Arte urbana será exposta em tanques de vinho pela primeira vez e aberta ao público, que poderá tirar fotos, aproveitar a vista e degustar um bom vinho
Mãos brindando com taças de espumante, cacho de uvas e uma taça de vinho tinto sendo servida: Esse é o grafite encontrado nos seis tanques que somam mais de 400 litros na Casa Perini, na Serra Gaúcha em Farroupilha/RS. É a primeira vez que uma vinícola brasileira propõe o trabalho de pintura nos tanques de vinho a céu aberto, com dimensões amplas. A arte foi realizada por Stang, um artista local e já está aberta para visitação gratuita. O objetivo é modernizar o ambiente, integrando a alegria das cores ao entorno natural, cercado de videiras que mudam os tons ao longo do ano e incentivar as pessoas a visitarem o Vale Trentino, rota turística onde se situa a vinícola.
As artes são divididas em seis tanques que, quando observados de determinado ângulo, formam uma imagem integral. O público pode “interagir” com a obra através do posicionamento da câmera e simular que está segurando uma taça de vinho, quando, na verdade, é o grafite ao fundo.
Segundo Pablo Perini, sommelier e um dos diretores da vinícola, o universo dos vinhos envolve questões que vão além da bebida em si e tornam a experiência transcendental – da mesma forma que a arte ultrapassa o físico. Foi ele que idealizou o projeto e, em parceria com o grafiteiro Stang, a obra se materializou. Para Pablo, a arte de tamanha amplitude é acessível a todos que visitam a Casa Perini e “ajuda a reforçar o processo de democratização do consumo do vinho como algo sublime e ao mesmo tempo divertido. Trazer um jovem artista local com traços cheios de personalidade enaltece nossa premissa de que vinho é terroir e estilo – inclusive de vida – e que isso se manifesta dentro e fora da garrafa”, explica.
O grafiteiro gaúcho Stang produziu a arte em apenas sete dias, com mais de 200 latas de spray. As imagens são alusivas às estações do ano, que estão diretamente associadas ao ciclo da videira. Da esquerda para direita, as cores mais vibrantes indicam a primavera, com ícones de flores; o verão, com tons mais quentes e o sol ilustrado e, em seguida, o outono e o inverno com tons mais alaranjados e escuros, com desenhos de folhas caindo. A variação dos tons da obra encaixa com a paisagem das vinhas, que também muda suas cores a cada estação.
Para aproveitar a visita, além de contemplar a arte nos tanques, o público pode almoçar no restaurante da vinícola e desfrutar de uma série de outras experiências enoturísticas oferecidas pela vinícola. Dentre elas, está o Bike Tour, passeio de bicicleta que vai até o Belvedere onde é feito um piquenique, que também pode ser realizado através de uma Kombi personalizada. Além disso, há o tradicional tour seguido de degustação guiada, a degustação premium e dos espumantes medalhistas, entre outros. As atrações podem ser pré-agendadas através da sessão Enoturismo do site https://www.casaperini.com.br.
Endereço: Próximo à igreja de Santos Anjos, s/n Santos Anjos, Farroupilha – RS CEP 95170-971
Horário: Segunda a sexta: 9h às 18h Sábado: 10h às 18h Domingo: 10h às 18h
No dia 28/03 às 18h, na Câmara Municipal de Niterói, está marcado o lançamento da Associação dos Ex-Professores, Ex-Funcionários, Ex-Alunos e Amigos da Associação Educacional Plínio Leite. A instituição será presidida pelo professor Moacyr Chagas de Souza.
Moacyr tem 53 anos que se dedica à instituição, atualmente vinculado a Anhanguera Educacional, e atendeu ao chamado de inúmeros ex-professores e ex-funcionários que sonhavam com esse momento. “Nosso principal objetivo é preservar e dar continuidade ao legado dos fundadores, Professor Plínio Ribeiro Baptista Leite e Professora Margarida Waldman Leite. É um marco importante para todos que fizeram parte dessa história da área educacional de Niterói”, explicou.
Entre os objetivos estão o fortalecimento dos laços entre aqueles que ajudaram a construir a trajetória do Plínio Leite, que iniciou em 1965 com a criação da Associação Educacional Plínio Leite e terminou em 2010 com a venda para Anhanguera Educacional.
A Associação nasce como um espaço de acolhimento, conexão e valorização de todos que fizeram parte dessa história, celebrando as contribuições de professores, funcionários, alunos e amigos. “Além disso, queremos fomentar iniciativas que beneficiem a comunidade e mantenham vivos os valores que sempre guiaram a instituição. Uma das nossas principais estratégias será a promoção de parcerias e convênios. Acreditamos que, por meio da cooperação e do intercâmbio de experiências, podemos ampliar nosso impacto e trazer soluções inovadoras para enfrentarmos os desafios da sociedade”, frisou o presidente Moacyr.
A Câmara Municipal de Niterói fica na Av. Ernani do Amaral Peixoto, 625 no Centro da cidade. Mais informações pelo site www.centroplinioleitense.org.
Usuários do Niterói Rotativo que estacionam nas garagens do Valonguinho e Terminal ganharam mais uma facilidade para pagar o ticket. Agora é possível efetuar o pagamento desses estacionamentos através do aplicativo Niterói Rotativo.
Chegando ao veículo, basta abrir o aplicativo e escolher a opção do ícone do carro, scanear o código de barras do ticket, escolher a forma de pagamento e confirmar. Após a atualização do pagamento a cancela do estacionamento abrirá de forma automática, sem necessidade de ir até o caixa.
A empresa também oferece serviço de manobrista, sala de espera, pagamento automatizado via Pix, crédito e débito.
Superar desafios pessoais e transformá-los em aprendizado é a essência do trabalho de Milena de Paula Bernardino. Psicóloga por formação e escritora por vocação, ela lançou o livro Conquiste-se, um marco em sua trajetória. A obra nasceu de um período de burnout, uma condição causada pelo esgotamento físico e mental extremo devido ao excesso de trabalho e pressão emocional. Esse momento a fez repensar sua identidade e propósito. Hoje, além de escritora, Milena é diretora executiva do Hotel Estoril e do Hotel Bologna, em Campos do Jordão, conciliando sua carreira empresarial com o compromisso de impactar a vida de outras mulheres.
“Minha carreira como escritora é uma extensão natural do meu trabalho como psicóloga e do meu desejo de ajudar as pessoas, especialmente as mulheres. Embora, por enquanto, eu tenha apenas um livro publicado, ele representa um marco importante na minha jornada pessoal e profissional”, afirma. A partir de sua própria experiência, Milena criou um material que une vivências pessoais, conhecimentos psicológicos e princípios bíblicos, oferecendo um guia prático e reflexivo para outras mulheres.
A escritora destaca que o burnout foi um momento de profunda reflexão e aprendizado. “Nesse processo, Deus me mostrou que meu valor não está no que faço e sim em quem eu sou. Foi um processo doloroso, mas fundamental para alinhar muitas coisas em minha vida. Sempre digo que a febre é boa, se não fosse ela poderíamos morrer sem saber que algo não ia bem. Então, mediante a um diagnóstico, temos que ver a oportunidade que Deus está nos dando de mudarmos a rota daquilo que tem nos feito mal. Nesse processo, pude entender melhor meu valor, resgatar minha identidade de filha amada de Deus, aprender a estabelecer limites e não me sentir responsável sobre o que não é minha responsabilidade.”
O sucesso de Conquiste-se incentivou Milena a expandir suas iniciativas. Com isso, nasceu o projeto Mulheres de Influência, que promove encontros mensais voltados para o desenvolvimento feminino e o empreendedorismo. “Percebo que muitas mulheres, às vezes, se encontram paralisadas em suas dores e precisam de um apoio mais próximo. Esse projeto tem sido uma maneira incrível de proporcionar um espaço de crescimento e transformação contínua”, explica.
Além do projeto, Milena também está lançando uma mentoria personalizada para oferecer suporte direto a mulheres que buscam superar desafios e conquistar seus objetivos com mais confiança. “Meu objetivo é continuar expandindo essas iniciativas e criar mais oportunidades para inspirar e capacitar mulheres a se tornarem a melhor versão de si mesmas”, destaca.
A escrita para Milena foi um processo de cura e autodescoberta. “Cada página escrita foi um exercício de introspecção e confiança, não apenas na mensagem que eu queria transmitir, mas também na convicção de que minhas experiências e aprendizados poderiam realmente impactar positivamente a vida de outras mulheres. Foi desafiador, mas extremamente recompensador, pois percebi que, ao me abrir dessa forma, estava também oferecendo a outras mulheres a oportunidade de se conectarem, se refletirem e crescerem a partir dessas palavras.”
Para acompanhar de perto suas iniciativas, projetos e reflexões, basta seguir seu perfil no Instagram: @milenadepaulabernardino.