O livro ‘Pesadelos do futuro’, do autor Rafael Navarro, traz uma série de contos de terror com narrativas que oferecem visões distópicas sobre as possibilidades angustiantes do amanhã em uma sociedade cada vez mais dependente da tecnologia.
Inteligência artificial, o ecossistema de dispositivos conectados e a biotecnologia vêm ganhando força nos últimos anos. A rápida evolução tecnológica está mudando o sistema e valores sociais, impactando a forma como nos conectamos com o mundo e as pessoas ao nosso redor. Estamos prontos para o que virá depois?
Na visão de um futuro distópico a partir dos avanços tecnológicos, o livro ‘Pesadelos do futuro’, lançado pelo Caravana Grupo Editorial, abre uma poderosa janela para a imersão provocativa dos horrores do avanço tecnológico. Com uma crítica afiada, o autor Rafael Navarro explora um território no qual as escolhas atuais moldam um futuro sombrio.
“A importância desse tema é enorme! A tecnologia, principalmente a IA, está transformando o mercado de trabalho, a privacidade e até mesmo a maneira como nos relacionamos. Escrever sobre essas temáticas sociais urgentes é fundamental para promover debates que resultem em autorreflexão e consciência crítica na população. Considero o assunto de grande preocupação atual, especialmente quanto à necessidade de regulamentação e uso mais ético da IA. Acredito que, através da literatura, fiz uma pequena contribuição para essa discussão”, pontua o autor do livro.
A obra oferece visões distópicas que desafiam a condescendência da sociedade dentro de um conjunto de contos inspirados na cultura do cancelamento, pandemia do coronavírus e trazem fortes reflexões e críticas à indústria farmacêutica, reality shows, entre outros. Rafael Navarro traz referências de distopias renomadas de livros como “A Revolução dos Bichos” (George Orwell) e “O Senhor das Moscas” (William Golding), além da série americana “Black Mirror”.
“O caso da imagem de Elis Regina recriada por IA em uma campanha publicitária no ano passado inspirou o conto “Reflexos Póstumos”. A cultura do cancelamento, cada vez mais presente na Internet, especialmente em reality shows como o Big Brother Brasil, está refletida no conto “O Tribunal da Humilhação”. A pandemia mundial do coronavírus, o movimento antivacina e o pânico de uma grande parcela da população em relação à indústria farmacêutica foram temas que inspiraram “A Cura do Trauma” e “A Roda”. Outras narrativas vieram de experiências pessoais, meus próprios receios e observação dos medos de outras pessoas, incluindo aquelas que pertencem a grupos com visões opostas às minhas. Foi um exercício interessante de empatia, que me permitiu entrar no lugar do outro e imaginar os piores cenários futuros a partir de diferentes perspectivas da nossa geração”, destaca.
Transcendendo a literatura de terror, o objetivo de “Pesadelos do Futuro” é suscitar um debate sobre as mudanças culturais decorrentes da utilização da tecnologia, sem fazer juízos de valor. “Acredito que, a partir do momento em que um escritor lança uma obra, ele perde a posse de sua criação. Isso me deixa tanto atemorizado quanto entusiasmado, pois essa posse se transfere ao leitor, que trará suas próprias interpretações, referências e conclusões a cada conto lido”, pontua Rafael.
O livro está disponível somente no formato físico e pode ser comprado pelo site do Caravana Grupo Editorial. Há previsão da versão eBook Kindle e lançamento em espanhol (livro físico e digital) até o final do ano.
Localizado na zona leste de São Paulo, o Dunas Bar proporciona uma experiência inesquecível, unindo tradição e modernidade. Com um conceito diferenciado, oferece uma verdadeira imersão ao Antigo Egito, com as noites árabes regadas às danças do ventre, música regional e uma gastronomia que leva o público a uma viagem pelo Oriente Médio.
Inspirado nos templos egípcios, o Dunas combina uma atmosfera acolhedora com elementos exóticos, como esculturas, pinturas, estátuas e teto retrátil em forma de pirâmide, que transportam os clientes para um cenário faraônico. Às quartas, quintas e domingos, o bar apresenta espetáculos ao vivo de dança do ventre, onde bailarinas profissionais encantam o público com movimentos hipnotizantes ao som de instrumentos típicos, e os bailarinos formam a roda de Dabke, com a participação dos clientes, criando uma experiência sensorial completa.
O cardápio cuidadosamente elaborado é composto por pratos clássicos como falafel, esfihas, kibes e shawarmas, além das opções brasileiras, para atender todos os paladares. A legítima mistura do Brasil com Egito reinterpretam sabores tradicionais que harmonizam com a vasta carta de drinks e bebidas autorais.
O Dunas Bar é ideal para quem deseja experimentar algo diferente e imersivo, seja em um encontro romântico, em uma comemoração com amigos ou para aqueles que buscam um refúgio cultural. Além das apresentações de dança do ventre, o bar também oferece música ao vivo brasileira, como o nosso tradicionalíssimo samba, sertanejo e também pop rock.
Informações de serviço Endereço: Rua Dr. Virgílio machado, 104 – Vila Pierina Reservas: 11 2958.0836 / 98716.0036 Funcionamento: Segunda: das 17h às 00h Terça e quarta: das 17h à 01h Quinta: das 17h às 02h Sexta: das 17h às 04h Sábado: das 12h às 04h Domingo: das 12h à 01h Programação: Terça: Sertanejo – das 21h às 00h Quarta: Noite Árabe – das 21h às 00h Quinta: Noite Árabe – das 21h às 00h Sexta: Sertanejo – das 21h à 01h Sábado: Samba – das 14h às 18h Sábado: Pop Rock – das 21h à 01h Domingo: MPB e Samba – das 14h às 18h Domingo: Noite Árabe – das 19h às 23h Lotação: 380 lugares Acesso para cadeirante: Sim Estacionamento: Sim
Na última edição do Programa da Maravilha, Vitor Jaci, considerado o maior mentor de médicos do Brasil, compartilhou sua expertise sobre carreira e empreendedorismo na medicina. Reconhecido por seu trabalho como especialista em marketing médico, ele já ajudou milhares de profissionais de saúde em todo o país a transformarem suas trajetórias profissionais e alcançarem o sucesso.
Durante a entrevista, Vitor abordou temas cruciais para a prática médica contemporânea, como o impacto do empreendedorismo no setor, as expectativas dos pacientes e a importância da excelência e da humanização no atendimento. “Hoje, não basta ser um bom médico tecnicamente. É preciso entender o paciente como um todo e oferecer um atendimento que una qualidade, empatia e inovação”, destacou.
O mentor, que lidera o MedBoss, no próximo final de semana estará em Maceió/AL, onde conduzirá um encontro exclusivo com um seleto grupo de médicos. O evento promete abordar estratégias práticas para alavancar carreiras, construir autoridade no mercado e, acima de tudo, melhorar a experiência do paciente.
Com uma trajetória marcada por resultados expressivos, Vitor Jaci é hoje referência nacional no apoio a médicos que desejam se destacar em um mercado cada vez mais competitivo. Seu trabalho reafirma que, além de salvar vidas, a medicina pode ser uma carreira promissora e alinhada às tendências de gestão e inovação.
Para quem deseja aprender com o maior mentor de médicos do país, o encontro em Maceió será uma oportunidade imperdível.
O programa da Mara Maravilha é exibido segundas e quintas-feiras às 15h30 AO VIVO na Rede Gospel.
No último final de semana, o presidente do MC Group, Marcelo Camargo, viajou para Manaus a fim de realizar uma visita estratégica à Combitrans Amazônia, uma das empresas do grupo, que atua no transporte e logística na região amazônica. Na ocasião, Marcelo estava acompanhado dos artistas do casting da Explosion Music, sua outra empresa, a dupla Augusto & Atílio que vêm consolidando sua carreira com sucessos recentes como “Caminho da Roça”, “Corpo Sexy” e “4×4”; o DJ Fábio Lopes reconhecido por seu inovador set gravado lá na Amazônia e o cantor Bruno Morais, que prepara novidades para 2025.
O presidente visa promover uma conexão única entre o potencial econômico da Amazônia e a força cultural da música, essa ideia inovadora levou os artistas a produzirem conteúdos novos diante de um cenário espetacular, em meio a natureza e a beleza do rio Amazonas. O evento foi fechado para as equipes e rendeu conteúdos novos para todos os artistas, ou seja, vem muita novidade audiovisual por aí!
Combinando talentos artísticos e iniciativas empresariais, o presidente do MC Group busca consolidar um modelo de desenvolvimento sustentável que valorize as riquezas culturais e ambientais da região, levando o olhar do país para o potencial criativo e econômico da floresta.
A Combitrans Amazônia é pioneira em transformar o cenário logístico da Bacia Amazônica, integrando o Brasil com soluções inovadoras, eficientes e sustentáveis. Pautada em valores como excelência, qualidade e tecnologia, a empresa adota práticas que vão além da eficiência e dos baixos custos logísticos; ela incorpora os princípios de ESG em suas operações. Com compromisso de reduzir seu impacto ambiental, fomentar práticas sociais responsáveis e promover a transparência e a ética em toda a cadeia logística, a Combitrans reforça seu papel como agente transformador e integrador, mapeando o Brasil com sustentabilidade e responsabilidade.