Connect with us

Música

João Luiz lança pela Gravadora Rocinante o álbum Os guardiões da Magia: Leo Brouwer por João Luiz com obras inéditas do lendário compositor cubano

Published

on

O disco inclui duas peças escritas por Leo Brouwer especialmente para o próprio João Luiz

O concertista e professor João Luiz estreia na gravadora Rocinante com um lançamento de peso: o álbum Os Guardiões da Magia: Leo Brouwer por João Luiz, inteiramente dedicado às obras do consagrado compositor cubano Leo Brouwer — incluindo duas peças inéditas escritas especialmente para ele. O disco será lançado no dia 28 de maio, em LP e nas principais plataformas de streaming.

Escute: https://atbq-rocinante.lnk.to/Osguardioesdamagia

Vinil: https://www.rocinantetresselos.com/joao-luiz-os-guardioes-da-magia-lp

A gênese do projeto foi quase acidental. Durante as gravações do álbum de estreia da violonista Gabriele Leite — sua ex-aluna e artista da Rocinante — em Nova York, João conheceu Sylvio Fraga, diretor artístico da gravadora. Ao mencionar que possuía obras inéditas de Brouwer dedicadas a ele, Sylvio reagiu de imediato: “O Leo Brouwer dedicou peças pra você e isso ainda não foi gravado? Vamos resolver isso agora.” Assim nasceram as sessões de gravação, quase em segredo.

Recém-nomeado professor da prestigiada Yale School of Music, João Luiz Rezende é reconhecido por sua abordagem colaborativa, virtuosismo técnico e versatilidade musical, com indicações ao Grammy Latino e apresentações em palcos como o Carnegie Hall e Concertgebouw. Além de expandir o repertório do violão com obras dedicadas por compositores como Leo Brouwer, Sérgio Assad, Ronaldo Miranda e Dusan Bogdanovic, ele também se destaca como compositor, com peças interpretadas por ensembles de prestígio e reconhecimento crítico, como o prêmio da Academia Paulista de Críticos de Arte (APCA). Sua trajetória inclui ainda um forte compromisso com a educação musical, atuando como mentor de jovens músicos e promovendo a acessibilidade da música clássica há mais de duas décadas.

“Tenho cerca de 20 discos em 25 anos de carreira, e este foi, sem dúvida, o que mais me deu prazer em realizar”, afirma João Luiz. O repertório reúne composições recentes de Brouwer, escritas entre 2014 e 2021, como O Arco e a Lira, Os Guardiões da Magia e a Sonata Cubana nº 7. Esta última, inicialmente concebida em três movimentos inspirados em grandes pintores cubanos, ganhou um quarto movimento a pedido de João — uma vibrante homenagem ao changüí e a outras tradições musicais do oriente cubano.

“Minha relação com Leo Brouwer começou em 2009 e se aprofundou com o tempo. Depois de estrear com ele a obra Gismontiana no Brasil, gravei com o Brasil Guitar Duo o álbum com suas obras completas para dois violões, indicado ao Grammy Latino. Nossa amizade e colaboração cresceram tanto que ele me convidou para tocar em Havana ao lado de Yo-Yo Ma e Carlos Prieto, estreando duas de suas grandes obras. Receber composições dedicadas a mim foi uma honra imensa e o resultado natural de uma trajetória construída com admiração mútua”, relembra João.

Em outro momento do processo criativo, João se debruçou sobre os Bocetos para piano de Brouwer. “Notei ali influências afro-cubanas marcantes, com ecos de Chucho Valdés e Gonzalo Rubalcaba, e sugeri ao maestro uma peça para violão baseada nesse universo sonoro”, conta. A partir do Boceto nº 6 — que remete à Toccata da Sonata nº 7 de Prokofiev — Brouwer compôs a Sonata Cubana nº 7, partindo dos esboço, mas criando uma nova obra. “Também pedi que ele se inspirasse em elementos da música folclórica cubana. O resultado foi uma peça sofisticada, com três movimentos cheios de ritmo, personalidade e identidade afro-caribenha.”

Radicado em Nova York, João Luiz é reconhecido internacionalmente por sua atuação como músico e educador, mantendo uma intensa agenda de concertos. A gravação contou com participações de destaque, como os violoncelistas Raman Ramakrishnan e Clancy Newman, além da própria Gabriele Leite.

“Fiquei profundamente honrado quando Leo Brouwer me dedicou Os Guardiões da Magia, uma obra sólida e de grande envergadura. Mais do que um presente, senti que ele compôs pensando nas minhas características como intérprete — especialmente minha abordagem rítmica e o trabalho com polirritmias. Foi um gesto generoso de um dos maiores compositores vivos para violão”, conclui João Luiz.

Mais do que uma estreia na Rocinante, Os Guardiões da Magia é um marco: um documento raro, um gesto de amizade e um tributo à genialidade de Leo Brouwer — um dos compositores mais inventivos da música para violão dos séculos XX e XXI.

Lançamento: 28 de maio de 2025
Disponível em todas as plataformas digitais e também em vinil (LP)

Siga: @rocinantegravadora

LISTA DAS MÚSICAS COM AUTORES

LADO A (19:15)

SONATA CUBANA N. 7 (13:28)

I. Sonera meticulosa (3:21)

II. ⁠Solidão do canavial (4:00)

III. ⁠Carlos Embale, sem você… (2:11)

IV. ⁠Quase Changüí (3:56)

OS GUARDIÕES DA MAGIA (5:47)

João Luiz: violão

LADO B (19:37)

O ARCO E A LIRA (19:37)

Sonata para dois violoncelos e dois violões

I. Encontro e celebração (5:30)

II. ⁠Lírica (6:40)

III. ⁠O pulso da terra (7:27)

João Luiz: violão

Gabriele Leite: violão

Clancy Newman: violoncelo

Raman Ramakrishnan: violoncelo

As três peças foram compostas por Leo Brouwer e são editadas pela Ediciones Espiral Eterna.

Continue Reading
Advertisement

Música

Cria da Baixada Fluminense, Josiel Konrad é o primeiro artista brasileiro de jazz a se apresentar em festival com os maiores trombonistas do mundo

Published

on

(Crédito: Anderson Costa)

Artista de Nova Iguaçu foi convidado e fará show no dia 17 de julho no International Trombone Festival, que reúne os grandes nomes do instrumento

Nascido e criado na Baixada Fluminense, Josiel Konrad sempre trouxe para sua música a urgência e a inventividade das periferias. Seja no trombone, na voz ou na composição, ele carrega a influência do jazz, do samba, do funk e da música negra universal, criando um som que desafia classificações. Agora o artista de Austin, em Nova Iguaçu, pioneiro na fusão do Jazz com o Funk Carioca, representará o Brasil no International Trombone Festival (ITF), um dos maiores festivais de trombonistas do mundo, que será realizado em Ontário, no Canadá, de 16 a 19 de julho. Konrad se apresentará no dia 17 de julho e será o primeiro artista de jazz brasileiro e da Baixada no palco do renomado festival.

O ITF é um evento anual que apresenta tudo relacionado ao trombone. Artistas, professores, estudantes, profissionais, líderes da indústria e amadores se reúnem para celebrar e explorar as diversas facetas e estilos da execução, do ensino e da arte do trombone. O evento é itinerante e já foi sediado em diversos países.

Potência sonora da Baixada para o mundo

Natural de Austin, em Nova Iguaçu, Konrad iniciou sua carreira solo em 2015. Desde então, já lançou os discos autorais “Timeline”, “Mais Amor”, o EP “Quando Menino” e o aclamado álbum “Boca no Trombone”. Além disso, já se apresentou em palcos importantes no Brasil e no exterior, como o Circo Voador e o Ronnie Scott’s Jazz Club, em Londres. A primeira faceta do seu trabalho surgiu com o Gafieira Jazz, que fazia uma ponte bem suingada entre os mundos dos dois gêneros, unindo Chico Buarque, John Coltrane, Cartola e Miles Davis.

A sua trajetória não segue os caminhos tradicionais do jazz brasileiro. Em vez de se restringir ao circuito elitizado da música instrumental, Josiel fez do trombone um elemento vivo e indomável, pronto para dialogar com as batidas do funk, os graves do hip-hop e a cadência do soul.

No álbum Boca no Trombone, essa fusão atingiu um novo patamar. A faixa ‘Boca Nº 0 – Funk Carioca’ é um exemplo claro: um encontro explosivo entre metais e tamborzão, onde o trombone assume o papel de um MC, improvisando sobre um beat que ressoa como um baile funk às avessas.

Aclamado pelo público, o álbum foi lançado em vinil, com vendas esgotadas, e resultou na criação do “Jazz Proibidão”, evento idealizado e organizado por Konrad que recebe diversos artistas e que reuniu mais de 2 mil pessoas na Arena Samol, na Gamboa, na Zona Portuária do Rio de Janeiro

– Criei o Jazz Proibidão para ser, em muitos sentidos, o palco perfeito para essa sonoridade, onde as fronteiras entre a tradição e a rua se dissolvem – reflete Konrad.

Rede social: @josielkonrad

Continue Reading

Música

Rinas Francisco traduz o medo de amar em novo single, “Beijo no Rosto”

Published

on

  • A faixa é também parte integrante do álbum e filme “O Sonho Acabou”, projeto multimídia escrito, dirigido, protagonizado e sonorizado por Rinas
  • “Beijo no Rosto” é um lançamento da Marã Música

Ouça agora o single

Com uma lírica afiada e sonoridade que transita entre o concreto urbano e o calor das raízes, Rinas Francisco apresenta seu novo single, “Beijo no Rosto”, que chega a todos os aplicativos de música nesta sexta-feira (18 de julho) pela Marã Música. A faixa é também parte integrante do álbum e filme “O Sonho Acabou”, projeto multimídia escrito, dirigido, protagonizado e sonorizado por Rinas. Com lançamento previsto ainda para este ano, o projeto tem apoio da Prefeitura de Poá e da Lei Paulo Gustavo, e representa um mergulho profundo em sua visão artística, inquieta e desafiadora.

“‘Beijo no Rosto’ nasceu do medo de amar, e da coragem de sentir mesmo assim”, explica Rinas. “É uma canção que fala sobre o limite entre o afeto e a fuga, sobre aquele instante em que o amor se aproxima, mas a gente hesita, recua, treme, mas não rejeita.”

A canção é carregada de simbologias e ambiguidade, como o próprio título sugere. “O beijo, nesse contexto, é um símbolo poderoso. Não é apenas carinho, é revelação. Um beijo no rosto é promessa, é adeus. É amor demais, e medo de amar”, completa o artista.

A sonoridade acompanha essa dualidade. “Chega como um trem em movimento, não aquele que avança rápido e decidido, mas o que cruza a cidade em silêncio, arrastando memórias, rotina e peso. É urbana, melancólica, quase metálica no começo… mas depois apresenta o meu lado Francisco, aquele que brota do chão, das raízes, do cheiro de terra molhada. O medo vira dança.”

O processo de composição também refletiu esse atravessamento emocional. “Ela não nasceu de uma ideia pronta, mas de um estado, um silêncio incômodo, uma vontade de dizer algo que eu ainda não sabia como. Foi como abrir uma janela dentro do peito. Um processo de cura”, relembra.

Segundo o artista, a intenção com o single é provocar identificação e reflexão: “Quis traduzir aquilo que a gente sente, mas quase não consegue dizer: o medo de se entregar. É sobre as pausas entre os gestos, os sentimentos escondidos no cotidiano, nos afetos que não se completam. Não quero dar respostas. Quero abrir espaço para que cada um se veja neste reflexo.”

O clipe da faixa será lançado no dia 25 de julho, à 00h01, e foi gravado na cidade natal de Rinas, Poá (SP). “Carrega a mesma dualidade da música: concreto e sensível. A gravação foi enxuta, íntima, quase como um ritual. Cada plano pensado como um suspiro”, define. A direção de fotografia e edição é de Nathan Allencar, com câmera assinada por Caio Luiz.

Rinas Francisco segue expandindo seu universo autoral com composições que abordam amor, saudade, existencialismo, esoterismo e ironia, um artista que, como ele mesmo define, é “o emblemático músico independente que depende de espaços e ouvidos abertos”, equilibrando a nova e a velha Música Popular Brasileira “na corda bamba e sem sombrinha”.

CONFIRA A LETRA  DE “BEIJO NO ROSTO”

Te encontro, 

Na estação, 

Beijo no rosto, 

Olhar de intenção,

Um encanto, 

Medo e tesão, 

Num canto, 

De libertação.

 

Onde somos livres para amar, 

Onde somos livres para amar,

Para amar, 

Para amar?

 

Só o amor salva! 

 

Sobre Rinas Francisco:

Em tempos mambembes com direções caóticas e olhares arcaicos, Rinas Francisco surge em seu novo projeto solo “Canções de Ninar o Fim do Mundo” e apresenta seu álbum com canções autorais. No palco desde 2018, o cantor discorre agora sob um cenário mais popular – eis então um angu com vitrola, espelhos, flores, doce de abóbora e inteligência artificial. A nova velha e tal qual Música Popular Brasileira que dança na corda bamba e sem sombrinha. O emblemático músico independente que depende de espaços e ouvidos abertos. O sarcasmo demodê – o clichê do clichê do clichê do clichê…   

As canções abordam temas como amor, saudade, existencialismo, esoterismo e ironia. 

Sobre Marã Música:

Empresa especializada em Marketing e Relações Públicas, dentro do mercado da música, fundada em janeiro de 2018 na cidade de Jundiaí, no estado de São Paulo. Idealizada e gerenciada por Henrique Roncoletta, vocalista e compositor da banda NDK, a Marã Música atua na conexão de artistas com marcas e empresas, além de atuar também na gestão de imagem, carreiras, projetos, produções artísticas e eventos culturais.

Redes Sociais Rinas Francisco

Instagram 

Spotify

YouTube

Redes Sociais Marã Música

Site Oficial

Facebook

Instagram 

YouTube

Continue Reading

Música

Banda argentina Unidad Básica lança EP “Irupè de Plomo” com retrato da periferia de Buenos Aires

Published

on

  • Musicalmente, o grupo dialoga com ícones clássicos de power trios, Deep Purple, Led Zeppelin, Divididos, Paralamas do Sucesso, Spinetta, mas acrescenta um quarto elemento instrumental, ampliando texturas e empurrando cada composição para além do território familiar do rock
  • Nascida no fim de 2015, a Unidad Básica construiu seu caminho tocando em centros culturais, festivais de bairro e ocupações artísticas, sempre alinhando engajamento social e força criativa

Ouça o EP

“Irupè de Plomo”, novo EP da banda argentina Unidad Básica, chega nesta sexta-feira (18 de julho) a todos os aplicativos de música pelo selo Marã Música, anunciando uma fase ainda mais potente do quarteto formado nos arredores de Quilmes, Bernal, Ezpeleta e Don Bosco, na Argentina. Fundindo arranjos robustos com letras que radiografam o dia a dia das periferias do sul de Buenos Aires, o lançamento mantém vivo, em cada riff, o sonho de jamais abandonar a inventividade da infância, mesmo quando o concreto parece sufocar o verde.

“As músicas nasceram do barulho das fábricas, do cheiro do riacho e das histórias que atravessam nossas casas”, afirma a banda. “Queríamos retratar a injustiça ambiental que envenena quem mora perto desse córrego, nossa Irupe que, em vez de flor, virou chumbo.”

A faixa-título, “Nace Irupè de Plomo”, exemplifica o tom urgente do trabalho: crianças que brincam à beira de um curso dʼágua contaminado por esgoto industrial ganham voz numa melodia que passeia entre o peso do rock e a delicadeza quase onírica de um coral infantil. “Perdón por la sangre”, diz o refrão, um pedido de desculpas que denuncia, com ironia amarga, a ferida aberta na paisagem urbana.

Musicalmente, o grupo dialoga com ícones clássicos de power trios, Deep Purple, Led Zeppelin, Divididos, Paralamas do Sucesso, Spinetta, mas acrescenta um quarto elemento instrumental, ampliando texturas e empurrando cada composição para além do território familiar do rock. “A banda não segue um método fixo de composição”, explicam. “As canções irrompem quando discutimos política na cozinha, quando a conta não fecha, quando a arte pede passagem.”

Gravado ao longo de encontros caseiros e ensaios intensos, o EP combina guitarras encorpadas, baixo pulsante, bateria vigorosa e linhas melódicas que ora flertam com o blues, ora mergulham na psicodelia. A produção mantém a crueza de takes ao vivo, reforçando a sensação de proximidade com o ouvinte. “Queremos que ‘Irupè de Plomo’ seja ouvido com carinho e respeito”, desejam. “Se ele acolher quem passa pelas mesmas lutas, nossa missão estará cumprida.”

O diálogo estético se estende ao videoclipe da faixa-título, previsto para 23 de agosto, às 20h. Dirigido e concebido em parceria com o VJ Daniel Grilli, o vídeo promete uma abordagem inovadora, de baixo custo, mas repleta de experimentações visuais que ecoam a densidade lírica do EP. “Ainda estamos finalizando, mas podemos garantir que será uma nova forma de apresentar nosso universo”, antecipam.

Nascida no fim de 2015, a Unidad Básica construiu seu caminho tocando em centros culturais, festivais de bairro e ocupações artísticas, sempre alinhando engajamento social e força criativa. Com “Irupè de Plomo”, o grupo reafirma a vocação para transformar inquietação em arte, um convite para que cada play seja também um passo rumo a um futuro menos tóxico.

Sobre Marã Música:

Empresa especializada em Marketing e Relações Públicas, dentro do mercado da música, fundada em janeiro de 2018 na cidade de Jundiaí, no estado de São Paulo. Idealizada e gerenciada por Henrique Roncoletta, vocalista e compositor da banda NDK, a Marã Música atua na conexão de artistas com marcas e empresas, além de atuar também na gestão de imagem, carreiras, projetos, produções artísticas e eventos culturais.

Links Marã Música

Site oficial

Facebook

Instagram 

YouTube

Continue Reading

Leia Tambem

Famosos10 horas ago

Especialista em Gestão de Pessoas, Sabrina Fea recebe prêmio na Inglaterra

O laurel é um importante reconhecimento internacional concedido a profissionais que se destacam em suas áreas. Um dos prêmios mais...

Famosos11 horas ago

KT Gomez: autenticidade, talento e influência que conectam

KT Gomez é criador de conteúdo, artista e uma das vozes mais autênticas da internet brasileira. Comunicador nato, ele conquistou...

Famosos2 dias ago

De ícone evangélica a musa de conteúdo: o renascimento de Clara Tannure no Close Fans

Clara Tannure é daquelas pessoas que nasceram conectadas. Desde muito nova, a internet foi sua principal ferramenta de expressão. Ainda...

Famosos1 semana ago

De sorriso novo, o fotógrafo Nelson Miranda faz parceria com o Dr. Paulo Moreira, responsável pelas lentes dental dos famosos

O renomado dentista de 40 anos, Dr. Paulo Moreira é responsável pela Lá Belle Odontologia localizado em Marília/SP. Formado na...

Famosos2 semanas ago

Casamento de luxo em Santorini reúne convidados de 11 estados brasileiros e 5 países

Referências na medicina estética, Thiago Nassif e Brumna Valdivieso celebram união em cerimônia exclusiva na Grécia O cirurgião plástico Thiago...

Famosos2 semanas ago

Isabelle, cunhã-poranga do Garantido, prestigia o Camarote Brahma após apresentação no Bumbódromo

Logo após encerrar sua apresentação emocionante na arena como cunhã-poranga do Boi Garantido, Isabelle fez questão de marcar presença no...

Famosos2 semanas ago

Vivian Amorim prestigia a primeira noite do Camarote Brahma em Parintins

A primeira noite do Festival Folclórico de Parintins 2025 foi marcada por emoção, reencontros e presenças ilustres no Camarote Brahma....

Famosos2 semanas ago

Brasileiro Gustavo Oliveira brilha no futebol boliviano e vira destaque do Real Oruro

O futebol boliviano ganhou um novo protagonista — e ele fala português. O brasileiro Gustavo Oliveira, agenciado por Mauricio Mello,...

Famosos2 semanas ago

De Rurópolis para o Brasil: Regislemos7 transforma dor em arte em suas novelinhas nas redes sociais

Regis Lemos, conhecido nas redes como Regislemos7, é mais do que um criador de conteúdo. Natural de Rurópolis, no interior...

Famosos2 semanas ago

Dubdogz marca presença no Camarote Brahma durante o Festival de Parintins

A última noite do Camarote Brahma no Festival de Parintins ganhou ainda mais brilho com a presença especial dos irmãos...

Famosos2 semanas ago

Lukas Barretto grava novo DVD e amplia agenda de shows pelo Brasil

Natural de São Francisco do Conde, no Recôncavo baiano, Lukas Barretto tem vivido um dos momentos mais promissores de sua...

Famosos2 semanas ago

Psicóloga Renata Camargo encerra viagem inesquecível pela Itália ao lado do marido

Após curtir dias em Ibiza, casal explora a beleza da Costa Amalfitana e o charme histórico de Roma A renomada...

Famosos2 semanas ago

Zé Henrique, da dupla Zé Henrique & Gabriel, oficializa Green Card e inicia nova fase nos EUA ao lado da família

O cantor Zé Henrique, da consagrada dupla sertaneja Zé Henrique & Gabriel, acaba de dar um passo importante na vida...

Famosos3 semanas ago

A nova geração de influenciadores que estão assumindo o papel de formadores de opinião no Brasil

Se antes os influenciadores digitais eram vistos apenas como criadores de conteúdo para entretenimento, hoje eles ocupam um espaço mais...

Famosos3 semanas ago

Top 2 em 24h: Como Gabriela Abdala virou fenômeno no Close Fans

Artista multifacetada, Gabi Abdala alia música, humor, estilo de vida e autenticidade para conquistar fãs e quebrar tabus na internet....

Famosos3 semanas ago

MC Menor JP pede gringa em namoro na luxuosa pousada Apple House, em Paraty

O funk brasileiro ganhou um capítulo romântico e inusitado nesta semana: o jovem fenômeno MC Menor JP, de apenas 16...

Séries TV Séries TV
Famosos3 semanas ago

Série de TV: quanto ganha um ator principal?

Se você já assistiu a alguma série de TV e se pegou pensando “quanto ganha um ator principal?”, saiba que...

Famosos3 semanas ago

Criador do Close Fans e influenciador levam representatividade ao conteúdo adulto

O influenciador Rafa Marttinz está em alta após a publicação de um vídeo ao lado do humorista e criador de...

Famosos4 semanas ago

Fisiculturismo e Close Fans, parece uma boa pedida, né?

Nem todo começo é previsível e o da Natzinha Morena prova exatamente isso. Vinda da área financeira, com uma rotina...

Famosos1 mês ago

Sophia Eldo participa de encontro com fãs e celebra momento histórico do BTS

Com presença marcante e acolhimento caloroso por parte do público, Sophia Eldo participou do evento “Pode Chegar, BTS”, realizado no...

Advertisement 300x250 Genérico

Trending

Copyright © MoneyFlash - Todos os Direitos Reservados.