Connect with us

Geral

BYD apresenta seu primeiro carro 100% elétrico brasileiro

Published

on

Montagem teste do primeiro Dolphin Mini brasileiro – Créditos da foto: Divulgação

Camaçari (BA), 1º de julho de 2025 — O primeiro BYD Dolphin Mini 100% brasileiro foi apresentado ao público pela BYD em um momento histórico para a indústria nacional. O modelo elétrico mais vendido do país simboliza uma virada tecnológica. Acessível, inovador e irresistivelmente moderno, ele simboliza o início de uma nova era na mobilidade.
O palco dessa estreia é a novíssima fábrica da BYD em Camaçari, na Bahia — um complexo industrial de última geração, onde cada metro quadrado respira tecnologia do futuro. Pela primeira vez, os portões se abriram para mostrar como o mais novo carro elétrico do Brasil está ganhando vida.
Desde sua estreia global, o BYD Dolphin Mini já ultrapassou a marca de 1 milhão de unidades produzidas e foi eleito o Carro Urbano do Ano de 2025 pelo World Car Awards. No Brasil, ele também é um fenômeno, com mais de 34 mil unidades vendidas.
“A BYD é uma empresa feita por engenheiros e uma das que mais investem em pesquisa e desenvolvimento no mundo. Toda essa tecnologia agora está presente na nossa fábrica brasileira.

Levamos apenas 15 meses entre iniciar as obras e entregar o primeiro veículo em caráter experimental da nossa linha de produção. Esse é um momento histórico não apenas para a BYD, mas para o futuro da mobilidade sustentável em toda a América Latina. Escolhemos a Bahia pela força de seu povo, pela mão de obra capacitada e por acreditarmos no potencial transformador dessa região”, afirma Stella Li, Vice-Presidente Executiva Global e CEO da BYD Américas e Europa.
E o BYD Dolphin Mini não veio sozinho. A BYD também apresentou seu primeiro super híbrido brasileiro: o Song Pro — outro best-seller. A produção dos primeiros três modelos nacionais começa nas próximas semanas: BYD Dolphin Mini, Song Pro (GL/GS) e King (GL/ GS) .
“Estamos transformando Camaçari em uma potência para o futuro. Esse complexo fabril representa uma vitória da inovação, da sustentabilidade e da confiança no Brasil. A BYD chega com tecnologia, investimentos e propósito: fazer parte do próximo capítulo do setor automotivo nacional. O que estamos vendo hoje na Bahia é um marco na reindustrialização do país e um grande salto tecnológico. A BYD agora é uma empresa feita por brasileiros para brasileiros”, destaca Alexandre Baldy, Vice-Presidente sênior e Head Comercial e de Marketing da BYD Auto Brasil.
Tecnologia de ponta
Tecnologia de última geração, automação inteligente e controle total de todas as fases da produção. A linha de montagem da BYD na Bahia é uma das mais modernas do mundo. Um sistema de sequenciamento inteligente prioriza a produção dos modelos com maior demanda. Cada carro pode ser rastreado em tempo real enquanto avança pela linha. Robôs cuidam de tarefas como instalação de vidros e fixação de baterias. O uso do espaço é tridimensional, aproveitando cada centímetro de maneira eficiente.
Um sistema exclusivo de fricção silenciosa mantém os níveis de ruído abaixo de 70 decibéis, criando um ambiente de trabalho agradável e confortável. O prédio principal é um dos maiores da América Latina dedicado à produção de veículos elétricos, com uma área impressionante de 156.800 metros quadrados.
“O Brasil está hoje no centro das atenções globais na revolução automotiva, e a BYD é peça-chave nessa transformação. Desde 2014 estamos investindo continuamente e já construímos uma base sólida para acelerar a transição energética no país. Ver a marca como líder de mercado de veículos elétricos e a expansão de nossa rede de concessionárias é a prova de que estamos no caminho certo e com estratégias sólidas no longo prazo”, destaca Tyler Li, Presidente da BYD no Brasil.

Primeiro fornecedor homologado
A BYD também anunciou a qualificação de 106 empresas instaladas no Brasil para fornecer peças para a fábrica na Bahia. A Continental Pneus de Camaçari, vizinha da fábrica, é a primeira companhia oficialmente homologada. A Continental tem uma história de sucesso de mais de 150 anos e é uma das maiores fabricantes de pneus do mundo.

Investimento no complexo

A BYD está investindo R$ 5,5 bilhões no complexo de Camaçari — uma megaestrutura que ocupa 4,6 milhões de metros quadrados, o equivalente a 645 campos de futebol. Quando todas as fases estiverem concluídas, o projeto deve gerar até 20 mil empregos diretos e indiretos.
A fábrica começa com capacidade anual de 150 mil veículos, com expansão planejada para 300 mil na segunda fase. Inicialmente operando no sistema SKD (Semi Knocked-Down), a planta evoluirá gradualmente para produção nacional completa — incluindo estampagem, soldagem, pintura e aumento do conteúdo local.
Essa jornada ambiciosa inclui também o desenvolvimento de um motor híbrido flex, o 1.5 DM-i, projetado e construído numa cooperação entre cientistas chineses e brasileiros. Desenvolvido para rodar com gasolina e etanol, o combustível verde mais emblemático do Brasil, esse motor combina a tecnologia elétrica da BYD com um desempenho e eficiência de última geração.
“Estamos fazendo história e colocando a Bahia, mais uma vez, no centro das atenções de todo o mundo quando o assunto é desenvolvimento e transição energética. Esta nova etapa que estamos presenciando na fábrica da BYD, em Camaçari, mostra a força e o potencial do nosso estado, e tenho certeza de que nos renderá frutos e resultados de altíssima qualidade. O Governo do Estado, juntamente com o Governo Federal, também segue firme para continuar garantindo geração de emprego e renda para o povo baiano, mantendo os índices favoráveis que a Bahia registra atualmente, com oferta de mão de obra qualificada e mais oportunidades, não somente em Camaçari, mas em toda a região metropolitana”, comemorou o Governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues.
Histórico da obra
A decisão de construir a fábrica na Bahia foi anunciada em julho de 2023 em um evento realizado no Farol da Barra, em Salvador. O lançamento da pedra fundamental, em outubro do mesmo ano, aconteceu para oficializar a posse do terreno, que foi usado por uma antiga montadora que deixou de produzir veículos em Camaçari. As obras começaram em março de 2024 e, passados apenas 15 meses, a BYD do Brasil já começou os testes que antecedem o começo da linha de produção. Esse passo marca uma das fases mais emblemáticas do projeto, que está transformando o terreno em um parque industrial de última geração.
Abertura de novas vagas
Nas últimas semanas, mais de 400 colaboradores brasileiros foram contratados para a fábrica. No total, mais de 1.000 pessoas já trabalham na planta de Camaçari apenas para a BYD, sem contar os prestadores de serviços que somam mais algumas centenas de postos de trabalho. Durante o evento, a BYD anunciou a abertura de mais 3.000 vagas, que serão preenchidas até o fim do

ano. Entre as posições oferecidas, haverá oportunidades para engenheiros, técnicos, operadores, seguranças, eletricistas, profissionais de logística, TI e setor administrativo.
Nos próximos dias, serão anunciados os detalhes das inscrições, assim como parcerias com o Governo do Estado e a Prefeitura de Camaçari para incentivar a contratação de mão de obra local. A iniciativa representa um avanço significativo na geração de oportunidades e consolida a mobilidade elétrica como um vetor estratégico de desenvolvimento local e estadual.
“A fábrica da BYD em Camaçari é uma realidade. Ela vai contribuir para o desenvolvimento econômico e social do município ao ativar toda a cadeia produtiva de automóveis elétricos e híbridos, estimular o surgimento de novos serviços em Camaçari e gerar milhares de empregos diretos e indiretos no complexo industrial. Estamos felizes por Camaçari ter sido escolhida para receber este investimento, que abre um novo capítulo na industrialização da região e de toda a Bahia”, analisa Luiz Carlos Caetano, Prefeito de Camaçari.
Liderança em veículos eletrificados
A BYD é líder mundial em veículos eletrificados e ocupa o primeiro lugar no mercado chinês, incluindo as montadoras tradicionais. A empresa domina todas as etapas do processo produtivo e detém tecnologias-chave no desenvolvimento de baterias, motores elétricos e sistemas de controle. No Brasil desde 2014, lidera a transição energética e no último mês de maio respondeu por 9 em cada 10 carros elétricos vendidos no país, além de 1 em cada 3 híbridos. A BYD ficou na quarta posição no ranking de vendas do varejo, superando montadores que já estão há décadas no Brasil.
Outro destaque é o crescimento da rede de concessionários que já chegou a 180 lojas, com meta de atingir 240 até o fim de 2025. Hoje a empresa já possui unidades em todos estados, capitais e nas principais cidades do país.

SOBRE A BYD
A BYD é líder global em carros movidos a nova energia – elétricos e híbridos plug-in. Há mais de 10 anos no Brasil, também se destaca pela produção de componentes eletrônicos, painéis solares e soluções de armazenamento de energia. A empresa opera fábricas em Campinas (SP) e Manaus (AM) e, em 2024, deu início à construção do Complexo de Camaçari, na Bahia, que irá abrigar o maior complexo fabril da companhia fora da Ásia. A BYD ainda é responsável pelo projeto do monotrilho da Linha 17 – Ouro do Metrô de São Paulo (Skyrail). Ainda em 2024, a greentech vendeu 7 em cada 10 veículos elétricos e 1 em cada 4 híbridos no Brasil, conquistando a 10ª posição no ranking geral de vendas de carros de passeio no País. Com a missão de diminuir a temperatura da Terra em 1ºC, a BYD é pioneira na transição para uma economia de baixo carbono, alinhando suas operações ao Pacto Global da
ONU e liderando a revolução sustentável no setor automotivo.

Continue Reading
Advertisement

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Bruno Albuquerque é inocentado após acusação de plágio feita por crítico de cinema

Published

on

Cinco anos depois de ser exposto nas redes sociais, criador do curso “Decifrando o Cinema” conquista vitória judicial e fala sobre os impactos emocionais e profissionais da acusação.

Em maio de 2020, o cineasta e educador cearense Bruno Albuquerque foi surpreendido por uma acusação pública de plágio feita pelo crítico de cinema Pablo Vilaça. Em postagens no Twitter, o crítico afirmou que o curso online criado por Bruno seria uma cópia de suas próprias formações. As acusações, repercutidas em grande escala, resultaram em linchamento virtual e marcaram profundamente a vida pessoal e profissional do jovem, então com pouco mais de 5 mil seguidores.

“Foi o período mais difícil da minha vida. Eu me senti acusado por todos os lados, como se minha carreira tivesse acabado antes mesmo de começar”, relembra Bruno. Na época, ele viu o número de alunos despencar pela metade em poucos dias, além de enfrentar problemas emocionais graves, chegando a precisar de acompanhamento psicológico. “Achei que nunca mais teria credibilidade. Em nosso meio, ser chamado de plagiador é quase uma sentença de morte”, completa.

Sem condições de responder na mesma proporção ao peso das redes sociais e matérias veiculadas de Pablo Vilaça, Bruno decidiu acionar a Justiça. O processo se arrastou por cinco anos, mas, no fim, resultou em sentença favorável ao educador cearense. A decisão judicial destacou que as acusações foram feitas de forma “ofensiva e depreciativa”, sem provas concretas de plágio.

Para o advogado de Bruno, Miquéias Martins (OAB/CE 19.792), o caso deixa lições importantes: “Ficou demonstrado de forma inequívoca que não houve plágio. A semelhança de conteúdos é natural em cursos da mesma área e não constitui violação de direitos autorais.”

Ele também alerta para os riscos do julgamento precipitado nas redes: “O que aconteceu foi um linchamento virtual, onde Bruno foi condenado publicamente sem chance de defesa. A internet não é terra sem lei, e acusações desse tipo podem gerar graves prejuízos à honra de qualquer pessoa.”

Hoje, com mais de um milhão de seguidores e milhões de visualizações mensais em seus conteúdos, Bruno Albuquerque busca reescrever sua história. Mas o episódio permanece como alerta: em tempos de linchamento virtual, uma acusação sem provas pode destruir reputações de forma quase irreversível, mesmo quando a verdade prevalece.

Instagram de Bruno Albuquerque: @albqbruno @sbcinema_

Continue Reading

Geral

Barro Branco ganha voz em websérie que celebra história, memória e pertencimento

Published

on

Audiovisual retrata as memórias, tradições e transformações de um dos povoados mais tradicionais do litoral norte da Bahia

Estreou no dia 19 de setembro o primeiro episódio da websérie “Eu Amo Barro Branco”, um projeto audiovisual que revela as memórias, tradições e transformações de um dos povoados mais tradicionais do litoral norte da Bahia. Localizado em Mata de São João, próximo à Imbassaí e Praia do Forte, o Barro Branco é apresentado em uma narrativa que une passado e presente, contada pelos próprios moradores.

Diretor do documentário, Sérgio Agnelo conta que a ideia surgiu de uma pergunta simples: “Por que a gente ama Barro Branco?”. “A partir dela, nasceu um movimento coletivo que transformou lembranças em episódios, dando espaço às vozes de quem sempre fez parte da história local”, ressalta o cineasta.

Sérgio Agnelo destaca que “jovens, educadores, moradores e comunicadores participam da produção, tornando cada episódio um retrato vivo do povoado”.

Mais do que um registro documental, a websérie é uma celebração da resistência, da memória e do sentimento de pertencimento. Cada canto do Barro Branco guarda uma história singular e cada personagem reforça a identidade de uma comunidade que se mantém viva e pulsante.

Os episódios podem ser acompanhados no Instagram @euamobarrobranco e no canal Oficial do YouTube “Eu Amo Barro Branco”. O público é convidado a mergulhar nessa jornada e se encantar com cada detalhe de um lugar onde tradição e mudança caminham lado a lado.

Crédito da foto: Sérgio Agnèlo

Continue Reading

Geral

Escalar com solidez: O desafio das médias empresas brasileiras

Published

on

Ezequiel Wilbert, Safegold (Foto: Divulgação)

Por Ezequiel Wilbert, Safegold

No Brasil, a trajetória de uma média empresa em direção ao crescimento acelerado pode parecer instigante, mas muitas vezes esconde armadilhas perigosas. A busca por escala deve vir acompanhada de disciplina financeira e planejamento. Sem isso, o que aparenta ser um salto rumo à consolidação pode se transformar em um mergulho em dívidas e insolvência.

Antes de expandir operações, elevar produção ou assumir contratos volumosos, a empresa precisa avaliar a sua necessidade de capital de giro (NCG). Margem de lucro projetada, sozinha, não garante sobrevivência. Se o caixa não acompanhar o ritmo de crescimento, o risco de overtrading, crescer além da estrutura suportável, torna-se uma realidade.

A dinâmica do capital de giro de uma empresa e a identificação dos riscos de desequilíbrio financeiro pode ser analisada a partir do Modelo Fleuriet. Ele demonstra que, em empresas com ciclo financeiro positivo (ou seja, que recebem depois de pagar seus fornecedores), o crescimento acelerado das vendas pode gerar o Overtrading. Ao aumentar muito as vendas, a necessidade de capital de giro também cresce, é preciso comprar mais insumos, manter mais estoques e conceder mais prazo aos clientes. 

Mas, se o Capital Circulante Líquido (CCL), que é o capital próprio disponível para financiar essa necessidade, não cresce na mesma proporção, abre-se um gap. Esse espaço costuma ser preenchido com endividamento de curto prazo (como capital de giro bancário e desconto de duplicatas), aumentando a dependência financeira e a exposição a juros mais altos e riscos de liquidez. O modelo alerta que crescer sem reforçar a estrutura de capital de giro pode transformar um bom momento comercial em um problema financeiro, pois a empresa passa a depender excessivamente de crédito bancário para sustentar a operação.

Um caso emblemático é o de uma empresa metalmecânica do Vale catarinense. Com 600 funcionários, conquistou um contrato de R$ 30 milhões, margem de 25% e entrega em seis meses. No papel, parecia uma oportunidade de ouro, com lucro estimado em R$ 7,5 milhões. Mas havia uma armadilha: o contrato previa pagamento integral apenas na entrega final. Sem adiantamentos, a empresa queimou caixa rapidamente. Em apenas quatro meses, já havia estourado limites bancários e com fornecedores. Resultado: faltou fôlego para terminar o projeto. A lição é clara: um contrato rentável pode levar à falência se não houver atenção à dinâmica de caixa.

Em contrapartida, uma indústria têxtil mostrou como é possível escalar com solidez. Com ciclo financeiro de cerca de 140 dias – naturalmente exigente em capital de giro – a empresa calculou que seu limite de crescimento sustentável era de 30% ao ano. Optou por crescer de forma conservadora, entre 20% e 23% ao ano, com gestão rigorosa de prazos, estoques e clientes. O resultado foi a expansão consistente, sem crises de liquidez, mantendo credibilidade junto a fornecedores e ao mercado. Esse caso demonstra que respeitar os limites impostos pela NCG não é conservadorismo excessivo, mas sim estratégia de sobrevivência e longevidade.

Para não confundir expansão saudável com crescimento ilusório, é fundamental observar alguns sinais de alerta: Vendas crescentes sem melhora do caixa; Dependência crescente de capital de giro superior à geração interna; Uso constante de crédito de curto prazo para financiar a operação corrente.

Ferramentas práticas como o cálculo da NCG, a análise do autofinanciamento e a comparação entre o crescimento projetado e o crescimento máximo sustentável devem ser parte do dia a dia das empresas que buscam solidez.

Crescer não é apenas vender mais. É crescer dentro da capacidade financeira, preservando a credibilidade, o relacionamento com fornecedores e a saúde do caixa. Empresas que entendem esse equilíbrio conseguem atravessar crises, conquistar mercados e transformar oportunidades em resultados duradouros.

Continue Reading

Leia Tambem

Famosos8 horas ago

Elir Andrade marca presença em grandes eventos: de Jaguariúna ao Caldas Country

O renomado relações-públicas Elir Andrade segue consolidando sua presença nos principais eventos do país. No último final de semana, ele...

Famosos1 dia ago

Mc Rodolfinho conquista Record News e dispara audiência nacional e internacional

O fenômeno do funk brasileiro, Mc Rodolfinho, foi o grande destaque no programa “Tô Aqui com Juliana Herc”, exibido pela...

Famosos1 dia ago

Mc J Mito dispara audiência na Record News

Nova revelação do funk movimenta o programa “Tô Aqui com Juliana Herc” e ultrapassa concorrentes na TV A nova sensação...

Famosos2 dias ago

Jéssica Sensitiva ensina ritual inédito de proteção espiritual no quadro Pod Sentir, Karen?

Um passo simples para blindar sua energia todos os dias Foi ao ar ontem mais um episódio do quadro Pod...

Famosos2 dias ago

Ester Muniz se destaca como uma das maiores estrelas do conteúdo adulto e está quase alcançando o topo em 2025

Ester Muniz vem conquistando seu espaço como uma das mais conceituadas e respeitadas musas e modelos do conteúdo adulto. Em...

Famosos2 semanas ago

Após gravação de conteúdo adulto, Ester Muniz é hospitalizada

Influenciadora sofreu pequena fissura durante filmagem, mas já se recupera bem e deve voltar ao trabalho em breve A influenciadora...

Famosos2 semanas ago

Do interior da Paraíba ao mundo: a virada na vida de Luanna Xavier

Luanna Xavier tem apenas 26 anos, mas já acumula mais de uma década de história na internet. Nascida em Cajazeiras,...

Famosos2 semanas ago

Sem limites! Israel Novaes causa alvoroço na web ao postar foto só de toalha

Cantor sertanejo publicou clique ousado em frente ao espelho nesta terça-feira (16/9) O cantor Israel Novaes movimentou as redes sociais...

Famosos2 semanas ago

Tayenne Barros: A Narizinho que Encanta Goiás com Arte, Comunicação e Carisma

Do interior de Minas aos holofotes da capital goiana, Tayenne constrói uma carreira que une teatro, arquitetura e entrevistas que...

Entretenimento2 semanas ago

Dr. Raphael Marques: o advogado dos famosos e da nova geração de influenciadores

Reconhecido como um dos nomes em ascensão na advocacia brasileira, Dr. Raphael Marques tem se destacado pela atuação junto a influenciadores digitais,...

Famosos3 semanas ago

Jade Seba conquista mais um resultado de destaque na JK Estética Avançada

Rio de Janeiro recebe procedimento inovador que alia tecnologia, personalização e segurança em cirurgia plástica A influenciadora Jade Seba acaba...

Famosos3 semanas ago

Simony brilha no stand da AnyLovy durante a Beauty Fair

Presença da cantora reforça a mensagem da marca: incentivar as nail designers a “voarem alto” em suas carreiras A cantora...

Famosos3 semanas ago

“Foi babado”, diz Bruxo John Alex sobre clipe com MC Pipokinha em ritual polêmico

O nome de MC Pipokinha voltou a movimentar a internet após surgir em um vídeo ao lado do Bruxo John...

Famosos3 semanas ago

Tayenne Barros: A Narizinho que Encanta Goiás com Arte, Comunicação e Carisma

Do interior de Minas aos holofotes da capital goiana, Tayenne constrói uma carreira que une teatro, arquitetura e entrevistas que...

Famosos3 semanas ago

Gusttavo Lima surpreende e chama Os Caras do Arrocha em show em Goiânia

“Embaixador Classic” de Gusttavo Lima, foi palco de uma noite histórica no último sábado. O anfitrião surpreendeu o público ao...

Famosos3 semanas ago

Elir Andrade aposta em protocolo exclusivo com o renomado Dr. Fernando Garbi

O RP das celebridades, Elir Andrade, acaba de investir em um dos procedimentos estéticos mais desejados do momento com o...

Famosos4 semanas ago

Do chuveiro ao primeiro milhão: a história surpreendente de Bruna Vieira

Um banho, um comentário e a proposta que mudou tudo Nada indicava que Bruna Vieira se tornaria referência no universo...

Famosos4 semanas ago

O alcance cultural de Sophia Eldo e a projeção internacional do Nordeste

Em tempos de globalização acelerada, quando tradições locais muitas vezes se perdem diante da velocidade da modernidade, uma menina de...

Famosos4 semanas ago

Déborah Secco aposta em tratamento inovador para queda capilar

A atriz Déborah Secco iniciou seu protocolo ExoMais, um cuidado exclusivo e revolucionário desenvolvido pela clínica Mais Cabello. O tratamento...

Famosos1 mês ago

Sophia Eldo encanta grupo de K-pop Younite e fortalece laços culturais entre Brasil e Coreia

O reencontro entre a brasileira Sophia Eldo, de 10 anos, e o grupo de K-pop Younite, durante a estreia da...

Advertisement 300x250 Genérico

Trending

Copyright © MoneyFlash - Todos os Direitos Reservados.