Connect with us

Música

“Coisa Nossa”, um encontro de rios

Published

on

(Coisa Nossa | Foto por Elisa Maciel (@elisabdm)

Dupla formada por João Mantuano e RAYA estreia em álbum que celebra, em canções que vão do folk à marchinha carnavalesca, a abertura para o encontro e o enraizamento no solo brasileiro.

Ouça em todas as plataformas digitais.

Texto por Leonardo Lichote.

Coisa Nossa é o nome da dupla formada por João Mantuano e RAYA — e também de seu álbum de estreia, que eles lançam pelo selo Toca Discos no dia 6 de dezembro. A expressão carrega pelo menos dois sentidos, que refletem movimentos diversos: para dentro e para fora. Porque Coisa Nossa é intimidade fechada, o ambiente de troca entre dois artistas que permitiu o nascimento dessa safra de canções — no sofá de casa, violões em punho. Mas Coisa Nossa também se amplia na direção das fronteiras do Brasil e de sua imensidão, território pelo qual a dupla trafega ao longo das 11 faixas dos disco. Não só por apontarem para referências como Novos Baianos, Elomar e Caetano Veloso, mas pela forma brasileira como estabelecem diálogos com sonoridades de artistas como Simon & Garfunkel. O “nossa” é um só — mas nós somos dois, nós somos muitos.

A afinidade entre João e RAYA — nome artístico da compositora e cantora Paula Raia — se manifestou já no primeiro encontro, na casa dela. Eles já vinham conversando há um tempo virtualmente, numa aproximação estimulada por Felipe Rodarte — que viria a se tornar produtor do álbum ao lado de Constança Scofield e Álvaro Alencar — para que eles compusessem algo juntos para ser lançado como single. Quando enfim se sentaram cara a cara, saiu a primeira composição: “Diferentes semelhanças”, faixa 2 do álbum.

É simbólico que a primeira canção que escreveram juntos carregue no nome a contradição harmoniosa entre diferenças e similitudes. Afinal, é disso que em última instância se trata o encontro, e mais especificamente o encontro entre João e Raya . “Se você vir/ Tu vem devagarinho/ Que os nossos pés/ Vão se encontrar/ No meio do caminho” — eles cantam em “Cidade alta”, outra das canções do álbum.

João vinha de uma parceria com Chico Chico, com quem lançou um disco em 2021. Elogiado pela crítica, o álbum chegou a ter uma de suas canções indicada ao Grammy Latino. RAYA vinha compondo trilhas originais para espetáculos de dança — num deles, suas músicas ganharam a voz de Ney Matogrosso, que as lançará em breve pela Som Livre. Além disso, seu primeiro disco, “Tô”, ganhou as plataformas em 2022, com a participação de Julia Mestre — e de Juliana Linhares no show de lançamento. No mesmo ano, ela pôs na rua “Pontes”, um single feito também com Chico Chico e com Victor Ribeiro.

Devagarinho, João e RAYA se encontraram no meio do caminho. E decidiram abrir um caminho juntos. O que deveria ser uma reunião para um single começou a gerar canções, uma atrás da outra — hoje eles têm cerca de 40 parcerias.

Porém, “Coisa Nossa”, o disco, é fruto de outros encontros além do de João e RAYA. Em primeiro lugar, com a dupla de produtores Felipe e Constança, sócios no selo Toca Discos. Eles foram os primeiros a ouvir a leva inicial de canções e identificar que ali havia um disco e, mais do que isso, uma dupla, que com suas diferentes semelhanças construía uma identidade sólida. E que já nascia com nome, dado por Constança a partir dos dizeres que leu numa camiseta.

A roda de encontros se ampliou com a entrada do engenheiro de som Álvaro Alencar, terceiro elemento da produção. Ele ajudou a materializar a sonoridade do disco, ao mesmo tempo íntima e expansiva, minimalista e exuberante. Uma sonoridade que partiu da essência já presente naquele espaço íntimo da composição, ou seja, dos violões como base do conceito dos arranjos. Em especial, o violão de João, referência central para Marco Vasconcelos, que gravou o instrumento no disco — com alguns violões adicionais de Sergio Chiavazzolli.

Por fim, outro encontro que está na base da alma do álbum foi com Renato Cipriano, trazido para o “Coisa Nossa” por sugestão de Álvaro. Responsável pelo projeto acústico de diversos grandes estúdios, entre eles o Toca do Bandido, Cipriano pensa a música abarcando seu poder de cura — a partir do entendimento de frequências que têm efeitos menos ou mais saudáveis sobre nós. Uma curiosidade técnica que dá ideia da importância dessa dimensão para “Coisa Nossa” é o fato de todos os instrumentos do disco terem sido afinados em 432 Hz, uma frequência que, estudos defendem, atua mais em harmonia com a natureza, o corpo e a mente humana, em contraposição aos 440 Hz adotados como padrão universal. 

O álbum foi naturalmente concebido, portanto, como respiro em meio ao ritmo frenético do mundo: da composição à engenharia sonora, dos arranjos aos músicos arregimentados (André Vasconcelos, Marco Vasconcelos, Marcos Suzano, Sergio Chiavazzolli e Renato Cipriano), passando pelas letras repletas de referências à natureza. 

“Coisa Nossa”, a canção-título, abre o disco já expondo essas intenções contemplativas — e outras tantas já mencionadas aqui, como o desejo manifesto de brasilidade. O universo dos Novos Baianos de “Acabou chorare”, pós-João Gilberto, com união de bandolim e guitarra baiana, eletrificação coisa nossa. O coro que une as vozes de Luciane Dom ao trio Soul de Brasileiro (Gê Vieira, José Junior e Negra Silva) aquece ainda mais a gravação. 

“Diferentes semelhanças” carrega um “sentimento Roberto Carlos”, como define João. O anúncio da contemplação solitária — mas luminosa — vem nos primeiros versos: “Olho pra cidade/ E vejo/ Corpos refletindo/ Tempo”. Já “Ouro” traz a engenharia pop das canções de Simon & Garfunkel — incluindo um “tchururu” que ecoa “Mrs. Robinson”. “Ninguém vale tanto brilho”, adverte a letra que trata das seduções comerciais da trajetória de um artista.

Cantada por João sozinho, “Arrebol” soa como folk americano, mas com pandeiro de pés fincados no solo brasileiro. Ao mesmo tempo, amplia seu território com o derbak, tambor árabe. Na sequência, é a vez de RAYA cantar sozinha, em “Rouxinol”. Lado a lado, soam como continuidade, canções-irmãs, que rimam em seus títulos e compartilham de um universo de rios e céus — aliás, há muitos rios pelos versos do disco, essa metáfora que guarda em si a ideia do fluxo e a vocação pelo desaguar. “É como se ela fosse o sol e eu a lua”, sintetiza poeticamente João, referindo-se ao par de músicas.

“Cidade alta” foi feita tendo Santa Teresa em mente, o Rio que se vê de lá. A certa altura, seu bandolim carrega uma melancolia de fado. Ao mesmo tempo, ela é atravessada por uma alegria tranquila. “Pra que certeza/ Se aqui/ É uma ladeira só”, perguntam os versos. “Love livre”, composta apenas por RAYA, é marcha de carnaval com puxada de ska, celebrando a liberdade de amar na festa. É pontuada por uma guitarra baiana que faz pensar na sonoridade de “Muitos carnavais”, álbum de Caetano Veloso.

“Mata escura” também fala de liberdade, mas num contexto mais amplo. “Talvez seja a canção que traga mais esperança”, diz RAYA. “É um colo feminino. Uma sensação de verdade pura”, define João. Delicada como seu título, “Pétala branca” é assinada apenas pelo compositor. Em menos de dois minutos, desenha com singeleza dedilhada a fragilidade do amor.

“Aqui eu permaneço” é afirmação de resistência, construída como resposta a “Vou-me embora”, canção de Paulo Diniz regravada por Zé Ibarra em 2023. O “aqui” a que se refere a letra é a América Latina, terra de trovadores de mil naturezas, do Pantanal aos Andes, de alguma forma evocados no arranjo. Por fim, “Se for cantar por amor”, parceria de João com Sal Pessoa, é mantra que amarra a alma de encontro que sustenta o disco: “Resistindo o amor/ Na alma do animal”.

FICHA TÉCNICA:

Produzido por Felipe Rodarte, Constança Scofield e Álvaro Alencar

Gravado no estúdio Toca do Bandido

Engenheiro de Gravação – Álvaro Alencar é Felipe Rodarte 

Assistente de Gravação – Raphael Dieguez 

Edições – Raoni Andrade 

Engenheiro de Mixagem – Álvaro Alencar 

Masterizado por Felipe Tichauer no Red Traxx em Miami

 

Coisa Nossa

RAYA – Voz

Mantuano – Voz 

Marcos Suzano – Percussão

André Vasconcelos – Baixo

Marco Vasconcelos – Violão

Sergio Chiavazzolli – cavaquinho, guitarra baiana, bandolim

Backings – Gê Vieira, José Junior Negra Silva e Luciane Dom

 

Diferentes Semelhanças

RAYA – Voz

Mantuano – Voz 

Marcos Suzano – Percussão

André Vasconcelos – Baixo

Marco Vasconcelos – Violão

Renato Cipriano – percussões étnicas (e

Sergio Chiavazzolli – bandolim

 

Ouro

RAYA – Voz

Mantuano – Voz 

João Mantuano- Violão 

Marcos Suzano – Percussão

André Vasconcelos – Baixo

Marco Vasconcelos – Violão

Sergio Chiavazzolli – violão de aço 

 

Arrebol

Mantuano – Voz 

Marcos Suzano – Percussão

André Vasconcelos – Baixo

Marco Vasconcelos – Violão

Sem participações adicionais. Apenas banda base e P&J

 

Rouxinol

RAYA – Voz

Marcos Suzano – Percussão

André Vasconcelos – Baixo

Marco Vasconcelos – Violão

Sergio Chiavazzolli – violão de aço 

Renato Cipriano – cristais, orgão Shruti

Ilarindo Davidson – Bateria

 

Cidade Alta (Monte Alegre)

RAYA – Voz

Mantuano – Voz 

Marcos Suzano – Percussão

André Vasconcelos – Baixo

Marco Vasconcelos – Violão

Renato Cipriano – cristais, Anima bells

Sergio Chiavazzolli – bandolim

 

Love Livre

RAYA – Voz

Mantuano – Voz 

Marcos Suzano – Percussão

André Vasconcelos – Baixo

Marco Vasconcelos – Violão

Sergio Chiavazzolli – guitarra elétrica, guitarra baiana

Backings – Gê Vieira, José Junior, Negra Silva e Luciane Dom

 

Mata Escura

RAYA – Voz

Mantuano – Voz e violão solo

Marcos Suzano – Percussão

André Vasconcelos – Baixo

Marco Vasconcelos – Violão

Renato Cipriano – percussões étnicas, gongos, tubular bells, cristais, hand drum

 

Pétala Branca

RAYA – Voz

Mantuano – Voz 

Marcos Suzano – Percussão

Marco Vasconcelos – Violão

Sergio Chiavazzolli – bandolim

Alvaro Alencar – efeitos e ambiencias

 

Aqui Eu Permaneço

RAYA – Voz

Mantuano – Voz e viola caipira 

Marcos Suzano – Percussão

André Vasconcelos – Baixo

Marco Vasconcelos – Violão

Renato Cipriano – percussões étnicas

 

Se for cantar por amor

RAYA – Voz

Mantuano – Voz 

Marcos Suzano – Percussão

André Vasconcelos – Baixo

Marco Vasconcelos – Violão

Alvaro Alencar – voz declamada

Backings – Gê Vieira, José Junior Negra Silva e Luciane Dom

 

Ouça em todas as plataformas digitais.

Sobre Coisa Nossa

Raya e Mantuano, dois talentos da nova MPB, encontraram-se pela primeira vez em 2022, apresentados por Felipe Rodarte, no mítico Estúdio Toca do Bandido e, de lá pra cá, compuseram diversas canções; as 11 primeiras integram o álbum em produção, intitulado “Coisa Nossa”, que terá lançamento pelo Selo Toca Discos.

“Coisa Nossa” são duas vozes e dois violões. “Mexemos e misturamos o caldeirão das nossas referências e experiências e saiu um negócio bem nosso”, conta Raya ao lado de Mantuano, com supervisão dos produtores Felipe Rodarte e Constança Scofield, ao longo dos muitos encontros na Toca do Bandido.

Tem folk, samba, bossa, afoxé, rock. A dupla sabe brincar de abrir caixas de gêneros musicais consagrados e fazer uma delicada e interessante fusão. Dirigir o abundante fluxo criativo dos dois em direção a algo muito novo e fresco.

“Coisa Nossa” é, além de tudo, um projeto carioca. Passeia pela cidade, com notas de Leme, Santa Tereza e Itanhangá, onde fica a Toca do Bandido e seus parceiros. Sua produção conta também com a participação do premiado engenheiro e produtor Álvaro Alencar.

A sonoridade de Raya e Mantuano pode ser definida como um lugar de calma e delicadeza em que muitas coisas acontecem. A dupla é a condutora deste trem brasileiro que parte para o interior, sempre olhando para o futuro, conectado com ‘coisas nossas’. É um trabalho sem um olhar ufanista sobre música brasileira, mas sim com ternura.

Links Coisa Nossa:

Instagram

YouTube

Spotify 

Links Toca do Bandido | Toca Discos:

Site Oficial

Instagram

YouTube

Continue Reading
Advertisement

Música

Gito Sales: A Síntese da Harmonia além das Etiquetas

Published

on

Créditos da Foto: Divulgação

A trajetória de Gito Sales ganhou um novo capítulo de reconhecimento através do estudo “O Quadrilátero da Harmonia”, do pesquisador japonês Yusuke Wajima (Universidade de Osaka).

A análise coloca Sales em um grupo seleto ao lado de ícones como Toninho Horta, Pat Metheny e Lee Ritenour, destacando a forma como ele opera o instrumento como uma unidade harmônica completa. Enquanto Toninho Horta utiliza sua clássica Gibson ES-175 para criar uma sonoridade orgânica e flutuante, e Pat Metheny explora camadas sonoras com suas guitarras Ibanez e Roland, Gito Sales trilha um caminho de precisão que o aproxima do rigor de Lee Ritenour e suas lendárias Gibson L-5.

Créditos da Foto: Divulgação
Créditos da Foto: Divulgação

No entanto, o diferencial de Sales está na origem de seu som: ele prova que o “acabamento de mármore” e a execução cirúrgica não dependem de etiquetas de milhões. Ao optar por instrumentos Strinberg, sob a coordenação de Northon Vanalli (Sonotec), Gito Sales demonstra que a excelência sonora nasce da inteligência técnica e da mão do artista.

Créditos da Foto: Divulgação
Créditos da Foto: Divulgação

Ele nacionaliza o topo da harmonia mundial, mostrando que o projeto brasileiro entrega a mesma autoridade rítmica e clareza que os instrumentos mais caros do mundo. O grande diferencial de Sales, porém, reside no jogo entre a harmonia e o canto: enquanto outros gênios do instrumento focam apenas nas cordas, Gito traz uma técnica pianística que permite ao violão “cantar junto” com a voz. É uma simbiose onde voz e instrumento conversam em total igualdade, transformando a complexidade técnica em um veículo direto para a emoção da canção popular.

Créditos da Foto: Divulgação
Créditos da Foto: Divulgação

Para a crítica especializada, o trabalho de Gito Sales representa a “Síntese Interpretativa”, unindo a riqueza harmônica brasileira ao acabamento impecável do jazz contemporâneo.

Continue Reading

Música

Mesmo sob chuvas fortes, Zezé Di Camargo e Luciano reúnem mais de 80 mil pessoas em apresentação memorável no Verão Maior Paraná

Dupla transforma Matinhos em um grande coral a céu aberto e entrega espetáculo marcado por emoção, nostalgia e sucessos atemporais Zezé Di Camargo e Luciano protagonizaram uma noite histórica no último sábado, (07), em Matinhos ao se apresentarem para um público superior a 80 mil pessoas durante o Verão Maior Paraná. Mesmo com atrasos por conta das fortes chuvas, a apresentação transformou a orla em um verdadeiro espetáculo a céu aberto, reunindo milhares de fãs em um clima de celebração, emoção e conexão. Com um repertório repleto de hits que atravessam gerações, os irmãos criaram uma atmosfera de forte conexão […]

Published

on

Dupla transforma Matinhos em um grande coral a céu aberto e entrega espetáculo marcado por emoção, nostalgia e sucessos atemporais

Zezé Di Camargo e Luciano protagonizaram uma noite histórica no último sábado, (07), em Matinhos ao se apresentarem para um público superior a 80 mil pessoas durante o Verão Maior Paraná. Mesmo com atrasos por conta das fortes chuvas, a apresentação transformou a orla em um verdadeiro espetáculo a céu aberto, reunindo milhares de fãs em um clima de celebração, emoção e conexão.

Com um repertório repleto de hits que atravessam gerações, os irmãos criaram uma atmosfera de forte conexão com a plateia, que cantou em coro do início ao fim. Clássicos que marcaram a trajetória da dupla dividiram espaço com músicas mais recentes, mantendo o clima vibrante e a emoção em alta durante toda a apresentação.

O show foi marcado por interações constantes com o público, momentos de descontração e uma entrega intensa no palco, transformando a noite em uma grande celebração da música sertaneja. Na despedida, Zezé Di Camargo e Luciano agradeceram o carinho do público paranaense e reforçaram a alegria de fazer parte de um projeto que leva cultura, entretenimento e grandes espetáculos ao litoral do estado.

Continue Reading

Música

No coração do Recife, Priscila Senna é destaque no Baile Municipal ao lado deSpok, Elba Ramalho e Gerlane Lops

A artista fez história mais uma vez. Vivendo um dos momentos mais marcantes de sua carreira e ocupando os maiores palcos do país, Priscila, única representante do brega confirmada na abertura oficial do Carnaval de Olinda e também do Recife, foi atração, pela primeira vez, do tradicional Baile Municipal, realizado neste sábado, no Classic Hall. Encerrando a festa em grande estilo, Priscila subiu ao palco após uma verdadeira maratona de apresentações, que incluiu o festival Pernambuco Meu País e um show na cidade de Rio Formoso. Ovacionada pelo público, ela foi recebida pelo maestro Spok e por Elba Ramalho, antes […]

Published

on

A artista fez história mais uma vez. Vivendo um dos momentos mais marcantes de sua carreira e ocupando os maiores palcos do país, Priscila, única representante do brega confirmada na abertura oficial do Carnaval de Olinda e também do Recife, foi atração, pela primeira vez, do tradicional Baile Municipal, realizado neste sábado, no Classic Hall.

Encerrando a festa em grande estilo, Priscila subiu ao palco após uma verdadeira maratona de apresentações, que incluiu o festival Pernambuco Meu País e um show na cidade de Rio Formoso. Ovacionada pelo público, ela foi recebida pelo maestro Spok e por Elba Ramalho, antes de apresentar um repertório que transitou entre o frevo e o brega. A cantora também dividiu o palco com Gerlane Lops em um encontro celebrado pelo público. A plateia permaneceu até as 3h da manhã, com o espaço completamente lotado, para assistir a Musa fechar a noite de forma apoteótica.

Continue Reading

Leia Tambem

Famosos1 mês ago

InstaFull se destaca no mercado de automação e impulsiona perfis digitais

A competitividade nas redes sociais transformou a busca por visibilidade em uma ciência de dados e métricas. Nesse cenário, o...

Famosos2 meses ago

Brasileira é reconhecida em Dubai como destaque internacional na estética avançada

A Dra. Cleidi Zini, especialista em Estética Avançada Facial e Corporal e fundadora da clínica Espaço Alphaville Beleza e Saúde,...

Famosos2 meses ago

Cristtina Mendonça vai brilhar pelo segundo ano consecutivo no Carnaval 2026 no carro abre-alas do Botafogo Samba Clube

Modelo e influenciadora internacional foi convidada pelo presidente da escola, Felipe Yaw, e se prepara para mais um momento histórico...

Famosos2 meses ago

Sarah Estanislau será coroada Madrinha da Consulado em evento aberto ao público neste domingo (14)

Influenciadora, destaque do Carnaval e fenômeno digital inicia oficialmente sua jornada na escola campeã de Florianópolis A Escola de Samba...

Famosos2 meses ago

Ingrid Andrade: a influenciadora que transformou o cotidiano em conteúdo de impacto e alcançou quase 2 milhões de seguidores

Com humor, autenticidade e uma conexão verdadeira com o público, Ingrid se consolida como uma das vozes femininas mais fortes...

Famosos2 meses ago

Festa de Fábio Braz reúne celebridades, vira assunto nacional e ainda promove reconciliação inesperada

Produzida por Letícia Melgaço — conhecida por assinar eventos de Neymar — e por Cecília Guimarães, da equipe da Tardezinha,...

Famosos2 meses ago

DJ Zullu e Flamengo: uma história que ganha novo capítulo no tetra

DJ Zullu e Danilo, autor do gol do título do tetra da Libertadores do Flamengo Mesmo dois dias depois, a...

Famosos3 meses ago

Consult & Commerce se consolida como referência em transformação digital sob comando de Édy Líma

O crescimento acelerado do mercado digital no Brasil tem impulsionado empresas a buscarem soluções mais robustas e estratégicas para competir...

Famosos3 meses ago

Jon Secada é entrevista por Dani Stolai para o “All Inclusive” da Record News

O programa “All Inclusive”, apresentado por Dani Stolai nas noites de sábado pela Record News, acaba de conquistar mais um...

Famosos3 meses ago

Sarah Estanislau: a influenciadora catarinense que conquistou o Brasil com autenticidade, estilo e empoderamento feminino

Aos 21 anos, a catarinense Sarah Estanislau, natural de Florianópolis (SC), se destaca como um dos nomes mais fortes e...

Famosos3 meses ago

No jantar “Um Brinde à Democracia”, Regina Nunes e Ricardo Nunes são reconhecidos pelo Grupo Voto

Em São Paulo, o Grupo Voto homenageou personalidades que se destacaram no exercício profissional e político ao longo do ano....

Famosos3 meses ago

Universal Woman: Emily Alves representará a capital paranaense no estadual Universal Woman Paraná

A jovem empresária, modelo e digital influencer Emily Alves, de 26 anos, foi eleita Miss Curitiba 2026 e agora se...

Famosos3 meses ago

Jeff Andrade, Mister Pacific Universo, retorna às telas em curta-metragem ao lado do ator Mateus Cardoso

Modelo, vencedor de concurso internacional no Peru, faz primeira aparição após período afastado das câmeras O modelo e ator Jeff...

Famosos3 meses ago

INFLUORG: Tayenne Narizinho entrevista Gusttavo Lima memórias, sucessos e uma dinâmica cheia de emoção

Entre sorrisos, lembranças e muita música boa, Tayenne Narizinho se encontrou com ninguém menos que o Embaixador, Gusttavo Lima, para...

Famosos3 meses ago

João Brasio marca presença no Leilão Galácticos após repercussão sobre doação ao Teleton

O empresário João Brasio, referência nacional em tecnologia e segurança digital, foi um dos destaques no Leilão Galácticos, promovido por...

Famosos3 meses ago

DJ Ana Flávia marca presença no Galpão dos Artistas e confirma apresentação no Baile do Gui, em Aparecida de Goiânia

A DJ Ana Flávia, conhecida como a “Musa do Som Automotivo”, segue acelerando sua trajetória na cena do Eletrofunk. No...

Famosos3 meses ago

Dra. Marianna Magri marca presença no leilão beneficente de Ronaldo Fenômeno em São Paulo

A Dra. Marianna Magri, médica das celebridades, referência em medicina de precisão, marcou presença no leilão beneficente promovido por Ronaldo...

Famosos3 meses ago

Regina Nunes participa do Leilão Beneficente de Ronaldo Fenômeno

Regina Nunes marcou presença ontem no Leilão Beneficente organizado por Ronaldo Fenômeno, em São Paulo, em uma noite dedicada à...

Famosos3 meses ago

Casal bissexual é exposto em cidade pequena e transforma o escândalo em sucesso nacional

Nem todo começo é fácil e às vezes, o que parece um fim é só o início de uma nova...

Famosos3 meses ago

Dra. Shape vive experiência inesquecível na Grécia e compartilha reflexão sobre sucesso e propósito

A médica das celebridades, Gleidiana Scalzer, conhecida como Dra. Shape, passa por Santorini, Mykonos, Atenas e Creta e inspira seguidores...

Advertisement 300x250 Genérico

Trending

Copyright © MoneyFlash - Todos os Direitos Reservados.