O “Crianceiras” nasceu em 2012 em Campo Grande, MS, Brasil, idealizado e realizado por Márcio de Camillo, com o objetivo de apresentar a música como ponte para a poesia de Manoel de Barros e Mário Quintana
São Paulo, 29 de abril de 2024 – Chega pela primeira vez em Uberlândia, no próximo dia 15 de maio, o premiado espetáculo Crianceiras, criado pelo renomado cantor, compositor e instrumentista sul-mato-grossense Márcio de Camillo. O projeto, que já encantou mais de meio milhão de crianças em todo o país, combina poesia, música e arte para despertar a imaginação e o amor pela cultura desde a mais tenra idade. O espetáculo, que será apresentado no Teatro Municipal de Uberlândia,é inspirado na obra do poeta Manoel de Barros. A nova turnê do “Crianceiras” tem início na última semana de abril.
A nova turnê terá início em Santa Cruz do Rio Pardo (SP) e seguirá para diversas cidades brasileiras, incluindo Uberlândia, Caxias do Sul, Porto Alegre, Florianópolis e mais. Com uma proposta educativa e artística, “Crianceiras” é uma experiência que vai além do palco, sendo também um aplicativo educativo disponível para download gratuito na Google Play e App Store. Tanto os CDs quanto o espetáculo e o aplicativo têm sido cada vez mais utilizados por professores e educadores como ferramenta pedagógica para aproximar seus alunos e educandos de obras de importante valor para a cultura brasileira.
Márcio de Camillo é uma figura emblemática da música brasileira, com uma carreira de 28 anos que abrange diversos estilos musicais, desde a guarânia e o chamamé até o folk, o blues e o rock’n’roll. Com quatro álbuns solos lançados e canções gravadas por renomados artistas como Renato Teixeira, Zé Geraldo, Sergio Reis e outros, Márcio é reconhecido não apenas pela sua versatilidade musical, mas também pelo seu compromisso com a valorização da cultura e do meio ambiente.
Além de sua carreira musical, Márcio De Camillo é fundador da Associação de Músicos do Pantanal (AMP), dedicada à divulgação e valorização da cultura do Mato Grosso do Sul, bem como à conscientização ambiental. Residente em São Paulo, Márcio já dividiu o palco com diversos artistas consagrados e continua a encantar o público com sua música e seu compromisso com a arte e a educação.
O projeto Crianceiras: Uma ponte entre a poesia e a educação
O “Crianceiras” nasceu em 2012 em Campo Grande, MS, Brasil, idealizado e realizado por Márcio de Camillo, com o objetivo de apresentar a música como ponte para a poesia de Manoel de Barros e Mário Quintana. Apresentado em diferentes formatos, como CD, aplicativo, capacitação para professores e dois espetáculos em circulação dirigidos por Luiz André Cherubini, o “Crianceiras” é muito mais do que um show, é uma experiência artística.
De maneira lúdica e criativa, o “Crianceiras” transforma a poesia em música, utilizando como base a obra de renomados poetas brasileiros. Com dois CDs já lançados, o primeiro inspirado na obra de Manoel de Barros e o segundo em Mário Quintana, o projeto continua crescendo e em breve trará novidades inspiradas na obra de outros poetas.
Além dos CDs, o projeto também deu origem a um aplicativo com conteúdo educativo disponível para download gratuito na Google Play e App Store. Tanto os CDs quanto o espetáculo e o aplicativo possuem um grande viés educativo e têm sido cada vez mais utilizados por professores e educadores como ferramenta pedagógica para aproximar seus alunos e educandos de obras de importantíssimo valor para a cultura brasileira, contribuindo para o desenvolvimento sustentável, alinhando-se ao ODS 4 da agenda 2030 da ONU, que promove a educação de qualidade, bem como aos objetivos da BNCC (Base Nacional Comum Curricular).
Com forte apelo educativo, os CDs “Crianceiras” são utilizados nas escolas como material didático, para aproximar as crianças da poesia, de forma lúdica e criativa, alinhando-se aos objetivos da BNCC (Base Nacional Comum Curricular). Por meio do projeto pedagógico “Crianceiras Poesia na Prática”, desenvolvido em parceria com a empresa “Diverte Cultural”, escolas de todo Brasil têm adotado o “Crianceiras” como parte integrante de suas atividades educativas desde 2017.
O sucesso do “Crianceiras” vai além das escolas, sendo apresentado em importantes festivais e congressos nacionais e internacionais. Com mais de 500 apresentações para escolas públicas, privadas e eventos de entretenimento, o projeto já alcançou mais de meio milhão de crianças em todo o Brasil. Sua flexibilidade permite que seja apresentado em diferentes formatos, adequando-se à necessidade do local e do público, focando também na acessibilidade e inclusão.
Devido à sua importância na educação, o projeto “Crianceiras” vem sendo estudado por mestrandos e doutorandos da área da educação no Brasil e em Portugal. Ao instigar o imaginário infantil e despertar o amor pela poesia, o “Crianceiras” valoriza as crianças como seres humanos plenos e capazes de compreender a complexidade da arte desde a mais tenra idade. Além disso, oferece um convite ao público adulto para reviver a inocência da infância, vivenciando um olhar de encantamento para as sutilezas da vida e valorizando as raízes brasileiras e seus criativos poetas.
Depoimento de Haline Nogueira da Silva Domingues, Doutora em Letras pela Universidade Estadual de Maringá (PR)
Título da tese: O Crossover literário na poesia de Manoel de Barros: o aplicativo Crianceiras
“Tive contato com o aplicativo Crianceiras no ano de 2016, quando estava terminando o Mestrado – no qual também estudei a poesia de Manoel de Barros. Na época, atuava como professora da Educação Infantil e resolvi explorar o app em minhas aulas. Foi sucesso. As crianças adoraram e a partir dessa prática em sala de aula desenvolvi meu projeto de Doutorado na UEM – Universidade Estadual de Maringá. Após ser selecionada para realizar os estudos, mergulhei na cultura Crianceiras. Fui até SP conhecer Márcio de Camillo – o qual se tornou meu grande amigo. Conheci também a Bruna Pigler – que participou do desenvolvimento do aplicativo. Assisti ao espetáculo Crianceiras Manoel de Barros e após dias de imersão real nesse mundo do Crianceiras retornei para minha cidade muito mais encantada e cheia de ideias, e a produção da minha tese foi um momento de aprendizado, vivência poética e muita emoção. Diziam que escrever uma tese seria difícil. Posso afirmar que foram os dois anos de pesquisa acadêmica mais profícuos de minha trajetória, pois além de produzir um material de estudo relevante e inovador para outros pesquisadores interessados na linguagem cibercultural e multimodal, também me humanizava dia após dia, enquanto pesquisadora, docente e amante da literatura como já dizia Antonio Candido, ‘a literatura desenvolve em nós a quota de humanidade na medida em que nos torna mais compreensivos e abertos à natureza, à sociedade e ao semelhante’.
Depoimento de Rosiane Pinto Machado, Doutora em Estudos da Criança – Especialidade Infância, Cultura e Sociedade pela Universidade do Minho (Braga-PT)
Título da tese: O lugar da poesia na infância: Projeto Crianceiras, uma ponte entre Manoel de Barros e o ato estético da linguagem
“Conheci o Espetáculo Cênico Musical Crianceiras com Poesias de Manoel de Barros, em 2013 no encerramento da 12ª Mostra de Cinema, na cidade de Florianópolis (SC). Em meio ao movimento das luzes e cores dos poemas musicados por Márcio De Camillo, surgia ali os primeiros desejos pelo tema poesia, como possibilidade de futura investigação, e um encantamento pelos poemas musicados. No espetáculo ‘Crianceiras poesias de Manoel de Barros’, sob a direção de Luiz André Cherubini, a palavra poética é convidada a passar pelos olhos, pela voz, pela escuta, pelos gestos diversos entrecruzados com outras materialidades, provocando vivências, e produções artísticas qualificadas. O Espetáculo Cênico Musical do Projeto Crianceiras consegue abraçar a criança e a convida para a experiência estética e poética, provocando uma vivência engendrada nas mais diferentes linguagens da arte, e ainda com recursos tecnológicos e midiáticos. Compreendemos ser este espetáculo uma performance de encantamento, uma verdadeira expressão artística de unidade variável, que produz gestos poéticos e canções em um evento singular no acontecimento e plural na multiplicidade de sentidos, tudo vivido ao mesmo tempo. O Espetáculo Cênico Musical Crianceiras é um encontro com esse novo sentir pela/na poesia que resgata a linguagem que brinca, os tesouros poéticos e a canção. O Projeto Crianceiras contribui na/para circulação da produção literária – em destaque a poesia de Manoel de Barros. Oferece a semente da poética, que precisa germinar dentro e fora dos muros da escola. Ao finalizar minha pesquisa sobre o Projeto Crianceiras fui provocada a pensar a escola como travessia para o enriquecimento da experiência estética e poética e ainda pensar no/a professor/a como a voz e a escuta, que busca e abre os caminhos na arte que transforma, e como diz o Poeta, que “desvê o mundo”. O espetáculo Crianceiras poesias de Manoel de Barros faz um chamado, para a infância brincar com os poemas cantados, nessa aproximação, com a riqueza poética e brincante, que o poeta oferece para despertar e ampliar os horizontes da criança pela arte.
Tenho uma imensa gratidão aos participantes da pesquisa em especial Márcio De Camillo, que com muita generosidade presentearam com suas vozes as bases para a produção de minha tese, e seguiram comigo na trajetória de minha pesquisa contribuindo efetivamente para minha formação poética e seguem potencializando a Poesia na formação de muitos/as professores/as e inúmeras crianças.”
Cantor Ralf inicia nova fase da carreira com a Marcinho Costa Gestão de Carreiras
O cantor Ralf, que integrou a dupla Chrystian & Ralf, passa a ter sua carreira solo administrada pela Marcinho Costa Gestão de Carreiras, escritório responsável também pelo gerenciamento da carreira da dupla Gian & Giovani e pelo comercial da dupla Mayck & Lyan. O anúncio oficial foi feito nesta terça-feira, 28, marcando o início de uma nova fase profissional do artista. Ralf iniciou sua trajetória na música aos nove anos de idade, tornando-se o vocalista mais jovem do Brasil. Desde cedo, destacou-se como solista e vocalista, gravando profissionalmente em inglês e português. No início dos anos 1980, assumiu a primeira […]
O cantor Ralf, que integrou a dupla Chrystian & Ralf, passa a ter sua carreira solo administrada pela Marcinho Costa Gestão de Carreiras, escritório responsável também pelo gerenciamento da carreira da dupla Gian & Giovani e pelo comercial da dupla Mayck & Lyan. O anúncio oficial foi feito nesta terça-feira, 28, marcando o início de uma nova fase profissional do artista.
Ralf iniciou sua trajetória na música aos nove anos de idade, tornando-se o vocalista mais jovem do Brasil. Desde cedo, destacou-se como solista e vocalista, gravando profissionalmente em inglês e português. No início dos anos 1980, assumiu a primeira voz da dupla Chrystian & Ralf, tornando-se referência na música sertaneja. Como empresário da dupla, idealizou o Projeto Acústico em 1996, com clipes gravados na Itália. A música “Mia Gioconda” foi incluída na trilha sonora da novela O Rei do Gado, da Rede Globo, e resultou na assinatura do maior contrato da carreira da dupla com a gravadora Warner Music.
O escritório que, em 2026, completa 30 anos de história passa a representar oficialmente Ralf em assuntos relacionados à carreira artística e profissional, incluindo agenda de shows, comunicação com contratantes, a coordenação de compromissos e projetos do artista.
Em uma entrevista exclusiva que já está movimentando as redes, Teagá — líder da Batucada do Teagá — recebeu a Influorg para um bate-papo revelador sobre o projeto que está elevando o pagode goiano ao cenário nacional. O encontro aconteceu logo após o lançamento do DVD “Batucada do Teagá”, gravado em Goiânia, e trouxe à tona os bastidores, as emoções e os próximos passos de um dos grupos mais promissores do gênero.
Gravado no espaço Dê um Salve, o DVD foi mais do que um show: foi uma celebração da cultura do Centro-Oeste, reunindo fãs, amigos e artistas em uma noite inesquecível. Teagá compartilhou com a Influorg a missão por trás do projeto — resgatar a essência do pagode tradicional e apresentar uma sonoridade moderna, vibrante e cheia de identidade.
Emoção, Raiz e Futuro
Durante a entrevista, Teagá falou sobre o impacto emocional de “Bagunçando Tudo”, single dedicado à sua filha, que ganhou destaque nas plataformas digitais e emocionou o público no registro ao vivo. A faixa representa o equilíbrio entre sentimento e técnica, marca registrada da Batucada do Teagá.
O grupo, que nasceu em 2020, já carrega uma trajetória sólida graças à experiência de Teagá como produtor e intérprete. Reconhecido como referência no pagode goiano, ele reforçou o compromisso com a valorização da cultura local e a expansão do gênero para novos públicos.
Próximos Passos: Pagode Sem Fronteiras
A entrevista também revelou os planos da Batucada para 2025. Novos singles com participações especiais de artistas nacionais estão a caminho, assim como uma agenda de shows que promete levar a energia contagiante da banda para diversas cidades brasileiras.
Com interação calorosa, alegria e autenticidade, a Batucada do Teagá está pronta para transformar rodas de samba em verdadeiros espetáculos de conexão e celebração.
Influorg + Teagá: Um Encontro Que Celebra o Pagode Brasileiro
A Influorg reafirma seu papel como plataforma que valoriza talentos genuínos, e Teagá mostra que o pagode goiano está mais vivo do que nunca — com novos protagonistas prontos para conquistar o Brasil.
O DVD foi só o começo. A Batucada do Teagá é agora um nome que ecoa além de Goiânia, levando o batuque da alma brasileira para o topo das playlists e dos palcos nacionais.
Com um lirismo afiado e muita intensidade política, a rapper Anna Suav apresenta seu novo single “KATANNA”. A faixa no estilo Drill, sucede o lançamento de “Barril 092” e marca o início de um novo ciclo criativo da artista amazônida e anuncia a chegada de novos trabalhos previstos para 2026. Ouça aqui!O lançamento vem acompanhado de um visualizer em preto e branco, em que Anna Suav interpreta a canção em um cenário minimalista, reforçando a força da mensagem por meio da presença e do olhar. Assista aqui!
Inspirada pelo longa-metragem “Infiltrado na Klan”, Anna transformou a raiva e a reflexão sobre as violências raciais em combustível criativo. A composição nasceu da percepção sobre como as pessoas negras precisam desenvolver múltiplas estratégias de sobrevivência para ocupar espaços que historicamente lhes foram negados – um processo que ela traduz poeticamente como o de um “agente infiltrado”.
“KATANNA fala sobre reparação e retomada. Tudo que conquistamos hoje, a partir de políticas públicas e da luta coletiva, não é algo que nos foi dado – é uma conquista por direito”, afirma Anna Suav.
Com produção musical de Enigma, a faixa é guiada por uma sonoridade densa, que mistura influências de Tasha e Tracie, Doja Cat e Travis Scott, em uma construção sonora que ecoa poder e introspecção. O resultado é uma faixa que canaliza raiva, consciência e resistência, sem perder a identidade estética pop e contemporânea que vem marcando a trajetória da artista.
A narrativa de “KATANNA” carrega o tom de revolta e direito de resposta, sem se confundir com vingança: é defesa e afirmação de existência. “A música fala sobre as estratégias que uma pessoa negra desenvolve para sobreviver socialmente – da anestesia ao fingir que não sabe. É sobre uma vivência violenta que molda, mas também desperta”, comenta a artista.
Com uma trajetória marcada por trabalhos como o EP Eva Grão (2021) e o álbum visual Ritual das Candeias (2022), Anna Suav vem se destacando lançamento após lançamento como uma das vozes de destaque da nova geração, uma artista que transforma indignação em discurso, e discurso em arte.
Destaque esse que vem ganhando reconhecimento no Brasil e no mundo. Ela foi uma das representantes brasileiras no Festival Trópix de Été, em Marseille, na França, no dia 5 de setembro, data em que se comemorou o Dia da Amazônia. A apresentação integrou uma programação dedicada às expressões artísticas amazônidas no espaço cultural Friche la Belle de Mai, um dos mais emblemáticos da Europa. A viagem resultou em três shows, em Marselha, Paris e Porto, Portugal. “Foi minha primeira mini tour internacional, a primeira vez que saí do Brasil e foi muito significativo para mim estar fazendo isso por meio do meu trabalho, levando a cultura hip-hop brasileira, amazônida, para esse outro espaço. Acho que isso é muito significativo, é uma expansão de público, é uma expansão de vivência. E essa oportunidade se deu por meio de dois processos: primeiramente, do convite da Trópix, que é uma produtora franco-brasileira, e da oportunidade da premiação da FUNART, o qual eu me inscrevi e fui contemplada”, completa.