira, ele surgiu a partir da aquisição do terreno que hoje abriga o maior parque de aventuras do Maranhão. Ao longo dos anos, o espaço expandiu suas atividades e passou a oferecer também turismo e gastronomia de qualidade, mas sem perder sua identidade original. Em 2021, o parque se destacou por suas inovações tecnológicas e medidas de segurança. Além disso, passou por um rebranding e recebeu o nome Valparaíso Adventure Park. Rodeado por uma reserva florestal de sete hectares, oferece 13 atrações. Entre os destaques, está a tirolesa, que possui um percurso de 220 metros, passando sobre a reserva florestal, e a Isla Negra, uma piscina de ondas com borda de areia natural e dimensões de 65 m de largura, 73,70 m de comprimento e capacidade para 1.800.000 litros de água.
Em tempos de inflação, boletos e crianças cercadas por estímulos de consumo desde cedo, a pergunta ecoa nas famílias brasileiras: como preparar os filhos para lidar com o dinheiro de forma saudável? É exatamente essa a proposta de “Pais que Educam, Filhos que Prosperam”, novo livro do educador financeiro Edgar Abreu, que será lançado em São Paulo no dia 1º de dezembro, na Livraria da Vila do Shopping Eldorado.
Com prefácio assinado por Gustavo Cerbasi, o maior nome da educação financeira do país, a obra traz linguagem acessível, histórias reais e conceitos inéditos, como o PlayLearn Balance e a Análise do Perfil do Bebê, para ajudar pais a formarem crianças emocionalmente preparadas para lidar com o dinheiro.
“Quero salvar as próximas gerações para que os filhos sofram menos que seus pais”, afirma Edgar, que é pai de gêmeos e transformou a própria vivência em metodologia prática.
O evento, aberto ao público, começa a partir das 19h e contará com sessão de autógrafos e bate-papo com o autor. A ocasião é um prato cheio para famílias, educadores e curiosos em geral que queiram conversar sobre educação financeira infantil: um tema que se tornou urgente em um Brasil, um País onde 8 a cada 10 famílias estão endividadas.
Além de apresentar soluções para dilemas como mesada, consumismo infantil e o papel da inteligência artificial na educação familiar, o livro também propõe uma nova visão sobre o dinheiro como ferramenta emocional, e não apenas matemática.
Lançamento do livro “Pais que Educam, Filhos que Prosperam” 📅 Data: 1º de dezembro (segunda-feira) ⏰ Horário: A partir das 19h 📍 Local: Livraria da Vila – Shopping Eldorado (Av. Rebouças, 3970 – Pinheiros, São Paulo) 🎟️ Entrada gratuita
Uma boa pedida para quem busca um fim de tarde com conteúdo, boas conversas e inspiração para transformar o futuro financeiro das próximas gerações.
Sobre Edgar Abreu Edgar Abreu é um educador e empreendedor brasileiro reconhecido como o maior formador de profissionais do mercado financeiro, com sete em cada dez atuantes no setor tendo estudado com ele. Matemático pela PUCRS, mestre em Economia pela FGV e com formações no NYIF, SENAC e Harvard, iniciou sua trajetória no Banrisul e se destacou pela habilidade de tornar conteúdos complexos acessíveis. Fundador do Cursos Edgar Abreu, criador da Casa do Concurseiro e, desde 2021, à frente da 4U EdTech, consolidou-se como referência nacional em certificações e empregabilidade. É também autor de “Pais que educam, filhos que prosperam”.
Evento reúne espetáculos e atividades lúdicas e inclusivas com oficinas criativas.
A CAIXA Cultural Fortaleza recebe no período de 28 de novembro a 14 de dezembro (sexta a domingo) a 10ª edição do Festival Pintando o 7, apresentação para crianças e toda a família. O projeto conta com uma programação específica, que inclui dança, teatro e oficinas criativas. O festival tem patrocínio da CAIXA e do Governo Federal.
O festival ocupa os espaços da CAIXA Cultural Fortaleza, com apresentações nas sextas-feiras, sábados e domingos. Na edição deste ano, temas como valorização da diversidade, afeto e imaginação abrem espaço para que crianças e possam familiares se aventurarem e descobrirem as possibilidades de convivência, respeito e transformação social.
O espetáculo Mundo: Em busca do coração da Terra, da Tropa do Balacobaco (PE), abre o festival com uma experiência inspirada na linguagem do teatro popular, do circo da dança e da música. As apresentações acontecem nos dias 28 de novembro (sexta), às 19h, e no sábado (29), às 16h e 18h. O espetáculo conta a história de Mundo, um menino sertanejo nascido num tempo em que a noite deixou de existir, e o sol rainha sozinho no alto do céu.
O espetáculo “Mundo: Em busca do coração da Terra” será apresentado nos dias 28 e 29 de novembro (Foto: Kaian Alves)
Durante a primeira semana acontece ainda o workshop “Criar Livros Animados – Flip Book”, nos dias 29 e 30 (sábado e domingo), sempre às 10h, com entrada gratuita e conduzida pelo escritor Luciano Pontes. A atividade ensina crianças e adultos a transformar desenhos em pequenas animações feitas à mão.
Na segunda semana, o festival recebe o espetáculo “Poetas da Cor”, da Cia Druw de Dança Contemporânea (SP), que transforma o palco em um caleidoscópio de movimento e sensações, estimulando e convidando o público a dançar com o olhar. As apresentações acontecem nos dias 5 de dezembro (sexta), às 19h, e no dia 06 (sábado) às 16h e às 18h. O espetáculo recebeu o prêmio APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte) de Melhor Projeto Artístico, em 2017.
Espetáculo Poetas da Cor, da Cia. Druw de Dança Contemporânea (SP) (Foto: Naava Bassi)
O festival realiza ainda o workshop “Lúdico na Dança: Compondo cores e formas”, nos dias 6 e 7 de dezembro (sábado e domingo), sempre às 10h. Conduzida pela coreógrafa Miriam Druwe (SP), a atividade terá exercícios que estimulam o corpo, o gesto e a imaginação coletiva, com entrada gratuita.
Na última semana do festival, o grupo Pavilhão da Magnólia (CE) apresenta o espetáculo “A viagem de um barquinho”, uma delicada narrativa sobre descobertas, amizade e sonhos com apresentações nos dias 12 de dezembro (sexta), às 19h, e no dia 13 (sábado), às 16h e às 18h. A montagem venceu o 35º Prêmio Shell de Teatro – Categoria Destaque Nacional.
Espetáculo A viagem de um barquinho do Pavilhão da Magnólia (CE) (Foto: Tim Oliveira)
Encerrando as atividades, o workshop “Cápsula do Tempo: Cartas socio-lunáticas”, liderado pelos artistas Silvianne Lima e Nelson Albuquerque (CE) acontece nos dias 13 e 14 de dezembro (sábado e domingo), sempre às 10h. A atividade gratuita promove uma experiência poética que convida crianças e famílias a escreverem cartas para o futuro, mesclando imaginação e reflexão sobre o tempo.
O Festival Pintando o 7 integra a programação comemorativa dos 45 anos da CAIXA Cultural, desde a abertura da primeira unidade em Brasília. A programação de 2025 convida todos os públicos a “culturar”; isto é, viver a cultura como ação e movimento nos espaços culturais da CAIXA, que também conta com unidades no Rio de Janeiro, São Paulo, Salvador, Curitiba, Recife, Brasília e Belém. Hoje, a CAIXA Cultural é uma das maiores redes de espaços culturais públicos do país.
Programação completa
Espetáculos:
Mundo: Em busca do coração da terra
Grupo: Tropa do Balacobaco (PE)
Dias: 28 e 29 de novembro | Sexta – 19h | Sábado – 16h e 18h | Classificação: livre
Espetáculo: Poetas da Cor
Cia Druw de Dança Contemporânea (SP)
Dias: 5 e 6 de dezembro | Horário: Sexta – 19h | Sábado – 16h e 18h | Classificação: livre
A Viagem de um Barquinho
Pavipátio da Magnólia (CE)
Dias: 12 e 13 de dezembro | Horário: Sexta – 19h | Sábado – 16h e 18h | Classificação: livre
Oficinas:
Criar Livros Animados – Flip Book, com Luciano Pontes (PE)
Data: 29 e 30 de novembro (sábado e domingo) | Horário: 10h
Público-alvo: Crianças a partir de 6 anos e responsáveis
Lúdico na Dança – Compondo Cores e Formas, Miriam Druwe (SP)
Dados: 6 e 7 de dezembro (sábado e domingo) | Horário: 10h
Público-alvo: Crianças a partir de 6 anos e responsáveis
Cápsula do Tempo – Cartas Socio-lunáticas – com Silvianne Lima e Nelson Albuquerque (CE)
Dados: 13 e 14 de dezembro (sábado e domingo) | Horário: 10h
Público-alvo: Crianças a partir de 5 anos e responsáveis
Todos os escritórios são gratuitos e as inscrições podem ser feitas através do site da CAIXA Cultural.
Serviço:
[Festival] 10ª edição do Festival Pintando o 7
Local: CAIXA Cultural Fortaleza – Avenida Pessoa Anta, 287 – Praia de Iracema
Datas: 28 de novembro a 14 de dezembro (às sextas-feiras, sábados e domingos)
Horários: Consultar programação
Classificação indicativa: Livre
Acesso para pessoas com deficiência
Ingressos para os espetáculos: R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia-entrada para clientes CAIXA e casos previstos em lei)
Vendas a partir do dia 21/11 (sexta-feira): às 10h na bilheteria física da CAIXA Cultural Fortaleza e a partir das 15h pelo site Bilheteria Cultural.
Informações: Site CAIXA Cultural | Instagram: @caixaculturalfortaleza
Patrocínio: CAIXA e Governo Federal
10/11/2025
Assessoria de Imprensa da CAIXA
(85) 3924-5960 / (81) 3323-6588 | (81) 3323-6590
CAIXA Notícias | CAIXA Cultural | imprensa.cultura@caixa.gov.br