Música
“Coisa Nossa”, um encontro de rios
Published
12 meses agoon
(Coisa Nossa | Foto por Elisa Maciel (@elisabdm)
Dupla formada por João Mantuano e RAYA estreia em álbum que celebra, em canções que vão do folk à marchinha carnavalesca, a abertura para o encontro e o enraizamento no solo brasileiro.
Ouça em todas as plataformas digitais.
Texto por Leonardo Lichote.
Coisa Nossa é o nome da dupla formada por João Mantuano e RAYA — e também de seu álbum de estreia, que eles lançam pelo selo Toca Discos no dia 6 de dezembro. A expressão carrega pelo menos dois sentidos, que refletem movimentos diversos: para dentro e para fora. Porque Coisa Nossa é intimidade fechada, o ambiente de troca entre dois artistas que permitiu o nascimento dessa safra de canções — no sofá de casa, violões em punho. Mas Coisa Nossa também se amplia na direção das fronteiras do Brasil e de sua imensidão, território pelo qual a dupla trafega ao longo das 11 faixas dos disco. Não só por apontarem para referências como Novos Baianos, Elomar e Caetano Veloso, mas pela forma brasileira como estabelecem diálogos com sonoridades de artistas como Simon & Garfunkel. O “nossa” é um só — mas nós somos dois, nós somos muitos.
A afinidade entre João e RAYA — nome artístico da compositora e cantora Paula Raia — se manifestou já no primeiro encontro, na casa dela. Eles já vinham conversando há um tempo virtualmente, numa aproximação estimulada por Felipe Rodarte — que viria a se tornar produtor do álbum ao lado de Constança Scofield e Álvaro Alencar — para que eles compusessem algo juntos para ser lançado como single. Quando enfim se sentaram cara a cara, saiu a primeira composição: “Diferentes semelhanças”, faixa 2 do álbum.
É simbólico que a primeira canção que escreveram juntos carregue no nome a contradição harmoniosa entre diferenças e similitudes. Afinal, é disso que em última instância se trata o encontro, e mais especificamente o encontro entre João e Raya . “Se você vir/ Tu vem devagarinho/ Que os nossos pés/ Vão se encontrar/ No meio do caminho” — eles cantam em “Cidade alta”, outra das canções do álbum.
João vinha de uma parceria com Chico Chico, com quem lançou um disco em 2021. Elogiado pela crítica, o álbum chegou a ter uma de suas canções indicada ao Grammy Latino. RAYA vinha compondo trilhas originais para espetáculos de dança — num deles, suas músicas ganharam a voz de Ney Matogrosso, que as lançará em breve pela Som Livre. Além disso, seu primeiro disco, “Tô”, ganhou as plataformas em 2022, com a participação de Julia Mestre — e de Juliana Linhares no show de lançamento. No mesmo ano, ela pôs na rua “Pontes”, um single feito também com Chico Chico e com Victor Ribeiro.
Devagarinho, João e RAYA se encontraram no meio do caminho. E decidiram abrir um caminho juntos. O que deveria ser uma reunião para um single começou a gerar canções, uma atrás da outra — hoje eles têm cerca de 40 parcerias.
Porém, “Coisa Nossa”, o disco, é fruto de outros encontros além do de João e RAYA. Em primeiro lugar, com a dupla de produtores Felipe e Constança, sócios no selo Toca Discos. Eles foram os primeiros a ouvir a leva inicial de canções e identificar que ali havia um disco e, mais do que isso, uma dupla, que com suas diferentes semelhanças construía uma identidade sólida. E que já nascia com nome, dado por Constança a partir dos dizeres que leu numa camiseta.
A roda de encontros se ampliou com a entrada do engenheiro de som Álvaro Alencar, terceiro elemento da produção. Ele ajudou a materializar a sonoridade do disco, ao mesmo tempo íntima e expansiva, minimalista e exuberante. Uma sonoridade que partiu da essência já presente naquele espaço íntimo da composição, ou seja, dos violões como base do conceito dos arranjos. Em especial, o violão de João, referência central para Marco Vasconcelos, que gravou o instrumento no disco — com alguns violões adicionais de Sergio Chiavazzolli.
Por fim, outro encontro que está na base da alma do álbum foi com Renato Cipriano, trazido para o “Coisa Nossa” por sugestão de Álvaro. Responsável pelo projeto acústico de diversos grandes estúdios, entre eles o Toca do Bandido, Cipriano pensa a música abarcando seu poder de cura — a partir do entendimento de frequências que têm efeitos menos ou mais saudáveis sobre nós. Uma curiosidade técnica que dá ideia da importância dessa dimensão para “Coisa Nossa” é o fato de todos os instrumentos do disco terem sido afinados em 432 Hz, uma frequência que, estudos defendem, atua mais em harmonia com a natureza, o corpo e a mente humana, em contraposição aos 440 Hz adotados como padrão universal.
O álbum foi naturalmente concebido, portanto, como respiro em meio ao ritmo frenético do mundo: da composição à engenharia sonora, dos arranjos aos músicos arregimentados (André Vasconcelos, Marco Vasconcelos, Marcos Suzano, Sergio Chiavazzolli e Renato Cipriano), passando pelas letras repletas de referências à natureza.
“Coisa Nossa”, a canção-título, abre o disco já expondo essas intenções contemplativas — e outras tantas já mencionadas aqui, como o desejo manifesto de brasilidade. O universo dos Novos Baianos de “Acabou chorare”, pós-João Gilberto, com união de bandolim e guitarra baiana, eletrificação coisa nossa. O coro que une as vozes de Luciane Dom ao trio Soul de Brasileiro (Gê Vieira, José Junior e Negra Silva) aquece ainda mais a gravação.
“Diferentes semelhanças” carrega um “sentimento Roberto Carlos”, como define João. O anúncio da contemplação solitária — mas luminosa — vem nos primeiros versos: “Olho pra cidade/ E vejo/ Corpos refletindo/ Tempo”. Já “Ouro” traz a engenharia pop das canções de Simon & Garfunkel — incluindo um “tchururu” que ecoa “Mrs. Robinson”. “Ninguém vale tanto brilho”, adverte a letra que trata das seduções comerciais da trajetória de um artista.
Cantada por João sozinho, “Arrebol” soa como folk americano, mas com pandeiro de pés fincados no solo brasileiro. Ao mesmo tempo, amplia seu território com o derbak, tambor árabe. Na sequência, é a vez de RAYA cantar sozinha, em “Rouxinol”. Lado a lado, soam como continuidade, canções-irmãs, que rimam em seus títulos e compartilham de um universo de rios e céus — aliás, há muitos rios pelos versos do disco, essa metáfora que guarda em si a ideia do fluxo e a vocação pelo desaguar. “É como se ela fosse o sol e eu a lua”, sintetiza poeticamente João, referindo-se ao par de músicas.
“Cidade alta” foi feita tendo Santa Teresa em mente, o Rio que se vê de lá. A certa altura, seu bandolim carrega uma melancolia de fado. Ao mesmo tempo, ela é atravessada por uma alegria tranquila. “Pra que certeza/ Se aqui/ É uma ladeira só”, perguntam os versos. “Love livre”, composta apenas por RAYA, é marcha de carnaval com puxada de ska, celebrando a liberdade de amar na festa. É pontuada por uma guitarra baiana que faz pensar na sonoridade de “Muitos carnavais”, álbum de Caetano Veloso.
“Mata escura” também fala de liberdade, mas num contexto mais amplo. “Talvez seja a canção que traga mais esperança”, diz RAYA. “É um colo feminino. Uma sensação de verdade pura”, define João. Delicada como seu título, “Pétala branca” é assinada apenas pelo compositor. Em menos de dois minutos, desenha com singeleza dedilhada a fragilidade do amor.
“Aqui eu permaneço” é afirmação de resistência, construída como resposta a “Vou-me embora”, canção de Paulo Diniz regravada por Zé Ibarra em 2023. O “aqui” a que se refere a letra é a América Latina, terra de trovadores de mil naturezas, do Pantanal aos Andes, de alguma forma evocados no arranjo. Por fim, “Se for cantar por amor”, parceria de João com Sal Pessoa, é mantra que amarra a alma de encontro que sustenta o disco: “Resistindo o amor/ Na alma do animal”.
FICHA TÉCNICA:
Produzido por Felipe Rodarte, Constança Scofield e Álvaro Alencar
Gravado no estúdio Toca do Bandido
Engenheiro de Gravação – Álvaro Alencar é Felipe Rodarte
Assistente de Gravação – Raphael Dieguez
Edições – Raoni Andrade
Engenheiro de Mixagem – Álvaro Alencar
Masterizado por Felipe Tichauer no Red Traxx em Miami
Coisa Nossa
RAYA – Voz
Mantuano – Voz
Marcos Suzano – Percussão
André Vasconcelos – Baixo
Marco Vasconcelos – Violão
Sergio Chiavazzolli – cavaquinho, guitarra baiana, bandolim
Backings – Gê Vieira, José Junior Negra Silva e Luciane Dom
Diferentes Semelhanças
RAYA – Voz
Mantuano – Voz
Marcos Suzano – Percussão
André Vasconcelos – Baixo
Marco Vasconcelos – Violão
Renato Cipriano – percussões étnicas (e
Sergio Chiavazzolli – bandolim
Ouro
RAYA – Voz
Mantuano – Voz
João Mantuano- Violão
Marcos Suzano – Percussão
André Vasconcelos – Baixo
Marco Vasconcelos – Violão
Sergio Chiavazzolli – violão de aço
Arrebol
Mantuano – Voz
Marcos Suzano – Percussão
André Vasconcelos – Baixo
Marco Vasconcelos – Violão
Sem participações adicionais. Apenas banda base e P&J
Rouxinol
RAYA – Voz
Marcos Suzano – Percussão
André Vasconcelos – Baixo
Marco Vasconcelos – Violão
Sergio Chiavazzolli – violão de aço
Renato Cipriano – cristais, orgão Shruti
Ilarindo Davidson – Bateria
Cidade Alta (Monte Alegre)
RAYA – Voz
Mantuano – Voz
Marcos Suzano – Percussão
André Vasconcelos – Baixo
Marco Vasconcelos – Violão
Renato Cipriano – cristais, Anima bells
Sergio Chiavazzolli – bandolim
Love Livre
RAYA – Voz
Mantuano – Voz
Marcos Suzano – Percussão
André Vasconcelos – Baixo
Marco Vasconcelos – Violão
Sergio Chiavazzolli – guitarra elétrica, guitarra baiana
Backings – Gê Vieira, José Junior, Negra Silva e Luciane Dom
Mata Escura
RAYA – Voz
Mantuano – Voz e violão solo
Marcos Suzano – Percussão
André Vasconcelos – Baixo
Marco Vasconcelos – Violão
Renato Cipriano – percussões étnicas, gongos, tubular bells, cristais, hand drum
Pétala Branca
RAYA – Voz
Mantuano – Voz
Marcos Suzano – Percussão
Marco Vasconcelos – Violão
Sergio Chiavazzolli – bandolim
Alvaro Alencar – efeitos e ambiencias
Aqui Eu Permaneço
RAYA – Voz
Mantuano – Voz e viola caipira
Marcos Suzano – Percussão
André Vasconcelos – Baixo
Marco Vasconcelos – Violão
Renato Cipriano – percussões étnicas
Se for cantar por amor
RAYA – Voz
Mantuano – Voz
Marcos Suzano – Percussão
André Vasconcelos – Baixo
Marco Vasconcelos – Violão
Alvaro Alencar – voz declamada
Backings – Gê Vieira, José Junior Negra Silva e Luciane Dom
Ouça em todas as plataformas digitais.
Sobre Coisa Nossa
Raya e Mantuano, dois talentos da nova MPB, encontraram-se pela primeira vez em 2022, apresentados por Felipe Rodarte, no mítico Estúdio Toca do Bandido e, de lá pra cá, compuseram diversas canções; as 11 primeiras integram o álbum em produção, intitulado “Coisa Nossa”, que terá lançamento pelo Selo Toca Discos.
“Coisa Nossa” são duas vozes e dois violões. “Mexemos e misturamos o caldeirão das nossas referências e experiências e saiu um negócio bem nosso”, conta Raya ao lado de Mantuano, com supervisão dos produtores Felipe Rodarte e Constança Scofield, ao longo dos muitos encontros na Toca do Bandido.
Tem folk, samba, bossa, afoxé, rock. A dupla sabe brincar de abrir caixas de gêneros musicais consagrados e fazer uma delicada e interessante fusão. Dirigir o abundante fluxo criativo dos dois em direção a algo muito novo e fresco.
“Coisa Nossa” é, além de tudo, um projeto carioca. Passeia pela cidade, com notas de Leme, Santa Tereza e Itanhangá, onde fica a Toca do Bandido e seus parceiros. Sua produção conta também com a participação do premiado engenheiro e produtor Álvaro Alencar.
A sonoridade de Raya e Mantuano pode ser definida como um lugar de calma e delicadeza em que muitas coisas acontecem. A dupla é a condutora deste trem brasileiro que parte para o interior, sempre olhando para o futuro, conectado com ‘coisas nossas’. É um trabalho sem um olhar ufanista sobre música brasileira, mas sim com ternura.
Links Coisa Nossa:
Links Toca do Bandido | Toca Discos:
Música
Karol Conká e Péricles farão homenagem a Arlindo Cruz no Prêmio Potências
Published
10 horas agoon
21 de novembro de 2025
Com o tema “A celebração da voz negra”, o Prêmio Potências acontece na próxima segunda-feira, 24 de novembro, na Sala São Paulo, na capital paulista, e prestará uma homenagem a um dos maiores nomes da música brasileira: Péricles, que celebra 40 anos de uma trajetória marcada por talento, resistência e representatividade. Em um dos momentos da premiação, Péricles receberá Karol Conká no palco para cantarem juntos O Show Tem Que Continuar, de Arlindo Cruz, em uma grande celebração.
Karol se unirá a todo time presente para festejar todos os indicados da noite.
O evento reforça seu papel como a maior exaltação da cultura negra no Brasil. O Prêmio Potências reconhece personalidades não apenas por suas trajetórias, mas pelo impacto real que promovem na sociedade.
O Prêmio Potências também atua como plataforma de visibilidade para carreiras negras e fortalecimento de narrativas historicamente invisibilizadas.
Música
DJ Camila Jun, de Brasília, é uma das grandes atrações do Réveillon Maravilha, no Ceará
Published
10 horas agoon
21 de novembro de 2025
Evento que acontece na Praia de Taíba tem também nomes como Marcelo D2, Fernando Fernandes, Isabella Santoni, Natalia Guitler, Pk Delas confirmados
O Réveillon Maravilha abre sua agenda para celebrar sua segunda edição na paradisíaca Praia de Taíba, no Ceará, com bem-estar e lifestyle saudável. Em um cenário único, o evento convida o público para uma forma diferente de experienciar a virada de ano, inspirado nos novos hábitos de consumo e no crescente movimento em prol do autocuidado. De 27 de dezembro a 04 de janeiro de 2026, o Réveillon Maravilha guia o público presente a renovar suas energias para a chegada do próximo ano, com uma grande programação musical, Marcelo D2, banda 3030, diversos DJs, além de uma culinária local escolhida a dedo em uma estrutura completa. Confira as opções de pacotes aqui.
Entre as grandes atrações do evento, a brasiliense Camila Jun se destaca no cenário da música eletrônica atual e levará toda sua potência para o Ceará. Autêntica, singular, envolvente e dona de uma presença de palco única, DJ Camila Jun, acabou de voltar do Tomorrowland e foi selecionada para a lista Future of Dance, organizado pela 1001Tracklist, que todo ano elege 101 produtoras que tiveram impacto significativo e estão elevando a dance music. A artista já se apresentou em palcos por todo o mundo, incluindo Espanha, Croácia, Portugal, México, Estados Unidos, Indonésia e muito mais, e chega à Praia de Taíba para uma noite de muita música no dia 29.
O Réveillon Maravilha já conta com vários atores confirmados como Isabella Santoni, Pk Delas, Yana Sardenberg, o apresentador Fernando Fernandes, atletas e influenciadores estão o campeão mundial de surf, Yago Dora, Marcelo Trekinho e Gabriel Pastori, a estrela do futevôlei, Natália Guilter, e os criadores de conteúdo Lifestyle, wellness & business Marcia Cristina, Mariana Velloso, João Leone, Matheus Rodrigues, Bruna Braga, e muitos outros.

Isabella Santoni e PK Delas
Fotos de divulgação – Reprodução Instagram
O diferencial do Réveillon é o foco no esporte, colocando a nova tendência como um dos pilares da marca. A programação reúne o público na Praia de Taíba, localizada a 70km de Fortaleza, oferecendo uma programação cuidadosa de atividades diurnas – incluindo surf, futevôlei, beach tennis, corrida guiada, treinamento funcional e acesso a uma academia exclusiva no formato “jungle gym”, patrocinada pela BodyTech. Assim, um dos destinos mais encantadores do litoral cearense promove uma nova camada de relaxamento e curtição.

Foto de Divulgação – crédito Centelha PRODUÇÕES
“O primeiro ano foi um sucesso e este ano a procura está ainda maior. É uma proposta que atrai as pessoas que buscam curtir uma festa e ao mesmo tempo manter uma rotina de esporte e bem estar”, explica Fernando Fernandes, apresentador, atleta brasileiro e um dos sócios do evento.

Fernando Fernandes – crédito Centelha PRODUÇÕES
A programação traz uma curadoria musical cuidadosamente elaborada, com festas memoráveis. Entre a programação, destacam-se a banda 3030, no primeiro dia, Marcelo D2, responsável por animar o dia 28 de dezembro, além de um grande line-up de música eletrônica, dia 29. “Buscamos atrações que dialoguem com nosso lifestyle, com energia positiva e alegria”, completa Felipe Colares, CEO da Influ Produções – responsável pela produção do Maravilha.

Marcelo D2 – por Gabriel Mota
Gastronomia
Logo no primeiro dia, 27 de dezembro, o evento abre portas para uma degustação gastronômica com a culinária local. No cardápio, está o tradicional Assado da Taíba, peixe assado no fogo de quengas de coco seco, servido na folha de bananeira e acompanhado de tapioca e outras especiarias. Essa e outras delícias regionais estarão disponíveis para que os convidados vivenciem o melhor da cultura de Taíba. Nos demais dias, os clientes poderão adquirir suas refeições no Beach Club e festas, com cardápios assinados pelos chefs André Batista, Lu Magalhães e Bia Ferreira, além de comidinhas locais.

A Praia de Taíba fica num local super reservado e é o ponto perfeito para prática de Kite Surf, Beach Tênis e várias outras atividades esportivas – Centelha PRODUÇÕES
Vendas
Para uma imersão personalizada, o Réveillon Maravilha preparou programações únicas organizadas entre dois tipos de pacotes: o “Maravilha” reúne atividades essenciais para a experiência, entre festas com open bar, degustação gastronômica, Beach Club e uma ampla programação de atividades esportivas como surf, futevôlei, beach tennis, corrida e treinamento funcional, além de opções de cura e relaxamento, como yoga, massoterapia e banheira de gelo. Os participantes também recebem um kit exclusivo com mimos e descontos em parceiros locais.
O pacote “Maravilha GOKITE by Duotone”, por sua vez, inclui todos os benefícios do pacote anterior, somados a 6h de aulas de kitesurf com a Gokite, escola oficial Duotone, ponto de apoio e hidratação, downwinds com transporte e suporte inclusos, além de uma camisa UV personalizada e fotos profissionais registradas por equipe audiovisual.
PROGRAMAÇÃO
27 de dezembro
Festa: “Welcome to Taíba” – (open bar + assado de peixe)
Opções de Esportes: Kitesurf, Surf, Beach Tênis, Fut Vôlei, Corrida e Fitness BodyTech
Wellness: Yoga, Massoterapia, Fisioterapia Esportiva e Espaço Vila Maravilha
Atrações musicais: Ray Ferreira, Taibana Forró pé serra, DJ A, 3030, e Luisa Viscardi
28 de dezembro
Festa: Samba do D2 (open bar)
Opções de Esportes: Kitesurf, Surf, Beach Tênis, FuteVôlei, Corrida e Fitness BodyTech
Wellness: Yoga, Massoterapia, Fisioterapia Esportiva e Espaço Vila Maravilha
Atrações musicais: Gotha, Chicco Aquino, Marcelo D2, Carol Emmerick
29 de dezembro
Festa: Tônica (open bar)
Opções de Esportes: Kitesurf, Surf, Beach Tênis, FuteVôlei, Corrida, Academia e Fitness BodyTech
Wellness: Yoga, Massoterapia, Fisioterapia Esportiva e Espaço Vila Maravilha
Atrações musicais: Antdot, Riascode, Camila Jun, Chicco Aquino Giovana Zattar.
30 de dezembro
Festa: Clareou (Beach Club)
Opções de Esportes: Kitesurf, Surf, Beach Tênis, FuteVôlei, Corrida, Academia e Fitness BodyTech
Wellness: Yoga, Massoterapia, Fisioterapia Esportiva e Espaço Vila Maravilha
Atrações musicais: Grupo DTF, RV, DJ A
31 de dezembro
Festa: “Réveillon Maravilha” (open bar)
Opções de Esportes: Kitesurf, Surf, Beach Tênis, FuteVôlei, Corrida, Academia e Fitness BodyTech
Wellness: Yoga, Massoterapia, Fisioterapia Esportiva e Espaço Vila Maravilha
Atrações musicais: DJ A, Coletivo Missa, RV, Pauly, Sobrinho
02 de janeiro
Recovery Day (aberto ao público)
Opções de Esportes: Kitesurf, Surf, Beach Tênis, Futevôlei, Corrida e Fitness BodyTech
Wellness: Yoga, Massoterapia, Fisioterapia Esportiva e Espaço Vila Maravilha
03 de janeiro
Bonus Party: Sunset DDP (Beach Club) – (Festa adquirida a parte)
Opções de Esportes: Kitesurf, Surf, Beach Tênis, Futevôlei, Corrida e Fitness BodyTech
Wellness: Yoga, Massoterapia, Fisioterapia Esportiva e Espaço Vila Maravilha
Atrações musicais: DDP Diretoria + Convidados
04 de janeiro
Farewell Taíba (aberto ao público)
Opções de Esportes: Kitesurf, Surf, Beach Tênis, Futevôlei, Corrida e Fitness BodyTech
Wellness: Yoga, Massoterapia, Fisioterapia Esportiva e Espaço Vila Maravilha
SERVIÇO
Réveillon Maravilha @ Praia de Taíba
Datas: 27 de dezembro de 2025 a 03 de janeiro de 2026
Local: Praia de Taíba
Endereço: Praia de Taíba – São Gonçalo do Amarante, CE – 62670-000, a cerca de 70km de Fortaleza, no Ceará
Classificação 18 anos
Pacotes aqui: https://www.reveillonmaravilha.com.br/pacotes-1
Música
AFROPUNK Brasil segue o propósito de desenvolver eventos regenerativos
Published
11 horas agoon
21 de novembro de 2025
Festival realizado nos dias 08 e 09 de novembro, no Parque de Exposições de Salvador, divulga resultados e impactos socioambientais da edição
Mais do que minimizar danos, o AFROPUNK Brasil reafirma seu propósito de regenerar ecossistemas e fortalecer as comunidades onde passa. Esse ano, o projeto passou por Maranhão e Rio de Janeiro, encerrando em casa, em Salvador, numa edição que reuniu mais de 63 mil pessoas em dois dias. Sendo o maior festival de cultura preta do mundo e um dos maiores do circuito nacional, seu compromisso é muito além de uma curadoria potente. É seguir com o objetivo de criar um impacto positivo por meio de práticas sustentáveis, economia local, redução de CO² e políticas efetivas de cuidado ambiental e social.
Com 19 atrações, entre elas, Sister Nancy, Tems, Coco Jones, Péricles e Liniker, mais de 20 horas de shows, um palco de mais de 100 metros o AFROPUNK Brasil contou com mais de 200 pessoas no time principal, dos quais 90% de pessoas negras, com maioria feminina e em posições de liderança. Nas contratações gerais, mais de 5 mil profissionais estiveram envolvidos na operação do festival.
A área gastronômica, livre de plástico de uso único, reuniu 20 restaurantes majoritariamente geridos por pessoas negras. A edição implementou uma campanha visando a ampliação de opções veganas e vegetarianas, contribuindo para a redução do impacto ambiental – considerando que a pecuária é responsável por 14,5% das emissões globais de GEE, uma refeição vegetariana emite em média 63% menos CO₂ que uma refeição com carne bovina. O festival registrou 89% de adesão dos fornecedores às diretrizes ambientais e 47% do total de pratos oferecidos eram vegetarianos ou veganos, promovendo formação e fortalecimento para empreendedores da gastronomia no campo da sustentabilidade.
O Parque de Exposições recebeu 75 pontos de coleta seletiva estruturada com coleta seletiva ao vivo, que resultou em 131 kg de resíduos orgânicos compostados, além de 105 kg de adubo gerado, com uma redução de 65,5 kg CO₂eq. Foram mais de 10 tipos de categorias de emissões de carbono catalogadas, monitoramento climático realizado, estações de hidratação, além de reciclagem de 45.000m³ de óleo de dendê e óleo de cozinha, evitando contaminação hídrica.
O AFROPUNK Brasil não só reafirma seu papel como vitrine da música negra global, mas também como plataforma de turismo. O evento recebeu nos dois dias um público 40% vindo de fora da Bahia, com fãs de todos os estados brasileiros, além de estrangeiros de 36 países. O evento fechou sua quinta edição com 15 ativações e experiências imersivas criadas especialmente para o público pelas marcas patrocinadoras, como Banco do Brasil, Coca-Cola e Red Bull, unindo propósito e interação com os visitantes.
A plataforma permanece como território vivo e o futuro já está sendo construído: regenerativo, coletivo e de impacto real. Os caminhos seguem abertos, e a próxima parada já tem destino: Rio de Janeiro, em 2026.
O AFROPUNK Brasil é apresentado pelo Banco do Brasil, com patrocínio do Governo Federal, Ourocard, Visa, Heineken e Coca Cola. O evento tem o apoio do Salon Line, Sebrae, White Horse, Salvador Shopping, OEI, New Era e Governo do Estado da Bahia. A companhia aérea oficial é a Gol Smiles. O player oficial é Spotify, com parceria institucional da British Council / Ano Brasil Reino Unido. A edição 2025 do evento tem apoio institucional da PMS. Realização: IDW Company.
Leia Tambem
Universal Woman: Emily Alves representará a capital paranaense no estadual Universal Woman Paraná
A jovem empresária, modelo e digital influencer Emily Alves, de 26 anos, foi eleita Miss Curitiba 2026 e agora se...
Jeff Andrade, Mister Pacific Universo, retorna às telas em curta-metragem ao lado do ator Mateus Cardoso
Modelo, vencedor de concurso internacional no Peru, faz primeira aparição após período afastado das câmeras O modelo e ator Jeff...
INFLUORG: Tayenne Narizinho entrevista Gusttavo Lima memórias, sucessos e uma dinâmica cheia de emoção
Entre sorrisos, lembranças e muita música boa, Tayenne Narizinho se encontrou com ninguém menos que o Embaixador, Gusttavo Lima, para...
João Brasio marca presença no Leilão Galácticos após repercussão sobre doação ao Teleton
O empresário João Brasio, referência nacional em tecnologia e segurança digital, foi um dos destaques no Leilão Galácticos, promovido por...
DJ Ana Flávia marca presença no Galpão dos Artistas e confirma apresentação no Baile do Gui, em Aparecida de Goiânia
A DJ Ana Flávia, conhecida como a “Musa do Som Automotivo”, segue acelerando sua trajetória na cena do Eletrofunk. No...
Dra. Marianna Magri marca presença no leilão beneficente de Ronaldo Fenômeno em São Paulo
A Dra. Marianna Magri, médica das celebridades, referência em medicina de precisão, marcou presença no leilão beneficente promovido por Ronaldo...
Regina Nunes participa do Leilão Beneficente de Ronaldo Fenômeno
Regina Nunes marcou presença ontem no Leilão Beneficente organizado por Ronaldo Fenômeno, em São Paulo, em uma noite dedicada à...
Casal bissexual é exposto em cidade pequena e transforma o escândalo em sucesso nacional
Nem todo começo é fácil e às vezes, o que parece um fim é só o início de uma nova...
Dra. Shape vive experiência inesquecível na Grécia e compartilha reflexão sobre sucesso e propósito
A médica das celebridades, Gleidiana Scalzer, conhecida como Dra. Shape, passa por Santorini, Mykonos, Atenas e Creta e inspira seguidores...
RP Elir Andrade emagrece mais de 6 kg em uma semana com protocolo exclusivo do Instituto Elaine Borges
O renomado RP e empresário Elir Andrade surpreendeu ao revelar um resultado impressionante: mais de 6 quilos eliminados em apenas...
Léo Bross conhece o elenco de Wicked na maior première do ano em São Paulo
O jornalista e criador de conteúdo Léo Bross marcou presença em uma das maiores premières que o Brasil recebeu nos...
De farda e jaleco para as câmeras: o casal que trocou as profissões por prazer e lucros
Eles já viveram de rotina, hierarquia e plantões. Ele, ex-policial militar. Ela, enfermeira. Hoje, o casal vive de algo completamente...
O que aconteceu com Byel? Influenciador gera repercussão nas redes sociais
O influenciador digital Byel voltou a chamar atenção do público nesta semana após uma série de movimentações nas redes sociais...
Manu Silva é a campeã da 10ª temporada da Casa das Pimentinhas
Sem mais mistérios, foi anunciada a vencedora da 10ª edição do Reality mais apimentado do Brasil, Manu Silva é a...
Pollyanna Lataliza: A coach que transforma dor em força e viraliza com conteúdos sobre relacionamentos e saúde emocional
Combinando pedagogia, wellness e inteligência emocional, Pollyanna Lataliza se destaca como uma das vozes mais autênticas do coaching brasileiro, abordando...
Empresário Erick Boniz se batiza na Igreja Lagoinha e diz ter vivido “renascimento espiritual”
O empresário Erick Boniz, CEO da Monatiza Brazil, surpreendeu seguidores ao anunciar neste fim de semana seu batismo na Igreja...
Famosos se programam para virada do ano na Praia de Taíba, no Ceará
Isabella Santoni e PK Delas (Reprodução/Instagram) Réveillon Maravilha já tem nomes como Marcelo D2, Fernando Fernandes, Isabella Santoni, Natalia Guitler,...
Ela só queria mimar e acabou virando o assunto mais comentado do carnaval
Ela é o tipo de mulher que não precisa de roteiro, ela vive, sente e compartilha. Com seu jeito leve,...
Tatí Presser revela ter sido expulsa de casa de swing: “Eu dizia pra pessoas que eu estava fazendo uma pesquisa antropológica”
O novo episódio do Damas de Ferro – podcast publicado na plataforma de conteúdos Zexter, apresentado pela sexólogaTati Presser e...
Jaqueline Walker: de São Paulo para Madrid, trajetória que conecta moda, marketing e influência digital
Aos 28 anos, Jaqueline Walker é um nome que começa a ganhar destaque no cenário internacional. Nascida em São Paulo,...
Trending
-
Geral3 anos agoPedro Sobral explica os motivos para investir no tráfego pago
-
Business8 meses agoOs 7 Melhores Cursos de Investimento do Brasil em 2025
-
Beleza4 anos agoEx Miss Brasil Nathalia Valente comemora 1 milhão no instagram e 8 milhões no Tiktok
-
Beleza8 anos agoMatheus Mazzafera mostra procedimento que deixa rosto em carne viva
-
Influencer5 anos agoAtriz das pegadinhas, Jordana Guimarães faz sucesso com vídeos e trolagens na internet
-
Saude5 anos agoCirurgião Plástico Dr Sérgio Furtado, é o responsável pela Rinoplastia da atriz Jordana Guimarães
-
Influencer4 anos agoFabíola e Fabiane, as irmãs ribeirinhas da Amazônia que conquistaram a Web
-
Famosos5 anos agoGusttavo Lima posa sem camisa e mostra tanquinho em parque com os filhos


