Evento reúne espetáculos e atividades lúdicas e inclusivas com oficinas criativas.
A CAIXA Cultural Fortaleza recebe no período de 28 de novembro a 14 de dezembro (sexta a domingo) a 10ª edição do Festival Pintando o 7, apresentação para crianças e toda a família. O projeto conta com uma programação específica, que inclui dança, teatro e oficinas criativas. O festival tem patrocínio da CAIXA e do Governo Federal.
O festival ocupa os espaços da CAIXA Cultural Fortaleza, com apresentações nas sextas-feiras, sábados e domingos. Na edição deste ano, temas como valorização da diversidade, afeto e imaginação abrem espaço para que crianças e possam familiares se aventurarem e descobrirem as possibilidades de convivência, respeito e transformação social.
O espetáculo Mundo: Em busca do coração da Terra, da Tropa do Balacobaco (PE), abre o festival com uma experiência inspirada na linguagem do teatro popular, do circo da dança e da música. As apresentações acontecem nos dias 28 de novembro (sexta), às 19h, e no sábado (29), às 16h e 18h. O espetáculo conta a história de Mundo, um menino sertanejo nascido num tempo em que a noite deixou de existir, e o sol rainha sozinho no alto do céu.
O espetáculo “Mundo: Em busca do coração da Terra” será apresentado nos dias 28 e 29 de novembro (Foto: Kaian Alves)
Durante a primeira semana acontece ainda o workshop “Criar Livros Animados – Flip Book”, nos dias 29 e 30 (sábado e domingo), sempre às 10h, com entrada gratuita e conduzida pelo escritor Luciano Pontes. A atividade ensina crianças e adultos a transformar desenhos em pequenas animações feitas à mão.
Na segunda semana, o festival recebe o espetáculo “Poetas da Cor”, da Cia Druw de Dança Contemporânea (SP), que transforma o palco em um caleidoscópio de movimento e sensações, estimulando e convidando o público a dançar com o olhar. As apresentações acontecem nos dias 5 de dezembro (sexta), às 19h, e no dia 06 (sábado) às 16h e às 18h. O espetáculo recebeu o prêmio APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte) de Melhor Projeto Artístico, em 2017.
Espetáculo Poetas da Cor, da Cia. Druw de Dança Contemporânea (SP) (Foto: Naava Bassi)
O festival realiza ainda o workshop “Lúdico na Dança: Compondo cores e formas”, nos dias 6 e 7 de dezembro (sábado e domingo), sempre às 10h. Conduzida pela coreógrafa Miriam Druwe (SP), a atividade terá exercícios que estimulam o corpo, o gesto e a imaginação coletiva, com entrada gratuita.
Na última semana do festival, o grupo Pavilhão da Magnólia (CE) apresenta o espetáculo “A viagem de um barquinho”, uma delicada narrativa sobre descobertas, amizade e sonhos com apresentações nos dias 12 de dezembro (sexta), às 19h, e no dia 13 (sábado), às 16h e às 18h. A montagem venceu o 35º Prêmio Shell de Teatro – Categoria Destaque Nacional.
Espetáculo A viagem de um barquinho do Pavilhão da Magnólia (CE) (Foto: Tim Oliveira)
Encerrando as atividades, o workshop “Cápsula do Tempo: Cartas socio-lunáticas”, liderado pelos artistas Silvianne Lima e Nelson Albuquerque (CE) acontece nos dias 13 e 14 de dezembro (sábado e domingo), sempre às 10h. A atividade gratuita promove uma experiência poética que convida crianças e famílias a escreverem cartas para o futuro, mesclando imaginação e reflexão sobre o tempo.
O Festival Pintando o 7 integra a programação comemorativa dos 45 anos da CAIXA Cultural, desde a abertura da primeira unidade em Brasília. A programação de 2025 convida todos os públicos a “culturar”; isto é, viver a cultura como ação e movimento nos espaços culturais da CAIXA, que também conta com unidades no Rio de Janeiro, São Paulo, Salvador, Curitiba, Recife, Brasília e Belém. Hoje, a CAIXA Cultural é uma das maiores redes de espaços culturais públicos do país.
Programação completa
Espetáculos:
Mundo: Em busca do coração da terra
Grupo: Tropa do Balacobaco (PE)
Dias: 28 e 29 de novembro | Sexta – 19h | Sábado – 16h e 18h | Classificação: livre
Espetáculo: Poetas da Cor
Cia Druw de Dança Contemporânea (SP)
Dias: 5 e 6 de dezembro | Horário: Sexta – 19h | Sábado – 16h e 18h | Classificação: livre
A Viagem de um Barquinho
Pavipátio da Magnólia (CE)
Dias: 12 e 13 de dezembro | Horário: Sexta – 19h | Sábado – 16h e 18h | Classificação: livre
Oficinas:
Criar Livros Animados – Flip Book, com Luciano Pontes (PE)
Data: 29 e 30 de novembro (sábado e domingo) | Horário: 10h
Público-alvo: Crianças a partir de 6 anos e responsáveis
Lúdico na Dança – Compondo Cores e Formas, Miriam Druwe (SP)
Dados: 6 e 7 de dezembro (sábado e domingo) | Horário: 10h
Público-alvo: Crianças a partir de 6 anos e responsáveis
Cápsula do Tempo – Cartas Socio-lunáticas – com Silvianne Lima e Nelson Albuquerque (CE)
Dados: 13 e 14 de dezembro (sábado e domingo) | Horário: 10h
Público-alvo: Crianças a partir de 5 anos e responsáveis
Todos os escritórios são gratuitos e as inscrições podem ser feitas através do site da CAIXA Cultural.
Serviço:
[Festival] 10ª edição do Festival Pintando o 7
Local: CAIXA Cultural Fortaleza – Avenida Pessoa Anta, 287 – Praia de Iracema
Datas: 28 de novembro a 14 de dezembro (às sextas-feiras, sábados e domingos)
Horários: Consultar programação
Classificação indicativa: Livre
Acesso para pessoas com deficiência
Ingressos para os espetáculos: R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia-entrada para clientes CAIXA e casos previstos em lei)
Vendas a partir do dia 21/11 (sexta-feira): às 10h na bilheteria física da CAIXA Cultural Fortaleza e a partir das 15h pelo site Bilheteria Cultural.
Informações: Site CAIXA Cultural | Instagram: @caixaculturalfortaleza
Patrocínio: CAIXA e Governo Federal
10/11/2025
Assessoria de Imprensa da CAIXA
(85) 3924-5960 / (81) 3323-6588 | (81) 3323-6590
CAIXA Notícias | CAIXA Cultural | imprensa.cultura@caixa.gov.br
O dia 25 de novembro é o Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra a Mulher em homenagem às irmãs Mirabal (Pátria, Minerva e María Teresa).
As três irmãs dominicanas, conhecidas como “Las Mariposas”, foram brutalmente assassinadas em 25 de novembro de 1960, por ordem do ditador Rafael Leónidas Trujillo, devido à sua oposição e resistência ao regime autoritário.
A brutalidade do crime chocou o país e o mundo, transformando o assassinato das irmãs em um símbolo da luta e resistência feminina contra a opressão e a violência baseada em gênero.
De acordo com a ONU, cerca de 85 mil mulheres e meninas foram mortas intencionalmente em 2023, e mais de 60% dessas mortes (cerca de 51 mil) foram cometidas por parceiros íntimos ou familiares. Isso significa, em média, 140 mulheres assassinadas por dia por alguém próximo, uma triste constatação de que o lar, mais uma vez, pode ser o lugar mais perigoso para muitas.
No mesmo relatório, a ONU destaca que nem todos os casos são notificados ou classificados adequadamente como feminicídios, o que indica que os números reais podem ser ainda mais altos.
Segundo a palestrante e professora, Silvia Castelli, os números que temos não são apenas estatísticas frias: são vidas, sonhos interrompidos, famílias destruídas. Se 140 mulheres morrem por dia no mundo por violência íntima, e o Brasil registra mais de mil feminicídios por ano, isso exige de nós uma resposta coletiva, urgente e contínua. Denunciar, apoiar políticas públicas, educar para a igualdade —são ações tão diversas quanto necessárias.
Silvia destaca que a Lei Maria da Penha, desde sua criação, tem sido fundamental para a proteção das mulheres, mas ressalta que a legislação sozinha não basta. “Precisamos fortalecer redes de acolhimento, centros de atendimento, serviços psicológicos e de segurança. E, sobretudo, precisamos mudar a cultura patriarcal que ainda alimenta a violência.”
O 25 de novembro é um marco simbólico, mas a transformação precisa acontecer nos demais 364 dias do ano. A violência não espera o calendário.
Fonoaudióloga e empresária, Letícia Sena compartilha sua trajetória de inovação e inclusão no terceiro volume da coleção Empreendedoras de Impacto – Como mulheres visionárias transformam negócios e inspiram gerações, publicado sob o selo DISRUPtalks, da publisher Caroline Diaz.
O lançamento acontece no dia 17 de novembro, às 19h, na Livraria da Vila do Shopping Pátio Higienópolis, em São Paulo.
Liderança feminina que transforma
Reconhecida por sua atuação na área da fonoaudiologia e comportamental no tratamento de pessoas autistas, pela implementação e treinamento de comunicação alternativa (CAA) para pessoas com necessidades complexas de comunicação e também por sua atuação na gestão de clínicas transdisciplinares, Letícia Sena é CEO do Instituto Índigo e da UniÍndigo, instituições que se tornaram referência nacional em inclusão eficiente, autonomia e desenvolvimento de pessoas com necessidades complexas.
Doutoranda pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), fonoaudióloga, especializada em CAA, análise do comportamento aplicada e gestão de clínicas, Letícia Sena é uma das vozes mais influentes do país na defesa de uma saúde humanizada e baseada em evidências.
No livro, Letícia Sena compartilha sua trajetória de propósito e impacto, mostrando como transformou desafios profissionais em soluções inovadoras para promover acesso, dignidade e autonomia a crianças, famílias e profissionais da área da saúde.
“Empreender com propósito é entender que cada ação pode transformar uma vida. Acredito em um futuro em que inclusão e eficiência caminhem juntas, e é isso que busco todos os dias, dentro e fora da clínica”, afirma Letícia Sena.
Empreender com propósito e sensibilidade
Com curadoria de Caroline Diaz, Empreendedoras de Impacto – Volume 3 reúne 11 mulheres inspiradoras que vêm transformando seus setores com coragem, inovação e propósito.
A obra traz nomes como Anne Wilians, presidente do Instituto Nelson Wilians; Carina Santi, atleta profissional de jiu-jítsu e empreendedora; Juliana D’Agostini, pianista e empresária; e Louise Andrade, CEO da Pense na Caixa. Todas representam o poder da liderança feminina que inspira novas gerações.
“Essa coleção é sobre coragem, propósito e transformação. Cada mulher aqui não apenas empreende, mas gera impacto, nas pessoas ao redor, em suas comunidades e em todo o ecossistema de negócios do país”, destaca Caroline Diaz.
Um marco na valorização do empreendedorismo feminino
Em sua terceira edição, Empreendedoras de Impacto consolida-se como uma das principais publicações sobre liderança feminina no Brasil. O projeto nasceu com o propósito de dar voz a mulheres que unem resultados e propósito, transformando a forma como se faz negócios e se constrói legado.
Para Letícia Sena, participar da obra é também uma forma de ampliar a mensagem de que empreender é sobre cuidar de pessoas.
“Quando criamos soluções que geram autonomia e pertencimento, estamos empreendendo de forma verdadeira. É sobre usar o conhecimento para transformar realidades”, reforça.
Serviço — Lançamento oficial
Evento: Lançamento do livro Empreendedoras de Impacto – Volume 3 Data: 17 de novembro, a partir das 19h Local: Livraria da Vila – Shopping Pátio Higienópolis Endereço: Av. Higienópolis, 618 – Piso Térreo, São Paulo/SP Organização: Caroline Diaz – Selo DISRUPtalks Entrada: Gratuita
Sobre Letícia Sena
Letícia Sena é fonoaudióloga, analista do comportamento e doutoranda pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) e é principalmente conhecida por seu trabalho voltado para a implementação de CAA (Comunicação Alternativa e Aumentativa), intervenções comportamentais e gestão de clínicas. É CEO do Instituto Índigo que é uma clínica transdisciplinar referência no tratamento para pessoas autistas e com outras neurodivergencias, que realiza atendimentos em consultório, a domicílio, supervisões, orientações parentais e treinamento em escolas, e da UniÍndigo, que é uma universidade corporativa com reconhecimento do MEC, dos EUA e da Suíça que promove formações e treinamentos para terapeutas, professores e famílias que querem praticar inclusão eficiente.
Reconhecida por sua abordagem inovadora e humanizada, Letícia Sena tem se destacado como uma das principais vozes na construção de práticas de inclusão que unem ciência, empatia e eficiência.
Natal do Parque Capivari começou nesse final de semana e vai até janeiro, com atrações culturais, Mickey com 7 metros de altura, Árvore de Natal com 15 metros, neve artificial, cenários temáticos e espetáculos gratuitos
O Parque Capivari, em Campos do Jordão, deu início nesse final de semana ao “Natal dos Sonhos: Mickey e Amigos”. A campanha segue até meados de janeiro e tem como destaque, o maior personagem iluminado da Disney na América Latina: um Mickey de 7 metros de altura, composto por mais de 12 mil pontos de LED.
A escultura está instalada na área central do Parque Capivari e promete se tornar um dos principais pontos de visitação da temporada. Além dele, o público vai encontrar a tradicional árvore de Natal de 15 metros de altura, um portal de 4 metros em formato da cabeça Mickey, túnel iluminado, cascatas de luz, arcos e diferentes figuras decorativas distribuídas dentro do Parque.
Créditos da Foto: Divulgação
“Nosso objetivo é transformar o Parque Capivari em um destino de Natal para toda a família. O Mickey iluminado e os cenários temáticos criam uma experiência única que vai marcar esta temporada”, afirma Rafael Montenegro, diretor geral do Parque Capivari.
No ano passado, o Parque Capivari recebeu a campanha de Natal da Turma da Mônica, parceria com Maurício de Souza. O projeto trouxe decoração temática, espetáculos e a presença de personagens que marcaram a infância de gerações.
O evento de 2024 foi considerado um sucesso de público, atraindo cerca de 700 mil visitantes ao longo de novembro e dezembro. A combinação entre programação cultural gratuita e cenários decorativos fez do Parque um dos principais pontos turísticos da região durante as festividades de final de ano.
“Por isso, investimos novamente neste ano em um Natal mágico, desta vez em parceria com a Disney, ampliando a experiência para moradores e turistas”, destaca Rafael Montenegro.
Outra novidade da temporada é a instalação de máquinas de neve artificial, que devem reforçar o clima natalino dentro do Parque Capivari. São 12 equipamentos no total, sendo 10 no Parque e 2 no Morro do Elefante. Em horários espaçados ao longo do dia, e por cerca de cinco minutos cada vez, os visitantes poderão vivenciar o encantamento de ver a neve cair em meio à decoração natalina.
“Queremos que cada momento no Parque Capivari seja uma experiência sensorial completa. A neve artificial cria uma atmosfera única, que conecta o público ao espírito natalino e amplia a magia do Natal dos Sonhos”, afirma Rafael Montenegro, diretor geral do Parque Capivari.
Créditos da Foto: Divulgação
Entre as atrações deste ano está o “Gira-Gira do Mickey e Minnie”, brinquedo temático que integra a programação. Os visitantes também podem ter acesso a espaços instagramáveis preparados para fotos.
Além da cenografia natalina, o Parque Capivari recebe a programação cultural da Fundação Lia Maria Aguiar (FLMA). Serão apresentados espetáculos de música, dança e teatro, com destaque para “Dom Quixote”, “Ecoar” e “O Filho da Humanidade”. Pocket shows e cortejos musicais integram a agenda, todos gratuitos e abertos ao público.
Segundo Rafael Montenegro, a expectativa é de forte adesão de visitantes ao evento. “O Natal dos Sonhos é um projeto consolidado em Campos do Jordão. Ao unir a magia da Disney com o talento dos núcleos culturais da FLMA, criamos um calendário que movimenta a cidade e valoriza a experiência do público”, explica.
Gastronomia A temporada natalina também se estende à gastronomia do Parque. O restaurante Dona Chica, reconhecido por valorizar os ingredientes da Mantiqueira e localizado dentro do Parque Capivari, apresenta o Menu de Natal, disponível até o dia 24 de dezembro. Já para a virada do ano, o Dona Chica realiza a tradicional Ceia de Réveillon, no dia 31 de dezembro, das 20h às 1h, mediante reserva antecipada. São 120 lugares disponíveis, e um buffet especial que reúne pratos como sorrentino de abóbora e queijo pinhal, bacalhau ao azeite da Mantiqueira, filé mignon ao vinho do Porto, leitão caipira assado e cordeiro ao molho de menta fresca, além de sobremesas como pavlova de hibisco e frutas silvestres, rabanada com creme inglês e calda de lichia e sorvete de cumaru e muito mais. O valor é de R$ 380 por pessoa, mais taxa de serviço, com bebidas à parte.
Serviço: Endereço: Rua Engenheiro Diogo José de Carvalho, 1291 – Capivari, Campos do Jordão Horário de Funcionamento: das 9h às 21h | Sextas, sábados e feriados, das 9h às 22h Site: www.parquecapivari.com.br Instagram: @parquecapivari