Com formação em Administração, empresário trilhou caminhos fora do convencional, atuando em obras de tecnologia, telecomunicações e no mercado de bebidas, até consolidar sua independência no setor comercial.
⸻
Com mais de 12 anos de formação em Administração, o empresário Helio Nogueira, hoje radicado fora do Rio de Janeiro, construiu uma trajetória marcada pela iniciativa e pela prática — mesmo sem ter atuado diretamente na área acadêmica.
Seu primeiro grande passo foi à frente de uma empreiteira voltada à implantação de soluções de tecnologia e infraestrutura. Durante o período de transição da telefonia móvel no Brasil, ele participou ativamente da instalação das redes 3G e, posteriormente, 4G, em estados como Rio de Janeiro e São Paulo, por meio de contratos com terceirizadas da Vivo, Claro e Nextel — esta última ainda popular na época com seus rádios comunicadores.
Após dois anos intensos nesse setor, ele deu uma guinada e decidiu empreender no ramo de bebidas. Fundou uma distribuidora na badalada rua Olegário Maciel, na zona oeste do Rio, região conhecida por seus bares e vida noturna agitada. O negócio prosperou e se manteve firme mesmo após a venda da empresa, consolidando sua capacidade de estruturar negócios de forma sólida e lucrativa.
Hoje, com bagagem prática em diferentes setores e visão ampla de mercado, o empreendedor segue buscando novas oportunidades e projetos para investir sua experiência e energia. Seu percurso revela um perfil que não espera a chance ideal, mas constrói o próprio caminho — tijolo por tijolo.
Enquanto milhares de negócios encerram as atividades nos primeiros anos, o gerente de Americana-SP atua para reverter esse destino
Abrir uma empresa no Brasil é um ato de coragem. E mantê-la de pé, por mais de um ou dois anos, é quase uma prova de resistência. Dados recentes do IBGE mostram que cerca de 1 a cada 5 empresas fecha ainda no primeiro ano. Ao longo de cinco anos, mais da metade já não existe mais. Não é por acaso que muita gente desiste no meio do caminho.
Mas enquanto muitos veem nesses números o fim de uma história, Fabrizio Gallo Tabet costuma enxergar um novo começo. Gerente de negócios em Americana-SP, ele atua justamente onde o cenário é mais delicado: empresas desorganizadas, desvalorizadas e com dificuldade de continuar — quanto mais de serem vendidas.
“A maioria das empresas quebra por falta de direção clara. Às vezes, o problema não é a ideia, mas a forma como ela foi conduzida. Reestruturar é, antes de tudo, reencontrar o propósito do negócio”, afirma Fabrizio.
A primeira vez que assumiu esse tipo de missão não foi planejada. Ele havia sido chamado para instalar um sistema de câmeras em uma fábrica de colchões. No meio da conversa, o dono do negócio revelou que queria vender a empresa, mas sabia que, do jeito que estava, dificilmente atrairia interessados. Fabrizio ouviu tudo, avaliou com cuidado e topou o desafio.
“Era um mercado novo pra mim, confesso que hesitei. Mas vi que, com método e organização, dava pra virar o jogo”, conta.
O processo começou com observação. Nada de decisões precipitadas. Nos primeiros 30 dias, ele acompanhou de perto a rotina da empresa, mapeou falhas, entendeu os gargalos e as oportunidades. Depois, vieram os ajustes.
Primeiro, a equipe. Quem permanecia, quem não se encaixava mais e quem precisava ser trazido para reforçar a operação. Em seguida, produção e logística — buscando reduzir desperdícios e melhorar a eficiência sem perder qualidade. No setor financeiro, o trabalho era minucioso: revisão completa de custos, eliminação de despesas desnecessárias e avaliação de quais produtos realmente davam retorno.
Quando a estrutura interna estava mais sólida, veio o reposicionamento da marca. A empresa precisava ser vista novamente, mas de forma positiva. Reformulação comercial, ações de marketing pontuais, novos materiais gráficos, campanhas e uma postura mais ativa no mercado fizeram parte da estratégia.
Um ano e meio depois, o negócio voltou a gerar lucro e foi vendido. A operação chamou atenção de outras empresas no mesmo setor, e Fabrizio foi novamente convidado a repetir o processo. Repetiu, com as devidas adaptações e, mais uma vez, funcionou.
Hoje, ele atua como especialista na reestruturação de empresas prestes a serem vendidas, criando caminhos para que negócios fragilizados voltem a despe
rtar interesse do mercado. “Meu papel é organizar a casa, ajustar o que for necessário e entregar a empresa em condição de ser desejada e não apenas negociada”, resume.
O segredo está, segundo ele, em entender que cada negócio tem uma identidade própria. “Tem empresa que precisa cortar. Outras, precisam se reorganizar. Em alguns casos, só falta alguém que enxergue com clareza o que está travando o crescimento.”
E se manter um negócio funcionando já é desafiador, fazer com que ele recupere valor e volte a chamar atenção do mercado exige mais do que técnica. É preciso tempo, visão e, principalmente, disposição pra entrar onde a maioria prefere sair.
A maior rede de massas artesanais da América Latina acaba de inaugurar uma loja conceito em Uberlândia (MG), reforçando sua presença no mercado brasileiro e seus planos de internacionalização. A nova unidade faz parte da expansão da Sabores do Nonno, que atualmente conta com mais de 70 franquias em funcionamento em seis estados do Brasil. A loja, localizada na Rua das Gaivotas, 473, no bairro Cidade Jardim, marca o início de uma nova fase da rede: o modelo de loja conceito voltado para shoppings e centros comerciais, mais um passo na preparação para atender mercados como o árabe, chinês e americano.
Fundada em 2020 pelo empreendedor Cadu Moura, a Sabores do Nonno nasceu da paixão pela culinária italiana e da tradição familiar. Em apenas três anos, a marca saiu da garagem da casa do fundador para se tornar uma rede de franquias de destaque, com produção anual de mais de 208 mil quilos de massas artesanais. Com previsão de alcançar 280 unidades até 2026, a rede se apoia na praticidade dos produtos e em um modelo de negócio acessível, que oferece diferentes formatos de franquia.
Créditos da foto: Divulgação / Cadu Moura, fundador da Sabores do Nonno
Na nova loja conceito em Uberlândia, o público pode conhecer de perto os principais atrativos da marca: massas já cozidas e congeladas, que exigem apenas a adição do molho e alguns minutos de forno para ficarem prontas. Entre os destaques, estão o nhoque de batata tradicional e de mandioquinha (simples ou recheado), o talharim tradicional e de espinafre, além de variedades recheadas como sofioli, canelone, rondelli e conchiglione. A famosa lasanha de um quilo, já com molho incluso, é uma das opções gourmet que mais chamam a atenção pela praticidade e sabor caseiro.
A loja também oferece diferentes molhos, como bolonhesa, branco e ao sugo, todos embalados de forma prática para finalizar o preparo em casa. Outra linha de produtos que ganha destaque é a de congelados típicos mineiros, como o Encanto de Minas — uma linha de quitutes recheados com queijo, doce de leite, goiabada e requeijão. Além disso, a unidade em Uberlândia conta com salgados da marca Sirius, produzidos em Araguari (MG), trazendo ainda mais variedade e sabor ao cardápio.
unidade de Colombo (PR) – Crédito da foto: Divulgação
Além da loja de Uberlândia, a Sabores do Nonno também está apostando em outro modelo de loja conceito, como a unidade recém-inaugurada em Colombo (PR). Essa loja tem uma proposta diferente, mais despojada e informal, voltada para quem busca um ambiente descontraído. “A loja de Colombo tem outra pegada. Colocamos tambores no meio do espaço para o pessoal sentar, comer ali mesmo e bater um papo. A ideia é justamente trabalhar dois estilos de loja: uma mais chique, voltada para shoppings, e outra mais leve, para agradar diferentes públicos e experiências de consumo”, explica Cadu Moura.
Localizada na Rua Abel Scuissiato, 1043 – Loja 5, a unidade de Colombo também atende toda a cidade de Curitiba e é comandada por multifranqueados que estão investindo fortemente na expansão da marca na capital paranaense. Os franqueados estão em fase de instalação de mais 10 lojas conceito da Sabores do Nonno na cidade. Segundo Cadu Moura, dois pontos já devem ser inaugurados nas próximas semanas, e a previsão é alcançar entre 11 e 12 unidades sob gestão de um único franqueado. Essa movimentação estratégica posiciona Curitiba como um dos principais polos de crescimento da rede, com lojas pensadas para diferentes perfis de público e momentos de consumo.
unidade de Colombo (PR) – Crédito da foto: Divulgação
A aposta em lojas conceito permite à Sabores do Nonno apresentar a experiência completa da marca ao consumidor final, ao mesmo tempo em que testa novos formatos de comercialização e fideliza o público. Segundo Cadu, que além de empreendedor é também analista de sistemas, consultor de carreiras e investidor em diversos setores, a expansão está apenas começando. “A loja conceito é uma vitrine da qualidade e da identidade da marca. Estamos estruturando esse modelo para shoppings e nos preparando para atender com excelência o mercado árabe, chinês e americano, sem perder o sabor e a tradição que fazem parte da nossa essência”, afirma.
Créditos da foto: Divulgação / Cadu Moura, fundador da Sabores do Nonno
Mais informações sobre os produtos e franquias da Sabores do Nonno estão disponíveis no site: www.saboresdononno.com.br e nas redes sociais oficiais da marca: Instagram (@saboresdononno) e Facebook (Sabores do Nonno).
SERVIÇO: Unidade Uberlândia (MG) Endereço: Rua das Gaivotas, 473 – Bairro Cidade Jardim Telefone: (34) 99938-7588
Flexfab, fabricante global de mangueiras e tubos de silicone de alta performance, anuncia parceria com Agência Tipo para aumentar presença no mercado industrial brasileiro
Multinacional especializada em silicone e polímeros aposta na modernização do site e reforço da presença digital como parte de sua estratégia de expansão no país
Com mais de seis décadas de atuação no mercado internacional, a Flexfab iniciou neste mês um novo projeto estratégico voltado ao fortalecimento de sua presença digital no Brasil. A multinacional, especializada no fornecimento de componentes técnicos em silicone e polímeros de alto desempenho, firmou parceria com a Agência Tipo para liderar a reestruturação do site nacional com foco em aumentar a visibilidade da marca e posicionamento nos buscadores.
Fundada em 1961, em Hastings, Michigan (EUA), a Flexfab é reconhecida globalmente pela produção de mangueiras, tubos, dutos e peças sob medida voltadas aos setores automotivo, aeroespacial, ferroviário e industrial. No Brasil, onde está presente desde 1999 com sede em São Paulo, a empresa atende principalmente os segmentos de caminhões pesados, ferroviário e aplicações industriais.
A nova etapa tem como foco a modernização da plataforma digital, tornando o conteúdo mais acessível e tecnicamente preparado para atender à demanda de engenheiros, compradores e tomadores de decisão no ambiente online. A iniciativa surge em resposta ao comportamento cada vez mais digitalizado do público industrial.
“O ambiente digital se tornou essencial para facilitar o acesso a informações técnicas e ampliar a conexão com nossos clientes. Esse projeto marca um passo importante para reforçar nosso posicionamento no Brasil e atender melhor as necessidades do mercado local. Conversamos com muitas agências, mas escolhemos a Tipo justamente por sua experiência no setor industrial e sua capacidade de traduzir a complexidade técnica em estratégias digitais eficazes. Tenho certeza que fizemos a escolha certa.”, destaca Rodrigo Primo, Gerente de Marketing e Vendas na Flexfab.
O escopo do trabalho contempla uma reestruturação completa do site – incluindo ajustes técnicos, otimização para mecanismos de busca, melhorias de velocidade e usabilidade, além de organização estratégica de conteúdos. Para Guilherme Oliveira, fundador e Diretor de Sucesso do Cliente da Agência Tipo, a iniciativa representa mais um movimento do setor industrial rumo à transformação digital:
“A Flexfab é uma marca reconhecida mundialmente. Nosso papel será garantir que essa excelência também se reflita na experiência digital no mercado da América Latina.”
Sobre a Agência Tipo
A Agência Tipo é a maior agência do Brasil especializada em marketing, vendas e tecnologia para indústria, oferecendo soluções inovadoras para marcas que buscam resultados e impacto no mercado. Com um time multidisciplinar e expertise no setor industrial, a agência atua no desenvolvimento de estratégias de marketing, com inteligência de dados, para diversos setores dentro da indústria, utilizando dados para tomadas de decisões assertivas, gerando leads qualificados, fomentando novos negócios e aumento de receita.
Com um portfólio que inclui indústrias nacionais e globais, a Agência Tipo se destaca pela abordagem inteligente e orientada para resultados, desenvolvendo campanhas personalizadas que impulsionam negócios.
Sobre a Flexfab
A Flexfab é uma empresa global fundada em 1961, com sede em Hastings, Michigan (EUA), e atuação nos cinco continentes. Referência em soluções de engenharia em silicone e polímeros de alto desempenho, fabrica mangueiras, tubos e peças customizadas para setores como automotivo, aeroespacial, ferroviário e industrial. Possui unidades nos Estados Unidos, Reino Unido, China e Brasil, com processos patenteados e foco em inovação.