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10 tendências que estão revolucionando o e-commerce brasileiro
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3 dias agoon

56% dos consumidores preferem comprar online e a previsão de que 95% das compras serão digitais até 2040, o e-commerce brasileiro segue em crescimento acelerado
Nos últimos anos, o e-commerce no Brasil passou por uma transformação significativa, impulsionada pelo avanço tecnológico, mudanças nos hábitos de consumo e inovações logísticas. O país se tornou um dos mercados mais promissores para o comércio eletrônico, com crescimento expressivo em diversos segmentos.
O relatório E-Commerce Trends 2025, promovido pela Octadesk em parceria com a Opinion Box, revela que 56% dos consumidores compram mais pela internet do que em lojas físicas. Além disso, 88% compram online pelo menos uma vez por mês. Dados da Nasdaq indicam que 95% das compras serão online até 2040.
Em 2024, o e-commerce brasileiro registrou 395 milhões de pedidos e o faturamento pode ultrapassar R$ 250 bilhões até 2027, segundo a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm).
“O crescimento do e-commerce brasileiro reflete uma mudança estrutural no comportamento do consumidor. A conveniência aliada a novas tecnologias, como a Inteligência Artificial e métodos de pagamento instantâneos, fortalece a experiência de compra digital. Além disso, vemos um aumento significativo na confiança do consumidor em compras online, o que impulsiona esse crescimento de forma sustentável”, explica o CEO da IDK, consultoria com foco em tecnologia, design e comunicação, Eduardo Augusto.
O impacto da digitalização no consumo
A digitalização acelerada dos últimos anos modificou profundamente a relação entre consumidores e marcas. Segundo a última Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua – PNAD Contínua sobre o módulo de Tecnologia da Informação e Comunicação – TIC realizada pelo IBGE, indicou que em 2023, 92,5% dos domicílios brasileiros possuíam acesso à internet, totalizando 72,5 milhões de residências conectadas. Nas áreas urbanas, esse percentual foi de 94,1%, enquanto nas áreas rurais alcançou 81,0%.
Adicionalmente, a facilidade de acesso a plataformas de compra, a personalização das ofertas e a agilidade nos pagamentos tornaram as compras online parte do cotidiano dos brasileiros. “A conectividade permitiu que pequenos e médios empreendedores também entrassem no jogo, ampliando a diversidade de produtos e serviços disponíveis na internet em conjunto com o uso das redes sociais”, completa Eduardo.
O papel da inovação na evolução do e-commerce
A evolução do e-commerce no Brasil não aconteceu apenas por conta da maior adesão dos consumidores, mas também devido a investimentos massivos em inovação.
“Estratégias como IA, social commerce e o fortalecimento da logística ajudaram a consolidar o setor como um dos mais dinâmicos da economia digital”, afirma Eduardo Augusto.
Como esse mercado evoluirá?
Segundo o E-Commerce Trends 2025, os consumidores percebem que aumentaram a sua frequência de compras quando comparada ao ano anterior e não dão indícios de que querem diminuir a quantidade de vezes que compram pela internet.
Para 50% dos entrevistados, eles continuarão comprando mais do que já compram atualmente pelos próximos 12 meses. Diante desses números, vale destacar alguns marcos do e-commerce que moldaram o cenário atual e podem inspirar novas estratégias para fidelizar clientes no futuro. O CEO da IDK, comentou algumas, confira:
1) Boom do mobile commerce
De acordo com o estudo, 73% dos consumidores preferem realizar suas compras via celular ou smartphone, enquanto apenas 25% optam por computadores ou notebooks, e 2% usam tablets.
“A crescente preferência pelos celulares não é uma tendência casual, mas sim uma alteração estrutural nos hábitos de consumo, impulsionada pela conveniência e conectividade instantânea que esses dispositivos oferecem. Com isso, as compras feitas por dispositivos móveis já representam mais de 60% das transações no e-commerce brasileiro”, destaca o profissional.
2) PIX e novas formas de pagamento
O PIX revolucionou os meios de pagamento no Brasil, tornando-se uma das opções preferidas dos consumidores devido à sua praticidade e ausência de taxas. Conforme a pesquisa, publicada pelo Banco Central, esta ferramenta já se tornou o meio de pagamento mais difundido entre os brasileiros, utilizado por 76,4% da população. Além disso, carteiras digitais e o buy now, pay later (BNPL) vêm ganhando força.
3) Frete como diferencial competitivo
Conforme o E-commerce Trends 2025, para 72% dos brasileiros o frete grátis é o que mais influencia na hora de escolher onde comprar. As taxas extras podem acabar com a compra.
Diante desse cenário, muitas empresas estão investindo fortemente em logística para reduzir prazos de entrega.
“O conceito de same-day delivery, pedidos feitos até determinado horário tenham o frete no mesmo dia e no dia útil seguinte quando concluído após esse horário limite, já é uma realidade em grandes centros urbanos. Os marketplaces, por sua vez, ampliam suas redes de distribuição para alcançar consumidores em regiões mais remotas”, ressalta o especialista.
4) Influência do social commerce
Dados da “Retrospectiva Digital 2024 – Definindo o rumo para 2025”, promovido pela Comscore, apontou que em 2024, os brasileiros passaram, em média, 103,9 horas por mês utilizando aplicativos móveis, contrastando com apenas 5,5 horas mensais em navegadores.
Além disso, as redes sociais como Instagram, TikTok e WhatsApp desempenham um papel fundamental no comércio eletrônico. Segundo o estudo, 14% das compras são feitas pelas redes sociais. “As vendas diretas por meio dessas plataformas cresceram significativamente, e o live commerce (transmissões ao vivo para vendas) tem ganhado popularidade”, acrescenta.
5) Expansão do e-commerce de nicho
Setores como moda sustentável, produtos para pets e itens personalizados cresceram consideravelmente. 65% dos consumidores compram produtos que até algum tempo atrás não imaginavam que comprariam em lojas virtuais. Dentre esses, 34% são medicamentos, 32% viagens e 18% artigos de petshop, segundo o levantamento. Ou seja, o consumidor busca cada vez mais experiências exclusivas e produtos diferenciados.
6) A ascensão dos marketplaces
Plataformas como Mercado Livre, Shopee e Amazon Brasil dominam o cenário do e-commerce, oferecendo variedade de produtos, preços competitivos e soluções logísticas eficientes.
“A Amazon, por exemplo, mudou o jogo no varejo e na tecnologia criando novas regras para o mercado e transformando a forma como consumimos. O Amazon Prime, com entrega rápida e fidelização dos clientes por serviços de assinatura – com mais de 200 milhões de membros no mundo -, à AWS, que domina a computação em nuvem. A empresa não só inovou, ela reinventou setores inteiros. O Marketplace abriu portas para milhões de vendedores, enquanto a Alexa colocou a inteligência artificial na rotina de milhões de pessoas”, relembra Eduardo.
7) Uso da inteligência artificial
IA e machine learning estão revolucionando o atendimento ao cliente e a personalização das compras. Segundo a Nielsen, 75% das lojas virtuais no Brasil já utilizavam algum tipo de IA para otimizar vendas. “Chatbots, recomendações inteligentes e análise de comportamento do consumidor são algumas das tendências que vieram para ficar”, comenta.
8) Sustentabilidade no e-commerce
O consumidor está mais atento ao impacto ambiental das suas compras. Empresas estão adotando embalagens sustentáveis, logística reversa e iniciativas de compensação de carbono para atrair consumidores preocupados com o meio ambiente.
Conforme a McKinsey & Company, 60% dos consumidores estão dispostos a pagar mais por produtos sustentáveis, evidenciando a importância de integrar a técnica aos modelos de negócios.
9) Black Friday e datas sazonais como impulsionadores
Promoções sazonais, como a Black Friday e o Dia do Consumidor, continuam a ser grandes propulsores do e-commerce. Estratégias como cashback, descontos progressivos e cupons exclusivos mantêm a alta demanda nessas datas.
De acordo com a MindMiners, 60% dos consumidores se sentem motivados a adquirir produtos ou serviços ao receber cupons, ou códigos de desconto. Além disso, 49% dos entrevistados preferem esperar por promoções e ofertas expressivas, enquanto outro grupo de 49% escolhe lojas que oferecem cashback ou programas de pontuação.
10) O impacto do metaverso e da realidade aumentada
Com a evolução do metaverso e o avanço das tecnologias de realidade aumentada (RA), a experiência de compra online está prestes a mudar drasticamente. Empresas já testam ambientes imersivos para que os consumidores possam experimentar produtos virtualmente antes da compra. “O futuro do e-commerce será marcado pela fusão entre o digital e o físico, permitindo que os consumidores tenham experiências mais interativas e personalizadas”, destaca o CEO da IDK.
O futuro do e-commerce no Brasil
O comércio eletrônico brasileiro continua em plena expansão, impulsionado por inovações tecnológicas e mudanças nos hábitos de consumo. A ascensão do metaverso, a consolidação da inteligência artificial e a personalização avançada da experiência do usuário prometem transformar ainda mais o setor nos próximos anos.
Além disso, a personalização proporcionada pela IA pode aumentar as taxas de conversão em até 30%, conforme estudo da McKinsey, evidenciando o impacto positivo dessa tecnologia na decisão de compra dos consumidores
“Empresas que investirem nessas tendências estarão à frente da concorrência, oferecendo experiências de compra cada vez mais imersivas e personalizadas. O futuro do e-commerce no Brasil não é apenas promissor — ele já está em construção”, finaliza Eduardo Augusto.
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IDK
IDK é uma renomada consultoria no Brasil, que oferece soluções que unem tecnologia, design e comunicação. A junção dessas três áreas na IDK é o que resulta na qualidade das entregas, na inovação e na alta performance de seus clientes. O objetivo é ajudar empresas que desejam transformar suas aspirações em realidade, construindo conexões reais e aprendizados por meio da análise de dados e personalização do atendimento. A IDK auxilia grandes empresas nas frentes de branding, mídia, dados, gaming content, produção de vídeo, digital development, service release, experiência do cliente, UI, UX/CX research e CRM). A tecnologia não é o fim, é apenas o meio, essa é a IDK, seja muito bem-vindo!
MindMiners
A MindMiners é uma empresa de tecnologia que atua desde 2013 comprometida com a inovação para trazer soluções disruptivas para o mercado de consumer insights. Ao combinar pesquisa, tecnologia e inteligência de dados, auxilia grandes marcas dos mais diversos segmentos a tomar decisões de negócio de forma eficiente a partir de dados confiáveis que traduzem o comportamento do consumidor. A companhia conta com um painel de respondentes proprietário e exclusivo, o MeSeems, que reúne mais de 5 milhões de pessoas de todo o país, elas compartilham ideias, preferências e rotinas, gerando um valioso banco de informações. Dentre os clientes que hoje integram a carteira da MindMiners estão Itaú, Renner, Vivo, Nestlé, Diageo e TikTok. Saiba mais: https://mindminers.com/
Business
Protagonismo feminino em pauta: Desert Women Summit destaca investimentos e liberdade financeira
Published
9 horas agoon
30 de maio de 2025
Em Arfoud, Marrocos – 25 de maio de 2025 – o Desert Women Summit 2025 reuniu líderes femininas de diferentes setores para uma imersão transformadora sobre empreendedorismo, liberdade financeira e liderança . Idealizado e conduzido pela empresária Janaína Leke, fundadora do Desert Women Summit Brasil , o encontro promoveu debates sobre os desafios e as oportunidades de um mercado imobiliário mais inclusivo.
Entre as palestrantes brasileiras, estava a empresária Sophia Martins, referência no setor imobiliário e autora de best-sellers sobre finanças. Ela abriu os trabalhos apresentando trechos de seu próximo livro “50 Tons de Luxo” – que nesta edição conecta o universo feminino ao setor da construção civil . Representando o Brasil, Sophia compartilhou uma mensagem de empoderamento: “Falar sobre patrimônio é falar sobre liberdade. Quando uma mulher compreende as possibilidades dentro do mercado imobiliário — seja como investidora, corretora ou incorporadora — ela muda a sua vida e a realidade ao redor” .

Sophia Martins citou casos inspiradores liderados por mulheres, como o empreendimento R.496 – a primeira incorporação imobiliária 100% desenvolvida por mulheres no mundo . Encabeçado por sua sócia Mariana Menezes (cofundadora da Capital Concreto), o projeto R.496 exemplifica como investimentos capitaneados por mulheres podem criar ambientes de negócios mais inclusivos  . Ao lado de Mariana, Sophia tem promovido iniciativas que usam os investimentos como ferramenta de impacto social e emancipação. Como destacou Mariana Menezes durante o encontro: “Quando a mulher tem esse poder na mão… e quando a mulher tem esse domínio com o investimento, contribui para uma independência, para um protagonismo muito mais prático” .

Os dados recentes ilustram essa tendência de ascensão feminina no mercado financeiro e imobiliário. Segundo a pesquisa Raio X do Investidor ANBIMA/Datafolha, 35% das brasileiras já aplicavam recursos em 2023, ante 28% em 2021 . No setor imobiliário, levantamento do Cofeci/Creci aponta crescimento de 34% no número de corretores mulheres nos últimos anos, totalizando cerca de 140 mil profissionais em todo o Brasil . Um estudo interno da Capital Concreto reforça o movimento: até julho de 2024, apenas 12% dos investidores nos projetos da empresa eram mulheres, número que saltou para 44% após o lançamento do R.496 . Esses índices refletem como a mulher vem ampliando seu protagonismo econômico e usando os investimentos para conquistar autonomia financeira.
Idealizado por Janaína Leke, o Desert Women Summit consolidou-se como uma plataforma internacional de liderança feminina . Sob o céu estrelado do Saara, as participantes reforçaram a crença de que construir um futuro mais justo exige ampliar a participação da mulher nos negócios e nos investimentos. “Escolhi iniciar aqui a jornada do ‘50 Tons de Luxo’ porque o que estamos vivendo no deserto representa muito do que acredito… É sobre construir algo diferente, que vá além do óbvio e gere transformação real”, afirmou Sophia Martins em Arfoud .
Fontes: Desert Women Summit (Morocco, 2025)  ; Matéria Livre (evento no Saara)  ; ESG Inside (R.496) ; Revista Empresários (mulheres investidoras)  ; ANBIMA (perfil investidor) ; Cofeci/Creci (Dados de corretores) ; Panrotas (citações de palestrantes) .
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Últimos minutos para declarar o Imposto de Renda: o que fazer se ainda não reuniu todos os documentos?
Published
9 horas agoon
30 de maio de 2025
Dra. Roberta Amorim esclarece dúvidas para quem deixou para última hora
O prazo para a entrega da Declaração do Imposto de Renda de 2025 termina nesta sexta-feira, 30 de maio, às 23h59. Segundo a Receita Federal, até a manhã do último dia, mais de 39 milhões de brasileiros já haviam enviado suas declarações. A expectativa é que 46,2 milhões de contribuintes prestem contas ao Fisco neste ano, o que significa que cerca de 7 milhões de pessoas ainda não finalizaram o processo.
Para quem ainda está correndo atrás de recibos, informes de rendimentos ou outros documentos necessários, a especialista Roberta Amorim — mestre em Direito Constitucional Tributário pela PUC-SP— dá orientações importantes para evitar multas e dores de cabeça.
O que fazer se não conseguir reunir todos os documentos a tempo?
Segundo Roberta, o mais importante é não deixar de entregar a declaração no prazo, mesmo que esteja incompleta. “É possível enviar a declaração com as informações que o contribuinte tem em mãos e, depois, retificá-la. Isso evita a multa por atraso, que pode ser de até 20% do imposto devido”, explica.
A chamada “declaração retificadora” pode ser feita a qualquer momento, desde que o contribuinte não esteja em processo de fiscalização. “Ao fazer a retificação, é fundamental manter os dados originais e apenas complementar ou corrigir as informações faltantes”, orienta a especialista.
Quais são os erros mais comuns nos últimos dias de entrega?
A correria dos últimos momentos pode levar a erros simples, mas que comprometem a regularidade da declaração. Entre os principais equívocos apontados por Roberta Amorim estão:
• Omissão de rendimentos (principalmente de dependentes);
• Informações erradas sobre imóveis e veículos, que devem ser declarados pelo valor de aquisição, não pelo valor de mercado;
• Erro no informe de aplicações financeiras, como esquecer rendimentos de poupança ou dividendos;
• Esquecer de declarar pensões alimentícias ou planos de previdência.
Quem é obrigado a declarar o IR?
Devem prestar contas à Receita os contribuintes que, em 2024, tiveram rendimentos tributáveis acima de R$ 30.639,90, receberam rendimentos isentos superiores a R$ 200 mil, tiveram receita bruta de atividade rural acima de R$ 153.199,50, ou possuíam bens acima de R$ 800 mil em 31 de dezembro, entre outros critérios.
Multa por atraso e malha fina: o que acontece se eu perder o prazo?
Quem não entregar a declaração até o fim do dia 30 está sujeito à multa mínima de R$ 165,74, podendo chegar a 20% do valor do imposto devido. Além disso, quanto mais tempo o contribuinte demora para regularizar a situação, maior a chance de cair na malha fina. “A Receita cruza dados de forma muito eficiente. Informações de bancos, planos de saúde e empregadores são checadas automaticamente”, destaca Roberta.
Dica final da especialista
Para quem deixou tudo para a última hora, a dica é simples: “Organize o que for possível hoje e envie a declaração dentro do prazo. Depois, com calma, corrija as pendências. O importante é agir — e agir agora”, finaliza Roberta Amorim.
SERVIÇO
Prazo final: 30 de maio, às 23h59
Programa para declaração: disponível no site da Receita Federal (https://www.gov.br/receitafederal)
Multa por atraso: mínima de R$ 165,74
Business
EcoFlow atualiza estações de energia, mais eficientes e seguras
Published
10 horas agoon
30 de maio de 2025
DELTA 3 tem capacidade 60% maior e RIVER 3 ganha proteção reforçada
A EcoFlow lançou no Brasil sua nova linha de estações de energia portáteis, atualizadas com recursos que tornam o consumo mais eficiente e elevam a segurança. A DELTA 3 tem capacidade 60% maior e carga 30% mais rápida para quem procura uma alternativa aos apagões, e a RIVER 3 ganhou mais proteção, beneficiando as atividades ao ar livre.
Com dimensões e peso um pouco maior que os de uma bagagem de mão, a DELTA 3 pode manter uma geladeira ligada por 14h e uma televisão, por 8h. Ao ser ligada em uma tomada comum ou gerador a combustível, é possível chegar à carga máxima de 1.024 kWh em 56 minutos. Também é compatível com baterias adicionais que elevam a capacidade a 5 kWh.
A estação tem 13 conexões, sendo 6 tomadas comuns, já adaptadas ao padrão brasileiro, 4 entradas USB e 1 plug para tomada 12V de carros. Ao mesmo tempo, ela pode suportar aparelhos que somem 1.800W de potência, equivalente a um forno elétrico grande ou um secador elétrico, e que pode ser dobrada com o sistema X-Boost.

“O dispositivo ajudará os brasileiros se adaptarem a situações imprevistas para garantir não só o funcionamento dos eletrodomésticos indispensáveis, mas também a capacidade de trabalhar de casa sem interrupções”, disse Francis Chan, gerente de produto da EcoFlow.
Já a RIVER 3 dá autonomia suficiente para usar um laptop por mais 3h com 1h de carga em tomada comum ou gerador a combustível. Com o tamanho de uma caixa de ferramentas e pesando 3,5 kg, ela possui cinco conexões –2 tomadas comuns no padrão brasileiro, 2 entradas USB-A e uma USB-C.
Assim, consegue receber aparelhos que somem 300W de potência ou 600W com X-Boost. “A bateria da RIVER 3 já conta com a proteção IP54, que a torna mais resistente à poeira e à água. Com os acessórios, fornece a energia suficiente para todo tipo de aventuras de forma sustentável e na maioria dos terrenos”, afirmou Chan.

A DELTA 3 e a RIVER 3 são compatívels com os painéis solares da EcoFlow e acessórios como uma capa impermeável, que permite o seu uso em ambientes mais úmidos, iluminados e sob a influência do mar, além de estações, baterias adicionais e um módulo híbrido, alimentado também por gasolina e GLP (gás de cozinha de botijão).
Ainda é possível conectar a DELTA 3 com o WAVE 2, ar-condicionado portátil da EcoFlow, e a GLACIER, minigeladeira. Toda a linha está à venda no no site da EcoFlow, com condições especiais de lançamento, e em outros revendedores autorizados.
“A nova linha de estações de energia é um exemplo de que a EcoFlow é capaz de fornecer energia para diferentes necessidades, seja para assegurar o seu home office, seja para a sua diversão no fim de semana”, lembra Chan. “Isso permite uma experiência de energia mais eficiente e sustentável, diminuindo o impacto ambiental.”
Sobre a EcoFlow
A EcoFlow é uma empresa líder em soluções de energia amigáveis para o meio ambiente, comprometida com a visão de alimentar um novo mundo. Desde a sua fundação em 2017, a EcoFlow tem a filosofia FIRST –flexível, inovadora, confiável, simples e completa– para criar as suas soluções de energia para indivíduos e famílias em casa, ao ar livre e em espaços móveis. Hoje, com sedes operacionais nos EUA, na Alemanha e no Japão, a EcoFlow fornece soluções de energia para 5 milhões de usuários em mais de 140 mercados de todo o mundo.
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