Novo single apresenta videoclipe independente com elenco de amigos.
O artista mineiro Renato Enoch lança nesta sexta-feira (19/09) o single no escuro sigilo, acompanhado de um videoclipe com forte apelo visual. Intensa e dançante, a faixa explora as contradições de encontros marcados pelo segredo, abordando a tensão entre o desejo e a necessidade de se esconder. A letra, aberta a interpretações, funciona como um retrato das relações contemporâneas, mas dialoga de maneira especial com experiências comuns a pessoas LGBTQIA+, muitas vezes atravessadas pelo medo da exposição.
O videoclipe, dirigido pelo próprio Enoch, é um dos destaques do lançamento. Gravado em Belo Horizonte, o vídeo reúne um elenco diverso de amigos e colaboradores, em uma produção independente e muito cuidadosa. “Foi um processo coletivo e muito bem pensado. Tive a sorte de contar com amigos extremamente talentosos, que tornaram possível o desejo de transformar esse som em imagens”, explica Renato, que também é artista visual e responsável pela montagem do clipe. A direção de fotografia é assinada por Gabriel Delano e a direção de arte por Anna Brandão.
PRODUÇÃO MUSICAL E SONORIDADE
Com produção musical é assinada por Fillipe Glauss e pelo próprio Renato, a faixa mantém elementos já característicos do artista, vocais expressivos, teclados etéreos e texturas eletrônicas, mas a faixa ganha força em elementos da disco music e dance, conduzida por baixo, bateria e guitarra marcantes, além de efeitos vocais que remetem ao Talk Box. Entre as referências musicais do novo single, o artista cita Daft Punk, Marina Lima, Christine and the Queens (Rahim Redcar) e Janelle Monáe, além da disco music dos anos 70.
O single também simboliza uma virada estética e sonora. Se antes a marca registrada do artista eram canções mais introspectivas, melancólicas e românticas, agora ele aposta em uma sonoridade um pouco mais pop e dançante. “Nas novas faixas, tenho tentado subverter as angústias, que me incentivaram a escrevê-las, em arranjos com mais movimento e intensidade”.
O intervalo entre os últimos trabalhos e no escuro sigilo chama atenção. Enoch justifica: “Foi um tempo de me reorganizar, trabalhar bastante e entender para onde eu queria levar meu som. É importante deixar a vida acontecer e prefiro demorar um pouco mais para materializar algo em que acredito de verdade. Agora, finalmente, temos bastante coisa pra colocar no mundo nos próximos meses.”
image.jpeg
SOBRE O ARTISTA
Renato Enoch é cantor, compositor, artista visual e produtor musical, natural de Belo Horizonte (MG). Sua trajetória começou em produções caseiras e hoje ele soma mais de 9 milhões de plays no Spotify e 8 milhões de views no YouTube. Com uma estética indie pop, seu trabalho combina vocais intensos e melancólicos, teclados etéreos e texturas eletrônicas, com influências que vão da MPB ao R&B, trip hop e art pop.
Entre seus projetos mais conhecidos estão o miniálbum Antes de Chegar e os EPs de releituras Recortes a e b, que contaram com participações de Grag Queen e Clara Valverde. O reconhecimento veio com prêmios como o POC Awards (2019) e o Beagá.Cool, ambos destacando seu trabalho na cena musical e LGBTQIA+. Os seus últimos lançamentos lamento do arremate e o atual no escuro sigilo, anunciam o seu primeiro disco completo, introduzindo um novo universo visual e sonoro.
Com formação em design gráfico e experiência na produção audiovisual, o artista frequentemente trabalha na direção e edição de videoclipes e criação de capas, seja para suas próprias canções ou para outros artistas. Seu trabalho como compositor e intérprete já integrou trilhas sonoras no teatro, na televisão e em outras produções.
FICHA TÉCNICA – MÚSICA
produção musical: Fillipe Glauss e Renato Enoch
composição: Renato Enoch
masterização: Fili Filizzola
FICHA TÉCNICA – VÍDEO
direção e roteiro: Renato Enoch | direção criativa: Anna Brandão, Gabriel Delano, Renato Enoch | direção de fotografia: Gabriel Delano | direção de arte e figurino: Anna Brandão | assistente de direção: Bárbara Donhini | coordenação de produção: Letícia Couto | assistentes de produção: Bárbara Donhini; Mateus Lustosa; Alice Vieira | montador e colorista: Renato Enoch | assistente de montagem e finalização: Gabriel Delano | assistente de fotografia: Mateus Martins | locação: The House Food & Fun | colaboração: roupas do Camaleoa Brechó (Thiago Flores); Daniel Loureiro; Régelles Queiroz (equipamentos de luz); The House Food & Fun (Scheila Lavarini)
Elenco principal:
Letícia Couto, Mateus Lustosa e Renato Enoch, com participação do cantor Stefano Mota
Elenco de apoio:
Alice Vieira, Amanda Resende, Amanda Seixas, Aurora Moraes, Cláudia De Paula (Claus), David Maurity, Éola Rocha, Elizama Silva, Enzo Lopes, Igor Dom, Laura Novaes, Letícia David, Lívia Rafaela, Lorenzo Corrêa, Marina de Resende, Marcelo Marques, Nathan Vinícius Alves, Rafael de Paula, Rodrigo Rocha, Victor Rigueira, Wallace Gomes, Yasmin Karoline, Yuri Hoffman
Jorge & Mateus lançam “Gaivota” em parceria com Matheus & Kauan
Single chega às plataformas em 5 de fevereiro e marca novo encontro entre dois dos maiores nomes do sertanejo atual Crédito: Som Livre A Som Livre lança, na quinta-feira, dia 5 de fevereiro, o single “Gaivota”, novo trabalho de Jorge & Mateus em parceria com Matheus & Kauan – ouça aqui. Composição de Matheus Aleixo, “Gaivota” se soma a outras parcerias já conhecidas entre os artistas, […]
Single chega às plataformas em 5 de fevereiro e marca novo encontro entre dois dos maiores nomes do sertanejo atual
Crédito: Som Livre
A Som Livre lança, na quinta-feira, dia 5 de fevereiro, o single “Gaivota”, novo trabalho de Jorge & Mateus em parceria com Matheus & Kauan – ouça aqui.
Composição de Matheus Aleixo, “Gaivota” se soma a outras parcerias já conhecidas entre os artistas, como “Mundo Paralelo”, “Quarta Cadeira”, “Pactos” e “Eu Tentei” — esta última com a participação apenas de Mateus. Desta vez, as duplas se reencontram em uma faixa que aposta na força do romantismo e na sensibilidade que consagrou ambos os projetos no sertanejo atual.
Com uma letra sobre entrega, insegurança e o medo de se envolver, além de uma interpretação marcada pela emoção, “Gaivota” reforça a afinidade artística entre Jorge & Mateus e Matheus & Kauan, dois dos principais nomes do gênero: “Essa parceria com Jorge & Mateus é realmente muito especial porque ela já vem de longo prazo, né? Mas, ‘Gaivota’ tem um sabor especial porque a gente recebeu o convite para gravar com eles e isso mostra que tudo que a gente sonhou, tudo que a gente passou na nossa carreira valeu a pena, porque esses dois caras sempre nos influenciaram tanto e, agora, nos convidaram para participar de uma música, ainda mais uma música que é uma composição minha, que eu fiz com tanto carinho. Que seja um grande sucesso!“, celebra Matheus, da dupla Matheus & Kauan.
Sobre a conexão com a faixa, Jorge & Mateus comentam: “A gente se identificou muito com ‘Gaivota’. É uma música que fala de sentimentos reais, de insegurança, sobre o medo de se envolver e, ao mesmo tempo, da vontade de se entregar. ‘Gaivota’ traz essa dualidade de forma muito verdadeira. É daquelas canções que a gente escuta e já se vê dentro da história. A letra é sensível, gostamos disso. E a parceria com Matheus & Kauan deixou tudo ainda mais especial, somando vozes e emoções que se complementam”.
Confira a letra de “Gaivota”:
Eu não confio em mim
Perto de você por mais nenhum segundo
Esse olhar sorrindo assim é covardia
Não me leve a mal, não é questão de querer
Quero tanto, talvez até mais que você
Agora explica pro meu medo
Que eu não vou ser seu brinquedo
E que eu posso confiar
De olho fechado no seu beijo
Se existe alguma contraindicação
Nesse seu cheiro
Tem gente que chega e que vai, não volta
Cê vem pra ficar
Ou vai voar que nem gaivota?
Se quer aplicar uma injeção de amor no peito, ô ô ô
Então faz direito
Ô ô ô
Sobre a Som Livre
Fundada em 1969, a Som Livre é uma das principais gravadoras do Brasil, reconhecida por revelar e consolidar grandes nomes da música nacional. Criada originalmente pelo Grupo Globo para lançar trilhas sonoras de novelas, a gravadora rapidamente se tornou referência no mercado fonográfico, com um catálogo que abrange MPB, pop, sertanejo, funk, trap e gospel.
Em 2022, a Som Livre passou a integrar o grupo Sony Music Entertainment, fortalecendo sua presença global e reafirmando seu compromisso em unir tradição e inovação. Além de atuar como gravadora, a empresa também funciona como editora musical e agência de gerenciamento artístico, com foco em streaming, diversidade sonora e no desenvolvimento de novas vozes da música brasileira.
Atualmente, a Som Livre se destaca também na música urbana, incluindo rap e trap, e à frente do selo próprio SLAP, criado em 2011 para dar espaço a artistas autorais, inovadores e independentes. Ao mesmo tempo, mantém forte presença nos gêneros populares e tradicionais da música brasileira, como pop, samba, pagode, funk e sertanejo.
Com o tema Somos Micareteiros, Peu fará sua primeira participação solo no Furdunço e pretende reunir e homenagear toda turma que segue os artistas do Axé pelas micaretas do Brasil e do mundo. No repertório, estarão os clássicos da música baiana, além das suas canções autorais!
A outra novidade será o Smart Trio Xupeta Elétrica, que participará pela primeira vez do pré-carnaval de Salvador! O equipamento é cem por cento elétrico, movido a energia solar e baterias, sem emissão de poluentes. Tem como proprietários o artista Durval Lelys e o empresário Ezequiel Feitosa (Zico) e foi desenvolvido com a ideia de levar o conceito “portátil” e tecnológico para os eventos.
“Me sinto muito feliz em participar do Furdunço levando nosso Axé e reunindo a galera Micareteira! Tô ansioso também pra desfilar com a Xupeta Elétrica, que traz inovação, tecnologia e sustentabilidade para o maior carnaval do mundo!”, enfatizou Peu.
Marília Tavares grava o videoclipe de “Brincadeira Gostosa” ao lado de Grelo e Theuzinho em Goiânia
Produção foi gravada hoje no dia 21 de Janeiro, em frente a Rodoviária de Goiânia e na icônica Rua 44, um dos maiores polos de moda popular do Brasil e transforma o coração da cidade em um grande espetáculo popular A cantora Marília Tavares gravou, no dia 21 de janeiro, o videoclipe da música “Brincadeira Gostosa”, em parceria com Grelo e Theuzinho, tendo como cenário a Rua 44, em Goiânia. Localizada em frente à Rodoviária, a região é reconhecida nacionalmente como um dos maiores polos de moda popular do Brasil e foi escolhida justamente por sua autenticidade, movimento e forte […]
Produção foi gravada hoje no dia 21 de Janeiro, em frente a Rodoviária de Goiânia e na icônica Rua 44, um dos maiores polos de moda popular do Brasil e transforma o coração da cidade em um grande espetáculo popular
A cantora Marília Tavares gravou, no dia 21 de janeiro, o videoclipe da música “Brincadeira Gostosa”, em parceria com Grelo e Theuzinho, tendo como cenário a Rua 44, em Goiânia. Localizada em frente à Rodoviária, a região é reconhecida nacionalmente como um dos maiores polos de moda popular do Brasil e foi escolhida justamente por sua autenticidade, movimento e forte conexão com o público.
O clipe começa com Marília caminhando pela Rua 44, comprando roupas e se misturando de forma espontânea às pessoas que circulavam pelo local. Aos poucos, a música toma conta do ambiente e transforma o cotidiano da rua em cena. Grelo surge de forma inesperada, caracterizado como mendigo, enquanto Theuzinho aparece em grande estilo, em cima de um trio elétrico, elevando o clima de surpresa e interação com o público.
No meio da gravação, um flashmob toma conta da rua, surpreendendo lojistas e pedestres e reforçando o caráter popular e vibrante da produção. O clipe se encerra em cima do trio elétrico, em clima de festa e alegria contagiante, com todos os artistas cantando juntos e celebrando a Rua 44 como protagonista do espetáculo.
Com uma proposta visual urbana, espontânea e cheia de energia, “Brincadeira Gostosa” transforma um dos cenários mais emblemáticos de Goiânia em palco, reafirmando a força da música popular e sua conexão direta com o povo.