Connect with us

Geral

Chuvas no RS: Redes Cordiais e YouTube lançam guia de influência em situações de emergência

Published

on

A iniciativa tem o objetivo de auxiliar produtores de conteúdos a difundirem informações com fontes confiáveis em casos de crises

Diante do aumento de fake news sobre a tragédia das enchentes que atingem o Rio Grande do Sul, o Redes Cordiais, em parceria com o YouTube, lança o “Guia responsável em situações de emergência — Chuvas no Rio Grande do Sul” para ajudar produtores de conteúdos a difundirem informações com fontes confiáveis e checando as informações em casos de crise.

As redes sociais têm sido a principal forma de comunicação para resgatar as vítimas e arrecadar doações, no entanto, além de contarem com as informações em tempo real, os canais sociais se tornaram também plataformas para impulsionar o aumento de informações falsas, o que prejudica o trabalho de voluntários, das entidades sociais e do poder público.

O Redes Cordiais, fundado em 2018, é uma organização sem fins lucrativos que tem como missão fomentar espaços digitais saudáveis, com menos desinformação e discursos de ódio. Em parceria com entidades públicas e privadas, o Redes Cordiais já treinou em workshops presenciais e cursos virtuais 300 influenciadores que somam 140 milhões de seguidores. O Redes Cordiais também tem projetos de treinamento de jornalistas contra assédio virtual e de qualificação da informação produzida; de enfrentamento à desinformação eleitoral, de combate à desinformação em saúde, de defesa da liberdade de expressão, entre outros.

Em 2020 e em 2021, o Redes Cordiais engajou dezenas de influenciadores contra a desinformação sobre a Covid-19 e a vacinação. Com parceiros como Google News Initiative, Agência Lupa e United Health, o Redes Cordiais também treinou naqueles dois anos agentes comunitários de saúde a identificar fake news sobre esses temas e passar o conhecimento às comunidades em que atuam.

“Estamos comprometidos em promover um ambiente online saudável e confiável, o que se torna ainda mais premente em momentos de crise como as enchentes no Rio Grande do Sul. Em parceria com o YouTube, nosso guia oferece diretrizes valiosas e apresentadas de maneira simples para qualquer produtor de conteúdo nas redes sociais compartilharem informações de fontes confiáveis e verificarem a veracidade do que houver dúvida, contribuindo assim para combater a disseminação de fake news e promover um diálogo democrático e responsável”, comenta Clara Becker, cofundadora do Redes Cordiais.

O país possui mais de 500 mil influenciadores com mais de 10 mil seguidores, número superior a outras profissões tradicionais como engenharia civil, dentista e arquitetos, de acordo com dados de 2022 da consultoria Nielsen. O Brasil é o segundo país que mais segue influenciadores (44,3% dos usuários da internet), atrás apenas das Filipinas (51,4%), segundo as agências Hootsuite e We Are Social, o que mostra o poder da disseminação de conteúdo.

Confira abaixo as 9 dicas do Redes Cordiais para ajudar produtores de conteúdo em momentos de crise:

1 — Reposte conteúdo de organizações confiáveis: compartilhando o conteúdo dessas organizações, você ajuda a aumentar o engajamento e o alcance de quem está diretamente envolvido nos resgates e apoio às vítimas. Aposte na amplificação estratégica, o ato de chamar atenção para conteúdos éticos e responsáveis, aumentando o alcance deles. O guia “Falando sobre ataques online e trolls”, produzido pelo Redes Cordiais e o Internetlab, tem mais informações sobre o assunto;

2 — Aprenda a fazer a checagem de informações: em situações de tragédia, é comum receber fotos, vídeos e áudios em grupos de mensagens, mas nem sempre essas informações são verdadeiras. Neste vídeo, o influenciador Kaíque Brito dá cinco dicas para não cair em fake news: entender que meme não é notícia, controlar as emoções, ter cautela com ataques à democracia, ter cuidado com deepfakes e não alimentar trolls;

3 — Exerça a influência responsável com a sua audiência: agências de checagem como Lupa e Aos Fatos estão publicando checagens das postagens que estão viralizando. Vídeos, fotos e áudios descontextualizados podem agravar o clima de pânico e ter consequências reais. Aproveite que você tem uma grande audiência para repostar as checagens feitas por jornalistas profissionais e ajude a frear a desinformação. Neste vídeo, diversas personalidades, como a jornalista Rita Batista e a cineasta Marina Person explicam o que é influência responsável e dão dicas de como buscar fontes confiáveis de informação;

4 — Eduque seus seguidores: a inoculação é uma forma de criar resistência psicológica a uma informação falsa, semelhante ao modo de funcionamento de uma vacina. Explique aos seus seguidores quais são os tipos de informações falsas que estão circulando. No guia “Agentes da informação”, você pode aprender o que é informação falsa (quando não há intenção de enganar) desinformação (quando há intenção de enganar), má informação (quando algo verdadeiro foi tirado de contexto), e sátira ou paródia (quando o objetivo é fazer humor, mas pode causar engano);

5 — Cuidado com teorias da conspiração: em casos de pânico, como a incidência de fortes chuvas, secas e queimadas, é comum ressurgirem teorias da conspiração sobre “castigo divino” e “fim do mundo”, sem embasamento em fontes confiáveis. Muitas são criadas a partir de discursos que promovem ódio e intolerância a religiões ou alguns grupos sociais. Este vídeo com a psicóloga e criadora de conteúdo Cecília Dassi explica como ficamos vulneráveis diante dessas teorias e dá dicas de como podemos regular as emoções respirando antes de acreditar;

6 — Fortaleça ações locais: em vez de criar uma nova campanha ou vaquinha, direcione seus seguidores para iniciativas de instituições locais. Embora pareça uma boa opção, talvez não seja o momento ideal para oferecer serviços ou produtos seus, mesmo que o valor seja revertido 100% do valor da venda. O custo para sua imagem pode ser alto, com a possibilidade de um entendimento de que você pode estar se beneficiando indiretamente da situação.

7 — Proteja seu aparelho e seus perfis: golpistas podem tentar hackear influenciadores para encaminhar os seguidores para campanhas e vaquinhas falsas. Neste vídeo, a pesquisadora Ester Borges, do Internetlab, dá dicas de como, por exemplo, manter os aparelhos com sistemas atualizados, usar antivírus, não clicar em links suspeitos, não acessar redes wifi públicas e a importância do uso de senhas fortes e de gerenciadores de senhas;

8 — Cuidado com golpes financeiros com a sua imagem: há golpistas usando vídeos reais de influenciadores para pedir doações em links suspeitos. Inclua marcas d’água nos seus vídeos e evite publicações com links e chaves PIX. Avise os seus seguidores que esses golpes estão acontecendo para terem cuidado ao acessar links suspeitos de pagamentos e peça que verifiquem todos os dados da instituição de destino antes de efetuar qualquer transferência bancária;

9 — Cuide da sua saúde mental: a empatia e a solidariedade são importantes para superar um trauma coletivo, mas é preciso colocar a própria máscara de oxigênio para depois ajudar o outro. Neste vídeo, a atriz Paolla Oliveira sugere se acolher e se permitir externar fragilidades e tristezas, práticas que servem para momentos difíceis, como a crise atual no Rio Grande do Sul.

Acesse o guia aqui.

Continue Reading
Advertisement

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Quatro redes de franquias para conhecer antes da ABF Expo Franchising 2025

Published

on

Setor ultrapassou R$ 273 bilhões em faturamento e se prepara para novo ciclo de crescimento; feira será realizada em junho, em São Paulo


Com mais de 3 mil marcas franqueadoras, 193 mil operações em atividade no Brasil e um faturamento que ultrapassou R$273 bilhões em 2024, o setor de franquias caminha para mais um ano de crescimento.


De acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF), a projeção para 2025 é de um avanço de aproximadamente 10%, consolidando o modelo como uma das rotas mais seguras para quem deseja empreender.


É nesse cenário que acontece a ABF Expo Franchising 2025, entre os dias 25 e 28 de junho, no Expo Center Norte, em São Paulo. O evento é o maior do mundo no segmento e deve reunir centenas de marcas, investidores e profissionais do setor.


Para quem pretende visitar a feira, a preparação começa agora: identificar franquias em ascensão, entender o modelo de cada marca e avaliar quais delas se alinham ao seu perfil de investidor.


A seguir, listamos algumas franquias para conhecer antes da ABF Expo Franchising.
Confira:


Ital’In House


A Ital’In House é uma rede de franquias de alimentação especializada em comida italiana servida em boxes, com foco no modelo de delivery. Com cerca de 150 unidades em operação, o cardápio inclui massas, nhoques e risotos desenvolvidos com ingredientes de qualidade e aprovação de consumidores exigentes. O franqueado atua na administração da unidade, divulgação da marca e gestão de vendas.


Investimento inicial: a partir de R$ 250.000
Faturamento médio mensal: acima de R$ 300.000
Prazo médio de retorno: entre 16 e 18 meses
Site: italinhouse.com.br


Go Fit Box


A Go Fit Box é uma franquia de academias autônomas lançada em 2020. O modelo consiste em boxes individuais equipados para treinos personalizados, promovendo saúde e bem-estar com privacidade e praticidade. O franqueado não precisa ser profissional de educação física nem contratar equipe, embora isso seja recomendado. A operação é enxuta, com foco na gestão e expansão local.


Investimento inicial: a partir de R$ 69.000
Faturamento médio mensal: a partir de R$ 40.000
Prazo médio de retorno: 12 meses
Site: https://www.instagram.com/gofitboxbrasil/ 


Spa Nature


A Spa Nature é uma franquia de estética criada para atender todas as faixas de renda, com serviços variados e acessíveis. Fundada em 2020 e lançada como franquia em 2022, a marca busca democratizar o bem-estar por meio de tratamentos como massagens modeladoras, drenagem linfática, detox com argila, hemoterapia com ozônio e aplicações de enzimas. O modelo é ideal para quem busca empreender no segmento de beleza com suporte estruturado.


Investimento inicial: R$ 90.000
Faturamento médio mensal: a partir de R$ 45.000
Prazo médio de retorno: de 8 a 14 meses
Site: spanature.com.br


Turquesa Beleza e Bem Estar


Fundada em 2012 por Laura López e Claudia Kiriyama, a Turquesa Beleza e Bem Estar é uma franquia de estética especializada em manicure e alongamento de unhas. A rede é reconhecida por seu compromisso com a sustentabilidade e inovação no setor de beleza. Associada à ABF, foi certificada como franquia internacional entre 2019 e 2023, o que reforça sua credibilidade e foco em expansão global.


Investimento inicial: a partir de R$ 69.000
Faturamento médio mensal: R$ 45.000
Prazo médio de retorno: de 18 a 24 meses
Site: turquesabemestar.com.br

Continue Reading

Geral

Divórcios na Bahia crescem 108%, e especialista esclarece diferenças entre as modalidades

Published

on

Levantamento faz parte de estudo feito pelo Tribunal de Justiça do Estado (TJBA)

O número de divórcios na Bahia cresceu 108% entre 2018 e 2013, segundo o Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA). O levantamento faz parte do estudo “Ações Judiciais de Divórcio no Estado da Bahia (2018 a 2023)”, realizado pelo Grupo de Pesquisa Judiciária (GPJ), e analisa o volume e as características dos pedidos de dissolução de casamento. Além disso, traz à tona um panorama detalhado das modalidades mais recorrentes, como divórcio consensual, litigioso e extrajudicial.

Diante desse cenário, o advogado Victor Macedo, especialista em Direito de Família e um dos sócios do escritório Santos, Novelli & Macedo (SNM) Advogados, alerta para a importância de contar com um profissional qualificado para conduzir o processo de separação, seja ele consensual ou litigioso.

“Aumentos como esse no número de divórcios são reflexos de mudanças na dinâmica familiar e na forma como os casais lidam com os desafios do relacionamento”, afirma Victor. “Em tempos de alta demanda por soluções jurídicas rápidas e eficazes, contar com a assessoria de um advogado especializado pode fazer toda a diferença, oferecendo segurança e clareza sobre os direitos e deveres de cada parte.”

Entenda as modalidades
A pesquisa do TJBA aponta que, na Bahia, mais da metade dos divórcios (52,3%) são realizados por meio do processo consensual. Essa modalidade se dá quando há acordo entre as partes com relação aos principais pontos da separação, como guarda de filhos, pensão alimentícia e partilha de bens. O divórcio consensual pode ser finalizado de forma ágil, em até três meses, quando formalizado por um advogado e homologado por um juiz.

Já o divórcio litigioso, que representa 30,9% dos casos, acontece quando não há consenso entre os cônjuges, sendo necessário o envolvimento do juiz para decidir as questões relacionadas à separação. Esse processo tende a ser mais demorado, devido às disputas que envolvem as partes.

Há ainda o divórcio extrajudicial, ou seja, feito diretamente em cartório e que corresponde a 4,6% das separações. No entanto, ele é viável apenas na ausência de filhos menores ou incapazes e na inexistência de gestante. O divórcio extrajudicial exige somente a presença de um advogado e pode ser concluído em poucos dias.

Conciliação é o melhor caminho
Victor Macedo enfatiza a importância da conciliação no processo de divórcio, uma vez que o acordo entre as partes pode reduzir o tempo do processo, os custos envolvidos e até a sobrecarga do Judiciário. “A busca por soluções consensuais, quando possível, é sempre o melhor caminho, tanto para as partes quanto para o sistema judicial”, diz ele. “Aconselhamos as pessoas a sempre considerar esse tipo de resolução, que proporciona uma separação mais harmoniosa e menos desgastante”, acrescenta.

Continue Reading

Geral

Jack Comunica aposta em jornalismo com propósito e cresce como mídia independente no Nordeste

Published

on

Criado por dois jornalistas baianos, portal se firma como case de empreendedorismo social ao transformar inclusão e acessibilidade em eixos centrais da comunicação digital

Enquanto grandes conglomerados de mídia enfrentam desafios para manter relevância e receita, iniciativas independentes têm se destacado ao apostar em nichos com propósito. É o caso do Jack Comunica, portal baiano fundado pelos jornalistas Fabio Almeida e Jacson Gonçalves, que nasceu da vivência pessoal com a exclusão e se transformou em um modelo sustentável de jornalismo humanizado.

Crédito da foto: Edinei Dantas

Com foco em acessibilidade, diversidade e inclusão social, o portal cresceu organicamente, ultrapassando a marca de um milhão de acessos e se consolidando como referência no Nordeste. A proposta de Fabio e Jacson é clara: mais do que noticiar, o Jack Comunica quer representar pessoas e histórias que geralmente ficam fora do noticiário tradicional. A editoria Vida de Inclusão, por exemplo, nasceu de um episódio real de exclusão em um festival e se tornou uma das áreas de maior engajamento do site.

Sem apoio financeiro inicial, a dupla construiu o projeto com recursos próprios, dedicação e uma estratégia editorial clara: unir sensibilidade, profissionalismo e escuta ativa. Agora, em nova fase de expansão, o portal busca parcerias com marcas, instituições e veículos que compartilhem os mesmos valores.

A história do Jack Comunica ilustra como o empreendedorismo social pode se consolidar como um novo modelo de negócios no jornalismo digital — com impacto, propósito e conexão direta com o público. É um exemplo de inovação fora dos grandes centros e de como a comunicação pode ser ferramenta de transformação econômica e social.

Continue Reading

Leia Tambem

Famosos4 dias ago

Fisiculturismo e Close Fans, parece uma boa pedida, né?

Nem todo começo é previsível e o da Natzinha Morena prova exatamente isso. Vinda da área financeira, com uma rotina...

Famosos6 dias ago

Sophia Eldo participa de encontro com fãs e celebra momento histórico do BTS

Com presença marcante e acolhimento caloroso por parte do público, Sophia Eldo participou do evento “Pode Chegar, BTS”, realizado no...

Famosos6 dias ago

Com drone e lata junina decorada, Simone Mendes brinda Campina Grande com Brahma em noite inesquecível de São João

A noite de São João em Campina Grande ganhou um dos momentos mais marcantes da edição 2025 com a apresentação...

Famosos1 semana ago

Pedro Lavia: do agro à passarela, o artista do interior que transforma sua história em arte e se prepara para a atuação

Nascido e criado em um sítio no meio do agro, em uma cidade com pouco mais de 20 mil habitantes,...

Famosos1 semana ago

Cristtina Mendonça em entrevista inédita revela detalhes da vida pessoal e profissional

Modelo internacional que brilhou no Carnaval, e se destaca como musa do Botafogo e revela detalhes de sua vida pessoal...

Famosos2 semanas ago

Missionário Miguel Oliveira nega que Conselho Tutelar o proibiu de pregar

Jovem revela que resolveu fazer uma pausa por causa das ameaças O missionário Miguel Oliveira aproveitou sua participação no podcast...

Famosos2 semanas ago

Débora Oliveira, destaque da beleza paranaense, mira a Sapucaí como musa do Carnaval 2026

Nascida em Cambé, no Paraná, e radicada em Londrina desde os 12 anos, Débora Oliveira construiu uma trajetória marcante nos...

Famosos2 semanas ago

Turbulência na cabine: o vídeo íntimo que tirou Tifany do avião, mas levou pro topo no Close Fans

Durante anos, Tifany Rocha levou uma vida com horários rígidos, longos voos e uma rotina intensa como comissária de bordo....

Famosos2 semanas ago

Apresentador do Cola Mais Podcast elimina 32kg e inspira seguidores com transformação radical

Aos 42 anos, Douglas Magoo passou a se dedicar integralmente à saúde após traumas e crises de autoestima: “Tudo estava...

Créditos da foto: Divulgação Créditos da foto: Divulgação
Famosos2 semanas ago

Érica Dias, a Sensitiva dos Famosos, Revela o Futuro de Celebridades, Anuncia Nova Pandemia e a Volta do Programa Gitana Megastral!

Virgínia perde marca e adoece, Zé Felipe casa de novo, Lucas Souza se separa, programa espiritual retorna com novo formato...

Famosos2 semanas ago

Jennifer Castro marca presença no São João da Thay e se destaca entre as celebridades convidadas

A influenciadora e empresária Jennifer Castro foi um dos destaques no tradicional São João da Thay, realizado em São Luís...

Famosos2 semanas ago

Andressa Urach some das redes sociais e reaparece com exclusividade no Close Fans

Após um período afastada das redes sociais, Andressa Urach reaparece em nova fase e em nova plataforma: a influenciadora reativou...

Famosos2 semanas ago

Ale Gaúcha encanta a torcida colorada com transformação de 10 anos vestindo o manto do Internacional

A influenciadora Ale Gaúcha, conhecida por sua paixão inabalável pelo Sport Club Internacional, viralizou nas redes sociais ao mostrar uma...

Famosos2 semanas ago

Curso on-line para tratamento de dor crônica é lançado por Centro Paraibano de Dor

Pacientes que sofrem com dor repetitiva e habitual agora podem contar com curso on-line voltado para melhor qualidade de vida...

Famosos2 semanas ago

Rodrigo Santoro e Marina Ruy Barbosa promovem estreia de Stella Pure Gold em Roland-Garros

Os atores brasileiros Marina Ruy Barbosa e Rodrigo Santoro foram fotografados nesta quarta-feira (4) no torneio de tênis de Roland-Garros,...

Famosos2 semanas ago

Como Bianca Andrade, Whindersson Nunes e outros famosos estão mudando o mercado de conteúdo no Brasil

Plataformas como a brasileira Zexter, que tem Antonia Fontenelle como embaixadora, mostram como criadores estão ganhando mais autonomia e faturando...

Famosos2 semanas ago

A verdade por trás das câmeras: conheça Byel, a nova sensação entre os jovens brasileiros

Nos últimos anos, o cenário digital brasileiro tem revelado nomes que, rapidamente, ultrapassam a barreira das redes sociais e se...

Ricardo Russo - Crédito da Foto: Acervo Pessoal Ricardo Russo - Crédito da Foto: Acervo Pessoal
Famosos3 semanas ago

Cada Dia Mais Popular: O Fenômeno Ricardo Russo e seu Impacto na Televisão

Por Deiarts Mídia Ricardo Russo é o apresentador queridinho dos empresários, que possui o ‘dom da comunicação’ correndo nas veias,...

Famosos3 semanas ago

Das telas ao Close Fans: Matheus conta como mudou de vida

A história de Matheus no universo adulto começou entre 2018 e 2019, quando atuava como ator em filmes do segmento....

Famosos3 semanas ago

Do Ceará para o Mundo: Gabriela Bastos e a For You Essential Levam o Luxo Sustentável ao Festival de Cannes 2025

Sob o brilho da Riviera Francesa, Gabriela Bastos, fundadora da For You Luxury Recommerce, marcou presença no Festival de Cannes...

Advertisement 300x250 Genérico

Trending

Copyright © MoneyFlash - Todos os Direitos Reservados.