“Byrne em seu momento mais revigorante e solar” – Consequence
“A melodia: alegre. A letra: procurando inspiração no lixo – o que basicamente resume como é estar vivo em 2025 (com muito lixo envolvido)” – NYLON
“Morbidamente alegre” – Vulture
Hoje, David Byrne lança “The Avant Garde”, mais uma de seu novo discoWho Is The Sky?, que chega em 5 de setembro pela Matador Records. “The Avant Garde” reflete sobre os méritos da arte pela arte: “it’s ahead of the curve / it’s deceptively weighty, profound, absurd / it’s whatever fits”.
Byrne comenta: “Algumas pessoas vão ouvir isso e dizer: ‘David está chamando de besteira os amigos dele’, mas é mais sutil do que isso. Quem me conhece sabe que vou a muitos shows que poderiam ser classificados como vanguarda ou experimentais. Trabalhos ousados e não tradicionais me inspiram profundamente, pois muitas vezes mudam minha forma de pensar e influenciam o que faço (espero que sem simplesmente apropriar as ideias). Dito isso, tentar algo inédito e radicalmente novo é arriscado. Como em qualquer risco, às vezes não se acerta bem no alvo. Não há garantia de que vá alcançar o que se propõe, mas quando isso acontece, as recompensas emocionais e intelectuais valem a pena. Esse é o risco que se corre ao criar algo novo e fora do convencional. Então sim, há momentos em que não significa nada, mas muitas vezes surgem criações totalmente originais e vale todo o esforço. Adoro que o pessoal do Ghost Train e o Kid Harpoon tenham pegado o que poderia ter sido uma canção bastante convencional que escrevi (ao menos musicalmente) e a transformado em algo que, para mim, soa como Led Zeppelin encontra Dirty Projectors.”
Who Is the Sky? é o primeiro álbum de Byrne desde o aclamado American Utopia (2018), posteriormente adaptado para um espetáculo de sucesso na Broadway e para um filme da HBO. Produzido pelo vencedor do Grammy Kid Harpoon (Harry Styles, Miley Cyrus), o trabalho reúne 12 faixas arranjadas pelos integrantes do ensemble nova-iorquino Ghost Train Orchestra. O disco conta ainda com participações de Hayley Williams (Paramore), St. Vincent e Tom Skinner (baterista do The Smile). Reserve o disco aqui.
O novo álbum foi apresentado inicialmente pelo contagiante single “Everybody Laughs” que estabelece o tom de Who Is the Sky? com temas universais sobre conexão humana e o potencial de unidade social diante do caos do mundo. Clique aqui para assistir ao videoclipe, dirigido pelo artista multimídia Gabriel Barcia-Colombo. No mês passado, Byrne revelou o segundo single, “She Explains Things to Me”, que explora alguns dos temas centrais do álbum e foi parcialmente inspirado pelo livro Men Explain Things to Me, de Rebecca Solnit.
Sobre o espírito por trás de Who Is the Sky?, Byrne afirma: “Na minha idade, pelo menos para mim, surge uma atitude de ‘não me importo com o que os outros pensam’. Posso sair da minha zona de conforto com a certeza de que já sei mais ou menos quem sou e o que estou fazendo. Dito isso, cada novo conjunto de músicas — e cada música, na verdade — é uma nova aventura. Sempre há um pouco de: ‘como faço isso funcionar?’. Percebi que nem toda colaboração dá certo, mas, quando funciona, é porque consigo transmitir claramente o que estou tentando fazer. Espero que eles compreendam isso e, como resultado, estamos unidos a caminho do mesmo destino desconhecido.”
George Henrique & Rodrigo lançam “50% Minha” com Murilo Huff. Veja o clipe!
Faixa abre a nova fase do projeto audiovisual “Uma Nova História”, gravado em Brasília, com sofrência, emoção e refrão que gruda na cabeça Assista ao clipe: https://www.youtube.com/watch?v=GM0i5BXVp5I&list=RDGM0i5BXVp5I&start_radio=1 George Henrique & Rodrigo lançam “50% Minha”, com participação especial de Murilo Huff. A faixa abre a nova fase do projeto audiovisual “Uma Nova História”, gravado em Brasília diante de mais de 25 mil pessoas. Com uma sofrência que promete conquistar o público, a canção fala sobre amor e exclusividade, e seu refrão é perfeito para cantar junto: “Você tem tudo que eu queria, mas é só 50% minha”. O clipe já está disponível […]
George Henrique & Rodrigo lançam “50% Minha”, com participação especial de Murilo Huff. A faixa abre a nova fase do projeto audiovisual “Uma Nova História”, gravado em Brasília diante de mais de 25 mil pessoas. Com uma sofrência que promete conquistar o público, a canção fala sobre amor e exclusividade, e seu refrão é perfeito para cantar junto: “Você tem tudo que eu queria, mas é só 50% minha”.
O clipe já está disponível no YouTube e a música em todas as plataformas digitais, marcando o início de uma temporada de lançamentos com participações de Zé Neto & Cristiano, Hugo & Guilherme e Matheus & Kauan.
Documentário de Ian Ruas, que conta a história de Rosier Alexandre, primeiro nordestino a alcançar o cume do Everest, será exibido no dia 16 de outubro, na mostra de cinema Rio Mountain Festival, no CCBB RJ
Oswaldo é responsável, também, pela trilha sonora original ao lado de Ian Ruas e Felipe Hostins
“O Engraxate Que Escalou o Everest” não é apenas um relato de aventura, mas um retrato potente sobre desigualdade social, resistência e transformação. A partir da vida de Rosier Alexandre, que nasceu em um casebre de taipa no sertão cearense e se tornou o primeiro nordestino a alcançar o cume do Everest, a obra lança luz sobre o contraste entre um Brasil marcado pela seca, pela fome e pela falta de oportunidades e o feito extraordinário de um homem que desafiou os limites impostos por sua realidade. Com direção de Ian Ruas, o documentário chega à mostra de cinema Rio Mountain Festival, em sessão única no dia 16 de outubro, no CCBB Rio, e ganha desdobramento em uma palestra do próprio Rosier Alexandre no dia 19, no mesmo local. Assista ao trailer aqui.
A música-tema é de Oswaldo Montenegro, além da trilha sonora original ao lado de Ian Ruas e Felipe Hostins. O filme ainda apresenta uma nova versão de “O Condor”, clássico do cantor e compositor, lançada pela primeira vez como trilha de cinema.
“O Engraxate que Escalou o Everest é um filme brilhante, não só porque a trajetória do protagonista é rara e impressionante. É um filme maravilhoso, não só pelas imagens lindas que Ian Ruas realizou. É um filme necessário, porque deixa claro o sacrifício das pessoas que colaboraram com afeto profundo para que a vitória chegasse, mostrando que herói mesmo é quem se doa ao sonho do outro, e campeão é quem ama pra valer”, diz Oswaldo Montenegro.
O ENGRAXATE QUE ESCALOU O EVEREST
Rosier Alexandre tem uma trajetória marcada por contrastes: começou como engraxate, vendedor de frutas e trabalhador rural, até se tornar administrador de empresas. Hoje, atua também como palestrante e consultor organizacional. Sobreviveu à seca do sertão, a uma avalanche mortal no Everest, ao maior terremoto do Nepal e até a um sequestro na Papua Nova Guiné. Tudo até o longa-metragem o formou para que hoje possa compartilhar suas experiências em palestras e treinamentos, inspirando pessoas a conquistarem seus próprios “Everests”.
“Desde que eu coloquei como meta subir os maiores cumes do mundo, eu nunca pensei em desistir. E agora, com o filme, é só mais um passo dessa caminhada. Estou muito feliz com essa realização e espero que todos gostem de conhecer um pouco mais da minha história”, afirma Rosier.
Filmado em quatro países e três continentes, o filme conecta depoimentos de grandes nomes do montanhismo mundial a cenas impactantes de expedições em condições extremas. A equipe de filmagem enfrentou condições tão desafiadoras quanto as do protagonista: durante as gravações, o grupo quase ficou preso em Dubai devido a uma tempestade histórica, em abril de 2024. “Não é comum ouvir a história de um menino nascido em um casebre no sertão, onde alimento era artigo de luxo, que se tornou adulto e alcançou o topo do mundo. Em um lugar de onde poucos conseguem sair, ele despontou. E hoje, serve de exemplo para que pessoas de todas as áreas, culturas, classes sociais e religiões acreditem, persistam e alcancem seus próprios cumes”, conta o diretor, fotógrafo e produtor Ian Ruas, sobre o que o motivou a contar esta história.
SERVIÇO
Estreia de “O Engraxate Que Escalou o Everest” no Rio Mountain Festival
Data: 16 de outubro
Local: CCBB Rio
Ingressos: Ficam disponíveis a partir das 9h no site do CCBB RJ
Rosier Alexandre comanda a palestra “Nada Menos que o Everest”, que será aberta ao público e gratuita, no dia 19 de outubro, às 17h, antecipando a premiação e encerramento do festival. Os ingressos poderão ser retirados no site do CCBB, a partir das 9h no dia da palestra.
Lançamento internacional – 10 de outubro em todas as plataformas
O cantor Pablo, consagrado como a maior referência do arrocha no Brasil, celebra sua trajetória de 20 anos com mais uma ousadia: a gravação das músicas Imprevistos e Megasena, desta vez em parceria com as artistas venezuelanas Estefany e Gabriely. O encontro aconteceu em Fortaleza, durante o projeto Pablo 20 anos, e agora ganha o mundo em um lançamento internacional.
As duas faixas carregam uma proposta única. Imprevistos traz a carga emocional e romântica já consagrada no repertório de Pablo, enquanto Megasena aposta na energia contagiante que conquistou multidões no Brasil. O diferencial está na interpretação: desta vez, os clássicos ganham versões em espanhol, na voz das latinas Estefany e Gabriely, ampliando o alcance para países hispanofalantes.
Com essa iniciativa, Pablo reafirma sua versatilidade e expande os limites do arrocha, rompendo fronteiras e consolidando sua música em novos territórios. A escolha por convidar duas jovens artistas da Venezuela reforça a abertura e o diálogo entre culturas, mostrando que o gênero pode emocionar em qualquer idioma.
O lançamento acontece nessa sexta 10 de outubro, simultaneamente em todas as plataformas de áudio e vídeo, e marca o início de uma nova fase para o arrocha: do Brasil para o mundo. É o arrocha atravessando fronteiras. É Pablo, , Estefany e Gabriely em uma celebração internacional da música.