Connect with us

Música

Banda O Velho Manco questiona os limites da fé em novo EP, “Perversum Relegere”

Published

on

  •  Composto por três faixas, o trabalho propõe uma imersão sonora e lírica que cruza espiritualidade, crítica social e contundência artística
  • Com influências que passam por Radiohead, Nirvana, Chico Buarque e Pink Floyd, O Velho Manco aposta, mais uma vez, em uma obra conceitual e provocadora, reafirmando sua identidade autoral

Ouça o EP

A banda O Velho Manco lançou em todas as plataformas digitais o EP “Perversum Relegere”, pela Marã Música. Composto por três faixas, o trabalho propõe uma imersão sonora e lírica que cruza espiritualidade, crítica social e contundência artística. A começar pelo título, expressão em latim que pode ser traduzida como “releitura perversa” e é apontada como possível raiz etimológica da palavra “religião”, o EP carrega uma proposta provocadora: refletir sobre a necessidade e os impactos da religião na sociedade contemporânea.

“Desde o início, a ideia era trazer à tona um questionamento legítimo que nos acompanha todos os dias: qual o papel da religião em nossas vidas? Como ela se formou? O que sustenta essa crença na figura invisível que acompanha nossa infância e atravessa a vida adulta?”, explica a banda. Essa inquietação se reflete nas três faixas do EP, que traçam uma espécie de arco temático. As duas primeiras, “Pan” e “Cinemática”, apresentam harmonias folk, arranjos acústicos e melodias contagiantes, que contrastam com as reflexões existenciais e alegorias presentes nas letras. “São músicas que dialogam com a fé, o símbolo, a infância espiritual… mas sem deixar de questionar”, destacam.

A composição de cada faixa acompanhou os diferentes momentos da trajetória da banda. “Cinemática” começou a ser desenhada em 2017, a partir de um arranjo de violão do vocalista Tiago Mancin, e foi finalizada apenas anos depois com letras e melodias que surgiram em plena pandemia. “Pan”, por sua vez, nasceu em 2020 com arranjos de Dan Nascimento e letra e melodia de Vinnie, ex-integrante do grupo, conquistando uma estrutura quase pop. Ambas foram lançadas como singles em 2025, enquanto a banda ainda procurava a peça final para completar o EP.

Essa peça chegou com “Epidermia”, uma faixa densa e explosiva que, segundo o grupo, representa “o cataclisma” do disco. Com guitarras distorcidas, escala harmônica árabe e vocais em forma de grito, a música encerra a narrativa sonora do EP com um forte posicionamento político e social. “É uma canção que denuncia o racismo estrutural presente nas religiões dominantes, a violência histórica contra povos racializados e como tudo isso se sustenta, muitas vezes, por trás de discursos de fé. Ela joga para o alto toda a delicadeza construída nas faixas anteriores”, afirma a banda.

A composição de “Epidermia” começou ainda durante as gravações do EP ”Egorama”, a partir de um arranjo em escala árabe criado por Dan no violão. Inspirado pela escala e por imagens de sofrimento do povo palestino, Mancin desenvolveu uma melodia vocal em três partes e escreveu uma letra que, segundo ele, não poderia falar de outra coisa senão da dor ancestral de quem carrega a pele como destino de exclusão.

Com influências que passam por Radiohead, Nirvana, Chico Buarque e Pink Floyd, O Velho Manco aposta, mais uma vez, em uma obra conceitual e provocadora, reafirmando sua identidade autoral. “Sabemos que o tema é polêmico e que pode afastar parte da audiência, mas é justamente esse desconforto que nos interessa provocar. Estamos gostando dessa experiência de usar a arte como forma de protesto.”

Sobre O Velho Manco:

O Velho Manco é um trio de indie rock brasileiro. Escutá-los é transitar entre Radiohead e MPB em espiral, sem perceber, voltar a assimilar mais um tanto de referências que se dissipam e se concentram em cada faixa. Nirvana, Chico Buarque, Queens Of the Stone Age, Pink Floyd, está tudo ali. Apenas, no entanto, como alicerce para uma música que a gente nunca ouviu por aí. Suas apresentações ao vivo aliam voracidade à rara excelência técnica na execução das músicas.

Formada em 2014, O Velho Manco lançou seu primeiro trabalho, o álbum A Mosca, em dezembro de 2018 apresentando uma maneira única de misturar o que há de mais interessante no indie rock global com uma marca incrivelmente brasileira.

Em 2019 lançam o single melancólico “Presente”, que com uma harmonia e ritmo contagiantes friamente recita como um mantra a sequência de medicamentos a que uma pessoa em depressão é submetida.

2020 é o ano da pandemia e a banda lança o single “Ad Nauseam”, sobre a crescente alienação da sociedade moderna pós internet. A faixa através da melodia da letra e loops harmônicos sugerem um círculo, uma bolha, a estética do isolamento individual. 

E em 2023 lançam o EP “Egorama” composto de 3 faixas: “Prato para Eva”, a faixa-título “Egorama” e “Eclosão”. O EP segue o arco temático sobre o acúmulo de emoções e pensamentos intrusivos e o perigo que isso pode representar, tornando o indivíduo uma bomba-relógio com um resultado devastador, porém imprevisível.

E assim a banda define suas composições: “trazem letras pesadas, soturnas e desesperançosas, contrastando com melodias vibrantes e, por vezes, dançantes. Afinal, a verdadeira psique humana é mesmo formada por antagonismos, emulações e volubilidade”. Nas composições, o vocalista usa de uma melancolia ácida, impulsionada pela crítica a um modelo de vida no qual é comum abrir mão dos verdadeiros instintos e sentimentos para abraçar uma rotina enfadonha.

Sobre Marã Música:

Empresa especializada em Marketing e Relações Públicas, dentro do mercado da música, fundada em janeiro de 2018 na cidade de Jundiaí, no estado de São Paulo. Idealizada e gerenciada por Henrique Roncoletta, vocalista e compositor da banda NDK, a Marã Música atua na conexão de artistas com marcas e empresas, além de atuar também na gestão de imagem, carreiras, projetos, produções artísticas e eventos culturais.

Links Marã Música

Facebook

Instagram 

YouTube

Continue Reading
Advertisement

Música

Mesmo sob chuvas fortes, Zezé Di Camargo e Luciano reúnem mais de 80 mil pessoas em apresentação memorável no Verão Maior Paraná

Dupla transforma Matinhos em um grande coral a céu aberto e entrega espetáculo marcado por emoção, nostalgia e sucessos atemporais Zezé Di Camargo e Luciano protagonizaram uma noite histórica no último sábado, (07), em Matinhos ao se apresentarem para um público superior a 80 mil pessoas durante o Verão Maior Paraná. Mesmo com atrasos por conta das fortes chuvas, a apresentação transformou a orla em um verdadeiro espetáculo a céu aberto, reunindo milhares de fãs em um clima de celebração, emoção e conexão. Com um repertório repleto de hits que atravessam gerações, os irmãos criaram uma atmosfera de forte conexão […]

Published

on

Dupla transforma Matinhos em um grande coral a céu aberto e entrega espetáculo marcado por emoção, nostalgia e sucessos atemporais

Zezé Di Camargo e Luciano protagonizaram uma noite histórica no último sábado, (07), em Matinhos ao se apresentarem para um público superior a 80 mil pessoas durante o Verão Maior Paraná. Mesmo com atrasos por conta das fortes chuvas, a apresentação transformou a orla em um verdadeiro espetáculo a céu aberto, reunindo milhares de fãs em um clima de celebração, emoção e conexão.

Com um repertório repleto de hits que atravessam gerações, os irmãos criaram uma atmosfera de forte conexão com a plateia, que cantou em coro do início ao fim. Clássicos que marcaram a trajetória da dupla dividiram espaço com músicas mais recentes, mantendo o clima vibrante e a emoção em alta durante toda a apresentação.

O show foi marcado por interações constantes com o público, momentos de descontração e uma entrega intensa no palco, transformando a noite em uma grande celebração da música sertaneja. Na despedida, Zezé Di Camargo e Luciano agradeceram o carinho do público paranaense e reforçaram a alegria de fazer parte de um projeto que leva cultura, entretenimento e grandes espetáculos ao litoral do estado.

Continue Reading

Música

No coração do Recife, Priscila Senna é destaque no Baile Municipal ao lado deSpok, Elba Ramalho e Gerlane Lops

A artista fez história mais uma vez. Vivendo um dos momentos mais marcantes de sua carreira e ocupando os maiores palcos do país, Priscila, única representante do brega confirmada na abertura oficial do Carnaval de Olinda e também do Recife, foi atração, pela primeira vez, do tradicional Baile Municipal, realizado neste sábado, no Classic Hall. Encerrando a festa em grande estilo, Priscila subiu ao palco após uma verdadeira maratona de apresentações, que incluiu o festival Pernambuco Meu País e um show na cidade de Rio Formoso. Ovacionada pelo público, ela foi recebida pelo maestro Spok e por Elba Ramalho, antes […]

Published

on

A artista fez história mais uma vez. Vivendo um dos momentos mais marcantes de sua carreira e ocupando os maiores palcos do país, Priscila, única representante do brega confirmada na abertura oficial do Carnaval de Olinda e também do Recife, foi atração, pela primeira vez, do tradicional Baile Municipal, realizado neste sábado, no Classic Hall.

Encerrando a festa em grande estilo, Priscila subiu ao palco após uma verdadeira maratona de apresentações, que incluiu o festival Pernambuco Meu País e um show na cidade de Rio Formoso. Ovacionada pelo público, ela foi recebida pelo maestro Spok e por Elba Ramalho, antes de apresentar um repertório que transitou entre o frevo e o brega. A cantora também dividiu o palco com Gerlane Lops em um encontro celebrado pelo público. A plateia permaneceu até as 3h da manhã, com o espaço completamente lotado, para assistir a Musa fechar a noite de forma apoteótica.

Continue Reading

Música

“Não Me Faça Chorar”, de Priscila Senna e Pablo, viraliza no mundo esportivo com trends bem-humoradas sobre transferências de jogadores

Gravada no Marco Zero, em Recife, a canção já soma mais de 40 mil vídeos utilizando o áudio no TikTok e ganha destaque em conteúdos de clubes do Brasil e do exterior O hit “Não Me Faça Chorar”, de Priscila Senna em parceria com Pablo, ultrapassou as fronteiras da música e conquistou de forma espontânea o universo esportivo, tornando-se trilha sonora de um dos temas mais comentados do futebol: o período de transferências de jogadores. Já são mais de 40 mil vídeos no TikTok, além de inúmeras trends publicadas em diferentes plataformas, todas explorando com humor o momento em que […]

Published

on

Gravada no Marco Zero, em Recife, a canção já soma mais de 40 mil vídeos utilizando o áudio no TikTok e ganha destaque em conteúdos de clubes do Brasil e do exterior

O hit “Não Me Faça Chorar”, de Priscila Senna em parceria com Pablo, ultrapassou as fronteiras da música e conquistou de forma espontânea o universo esportivo, tornando-se trilha sonora de um dos temas mais comentados do futebol: o período de transferências de jogadores. Já são mais de 40 mil vídeos no TikTok, além de inúmeras trends publicadas em diferentes plataformas, todas explorando com humor o momento em que atletas deixam seus clubes para defender novas equipes.

A brincadeira gira, principalmente, em torno do verso “que loucura é essa de dizer que vai me deixar”, usado de forma irônica e descontraída para ilustrar despedidas, negociações e anúncios de transferências. O tom bem-humorado e criativo com que a música vem sendo aplicada reforça o caráter orgânico e espontâneo do viral, abraçado tanto por torcedores quanto por perfis oficiais de clubes.

O fenômeno ganhou dimensão internacional e já apareceu em conteúdos publicados por times como West Ham United, da Inglaterra, e Olympique de Marseille, da França, ampliando ainda mais o alcance global da canção e apresentando o romantismo intenso de Priscila Senna a novos públicos.

“Não Me Faça Chorar” integra o audiovisual “Priscila Senna (15 Anos Ao Vivo Em Recife)”, projeto comemorativo gravado no Marco Zero, em Recife, que reúne grandes encontros musicais. Além de Pablo, o trabalho conta com participações especiais de Liniker, Simone Mendes, Maiara e Maraisa, Léo Foguete e Iguinho e Lulinha. Atualmente, a faixa acumula mais de 7,8 milhões de visualizações no clipe oficial no YouTube e mais de 2,6 milhões de plays no Spotify, números que seguem em crescimento impulsionados pelo viral nas redes.

Vivendo uma fase de grandes conquistas, recentemente Priscila Senna também brilhou no Grammy Latino, em Las Vegas, concorrendo na categoria Álbum do Ano ao lado de Liniker, com o disco Caju, que inclui o aclamado feat “Pote de Ouro”. E como se o momento não pudesse ser ainda mais especial, a artista canta ao lado de Anitta, o hit  “Cheio de Vontade”, faixa que integra o EP Ensaios da Anitta e tem aquecido o pré-Carnaval brasileiro.

Continue Reading

Leia Tambem

Famosos2 meses ago

Brasileira é reconhecida em Dubai como destaque internacional na estética avançada

A Dra. Cleidi Zini, especialista em Estética Avançada Facial e Corporal e fundadora da clínica Espaço Alphaville Beleza e Saúde,...

Famosos2 meses ago

Cristtina Mendonça vai brilhar pelo segundo ano consecutivo no Carnaval 2026 no carro abre-alas do Botafogo Samba Clube

Modelo e influenciadora internacional foi convidada pelo presidente da escola, Felipe Yaw, e se prepara para mais um momento histórico...

Famosos2 meses ago

Sarah Estanislau será coroada Madrinha da Consulado em evento aberto ao público neste domingo (14)

Influenciadora, destaque do Carnaval e fenômeno digital inicia oficialmente sua jornada na escola campeã de Florianópolis A Escola de Samba...

Famosos2 meses ago

Ingrid Andrade: a influenciadora que transformou o cotidiano em conteúdo de impacto e alcançou quase 2 milhões de seguidores

Com humor, autenticidade e uma conexão verdadeira com o público, Ingrid se consolida como uma das vozes femininas mais fortes...

Famosos2 meses ago

Festa de Fábio Braz reúne celebridades, vira assunto nacional e ainda promove reconciliação inesperada

Produzida por Letícia Melgaço — conhecida por assinar eventos de Neymar — e por Cecília Guimarães, da equipe da Tardezinha,...

Famosos2 meses ago

DJ Zullu e Flamengo: uma história que ganha novo capítulo no tetra

DJ Zullu e Danilo, autor do gol do título do tetra da Libertadores do Flamengo Mesmo dois dias depois, a...

Famosos3 meses ago

Consult & Commerce se consolida como referência em transformação digital sob comando de Édy Líma

O crescimento acelerado do mercado digital no Brasil tem impulsionado empresas a buscarem soluções mais robustas e estratégicas para competir...

Famosos3 meses ago

Jon Secada é entrevista por Dani Stolai para o “All Inclusive” da Record News

O programa “All Inclusive”, apresentado por Dani Stolai nas noites de sábado pela Record News, acaba de conquistar mais um...

Famosos3 meses ago

Sarah Estanislau: a influenciadora catarinense que conquistou o Brasil com autenticidade, estilo e empoderamento feminino

Aos 21 anos, a catarinense Sarah Estanislau, natural de Florianópolis (SC), se destaca como um dos nomes mais fortes e...

Famosos3 meses ago

No jantar “Um Brinde à Democracia”, Regina Nunes e Ricardo Nunes são reconhecidos pelo Grupo Voto

Em São Paulo, o Grupo Voto homenageou personalidades que se destacaram no exercício profissional e político ao longo do ano....

Famosos3 meses ago

Universal Woman: Emily Alves representará a capital paranaense no estadual Universal Woman Paraná

A jovem empresária, modelo e digital influencer Emily Alves, de 26 anos, foi eleita Miss Curitiba 2026 e agora se...

Famosos3 meses ago

Jeff Andrade, Mister Pacific Universo, retorna às telas em curta-metragem ao lado do ator Mateus Cardoso

Modelo, vencedor de concurso internacional no Peru, faz primeira aparição após período afastado das câmeras O modelo e ator Jeff...

Famosos3 meses ago

INFLUORG: Tayenne Narizinho entrevista Gusttavo Lima memórias, sucessos e uma dinâmica cheia de emoção

Entre sorrisos, lembranças e muita música boa, Tayenne Narizinho se encontrou com ninguém menos que o Embaixador, Gusttavo Lima, para...

Famosos3 meses ago

João Brasio marca presença no Leilão Galácticos após repercussão sobre doação ao Teleton

O empresário João Brasio, referência nacional em tecnologia e segurança digital, foi um dos destaques no Leilão Galácticos, promovido por...

Famosos3 meses ago

DJ Ana Flávia marca presença no Galpão dos Artistas e confirma apresentação no Baile do Gui, em Aparecida de Goiânia

A DJ Ana Flávia, conhecida como a “Musa do Som Automotivo”, segue acelerando sua trajetória na cena do Eletrofunk. No...

Famosos3 meses ago

Dra. Marianna Magri marca presença no leilão beneficente de Ronaldo Fenômeno em São Paulo

A Dra. Marianna Magri, médica das celebridades, referência em medicina de precisão, marcou presença no leilão beneficente promovido por Ronaldo...

Famosos3 meses ago

Regina Nunes participa do Leilão Beneficente de Ronaldo Fenômeno

Regina Nunes marcou presença ontem no Leilão Beneficente organizado por Ronaldo Fenômeno, em São Paulo, em uma noite dedicada à...

Famosos3 meses ago

Casal bissexual é exposto em cidade pequena e transforma o escândalo em sucesso nacional

Nem todo começo é fácil e às vezes, o que parece um fim é só o início de uma nova...

Famosos3 meses ago

Dra. Shape vive experiência inesquecível na Grécia e compartilha reflexão sobre sucesso e propósito

A médica das celebridades, Gleidiana Scalzer, conhecida como Dra. Shape, passa por Santorini, Mykonos, Atenas e Creta e inspira seguidores...

Famosos3 meses ago

RP Elir Andrade emagrece mais de 6 kg em uma semana com protocolo exclusivo do Instituto Elaine Borges

O renomado RP e empresário Elir Andrade surpreendeu ao revelar um resultado impressionante: mais de 6 quilos eliminados em apenas...

Advertisement 300x250 Genérico

Trending

Copyright © MoneyFlash - Todos os Direitos Reservados.