Chega o fim de ano nos países tropicais e a primavera começa a se despedir para dar lugar ao verão. É o período em que temos de enfrentar altas temperaturas. Até aí, não há nenhuma novidade. A questão é que este ano, no Brasil, estamos diante do calor extremo, um fenômeno que está colocando à prova nossa capacidade de resiliência.
Para enfrentar a onda de calor, que pode persistir em algumas localidades do país nas próximas semanas, é preciso tomar algumas precauções, principalmente com idosos, pessoas com comorbidades e crianças. É fundamental evitar exposição ao sol nos horários de pico do calor, entre 12h e 16h, e beber muita água para manter o corpo hidratado, por exemplo.
Para convencer a garotada a se cuidar, uma dica é recorrer aos livros infantis. Histórias que abordam o tema de maneira lúdica, mesmo que de forma indireta, podem ajudar na conscientização.
Veja alguns títulos interessantes:
O reino do tempo
O livro, da autora Isa Colli, alerta para os riscos do desequilíbrio climático.
Em uma terra distante, dois bondosos monarcas viviam em harmonia com a natureza, comandando as estações do ano. Com o passar do tempo, sentiram a necessidade de encontrar substitutos para a tarefa.
Quatro crianças mágicas foram, então, preparadas para assumir essa responsabilidade e espalhar seus encantos por toda parte. Cada um foi batizado com o nome de uma estação: Primavera, Verão, Outono e Inverno.
Seria preciso, no entanto, manter o equilíbrio entre os quatro para garantir a continuidade deste trabalho tão importante para as pessoas que vivem no Planeta Terra. Será que eles irão conseguir?
O Sol que queria tomar banho de Lua
O Sol estava cansado de ouvir as canções sobre o astro noturno e das pessoas comentando sobre como era admirar a Lua. A grande estrela amarela estava determinada a tomar banho de lua, então bolou um plano: se escondeu atrás de uma nuvem imaginando que isso faria a Lua aparecer.
Nós sabemos que há dois acontecimentos que fazem parte da nossa vida diariamente: de dia há o Sol e de noite há a Lua. E, sabemos também que para um aparecer, o outro precisa ir embora.
Já dá para imaginar o que aconteceu quando o Sol se escondeu: os dias se tornaram intermináveis e a Lua não aparecia de nenhuma maneira.
A vida das pessoas estava sendo afetada, pois só havia dia. Porém apesar das tentativas das nuvens, o Sol não saia do lugar.
Na história, os leitores vão descobrir como a Lua conseguiu finalmente reaparecer, trazendo o equilíbrio de volta.
O Natal de Jorginho
É possível aprender as diferenças culturais entre países tropicais, de clima muito quente, e países de clima muito frio, com uma história infantil? Sim! E Jorginho nos mostra isso em uma aventura incrível sobre as suas expectativas com a chegada do primo espanhol, Pepe, para passar o Natal em sua casa, no Brasil.
Se o Papai Noel usa roupas adequadas para o frio, e bonecos de neve enfeitam a decoração típica desta época do ano, faz sentido que uma criança espere ansiosamente ver flocos de gelo na noite feliz. A frustração vivida pelo menino que, ao contrário do que imaginava, se depara com o calor escaldante do verão carioca é o fio condutor do livro “Natal do Jorginho”, escrito pelo autor mirim Tiago Vilariño, em parceria com sua mãe, a jornalista Tais Faccioli.
Em uma das cenas do livro, Jorginho e Pepe se divertem com um refrescante banho de mangueira. Ótima inspiração para encarar esses dias de calor extremo, não?
Diversão e conhecimento
Para além da parte lúdica, a autora Isa Colli ressalta que a literatura pode ser o ponto de partida para conversar com os pequenos sobre sustentabilidade e a responsabilidade que cada um de nós tem para garantir a preservação do planeta.
“O aquecimento global é causado pelo acúmulo crescente de dióxido de carbono e outros gases causadores do efeito estufa na atmosfera, graças à queima de combustíveis fósseis e ao desmatamento.
Segundo os especialistas, esse descontrole aumenta o risco de eventos climáticos extremos, como as ondas de calor intensas que estamos vivenciando. Medidas urgentes precisam ser adotadas pelos líderes mundiais a fim de garantir a sustentabilidade da Terra no futuro, mas também é fundamental conscientizar as novas gerações”, aponta a escritora.
No último final de semana, o presidente do MC Group, Marcelo Camargo, viajou para Manaus a fim de realizar uma visita estratégica à Combitrans Amazônia, uma das empresas do grupo, que atua no transporte e logística na região amazônica. Na ocasião, Marcelo estava acompanhado dos artistas do casting da Explosion Music, sua outra empresa, a dupla Augusto & Atílio que vêm consolidando sua carreira com sucessos recentes como “Caminho da Roça”, “Corpo Sexy” e “4×4”; o DJ Fábio Lopes reconhecido por seu inovador set gravado lá na Amazônia e o cantor Bruno Morais, que prepara novidades para 2025.
O presidente visa promover uma conexão única entre o potencial econômico da Amazônia e a força cultural da música, essa ideia inovadora levou os artistas a produzirem conteúdos novos diante de um cenário espetacular, em meio a natureza e a beleza do rio Amazonas. O evento foi fechado para as equipes e rendeu conteúdos novos para todos os artistas, ou seja, vem muita novidade audiovisual por aí!
Combinando talentos artísticos e iniciativas empresariais, o presidente do MC Group busca consolidar um modelo de desenvolvimento sustentável que valorize as riquezas culturais e ambientais da região, levando o olhar do país para o potencial criativo e econômico da floresta.
A Combitrans Amazônia é pioneira em transformar o cenário logístico da Bacia Amazônica, integrando o Brasil com soluções inovadoras, eficientes e sustentáveis. Pautada em valores como excelência, qualidade e tecnologia, a empresa adota práticas que vão além da eficiência e dos baixos custos logísticos; ela incorpora os princípios de ESG em suas operações. Com compromisso de reduzir seu impacto ambiental, fomentar práticas sociais responsáveis e promover a transparência e a ética em toda a cadeia logística, a Combitrans reforça seu papel como agente transformador e integrador, mapeando o Brasil com sustentabilidade e responsabilidade.
A 2ª edição do Festival Niterói Expo Geek, que será dias 09 e 10/11 no Teatro Popular Oscar Niemeyer, está perto de começar. Um dos pontos altos do evento será um painel sobre o curta-metragem “Originários” com presença do diretor e elenco do filme.
O painel será no dia 9, sábado às 12 hora. “Originários” tem roteiro assinado por Renê Belmonte, roteirista dos filmes Se eu fosse você 1 e 2 e direção de Oscar Francisco. Roteirista estará presente e o diretor estará de forma remota no evento, além de grande parte do elenco como: Fel Travassos, Denilson Graco, Claudia Macedo e Maryellen Vieira.
A narrativa do curta acontece nas ruas de Niterói, uma cidade de tradições e história entrelaçadas à cultura indígena.
O Festival também vai homenagear o Dia do Super-Herói Brasileiro (DSHBr), que é celebrado dia 24/10, idealizado pelo ator e quadrinista Elenildo Lopes conhecido pelo nome artístico Ellyan, que é ator produtor executivo do filme “Originários”.
Os dois dias de evento, que acontecerá das 10h às 20h, também contará com lançamento da Revista em quadrinhos Vélox – O Campeão da Liberdade, dia 09/11 das 11h30min às 13h.
O evento é produzido com recursos da Prefeitura de Niterói e da Secretaria Municipal das Culturas (SMC), por meio do edital Público (SMC) 01/2024 – Cultura Geek. A classificação etária é livre, o evento é gratuito e o Teatro Popular Oscar Niemeyer fica na R. Jorn. Rogério Coelho Neto, s/n no Centro de Niterói.
Dia do Super-Herói Brasileiro (DSHBr)
O DSHBr foi idealizado pelo ator e quadrinista Elenildo Lopes conhecido pelo nome artístico Ellyan, criador do herói Capitão R.E.D. A criação da data aconteceu em 2020 e a escolha do dia 24/10 foi devido a estreia do seriado ‘As Aventuras do Capitão 7’, exibido pela TV Record, de 1954 a 1966, considerado o primeiro super-herói brasileiro.
Saiba mais sobre o artista
Ellyan, de 41 anos, mora em Niterói e iniciou carreira com os quadrinhos em 2007. Desenvolveu e criou o selo editorial MeuHerói Entretenimento, uma produtora de quadrinhos e audiovisual, e lançou a revista Capitão R.E.D. vendida nas bancas de jornais pela Editora Kimera. Hoje a revista já circula na Europa, Canadá, Estados Unidos e Ásia pela editora RedDragon Publisher e se chama “Captain R.E.D”.
Fundada pela empreendedora Mariza Estima, a Facility 4u é finalista novamente pelo trabalho de apoio a famílias imigrantes em Portugal.
A Facility 4u celebra sua segunda indicação ao Prêmio Estrela do Atlântico, um importante reconhecimento que reflete o impacto transformador da empresa na comunidade brasileira em Portugal. Para muitos brasileiros que sonham em construir uma nova vida em Portugal, a imigração é uma jornada repleta de desafios, surpresas e uma imensa quantidade de detalhes desconhecidos. Nesse cenário surge a Facility 4u, uma empresa especializada em relocation, que se destaca como um apoio essencial para quem busca um novo começo no país europeu. Fundada por Mariza Estima, brasileira com vasta experiência no mercado imobiliário, a Facility 4u une a empatia de quem conhece os desafios da imigração à expertise de quem trabalha no setor.
A ideia de criar a Facility 4u surgiu da experiência pessoal de Mariza ao migrar para Portugal com sua família. Ela rapidamente percebeu o quanto a mudança para um novo país poderia ser complexa. “Quando imigrei, me deparei com valores superfaturados. Como já era da área de vendas de imóveis no Brasil, uni minha expertise à experiência de imigrar sem saber nada do país e tendo que fazer tudo sozinha”, explica a fundadora.
A realidade de Mariza foi marcada pela falta de orientação e pelos altos custos de serviços, como aluguel e burocracia imobiliária, muitas vezes direcionados a quem ainda estava se adaptando ao novo país. A experiência de enfrentar esses desafios fez com que ela percebesse a importância de um serviço de relocation que não só atendesse as necessidades técnicas, mas também respeitasse o momento delicado de cada cliente. Desde a sua fundação, há dois anos, a Facility 4u já ajudou mais de 280 famílias a construírem uma nova vida em Portugal.
O reconhecimento no Prêmio Estrela do Atlântico
O Prêmio Estrela do Atlântico prestigia as iniciativas e os talentos que mais se destacam em prol dos brasileiros no país, e, mais uma vez, a Facility 4u é reconhecida pelo compromisso genuíno em facilitar a vida dos imigrantes.
O evento de premiação acontecerá no dia 14 de dezembro de 2024, no Porto, e promete uma noite especial com mais de 400 convidados, todos reunidos para prestigiar as histórias de sucesso e de superação da comunidade brasileira. As votações estão abertas no site www.premioestreladoatlantico.com. O público pode votar até o dia 13 de dezembro de 2024. Os vencedores serão conhecidos na cerimônia de premiação do dia 14, que contará também com uma transmissão ao vivo.