Com direção de Ernesto Piccolo, Vannessa Gerbelli e Charles Myara estreiam a comédia romântica “Cala a Boca e Me Beija” no Teatro Vannucci, no Shopping da Gávea
Texto inédito de Bia Montez e Fátima Valença conta a história de um casal que se mete nas maiores trapalhadas para salvar a relação
O que um casal pode ser capaz de fazer para manter acesa a chama de seu relacionamento? Isso é o que o público vai descobrir na comédia romântica “Cala a Boca e Me Beija”, texto inédito de Bia Montez e Fátima Valença com direção de Ernesto Piccolo, que estreia no palco do Teatro Vannucci, no Shopping da Gávea, temporada de 14 de maio a 26 de junho, quartas e quintas-feiras, às 20h.
A peça retrata os encontros, desencontros, aventuras e desventuras do cameraman Ronaldo (Charles Myara) e da maquiadora Socorro (Vannessa Gerbelli) para salvar seu casamento. Para completar, em meio à crise na relação, recebem uma visita para lá de inusitada que, de uma forma atrapalhada e hilariante, dá uma nova perspectiva e apimenta a vida do casal. É uma comédia que fala sobre as virtudes e as mazelas de um relacionamento a dois, sobre como não é nada fácil lidar com o dia a dia em uma relação, mas que, com um pouco de leveza e imaginação, tudo pode ser resolvido.
– A intenção era falar de uma relação amorosa, onde a criatividade é a saída para resolver conflitos e decepções. E assim manter a relação viva. Como os dois personagens trabalham com arte, no audiovisual, criatividade é o que não falta – conta uma das autoras, Bia Montez.
Já o diretor Ernesto Piccolo aposta que o público se enxergará em meio às gargalhadas causadas pelas artimanhas e confusões em que o casal de personagens vai se enfiar.
– Espero que o público se identifique com as “fantasias” que nós adultos criamos e experimentamos para mantermos a chama do desejo acesa, para um relacionamento longo, saudável e cheio de aventuras – estima Piccolo.
A ideia do projeto surgiu em 2018, quando o ator Charles Myara teve o primeiro contato com o texto de uma forma inusitada.
– Foi quando procurei a Fátima Valença por conta de uma peça infantil que queria montar junto com o Sávio Moll. Ela então me falou sobre um texto que tinha escrito em 2012 e eu achei bem interessante, pois fala de coisas de casal que todo mundo vê, que todo mundo se vê ali um pouquinho – recorda Myara.
Já Vannessa Gerbelli comemora a oportunidade de voltar a fazer comédia e de ser dirigida pela primeira vez por Ernesto Piccolo, nome consagrado do teatro brasileiro.
– Há muito tempo, eu tenho o desejo de trabalhar com o Ernesto Piccolo e, quando me chamaram para fazer essa comédia divertidíssima, aceitei na hora. Uma das autoras é a Bia Montez, uma atriz que adoro e com quem já me diverti muito fazendo novela! Poucas vezes me chamam para fazer comédia e eu sinto um prazer enorme fazendo textos que fazem rir. Os ensaios já estão tão engraçados que eu acho que vai ser um tiro certo. Só alegria – revela Vannessa.
Sobre as autoras
Bia Montez
Principais Trabalhos como Autora em Teatro e TV: Coautora com Fátima Valença da peça “Bonitinhas, mas Extraordinárias”, com Alice Borges; Co-autora com Fátima Valença do monólogo “A Verdadeira História de Beatriz Alzira” com Beth Lamas, direção de Sandra Pera; Co-autora com Fátima Valença da peça “Balaio de Gatos” com Fabiana Karla e Leandro da Matta; Roteirista em parceria com Fátima Valença do quadro “Greicequeli e Olavinho” do programa Zorra Total, com Claúdia Gimenez e Victor Fasano; Co-autora com Fátima Valença roteiro para o “Sai de Baixo” – Via Crucis, da Rede Globo.
Fátima Valença
Dramaturga, escritora, roteirista. Tem mais de 30 peças montadas, entre elas: “Nada além de uma ilusão”, “Pixinguinha”, “Dolores”, “Orlando Silva”, “Elis”, “Rádio Nacional – as ondas que conquistaram o Brasil”, “Eu sou o Samba”, “Carmen”, “O it brasileiro”, “Agnaldo Rayol, a Alma do Brasil”. É autora de sucessos como “Dois idiotas sentados cada qual no seu barril”; “A inacreditável história de Marco Polo e sua exuberante viagem ao Oriente”; “Quem segura esse bebê”; “Aladim”; “Mamãe como eu nasci”; “Esfiha, uma gênia da pesada”, estrelado por Cláudia Jimenez, e “Balaio de Gatos”, comédia escrita com Bia Montez para Fabiana Karla.
Sobre o diretor Ernesto Piccolo
Diretor de vários espetáculos de sucesso como: “O Divã” com Lilia Cabral, “Alice” com Luana Piovani; “Mais Uma Vez Amor” com Luana Piovani e Marcos Palmeira; “ Seis aulas de dança em seis semanas “ com Suely Franco e Tuca Andrada; “A Galinha Pintadinha, em Ovo de Novo”; “Sonhos de um sedutor” com Luana Piovani, Heitor Martinez e Georgiana Goes; “Feliz Por nada” com Cristiane Oliveira e Luísa Thirè, “Doidas e Santas” com Cissa Guimarães, “Igual a você̂” com Camila Morgado, “A História de nós dois” com Alexandra Richter e Marcello Valle, “DPA- DETETIVES DO PRÉDIO AZUL – UM MISTÉRIO NO TEATRO”, elenco original da série, “Simples Assim” com Júlia Lemmertz, DUETOS com Eduardo Moscovis e Patrícia Travassos e DPA 2 – DETETIVES DO PRÉDIO AZUL E O MISTÉRIO EM MAGOWOOD, como o elenco original da série de TV e Heloisa e Luísa Perissé.
Sobre a atriz Vannessa Gerbelli
Na televisão, foi consagrada no papel de Fernanda em “Mulheres Apaixonadas” que lhe rendeu elogios da crítica e a reconheceu com o Melhores do Ano de Melhor Atriz Coadjuvante. Também se destacou nas novelas como a cômica Tancinha em “Da Cor do Pecado”, a vilã Elza em “Prova de Amor”, a protagonista Alice em “Amor e Intrigas”, além das séries “A Estória de Ester”, “A Divisão” e “Maldivas”. No teatro, Gerbelli ainda se destacou nos musicais “Turandot”, “Cazas de Cazuza”, “A Luta Secreta de Maria da Encarnação”, “Emilinha e Marlene – As Rainhas do Rádio”, “Quase Normal”, pelo qual foi eleita Melhor Atriz nos Prêmios Bibi Ferreira e APTR, e “Forever Young”.
Sobre o ator Charles Myara
No teatro teve como sua melhor escola o Grupo TAPA onde fez espetáculos como “Viúva porém Honesta” e “Solness o construtor”. Na TV além de dezenas de participações em novelas, seriados, cinema e publicidade. Nos anos 80 interpretou o Palhaço Bozo no SBT RJ de 1982 a 1985 e, desde 2015 até os dias de hoje, interpreta o Mago Theobaldo na série DPA – DETETIVES DO PRÉDIO AZUL, do canal Gloob (TV GLOBO). Além disso, apresenta o Talk Show da Agência Gloss no Youtube.
Sobre as Produtoras
Feirinha Cultural e a ZISS Produções
Produtoras do espetáculo oficial da série de televisão “D.P.A.”, que está há mais de 12 anos no ar no canal Gloob e também foi adaptada para o cinema, atualmente em seu quarto filme, com milhões de espectadores. “D.P.A. A PEÇA” está em sua segunda edição, tendo realizado temporadas de sucesso no Rio de Janeiro e São Paulo, além de turnês que percorreram mais de 20 cidades no Brasil. Produtoras, também, do espetáculo TV COLOSSO 30 ANOS – O MUSICAL, que estreou em março na cidade de São Paulo, está em cartaz no Teatro Multiplan na cidade do Rio de Janeiro e fará turnê nacional entre os meses de maio e junho desse ano.
Gloss Produções
Também conhecida por “Agência Gloss” é uma empresa do setor de desenvolvimento e agenciamento de modelos, talentos, atores e que expandiu a sua área de atuação para o desenvolvimento de marketing pessoal e empresarial e agora também na área de produções artísticas teatrais e audiovisuais. Foi inaugurada no dia 1o de setembro de 2020 e esse ano completa 05 anos de atividade com mais de 5.000 modelos e atores no seu cast, tendo nesse período realizados inúmeras campanhas para marcas muito reconhecidas no mercado brasileiro e internacional, entre elas: Mercedes-Benz, Wella, Revista Super Interessante, Band TV, SBT, Rede Globo, Fila, Track & Field, Banco 24 Horas, Leroy Merlin, Pizza Hut, PicPay, Nestlé, etc.
FICHA TÉCNICA:
Autoras: Bia Montez e Fátima Valença
Direção: Ernesto Piccolo
Elenco: Vannessa Gerbelli e Charles Myara
Figurino: Helena G Myara
Cenário: Clívia Cohen
Iluminação: Fernanda Mantovani
Direção Musical: Rodrigo Penna
Coreografias e Preparação corporal: Isabela Callado
Assistente de Direção: Giovanna De Toni
Fotografia e Designer: Felipe Quintini
Redes Sociais: Louise Nagel
Anúncios patrocinados: Guilherme Toledo
Assessoria de Imprensa: Carlos Pinho
Produção Executiva: Sonia Reinstein
Direção de Produção: Elisa Padilha e Andréia Korzenieverski
Coordenação de Produção: Carlos Storrer e Marcello Prado
Realização: FEIRINHA CULTURAL, ZISS PRODUÇÕES e
GLOSS PRODUÇÕES
SERVIÇO:
“CALA A BOCA E ME BEIJA”
Local: Teatro Vannucci – Shopping da Gávea – Rua Marquês de São Vicente, 52, 3º Piso, Gávea, Rio de Janeiro – RJ
Temporada: 14 de maio a 26 de junho
Dias e horários: quartas e quintas-feiras, às 20h
Ingressos: Plateia – R$ 100 (inteira) e R$ 50 (meia-entrada)
A qualificação de trabalhadores e intermediação de mão de obra para a construção da Ponte Salvador-Itaparica foi o tema da reunião entre o secretário do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, Augusto Vasconcelos, e o gestor da Secretaria Ponte Salvador-Itaparica, Mateus Dias nesta sexta-feira, 05, na Setre. A estimativa é a de que ao longo de seis anos de obras sejam criados sete mil empregos.
De acordo com os gestores, o Governo da Bahia vai atuar de maneira dedicada para garantir a qualificação dos trabalhadores e a intermediação de mão de obra junto à concessionária chinesa responsável pela construção do equipamento.
O secretário da Setre, Augusto Vasconcelos, lembrou que a ponte vai levar desenvolvimento para as regiões do Recôncavo, Baixo sul, além de Salvador e Região Metropolitana. “São sete mil empregos estimados em seis anos para a construção da ponte e efetivação da obra. Hoje tratamos sobre qualificação profissional, intermediação para o trabalho, economia solidária e o acompanhamento das comunidades tradicionais que existem nos municípios do entorno. E o nosso objetivo é assegurar ganho de escala econômica para toda essa região”, disse Vasconcelos.
O secretário da Seponte, Mateus Dias, disse que a parceria com a Setre é fundamental para efetivação do desenvolvimento das regiões afetadas com a construção da ponte. “A gente está aqui fortatecendo nossa parceria, nossa articulação interinstitucional dentro do estado, promovendo essas ações transversais, que é isso que vai garantir que esse projeto seja exitoso e traga para o estado o que ele merece, que é desenvolvimento, qualidade de vida para a nossa população. E, com certeza, a Setre é uma parceria nossa de de primeira hora porque está conosco desde antes de essa obra importante começar”, disse o gestor da Seponte.
Qualificação – A Setre tem conversado com a concessionária chinesa responsável pela construção da ponte para qualificação de pessoal. Quatro programas de qualificação podem ser ofertados para este intuito: Trilha, Qualifica Bahia, Qualifica Naval e Manuel Querino.
A ideia é a de que sejam qualificados trabalhadores das regiões afetadas diretamente pela ponte para que sejam absorvidos nas obras e movimentem a economia local.
A obra terá 12,4 km de extensão com investimento de R$ 10,4 bilhões. A concessão ocorre por meio de uma Parceria Público-Privada (PPP) com os grupos chineses CRCC e CCCC e terá a duração de 29 anos e outros seis anos de construção.
Costuma-se dizer que Carbono Retido de biodiversidade não tem preço. Que não cabe em modelos financeiros, que não aparece nas planilhas de fluxo de caixa, que não pode ser quantificada em cifras. O mercado repete essa ideia porque, de fato, é difícil traduzi-la em métricas usuais. Mas a verdade é que o mercado já paga por Carbono de biodiversidade — apenas não percebe que paga.
Paga quando lavouras perdem produtividade pela falta de polinizadores. Paga quando cadeias de suprimento ficam paralisadas por secas, enchentes ou desmatamento. Paga quando desastres ambientais reduzem o valor de empresas em questão de dias. Paga quando seguradoras elevam os prêmios ou quando bancos precisam provisionar perdas em regiões expostas a riscos ecológicos. Esse custo está presente, mas aparece de forma reativa, sempre na forma de prejuízo, nunca como investimento.
A razão está em como a lógica financeira foi desenhada. O olhar do capital é de curto prazo: valoriza o trimestre, não a década. Se algo não é facilmente mensurável ou não cabe em uma fórmula, tende a ser ignorado. Carbono Retido de Biodiversidade, por sua complexidade e pela dificuldade em ser monetizada, escapa desse olhar convencional.
Carbono Retido de Biodiversidade – Serviços Ambientais – Crédito da Foto Divulgação
O paradoxo é evidente: aquilo que mais sustenta a economia de longo prazo é justamente o que menos pesa nas análises imediatas.
Esse comportamento cria uma ilusão de que não pagamos pela erosão da natureza. Mas basta observar: a conta chega, e chega de formas cada vez mais frequentes e severas. Ela não aparece em notas explicativas como investimento estratégico, mas como write-off, perda inesperada, custo extraordinário.
O desafio do mercado é compreender que Carbono Retido de biodiversidade é parte da infraestrutura econômica. Não há economia sem conservação e preservação do Carbono Retido de Biodiversidade nas florestas Tropicais. Integrar essa lógica aos instrumentos financeiros significa trazer o futuro para o presente e reconhecer que preservar é assegurar valor.
O mercado pode continuar a dizer que não paga por Carbono Retido de biodiversidade. Mas, na prática, paga. A questão é se seguiremos pagando através de crises e perdas ou se teremos maturidade para investir de forma antecipada, transformando risco em oportunidade e fragilidade em solidez.
Carbono Retido de Biodiversidade – Serviços Ambientais – Crédito da Foto Divulgação
O Carbono Retido da Biodiversidade tem adicionalidade pura e genuína. Qual seria o custo para o país e o planeta se os Rios voadores não levassem chuva às lavouras do sul e sudeste? Qual seria o custo para a humanidade se as florestas não regulassem o clima ? Estudos científicos comprovam que florestas com índices altos de Carbono Retido há mais vida! Adicionalidade é a floresta que detém o carbono retido preservar o ecossistema, gerar e manter os rios voadores tão vitais para a economia do país e do planeta, regular o clima, etc.
A lei que regulamentou o carbono do Brasil contempla o Carbono Retido de biodiversidade como crédito de Carbono elegível ao mercado voluntário. O país tem uma oportunidade única de demonstrar ao mundo que deu valor ao que pagávamos com dor sem perceber. O Brasil está dando um exemplo de superioridade e maturidade! Carbono Retido de Biodiversidade um ativo com preço imensurável! Pagamos com prazer!!!
José Antônio Bittencourt Investidor / Desenvolvedor de Projetos
José Antônio Bittencourt – Crédito da Foto: Acervo Pessoal
Nesta quinta-feira, dia 11, a Escola Carneiro Artes Visuais abre oficialmente suas portas com um coquetel de inauguração que reunirá convidados e oferecerá atividades preparadas especialmente para apresentar o novo espaço ao público. A data marca o início de uma iniciativa que pretende ampliar o acesso ao ensino de artes visuais e fortalecer a oferta cultural na região de Alphaville.
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Segundo a proprietária, Débora Prieto, a criação da escola nasceu de sua trajetória pessoal e da conexão com o universo artístico. Formada em Design de Interiores, ela afirma que sempre transitou pelas artes e encontrou no encontro com a artista Thayná — que atua há mais de duas décadas com formação de alunos de 5 anos à melhor idade — o impulso definitivo para dar forma ao projeto. Para Débora, a região carecia de um espaço dedicado ao ensino das artes que também oferecesse conforto, estrutura adequada e acolhimento.
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De acordo com ela, a proposta da escola vai além da formação técnica. O objetivo é proporcionar um ambiente que estimule habilidades como concentração, presença e autoconhecimento, beneficiando tanto crianças quanto adultos. Débora explica que a arte contribui para a saúde mental, favorecendo o equilíbrio emocional e oferecendo uma pausa necessária diante da rotina acelerada.
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Localizada na Alameda Araguaia, 901, a Escola Carneiro Artes Visuais foi preparada para receber diferentes perfis de alunos com salas amplas e ambiente pensado para experiências criativas. A inauguração contará com a presença de convidados ligados ao segmento artístico e atividades que demonstram a proposta do espaço. Entre elas, workshops de pintura a óleo, pintura em taças para quem quiser produzir sua própria peça e a participação de um escultor modelando ao vivo uma obra durante o evento.
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“A escola nasce com o propósito de oferecer um lugar de beleza, conforto e desenvolvimento, onde cada pessoa possa explorar sua expressão e estar mais conectada consigo mesma”, afirma Débora.
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Para mais informações sobre cursos, programação e atividades da inauguração, os interessados podem acompanhar os perfis no Instagram @deboragarciaprieto e @escolacarneiro ou entrar em contato pelos telefones (11) 96822-2287 e (11) 94223-1686.