Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo (CCBB SP) promove programação multilinguagem que traz mostras, instalações e performances dos artistas visuais Novíssimo Edgar, Igi Lola Ayedun, Monica Ventura e Idris Brewster/ Kinfolk
O público já pode conferir o Anexa_CCBB: Movimentos Convexos, novo projeto do Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo (CCBB SP). Arte, culturas ancestrais e tecnologia ocupam o anexo e o entorno do CCBB SP, com uma programação multilinguagem em cartaz até 22 de outubro. A iniciativa reúne instalações, performances, DJ sets, pocket-shows, festas e oficinas de artistas como Novíssimo Edgar, Igi Lola Ayedun, Mônica Ventura e Idris Brewster/Kinfolk.
ANCESTRALIDADE
Ao entrar no anexo do CCBB SP, o público encontra a instalação Dispositivos Intermediários Entre Fontes de Energia, de Novíssimo Edgar. A obra representa quatro pontos riscados de Exu Gira Mundo por meio de tomadas e energia elétrica, que formam uma espécie de mandala. Exu faz o intermédio entre os humanos e os Orixás, e a obra representa uma possibilidade de condução da energia, uma alusão à conexão de Exu com a tecnologia. A areia que circunda a obra é o elemento natural que relembra quem somos, enquanto o carvão simboliza, além do fogo, a transformação, porque, dependendo da pressão, o carvão pode virar diamante.
Eclosão de um sonho, uma fantasia, de Igi Lola Ayedun, presente no segundo andar, é uma instalação site specific que apresenta a distopia da realidade como ponto de partida em um processo de contaminação do metro quadrado, como se a espacialidade comunicasse a existência de um outro mundo, onde a violência pudesse ser ignorada. Por meio da cor eixo da pesquisa da artista – o azul –, significados de ancestralidade afrodescendentes são reverenciados a partir do mineral lápis lazuli, típico das culturas norte-africanas marroquinas e egípcias. Dessa forma, elementos da matriz original de um espaço são recuperados e projetados arquitetonicamente dentro da estrutura construída.
Para a mostra, a artista implementa elementos do hall do prédio histórico do CCBB São Paulo em iconografias e as reproduz dentro da instalação. Tais composições imagéticas desenvolvidas a partir da art nouveau – escola artística presente na construção de grande parte do centro histórico de São Paulo – encontram a partir do azul norte-africano um processo de descontextualização conectado com o princípio das linhas, formas e curvas da cultura árabe que, mais tarde, foi incorporada como parte de uma identidade europeia desgastando a percepção sobre a origem dessa estética entre simetrias, fauna e flora.
Parte da instalação, um filme possibilita a criação de imagens audiovisuais que superam o limite óptico das câmeras fotográficas ou mesmo do sistema ocular por meio do uso de ferramentas de inteligência artificial.
A artista Mônica Ventura, por sua vez, apresenta duas obras. Kiri Kirí é uma instalação visual e sonora localizada na vitrine do espaço anexo, composta por cinco dispositivos em formato de grandes capacetes. Um convite para que os visitantes entrem na peça e desfrutem o áudio enquanto olham para o ambiente externo do espaço. Sem um significado específico, funciona como uma onomatopeia que traz fonemas encontrados em diversas línguas, conectando a ideia de lúdico.
Já Jardim Kiri Kirí é outra instalação da artista, em formato de arte urbana, na qual vinte bambus com alturas entre dois e cinco são dispostos em conjuntos com um mobiliário urbano de concreto, localizados na Rua da Quitanda.
Outro destaque é a instalação em realidade aumentada Black Lands, da Kinfolk Foundation, que já foi exposta no Festival de Tribeca e no MoMa (NY). Passado, presente e futuro das comunidades negras que construíram a cidade de Nova York (EUA) são monumentalizados na instalação de realidade aumentada que explora as histórias de Land of the Blacks (área histórica de Manhattan), Flatbush Ancestral Burial Grounds (cemitério afro-americano também histórico) e o Pinkster Festival (que comemora a cultura e história afro-americana da região). A obra destaca histórias de indivíduos dessas comunidades, criando um espaço digital seguro para se conectar com os seus ancestrais.
PERFORMANCES Em 12 de outubro, das 14h às 19h, Mônica Ventura apresenta O Rio Kiri Kirí. Trata-se de uma proposição performática de interação do público por meio da instalação de um tapete LED disposto em forma curva, assemelhando-se a um pequeno trecho de rio. O trabalho envolve animações feitas em colaboração com o artista visual e parte do Duo VJ Suave, Ygor Marotta. As crianças poderão passear sobre a instalação, ao som de uma playlist sonora.
No dia 22 de outubro, às 15h, a performance Eclosão de um sonho, uma fantasia, de Igi Lola Ayedun, apresenta uma leitura dramática dos ensaios poéticos da artista, que questionam as travessias do corpo nos códigos de temporalidade por meio de alusões espirituais e sociais. O texto transporta a mente humana para o ato de vislumbrar imagens como testemunho multidimensional e como forma de desencadeamento da dicotomia entre a experiência e a imaginação. O projeto ainda trará outros grandes nomes como Afrogroove, Perifa no Toque, Carol Tucuju, ONNiKA, MOOC e Nill.
PROJETO
A produção de Movimentos Convexos é da Cinnamon + Phi. “Convidamos artistas visuais que, a partir de suas vastas pesquisas no âmbito de povos e saberes originários, proporcionem ao público uma experiência de amplificação de sentidos e saberes a partir de instalações e performances no novo espaço do CCBB e em seu entorno, resultando em trocas criativas de fora para dentro e de dentro para fora desse lugar-espaço”, comenta a idealizadora Lia Vissotto, da Cinnamon.
Com patrocínio do Banco do Brasil, o projeto Anexa_CCBB: Movimentos Convexos nasceu da vontade do CCBB São Paulo de celebrar seu novo espaço. O anexo foi aberto em junho com duas incríveis obras da exposição Studio Drift – Vida em Coisas, mas para Cláudio Mattos, Gerente Geral do CCBB São Paulo, o novo anexo precisava ser apresentado ao público também como um potente espaço multidisciplinar: “queremos movimentar, ocupar e fomentar a vida no centro da capital paulistana e o anexo amplia as possibilidades do CCBB oferecer arte e cultura de forma acessível e inclusiva, em seus vários formatos, linguagens e manifestações”.
PROGRAMAÇÃO
ANEXA_CCBB: MOVIMENTOS CONVEXOS
MOSTRA
Até 22/10 – 9h às 20h (anexo CCBB)
“Dispositivos Intermediários Entre Fontes de Energia” (Novíssimo Edgar)
“Eclosão de um sonho, uma fantasia” (Igi Lola Ayedun)
“Kiri Kirí” (Monica Ventura)
“Black Lands” (Kinfolk)
Até 22/10 – 24h – Rua da Quitanda
“Jardim Kiri Kirí” (Monica Ventura)
EVENTOS E OFICINAS
23/09
Ativação cultural (anexo CCBB, prédio principal e entorno)
12h às 20h: AÇÃO GASTRONÔMICA – Fitó Cozinha no Café Girondino
16h às 20h: AÇÃO FESTIVA com Afrogroove
12/10
Especial semana infanto-juvenil (anexo CCBB, prédio principal e entorno)
10h às 14h: OFICINA de Pintura e Animação Digital, com VJ Suave
12h às 19h: AÇÃO GASTRONÔMICA – Fitó Cozinha no Café Girondino
14h às 19h: PERFORMANCE – O Rio Kiri Kiri (Mônica Ventura, com participação de Ygor Marota) – Rua Álvares Penteado
14/10
Especial semana infanto-juvenil + ativação cultural (anexo CCBB, prédio principal e entorno)
10h: OFICINA Realidade aumentada – Do papel à tela
12h às 20h: AÇÃO GASTRONÔMICA – Fitó Cozinha no Café Girondino
11h15: OFICINA Inteligência artificial – Pintores do futuro
13h15: OFICINA Inteligência artificial – Dê vida ao seu personagem
22/10 – Encerramento (anexo CCBB, prédio principal e entorno)
12h às 20h: AÇÃO GASTRONÔMICA – Fitó Cozinha no Café Girondino
15h: PERFORMANCE Eclosão de um sonho, uma fantasia (Igi Lola Ayedun e convidados)
16h: DJ SET Carol Tucuju
17h: POCKET SHOW ONNiKA
17h30: DJ SET MOOCRADIO
19h: POCKET SHOW Nill
SERVIÇO
ANEXA_CCBB: MOVIMENTOS CONVEXOS Local: Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo
Endereço: Rua Álvares Penteado, 112, Centro Histórico, São Paulo
O anexo CCBB fica ao lado do prédio principal na Rua da Quitanda, 80.
Período do projeto: até 22 de outubro Funcionamento: todos os dias, das 9h às 20h, exceto às terças-feiras Ingressosgratuitos: disponíveis em bb.com.br/cultura e na bilheteria física do CCBB SP (sujeito à lotação)
A sétima edição do Baile de Halloween do Helinho, idealizado por Helinho Calfat e Fernando Peixe, consolidou-se como um dos eventos mais aguardados da alta sociedade paulistana. Realizado na sofisticada Casa Altior, no Alto de Pinheiros, o evento reuniu 450 convidados entre empresários, artistas, influenciadores e formadores de opinião para uma noite de luxo, sofisticação e networking de alto nível.
Créditos da Foto: Aura foto e vídeo
Um espetáculo de magia e elegância
Com produção impecável, o baile convidou seus seletos convidados a mergulharem em um universo mágico e intrigante, onde o luxo e o mistério se encontraram em uma atmosfera envolvente e cativante. A cenografia assinada por Andrea Guimarães, referência no mercado de festas de alto padrão, impressionou com uma fusão perfeita entre tecnologia, inovação e elegância — transportando todos para um cenário cinematográfico.
Música, performances e experiências inesquecíveis
A noite contou com show ao vivo da banda Amber Produções e sets eletrizantes dos DJs Jhony Pilsen e Cláudio Júnior, garantindo o clima de celebração e energia contagiante até o amanhecer. O open bar premium e o serviço de alto padrão completaram a experiência, que ficou marcada na memória dos convidados.
Créditos da Foto: Aura foto e vídeo
Patrocinadores e parceiros de peso
O sucesso da edição teve o apoio de grandes marcas que assinaram a noite com excelência: Los Los Sorvetes, Casa Altior, Desinchá, Minalba, Flying Horse, Cachaça 51, Andrea Guimarães Party Planner, Munir Abbud, Perrier, Aura e N’ice Drinks.
Cada detalhe reforçou o prestígio e o caráter exclusivo do evento, que mais uma vez se destacou pela produção impecável e pela presença de personalidades da cena social paulistana.
Créditos da Foto: Aura foto e vídeo
Um Halloween inesquecível
Com convidados vestindo black tie ou fantasias de luxo, o Baile do Helinho reafirmou seu posto como um dos eventos mais sofisticados e disputados de São Paulo, combinando arte, estilo e celebração em uma noite verdadeiramente memorável.
Créditos da Foto: Aura foto e vídeo
📍 Local: Casa Altior – Avenida Professor Manuel José Chaves, 291, Alto de Pinheiros 📅 Traje: Black tie ou fantasia de luxo
Texto: Redação Business Group Events / Revista Economia S/A
A Cervejaria Madalena, em Santo André (SP), será palco da primeira edição do Blues in Choppers, um evento que promete unir música, cultura e solidariedade em um só lugar. A programação acontece no dia 9 de novembro de 2025, das 10h30 às 19h30, com uma seleção especial de bandas de Blues e Jazz, além de exposição de motos Harley-Davidson antigas carburadas (até a década de 1990) e Choppers — verdadeiras relíquias sobre duas rodas que encantam apaixonados por velocidade e história. O evento contará ainda com live painting, gastronomia variada e o tradicional chopp artesanal da Madalena, produzido na própria casa.
Evento solidário com entrada em forma de doação Com espírito de união e propósito social, a entrada será 1 kg de alimento não perecível por pessoa. Todo o material arrecadado será destinado a instituições beneficentes da região. “Queremos fazer a diferença, reunindo a galera das motos e da boa música para ajudar quem mais precisa”, destacam os organizadores. Quem quiser contribuir com mais de 1 kg será muito bem-vindo!
Estrutura e participação O espaço contará com estacionamento exclusivo para motos Harley-Davidson carburadas até a década de 1990, além de valet para carros.
Blues in Choppers – 1ª edição 📅 Data: 9 de novembro de 2025 🕥 Horário: Das 10h30 às 19h30 📍 Local: Cervejaria Madalena – Rua Araçatuba, 137 – Santo André (SP) 🎟 Entrada: 1 kg de alimento não perecível 🎶 Atrações: Bandas de Blues e Jazz, exposição de Harleys carburadas antigas e Choppers, live painting, gastronomia e chopp artesanal.
Evento reúne especialistas e personalidades para um dia de troca, informação e bem-estar em homenagem ao Outubro Rosa
Com foco em autocuidado, prevenção e informação, o evento Hausgarten Rosa celebra o Outubro Rosa reunindo profissionais da saúde, convidados especiais e experiências voltadas à valorização da mulher e ao cuidado com o corpo e a mente.
Créditos da foto: Divulgação
Um espaço para trocar, aprender e cuidar
No dia 28 de outubro, a Clínica Hausgarten realiza o evento Hausgarten Rosa — um encontro exclusivo que une ciência, empatia e bem-estar em um ambiente pensado para fortalecer a conexão entre mulheres e profissionais da área da saúde.
Créditos da foto: Divulgação
Com o tema “Um espaço para troca, informação e cuidado”, o evento propõe reflexões sobre autoconhecimento, prevenção e autoestima, pilares que definem a campanha Outubro Rosa e o propósito da Hausgarten: promover uma vida mais saudável, consciente e equilibrada.
Convidados especiais e experiências exclusivas
A programação conta com a participação de profissionais renomados e personalidades reconhecidas, que trarão suas vivências e visões sobre o universo feminino, autocuidado e bem-estar: • Thais Salomão • Dra. Thais Nascimento • Dr. Caio Mazzei • Dra. Hevelyn Mendes • Dra. Mariana Alves
Créditos da foto: Divulgação
Além das palestras e bate-papos, o evento contará com brindes exclusivos e sorteios de procedimentos especiais, tornando a experiência ainda mais marcante para as participantes.
“O Hausgarten Rosa é sobre informação com acolhimento, sobre cuidado com propósito. Nosso objetivo é oferecer um espaço onde cada mulher se sinta vista, ouvida e inspirada a cuidar de si com amor e consciência.” — Equipe Hausgarten
Créditos da foto: Divulgação
Mais do que um evento, um movimento
O Hausgarten Rosa reforça a importância do diagnóstico precoce, da saúde emocional e do acompanhamento multidisciplinar, trazendo a medicina, a estética e o bem-estar para o mesmo diálogo. A iniciativa traduz o compromisso da clínica com a prevenção e o protagonismo feminino, lembrando que autocuidado também é uma forma de amor-próprio.
“Cuidar da saúde é um gesto de coragem. O Outubro Rosa nos lembra que cada escolha preventiva é uma forma de honrar a vida.”
Créditos da foto: Divulgação
Serviço
📍 Evento: Hausgarten Rosa – Um espaço para troca, informação e cuidado 📅 Data: 28 de outubro (terça-feira) 🕙 Horário: 10h 📍 Local: Clínica Hausgarten 🎀 Destaques: Convidados especiais, sorteios de procedimentos e brindes exclusivo