Connect with us

Geral

Brasil hoje tem quase um milhão de criativos empregados

Published

on

Denilson Shikako, CEO da Fábrica de Criatividade, explica que os profissionais criativos estão em alta porque possuem visão macro (SUBTITULO)

Uma nova edição do Mapeamento da Indústria Criativa realizada pela Firjan apontou que o número de profissionais criativos cresceu 11,7% em relação à última edição lançada em 2019.

A pesquisa analisou o setor entre 2017 e 2020 e revelou que hoje, o Brasil conta com 935 mil profissionais criativos formalmente empregados, o que equivale a 70% da mão de obra que atua na indústria metal mecânica brasileira.

O mapeamento foi separado em quatro áreas criativas: tecnologia, consumo, mídia e cultura e, de acordo com o estudo, as duas primeiras áreas representam mais de 85% dos vínculos empregatícios dos profissionais, com aumentos de 20,0% e 12,8%, respectivamente. Já Cultura e Mídia, que representam os 15% restantes, registraram uma queda de 7,2% e 10,7%.

Para o especialista em criatividade, Denilson Shikako, CEO da Fábrica de criatividade, os números representam que a inovação traz lucro, traz Roi e traz resultado. “Estão contratando mais as pessoas criativas. No Fordismo, a gente foi treinado para entregar resultado baseado em operação, baseado em produção. E agora as empresas e as indústrias estão percebendo que esse número aumenta muito mais quando você traz gente do mercado criativo. Penso que esses são os motivos desses dois números estarem aumentando. Em relação aos números que estão diminuindo, referente aos profissionais de cultura e mídia, penso que são dois motivos. O primeiro deles foi a pandemia que diminuiu os cargos formais e tiveram menos atividades culturais acontecendo e a segunda é que as pessoas estão “terceirizando” mais as atividades nesses setores. Com certeza se tivesse uma pesquisa baseada no mercado informal, esse número teria crescido porque as empresas dessas áreas estão contratando freelancers, terceiros ou as próprias empresas estão desenvolvendo capacitações internas nestas temáticas com pessoas “multifunções” o que diminui o número de vagas “formais” afirma Shikako.

Nesta edição, o Mapeamento da Indústria Criativa também realizou as quatro análises com as temáticas Soft Power e desenvolvimento com base na cultura e identidade dos territórios; Desafios à valoração de intangíveis nas Indústrias Criativas; Aspectos da Proteção à Propriedade Intelectual e Problematizando a definição de Economia Criativa, para entender a Indústria Criativa no Brasil e seus impactos sobre cidades e estados.

De acordo com o mapeamento, São Paulo e Rio de Janeiro seguem sendo os estados mais representativos no mercado de trabalho criativo, com 50,9% dos empregos registrados em 2020. Até 2020, havia cerca de 380,3 mil vínculos em SP e, no RJ, 95,7 mil.

O especialista revela ainda que as ocupações são fruto de modificações estruturais nas relações de trabalho, não somente dentro dos setores criativos, como também da economia como um todo. “Antigamente as pessoas eram contratadas por período, por tempo. A mudança nas relações estruturais, penso que na pós pandemia, que é a base dessa pesquisa, se refere às pessoas que estão sendo contratadas para fazer o tempo delas. O mercado como um todo tem trabalhado por projetos. Se eu vou demorar 1h, 10h se vou fazer a entrega com uma pessoa que sabe só sabe fazer a operação e não sabe fazer a gestão, o problema é meu. Entendo que a economia criativa vai trazer muito mais a visão do processo como um todo e não aquele trabalho específico de apertar parafuso, apertar um botão ou até mesmo o que o robô consegue fazer. Hoje em dia o mercado criativo traz a demanda de entregar por entregas e não pelo tempo. O tempo que vai fazer muda a relação estrutural de trabalho”, detalha.

Ainda de acordo com a pesquisa da Firjan, as profissões criativas que estão em alta no Brasil são as seguintes: Analista de Negócios, Analista de Pesquisa de Mercado

Programadores/Desenvolvedores, Biomédico,Visual Merchandising,Gerentes de Tecnologia da Informação,Designer Gráfico, Pesquisadores em geral,Gerente de Marketing e Engenheiros da área P&D.

“Se você olhar todas essas atividades, sempre envolve algo que eu sempre brinco: o que um robô não consegue fazer? O robô consegue fazer uma análise, ele consegue olhar os dados, mas só que fazer essa análise básica cruzando esses dados e trazendo impressões que não estão nos números, é uma coisa que a inovação e a criatividade trazem. As 13 profissões que envolvem um pensamento de inovação, o pensamento macro, a visão do todo é sempre melhor do que a visão da soma das partes. O profissional criativo possui a visão de várias áreas, possui repertório criativo”, conclui.

** Este texto não necessariamente reflete, a opinião deste portal de noticias

Continue Reading
Advertisement

Geral

Fábrica de Criatividade promove evento gratuito em parceria com a Comu.Sou na UNASP, em São Paulo

Published

on

Noite de treinamento abordará people skills necessárias ao futuro do mercado de trabalho

A Fábrica de Criatividade e a Comu.Sou realizarão nesta quinta-feira (18), a partir das 19h, um evento para mostrar que a criatividade pode ser desenvolvida e melhorada. É o “Inova Talks”     , que acontecerá no Centro Universitário Adventista de São Paulo (UNASP), localizada na Estr. de Itapecerica, nº 5859 – Jardim Iae, São Paulo.
Os temas abordados pelos consultores da Fábrica com o público, formado estudantes da UNASP, mas que também é aberto para líderes de RH, clientes e público em geral, estão o protagonismo e a influência, a comunicação empática, o metaverso e a “ser fora de série”, que é um dos principais propósitos da empresa de Gestão em Inovação.

Cada um dos conteúdos apresentados pela Fábrica, especializada em potencializar times em diferentes frentes e acelerar os resultados de diferentes companhias, será discutido de 20 a 30 minutos.

Estará presente também, o conceito da criatividade dar um upgrade na vida, ou seja, como se tornar uma pessoa fora da curva.  É isso que a empresa de consultoria levou para 100 diferentes clientes, ao realizar 1.700 treinamentos e workshops.

Fundada em 2010, a Fábrica de Criatividade tem entre clientes Facebook, iFood, Coca-Cola, grupo Disney, Rede Globo, Magalu, entre outros.

Para saber mais sobre a empresa de consultoria, acesse o site https://fabricadecriatividade.com.br/.
E para se inscrever, basta comparecer ao local.

** Este texto não necessariamente reflete, a opinião deste portal de noticias

Continue Reading

Geral

A São Paulo das megaestruturas

Published

on

Evita Open Air”, “Roda de São Paulo” e “Sampa Sky” estão entre os projetos que receberam investimentos este ano

 

A cidade de São Paulo é conhecida como o maior centro financeiro da América Latina. Anualmente atrai mais de 15 milhões de visitantes em busca de gastronomia, eventos, cultura, negócios e turismo. Há alguns anos, a tradicional Av. Paulista dividiu com outros pontos da cidade a responsabilidade de abraçar grandes estruturas.
A criação de parcerias público-privadas é uma alternativa para revitalizar a infraestrutura de destinos, oferecer mais atrações aos visitantes e explorar o potencial do turismo local. Milhões de reais são arrecadados na cidade anualmente com eventos, atraindo público de outros estados e países.

Atualmente os destaques estão com “Evita Open Air”, “Roda de São Paulo” e “Sampa Sky”, grandes estruturas que estão sendo montadas na capital para trazer experiências diferenciadas.

*Evita Open Air*
Espetáculo musical apresentado ao ar livre, formato de sucesso em cidades como Londres (Regent’s Park) e Nova York (Central Park), chegou ao Brasil em um espaço icônico da cidade de São Paulo, o Parque Villa-Lobos, que recebe temporada do musical até 28 de agosto.
O palco é quatro vezes maior que um teatro convencional, totalizando quatro andares, o que possibilita uma maior movimentação de atores em cena. A capacidade é para quase 1,6 mil pessoas.
A mega estrutura foi erguida pela Fast Engenharia, maior empresa especializada em overlays da América Latina e não utiliza recursos do parque, sendo autossuficiente na produção de água e eletricidade.

*Roda São Paulo*
O parque Cândido Portinari, que fica ao lado do parque Villa-Lobos, terá a maior roda-gigante da América Latina até o final deste ano. A estrutura, que se chamará Roda São Paulo, está sendo erguida pela empresa São Paulo Big Wheel (SPBW) e terá 91 metros de altura.
A atração começou a ser construída em abril deste ano e promete ser um dos destaques no skyline da cidade e grande ponto turístico. Ela faz parte de uma rede de projetos do governo estadual, que busca revitalizar a região do rio Pinheiros, onde fica o parque.
Serão 42 cabines de observação, com capacidade para até dez pessoas cada, que contarão com sistema de ar-condicionado, wi-fi e iluminação cênica. A previsão de inauguração da roda gigante está prevista para o final do ano.

*Sampa Sky*

Idealizado pelo chef André Berti e inspirado no Sky Deck, famoso ponto turístico de Chicago, o Sampa Sky é um dos passeios atuais mais cobiçados de São Paulo por conta de sua vista panorâmica.
Localizado no prédio mais alto de São Paulo, possui janelas de vidro que se estendem para fora da fachada do edifício, onde o visitante tem a sensação de flutuar sobre a cidade, conhecendo novas vistas e horizontes.
O espaço permite receber até 400 pessoas simultaneamente e está em processo de ampliação de mais dois novos mirantes voltados para diferentes regiões da cidade: a zona sul e a nova vista para a zona norte. A previsão de inauguração da ampliação é dezembro de 2022, com aumento da estrutura de 700m2 para 1.500m2.

Endereços:
EVITA OPEN AIR – Parque Villa Lobos: Av. Queiroz Filho, 1365 , Alto de Pinheiros, São Paulo, SP – Entrada pelo portão Cândido Portinari
RODA SÃO PAULO – Parque Cândido Portinari: Av. Queiroz Filho, 1365 – Vila Hamburguesa, São Paulo – SP
SAMPA SKY – Prédio Sky: Praça Pedro Lessa, 110 – Centro Histórico de São Paulo, São Paulo – SP

** Este texto não necessariamente reflete, a opinião deste portal de noticias

Continue Reading

Geral

Dia do Advogado: o futuro dos mecanismos extrajudiciaisp

Published

on

Juliana Biolchi, e diretora da Biolchi Empresarial

Há tempos temos discutido o futuro da advocacia e os seus mecanismos e meios de atuação. Quais estarão em desuso, quais serão revigorados e quais novos métodos, ferramentas, canais, estratégias, etc., serão criados?

Nesse contexto, proponho, neste dia do advogado, um olhar sobre a recuperação extrajudicial. Instrumento previsto em Lei há mais de 17 anos, e que permite a renegociação privada de dívidas, sem o envolvimento do Judiciário nessa etapa, recorrendo-se a ele tão somente para a homologação do acordo coletivo (plano de recuperação extrajudicial).

Com grandes benefícios para as empresas e credores(celeridade, economia, simplicidade, reduzido abalo reputacional, ausência de risco de decretação de falência, entre outros), a recuperação extrajudicial ainda é uma ferramenta inexplorada por advogados, e tampouco incentivada pelo Judiciário.

De acordo com o Observatório Brasileiro de Recuperação Extrajudicial (OBRE), em 2021 foram apresentados 13 pedidos de recuperação extrajudicial, em comparação aos 891 pedidos de recuperação judicial(dados do Serasa).

Segundo a pesquisa “Métricas de qualidade e efetividade da justiça brasileira: um estudo do processo de recuperação de empresas”, realizada pelo Centro de Inovação, Administração e Pesquisa do Judiciário (CIAPJ) da FGV, em parceria com a Associação dos Magistrados Brasileiros, há falta de estímulo aos servidores Judiciários para aplicação da recuperação extrajudicial. Dados mostram que 60% dos advogados desconhecem orientações para recuperações do tipo, e 40% acredita que não existem.

A recente reforma da Lei 11.101/2005 trouxe ainda mais oportunidades para aplicação desse veículo, reduzindo quóruns, ampliando o escopo e dando mais segurança jurídica para os negócios feitos a partir dela (como a venda de ativos, por exemplo). Há um claro direcionamento para sua aplicação.

A reflexão que precisamos fazer é: por que, com tantos aspectos positivos, perdura a falta de reconhecimento e de incentivo?

Não tenho dúvidas de que perdura, entre nós, uma cultura de litígio que precisa ser transformada. Para tanto, é necessário que advogados adquiram outro repertório, muito mais refinado quanto o tema é renegociação de dívidas, e passem a atuar na perspectiva do ganha-ganha, ativando a colaboração entre devedor e seus credores, e substituindo a atual abordagem do “perca menos cedendo à RJ, porque o passo seguinte é a falência”.

Parece algo simples, mas é um longo caminho a percorrer. O impulso para essa guinada está vindo do próprio mercado: cada vez mais empresas passam a saber que existe essa alternativa, mais branda e menos radical. Quem ainda não entendeu esse movimento, está perdendo a perspectiva do momento de transformação que vivemos. A advocacia precisa compreender que seu papel não é apenas o patrocínio do litígio, mas a resolução de conflitos, pelos meios que se mostrem mais adequados ao caso concreto. E essa missão também é viva quando falamos de preservação de empresas em dificuldade.

* Juliana Biolchi é advogada, mestre e especialista em revitalização de empresas. É empresária com mais de 25 anos de experiência e palestrante de congressos nacionais e internacionais na área de insolvência empresarial. Diretora da Biolchi Empresarial, Juliana ajuda empresas em dificuldade a se reestruturarem, especialmente através da recuperação extrajudicial. O trabalho é desenvolvido com foco em caixa, revisão de plano de negócios, negociação de endividamento e planejamento.

** Este texto não necessariamente reflete, a opinião deste portal de noticias

Continue Reading

Leia Tambem

Famosos4 dias ago

Jurado do “Canta Comigo” agora faz parte da Associação Cultural do Rock

Marquês, que é cantor, comunicador e jurado do programa Canta Comigo, da Rede Record, por seis temporadas consecutivas, traz ao...

Famosos2 semanas ago

Orações, alimentação saudável e atividade física – a rotina de Padre Reginaldo Manzotti

Entre missas, gravações e uma agenda lotada, o sacerdote não abre mão de realizar exercícios físicos e se alimentar corretamente....

Famosos3 semanas ago

Jurado do Canta Comigo lança música inspirada em Shakespeare

Inspirada nas obras de William Shakespeare, Henrique IV (primeira parte) Henrique IV (segunda parte) e Henrique V, Marquês viaja até...

Famosos3 semanas ago

Cantora Luana Monalisa e o médico João Almeida anunciam gravidez com ajuda de fertilização

A cantora baiana Luana Monalisa que durante o carnaval faz a maior festa, a bordo de sua “Nave Elétrica”, como é conhecido...

Famosos1 mês ago

Jurado do Canta Comigo vai apresentar evento de Rock em São Paulo

O Dia Internacional do Rock será comemorado nesta quarta-feira (13), e para Marquês, que é cantor, comunicador e jurado do...

Famosos2 meses ago

“Cascavel” lançamento de Brunno Hernandez fala de relacionamentos tóxicos

A música produzida por Mabê da Angorá traz elementos do pop e do rock, trazendo uma nova sonoridade e identidade...

Famosos2 meses ago

Duda Rodrigues: empresária e apresentadora do segmento de saúde, acumula conquistas em agência especializada

São mais de 20 anos à frente de carreiras de médicos, dentistas e profissionais de saúde. No comando de um...

Famosos2 meses ago

Apresentador Thiago Rocha comemora 40 anos com festa à fantasia cheia de famosos

Em grande estilo, o jornalista e apresentador Thiago Rocha, que trabalha na bancada do Programa ‘A Tarde é Sua’, comandado...

Famosos2 meses ago

Simony, Renata Banhara e outros famosos prestigiam inauguração do Studio 2050 no Morumbi

Na noite do último sábado, 04 de junho, aconteceu a inauguração do Studio 2050, que trata-se do mais novo salão...

Famosos2 meses ago

Antonia Fontenelle e Oscar Magrini apresentam em Paris a Premiação Portuguese Brazilian Awards

Com direito a passarela em tapete vermelho, em noite de gala e muito glamour, foi realizado na última sexta-feira, 03...

Famosos3 meses ago

Atriz Jussara Calmon prepara docudrama sobre sua vida. ‘Jussara Calmon – Da Favela Para O Mundo’

A atriz Jussara Calmon, musa da pornochanchada nos anos 1980, veio ao Brasil vinda da Noruega, onde reside atualmente, para filmar...

Atleta Fitness Júlia Menezes – Crédito da Foto: Kalunga Helis / Renato Cipriano – Divulgação Atleta Fitness Júlia Menezes – Crédito da Foto: Kalunga Helis / Renato Cipriano – Divulgação
Famosos3 meses ago

Atleta Fitness Júlia Menezes exibe shape trincado e diz se sentir na melhor forma de sua vida!

A modelo e atleta fitness Júlia Menezes demonstra que realmente é uma pessoa determinada e não perde o foco por...

Ex BBB Vyni - Crédito da Foto: Araujo / Azzi Agency Ex BBB Vyni - Crédito da Foto: Araujo / Azzi Agency
Famosos4 meses ago

Ex BBB Vyni e outras personalidades curtem camarote Bar Brahma no desfile das campeãs

A noite da sexta-feira, 29 de abril, foi de muita diversão pelo Sambódromo do Anhembi. Na ocasião aconteceu o desfile...

Famosos4 meses ago

Conceituado dentista Dr. Adriano Iglesias é o responsável pelo novo sorriso da apresentadora Flavinha Cheirosa

A apresentadora Flavinha Cheirosa apareceu em suas redes sociais com um sorriso novo e impressionou seus seguidores. Em uma viagem...

Famosos4 meses ago

Gisele Abramoff lança sua nova música “Higher than Before”

Cantora brasileira que vive na Alemanha, Gisele Abramoff lanca sua nova música “Higher than Before, uma canção emocionante. O piano...

Famosos4 meses ago

Yronika, queridinha dos reality shows na Itália grava com Gretchen e se prepara para reality show no Brasil

Prestes a lançar no próximo dia 20 de abril o videoclipe do single “Diva”, com a participação especial da rainha dos...

Famosos4 meses ago

Rebecca puxa seu bloco de Carnaval neste sábado(23), no Rio

A artista lança o “Bloco da Rebecca” no Carnaval 2022. Entre as atrações já confirmadas estão Valesca,Tchakabum, Wc no beat,...

Famosos4 meses ago

É preciso se arrumar para ficar em casa? Como seguir tendências sem perder personalidade? Influencer de moda Patrícia Chari tira diversas dúvidas do dia a dia

A Miss Bela World USA fala também se é preciso combinar bolsas com sapatos Que a moda é uma forma...

Famosos4 meses ago

“No Palco da Vida”, atores elogiam projeto de Wal Schneider

Depois de estrear na novela Páginas da Vida, de Manoel Carlos, atualmente no ar no canal VIVA, e participar do...

Ronaldo fenômeno Ronaldo fenômeno
Esporte4 meses ago

Você lembra? Ronaldo quase jogou no Flamengo antes de ir para o Corinthians

Ronaldo Fenômeno jogou em clubes gigantes por todo o mundo, como Barcelona, Real Madrid, Milan, Corinthians e tantos outros. Mas,...

Advertisement 300x250 Genérico

Trending

Copyright © MoneyFlash - Todos os Direitos Reservados. Site Parceiro do Terra