Planejamento sucessório ganha força entre famílias brasileiras; evento gratuito com especialista explica como proteger e transmitir bens de forma inteligente.
A crescente preocupação com a continuidade do patrimônio na família, motivada pelo aumento da tributação e lentidão da justiça, tem levado um número cada vez maior de brasileiros a buscar estratégias eficazes de planejar a sucessão de seus bens e empresas. Especialistas apontam que essa prática não apenas assegura a preservação dos bens, mas também evita conflitos futuros entre herdeiros e otimiza a gestão patrimonial.
Segundo dados da Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima), o interesse por estruturas de planejamento sucessório cresceu cerca de 20% nos últimos anos. Famílias buscam cada vez mais alternativas para garantir que seus bens sejam preservados e transmitidos de forma organizada, evitando desgastes emocionais e financeiros.
A sucessão patrimonial refere-se ao processo de transferência de bens, direitos e obrigações de uma pessoa para seus herdeiros ou beneficiários. Quando realizada em vida, permite que o titular do patrimônio estabeleça diretrizes claras sobre a distribuição de seus ativos, garantindo que suas vontades sejam respeitadas, minimizando possíveis disputas familiares, além de reduzir, significativamente, o custo tributário sobre o seu patrimônio.
“Realizar a sucessão patrimonial em vida não é apenas uma estratégia financeira, mas um ato de cuidado com a família. Antecipar esse processo garante não só a preservação do patrimônio, mas também a harmonia entre os herdeiros, evitando desgastes emocionais e disputas que poderiam comprometer tanto o lado afetivo quanto o financeiro”, afirma o advogado Gabriel Magalhães, especialista em planejamento patrimonial e sucessório.
A legislação brasileira proporciona diversos formatos para um planejamento sucessório eficaz. Uma das opções é a Holding Familiar – uma das estratégias mais utilizadas no planejamento sucessório.
Trata-se de uma empresa criada para administrar o patrimônio de uma família, centralizando a gestão de bens e investimentos. Entre os benefícios dessa estrutura estão: facilidade na proteção de bens, redução de impostos, gestão patrimonial, o planejamento tributário e a proteção patrimonial, pois a holding pode proteger os bens contra cobranças/credores, garantindo uma sucessão rápida, leve e segura. “A holding familiar se tornou uma solução inteligente para quem deseja proteger seus bens e otimizar a gestão patrimonial. Ela traz benefícios tributários, facilita a administração e, principalmente, resguarda o legado construído ao longo da vida.” explica Gabriel.”
A prática de planejar a sucessão não é ideal para famílias com patrimônio a partir de 1 milhão de reais. Personalidades como Eufrásia Teixeira Leite, uma das primeiras investidoras da bolsa brasileira, e Doris Duke, herdeira e filantropa americana, também adotaram medidas para assegurar a destinação de seus patrimônios conforme suas vontades. Eufrásia, por exemplo, legou grande parte de sua fortuna a instituições assistenciais e educacionais, garantindo que seu legado beneficiasse gerações futuras.
Evento gratuito aborda planejamento patrimonial
Para aprofundar o tema e esclarecer dúvidas sobre sucessão patrimonial, o advogado Gabriel Magalhães realizará um evento online gratuito intitulado “Patrimônio e liderança: planeje seu futuro com inteligência”.
O evento acontecerá no dia 4 de abril, com inscrições através do link https://gabrielmagalhaes.adv.br/webinar-patrimonio-lideranca
Sobre o evento, o advogado sinaliza e convida a todos, enaltecendo as vantagens da sucessão familiar em vida:
“Muitas famílias adiam o planejamento sucessório por acharem o tema delicado ou complexo. Nosso evento tem como objetivo desmistificar o processo, apresentando alternativas seguras e eficientes para proteger o patrimônio e garantir a continuidade daquilo que foi conquistado com tanto esforço.”
SERVIÇO:
Título: “Patrimônio e liderança: planeje seu futuro com inteligência”
Data: 4 de abril
Hora: 19h
Inscrições: https://gabrielmagalhaes.adv.br/webinar-patrimonio-lideranca
Palestrante: Gabriel Magalhães, advogado especialista em planejamento patrimonial e sucessório
Convidada: Delânia Santos, mestra em Administração e mentora executiva
Redes Sociais: @gabrielmagalhaesadv
Sobre Gabriel Magalhães:
Com uma carreira iniciada em 2001, é especialista em planejamento patrimonial e sucessório, já tendo auxiliado famílias a protegerem, aproximadamente, R$ 900 milhões em ativos. Gabriel é advogado e executivo jurídico, dedicado a entregar harmonia, economia e segurança para famílias que buscam proteger seus bens e garantir a continuidade de seus legados.