Música
Cantor e compositor Márcio de Camillo apresenta o premiado projeto infantil “Crianceiras” pela primeira vez em Uberlândia
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7 meses agoon
Crédito da foto: Mario Castello
O “Crianceiras” nasceu em 2012 em Campo Grande, MS, Brasil, idealizado e realizado por Márcio de Camillo, com o objetivo de apresentar a música como ponte para a poesia de Manoel de Barros e Mário Quintana
São Paulo, 29 de abril de 2024 – Chega pela primeira vez em Uberlândia, no próximo dia 15 de maio, o premiado espetáculo Crianceiras, criado pelo renomado cantor, compositor e instrumentista sul-mato-grossense Márcio de Camillo. O projeto, que já encantou mais de meio milhão de crianças em todo o país, combina poesia, música e arte para despertar a imaginação e o amor pela cultura desde a mais tenra idade. O espetáculo, que será apresentado no Teatro Municipal de Uberlândia, é inspirado na obra do poeta Manoel de Barros. A nova turnê do “Crianceiras” tem início na última semana de abril.
A nova turnê terá início em Santa Cruz do Rio Pardo (SP) e seguirá para diversas cidades brasileiras, incluindo Uberlândia, Caxias do Sul, Porto Alegre, Florianópolis e mais. Com uma proposta educativa e artística, “Crianceiras” é uma experiência que vai além do palco, sendo também um aplicativo educativo disponível para download gratuito na Google Play e App Store. Tanto os CDs quanto o espetáculo e o aplicativo têm sido cada vez mais utilizados por professores e educadores como ferramenta pedagógica para aproximar seus alunos e educandos de obras de importante valor para a cultura brasileira.
Márcio de Camillo é uma figura emblemática da música brasileira, com uma carreira de 28 anos que abrange diversos estilos musicais, desde a guarânia e o chamamé até o folk, o blues e o rock’n’roll. Com quatro álbuns solos lançados e canções gravadas por renomados artistas como Renato Teixeira, Zé Geraldo, Sergio Reis e outros, Márcio é reconhecido não apenas pela sua versatilidade musical, mas também pelo seu compromisso com a valorização da cultura e do meio ambiente.
Além de sua carreira musical, Márcio De Camillo é fundador da Associação de Músicos do Pantanal (AMP), dedicada à divulgação e valorização da cultura do Mato Grosso do Sul, bem como à conscientização ambiental. Residente em São Paulo, Márcio já dividiu o palco com diversos artistas consagrados e continua a encantar o público com sua música e seu compromisso com a arte e a educação.
O projeto Crianceiras: Uma ponte entre a poesia e a educação
O “Crianceiras” nasceu em 2012 em Campo Grande, MS, Brasil, idealizado e realizado por Márcio de Camillo, com o objetivo de apresentar a música como ponte para a poesia de Manoel de Barros e Mário Quintana. Apresentado em diferentes formatos, como CD, aplicativo, capacitação para professores e dois espetáculos em circulação dirigidos por Luiz André Cherubini, o “Crianceiras” é muito mais do que um show, é uma experiência artística.
De maneira lúdica e criativa, o “Crianceiras” transforma a poesia em música, utilizando como base a obra de renomados poetas brasileiros. Com dois CDs já lançados, o primeiro inspirado na obra de Manoel de Barros e o segundo em Mário Quintana, o projeto continua crescendo e em breve trará novidades inspiradas na obra de outros poetas.
Além dos CDs, o projeto também deu origem a um aplicativo com conteúdo educativo disponível para download gratuito na Google Play e App Store. Tanto os CDs quanto o espetáculo e o aplicativo possuem um grande viés educativo e têm sido cada vez mais utilizados por professores e educadores como ferramenta pedagógica para aproximar seus alunos e educandos de obras de importantíssimo valor para a cultura brasileira, contribuindo para o desenvolvimento sustentável, alinhando-se ao ODS 4 da agenda 2030 da ONU, que promove a educação de qualidade, bem como aos objetivos da BNCC (Base Nacional Comum Curricular).
Com forte apelo educativo, os CDs “Crianceiras” são utilizados nas escolas como material didático, para aproximar as crianças da poesia, de forma lúdica e criativa, alinhando-se aos objetivos da BNCC (Base Nacional Comum Curricular). Por meio do projeto pedagógico “Crianceiras Poesia na Prática”, desenvolvido em parceria com a empresa “Diverte Cultural”, escolas de todo Brasil têm adotado o “Crianceiras” como parte integrante de suas atividades educativas desde 2017.
O sucesso do “Crianceiras” vai além das escolas, sendo apresentado em importantes festivais e congressos nacionais e internacionais. Com mais de 500 apresentações para escolas públicas, privadas e eventos de entretenimento, o projeto já alcançou mais de meio milhão de crianças em todo o Brasil. Sua flexibilidade permite que seja apresentado em diferentes formatos, adequando-se à necessidade do local e do público, focando também na acessibilidade e inclusão.
Devido à sua importância na educação, o projeto “Crianceiras” vem sendo estudado por mestrandos e doutorandos da área da educação no Brasil e em Portugal. Ao instigar o imaginário infantil e despertar o amor pela poesia, o “Crianceiras” valoriza as crianças como seres humanos plenos e capazes de compreender a complexidade da arte desde a mais tenra idade. Além disso, oferece um convite ao público adulto para reviver a inocência da infância, vivenciando um olhar de encantamento para as sutilezas da vida e valorizando as raízes brasileiras e seus criativos poetas.
Depoimento de Haline Nogueira da Silva Domingues, Doutora em Letras pela Universidade Estadual de Maringá (PR)
Título da tese: O Crossover literário na poesia de Manoel de Barros: o aplicativo Crianceiras
“Tive contato com o aplicativo Crianceiras no ano de 2016, quando estava terminando o Mestrado – no qual também estudei a poesia de Manoel de Barros. Na época, atuava como professora da Educação Infantil e resolvi explorar o app em minhas aulas. Foi sucesso. As crianças adoraram e a partir dessa prática em sala de aula desenvolvi meu projeto de Doutorado na UEM – Universidade Estadual de Maringá. Após ser selecionada para realizar os estudos, mergulhei na cultura Crianceiras. Fui até SP conhecer Márcio de Camillo – o qual se tornou meu grande amigo. Conheci também a Bruna Pigler – que participou do desenvolvimento do aplicativo. Assisti ao espetáculo Crianceiras Manoel de Barros e após dias de imersão real nesse mundo do Crianceiras retornei para minha cidade muito mais encantada e cheia de ideias, e a produção da minha tese foi um momento de aprendizado, vivência poética e muita emoção. Diziam que escrever uma tese seria difícil. Posso afirmar que foram os dois anos de pesquisa acadêmica mais profícuos de minha trajetória, pois além de produzir um material de estudo relevante e inovador para outros pesquisadores interessados na linguagem cibercultural e multimodal, também me humanizava dia após dia, enquanto pesquisadora, docente e amante da literatura como já dizia Antonio Candido, ‘a literatura desenvolve em nós a quota de humanidade na medida em que nos torna mais compreensivos e abertos à natureza, à sociedade e ao semelhante’.
Depoimento de Rosiane Pinto Machado, Doutora em Estudos da Criança – Especialidade Infância, Cultura e Sociedade pela Universidade do Minho (Braga-PT)
Título da tese: O lugar da poesia na infância: Projeto Crianceiras, uma ponte entre Manoel de Barros e o ato estético da linguagem
“Conheci o Espetáculo Cênico Musical Crianceiras com Poesias de Manoel de Barros, em 2013 no encerramento da 12ª Mostra de Cinema, na cidade de Florianópolis (SC). Em meio ao movimento das luzes e cores dos poemas musicados por Márcio De Camillo, surgia ali os primeiros desejos pelo tema poesia, como possibilidade de futura investigação, e um encantamento pelos poemas musicados. No espetáculo ‘Crianceiras poesias de Manoel de Barros’, sob a direção de Luiz André Cherubini, a palavra poética é convidada a passar pelos olhos, pela voz, pela escuta, pelos gestos diversos entrecruzados com outras materialidades, provocando vivências, e produções artísticas qualificadas. O Espetáculo Cênico Musical do Projeto Crianceiras consegue abraçar a criança e a convida para a experiência estética e poética, provocando uma vivência engendrada nas mais diferentes linguagens da arte, e ainda com recursos tecnológicos e midiáticos. Compreendemos ser este espetáculo uma performance de encantamento, uma verdadeira expressão artística de unidade variável, que produz gestos poéticos e canções em um evento singular no acontecimento e plural na multiplicidade de sentidos, tudo vivido ao mesmo tempo. O Espetáculo Cênico Musical Crianceiras é um encontro com esse novo sentir pela/na poesia que resgata a linguagem que brinca, os tesouros poéticos e a canção. O Projeto Crianceiras contribui na/para circulação da produção literária – em destaque a poesia de Manoel de Barros. Oferece a semente da poética, que precisa germinar dentro e fora dos muros da escola. Ao finalizar minha pesquisa sobre o Projeto Crianceiras fui provocada a pensar a escola como travessia para o enriquecimento da experiência estética e poética e ainda pensar no/a professor/a como a voz e a escuta, que busca e abre os caminhos na arte que transforma, e como diz o Poeta, que “desvê o mundo”. O espetáculo Crianceiras poesias de Manoel de Barros faz um chamado, para a infância brincar com os poemas cantados, nessa aproximação, com a riqueza poética e brincante, que o poeta oferece para despertar e ampliar os horizontes da criança pela arte.
Tenho uma imensa gratidão aos participantes da pesquisa em especial Márcio De Camillo, que com muita generosidade presentearam com suas vozes as bases para a produção de minha tese, e seguiram comigo na trajetória de minha pesquisa contribuindo efetivamente para minha formação poética e seguem potencializando a Poesia na formação de muitos/as professores/as e inúmeras crianças.”
Links Crianceiras:
Links Márcio de Camillo:
Música
Oriente apresenta novo álbum acústico, com participações de L7NNON, Cynthia Luz, Hariel, Ferrugem e mais
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28 de novembro de 2024O disco celebra ainda os 15 anos de história do grupo, e vai de encontro ao público em um show de lançamento no Cine Joia, em São Paulo
Depois de seis anos desde o último projeto, o Oriente retorna com um novo álbum acústico. A sonoridade marcante do rap, que transita entre o reggae e a MPB, do trio formado por pelos MCs Chino e Nissin e o multi instrumentista, produtor musical e beatmaker Nobru, ganha agora uma nova versão atravessada por mudanças como a paternidade, vivências internacionais e nacionais, experiências individuais e coletivas que culminam agora num Oriente mais maduro. Com mais de 15 anos de história, conquistando públicos por onde passa, e uma forte energia que emana em cada canção e apresentação, o grupo se une a artistas como Alexandre Carlo (da banda Natiruts) na faixa-foco “Oração”, além de L7NNON, Cynthia Luz, Hariel e Ferrugem para colaborações que integram as 14 faixas do novo álbum. Intitulado ORIENTE ACÚSTICO, o disco chega hoje às plataformas de streaming acompanhado de um audiovisual no canal de YouTube dos artistas, e se desdobra em videoclipes que serão lançados semanalmente em dezembro. Ouça aqui.
Precursores do gênero acústico no Brasil, o Oriente apresenta agora a sua terceira versão com uma série de regravações, parcerias inéditas e novas sonoridades. O repertório desta nova fase promete reforçar os laços com o público que acompanha a banda desde o início, e começou logo com o primeiro single e parceria revelados recentemente: o lançamento de “Hoje Não É Mais”, em colaboração com o rapper conterrâneo L7NNON. “Estamos muito empolgados em compartilhar este novo álbum com nossos fãs, que têm sido parte fundamental da nossa trajetória ao longo desses 15 anos. Cada canção reflete não apenas nossas conquistas e desafios, mas também a maturidade que adquirimos como artistas”.
As aguardadas tracks “O Vagabundo e a Dama” e “Pras Damas” chegam para coroar o disco ao lado de “Azulejo” – sendo as três únicas canções sem feat. Cada uma das faixas que complementam o álbum traz um colaborador que acrescenta uma camada única ao projeto: Alexandre Carlo, da banda Natiruts, soma em “Oração”, com uma vibe meditativa e positiva; “Nossa História”, por sua vez, tem a voz de Joyce Alane; enquanto “Ouvindo Oriente” traz Vitão, em um tributo à própria trajetória do trio. Em “Menina do Sol”, o trio 3030 colabora para trazer uma energia solar e romântica, e a faixa “Mandona 2” marca uma nova fase da clássica “Mandona”, com a presença de Hariel. A parceria com Ferrugem em “Luz da Lua” adiciona um toque de samba à mistura, e Lourena se junta ao grupo em “Na Areia”, proporcionando uma conexão poética. Por fim, “Praieira” com Armandinho (o qual o videoclipe chega no próximo ano), “Deixa Chover” com Maneva e “Liberta” com Cynthia Luz e Grego encerram a tracklist com composições singulares.
Donos de um público fiel e quase dois bilhões de plays, o grupo criado em 2009 em batalhas de rima em Niterói, no Rio de Janeiro, já se apresentou em festivais de renome como Rock In Rio, Planeta Atlântida e Planeta Brasil, além de já terem dividido palco com nomes de expressão no cenário musical como Damian Marley e Whiz Khalifa, além de tour pelos EUA e Austrália. Agora, em nova fase, eles pretendem rodar o país com o novo projeto, e a estreia acontece em São Paulo em um show de lançamento que une nostalgia e celebração, no dia 14 de dezembro, no Cine Joia. Ingressos já disponíveis aqui.
ASSISTA “ORIENTE ACÚSTICO” AQUI!
TRACKLIST
1 – NA AREIA FT. LOURENA
2 – AZULEJO
3 – OUVINDO ORIENTE FT. VITAO
4 – NOSSA HISTÓRIA FT. JOYCE ALANE
5 – O VAGABUNDO E A DAMA
6 – PRAS DAMAS
7 – PRAIEIRA FT. ARMANDINHO
8 – MANDONA 2 FT. HARIEL
9 – MENINA DO SOL FT. 3030
10 – HOJE NÃO É MAIS FT. L7NNON
11 – LUZ DA LUA FT. FERRUGEM
12 – DEIXA CHOVER FT. MANEVA
13 – LIBERTA FT. CYNTHIA LUZ E GREGO
14 – ORAÇÃO FT. ALEXANDRE CARLO
FICHA TÉCNICA
Realização: ORIENTE
Direção Criativa: Oriente
Management Oriente: Marcus Barros
Direção Geral e Produção Executiva: Lee Martinez
Assistência de Produção Executiva: Carol Barros
Direção de Conteúdo, Comunicação e Social Media: Laura Lyssa
Tráfego Pago: Mangolab
Assessoria de Imprensa: Gira Hub
Distribuição: OneRPM
Editora: Boca do Oriente/Warner Chappell Music Brasil Ed. Musicais Ltda.
FICHA TÉCNICA DE CADA UMA DAS FAIXAS + AUDIOVISUAL
SERVIÇO
Oriente faz show de lançamento @ Cine Joia, SP
Data: 14 de dezembro
Horário: 22h
Local: Cine Joia
Endereço: Praça Carlos Gomes, 82 – Liberdade, São Paulo – SP
Ingressos: https://www.cinejoia.com.br/eventos/oriente-acustico/
Música
Sleaford Mods e Hot Chip lançam as faixas “Nom Nom Nom” e “Cat Burglar”
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4 minutos agoon
28 de novembro de 2024Escute aqui.
Sleaford Mods e Hot Chip se uniram para um single colaborativo com as novas faixas “Nom Nom Nom” e “Cat Burglar”, que foram gravadas no Abbey Road Studios. As músicas foram lançadas em 26 de novembro pela gravadora e loja de discos Friendly Records, de Bristol, para ajudar a instituição de caridade War Child.
A arte desse lançamento exclusivo foi criada especialmente para o projeto pelo aclamado artista britânico David Shrigley.
A colaboração surgiu quando a banda londrina convidou a dupla de Nottingham para participar de uma das inovadoras e revolucionárias Lock In Sessions de Abbey Road. Convidando talentos a se unirem para criar algo novo dentro das paredes do icônico estúdio, cada sessão é totalmente documentada e um curta-metragem capturando os “Hot Mods” – como as bandas se apelidaram – esse trabalho pode ser assistido AQUI.
A faixa principal, “Nom Nom Nom”, combina as melhores características de ambas as bandas, criando um groove suave, porém ousado, que é tão feliz na pista de dança quanto no mosh-pit.
“No dia, entramos frios e simplesmente nos entregamos a ele. Nom Nom Nom é uma continuação lírica do nosso álbum UK GRIM sobre o riff do teclado de Andrew, construído por Hot Chip e terminando com um excelente refrão de Alexis”, explica Jason Williamson, do Sleaford Mods. “Cat Burglar é uma jam estranha de rock progressivo e B52s que explora os corredores estreitos da experiência humana moderna.”
Hot Chip acrescenta que as sessões representam os resultados de uma troca de ideias e músicas verdadeiramente livre e encorajadora entre os dois grupos, o que significa que ambas as músicas foram escritas e gravadas em Abbey Road em apenas algumas horas.
“Fazer essas músicas em um dia em Abbey Road foi uma experiência incrível”, explica a banda. “Chegamos sem um plano, mas rapidamente começamos a trabalhar juntos de forma harmoniosa, com muita improvisação e muito pouco ego. Somos muito gratos ao Sleaford Mods por ter se juntado a nós e estamos muito orgulhosos do resultado.”
Percebendo que haviam feito algo especial juntos, o Sleaford Mods decidiu que as faixas seriam perfeitas quando a Friendly Records abordou a dupla para participar de seu projeto com a War Child, proporcionando a “Nom Nom Nom” e “Cat Burglar” o lar perfeito.
“A arte da capa, criada pelo grande David Shrigley, é a cereja do bolo, pois representa perfeitamente a música e a letra”, continua Jason Williamson, do Sleaford Mods. “Deixando toda a criatividade de lado, e o mais importante, doamos as músicas para a War Child. Eles estão fazendo um trabalho importante em uma época em que o mundo está um caos e, embora não possamos consertar o caos, podemos fazer um pouco para ajudar.”
A Abbey Road Lock In Session, que serviu de trampolim para o projeto, é a mais recente de um projeto contínuo organizado pelos estúdios londrinos, que não apenas reúne diferentes talentos em suas salas lendárias, mas também oferece aos fãs uma visão única do processo criativo, já que cada sessão é documentada e filmada.
“Ao reunir Hot Chip e Sleaford Mods pela primeira vez, as duas bandas usaram o estúdio como uma sala de jogos criativa sem limites. Foi um dia incrível de criatividade e colaboração”, diz Mark Robertson, diretor de marca da Abbey Road, sobre a sessão, que se seguiu ao fato de o estúdio ter recebido bandas como Fontaines D.C., Porridge Radio, Hak Baker e Bernard Butler para colaborações semelhantes.
“A música resultante é algo raro – algo verdadeiramente único que, de alguma forma, mistura as assinaturas de ambas as bandas, criando algo novo, vibrante e essencial”, acrescenta Robertson.
O single conjunto resultante está sendo lançado como parte da série da Friendly Records para a War Child, que já lançou anteriormente faixas de bandas como Portishead e Idles.
Sleaford Mods são Jason Williamson e Andrew Fearn. Hot Chip é formado por Alexis Taylor, Joe Goddard, Al Doyle, Owen Clarke e Felix Martin.
Sobre a ForMusic:
Fundada no ano de 2016 por Nando Machado e Daniel Dystyler, a ForMusic é uma agência de marketing e promoção focada em projetos de música que conecta marcas, empresas, artistas e gravadoras de todo o mundo que querem ver o seu público crescer dentro do Brasil. Desde o início, ganhou destaque por trabalhar com as principais gravadoras e selos independentes do mercado, e hoje, representa artistas de nomes como Beggars Group, Domino Records, [PIAS], Nettwerk, Big Loud, entre muitas outras.
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Música
Carol Seubert aposta no afro house em sua nova track, “Feeling This”
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28 de novembro de 2024- Carol Seubert, reconhecida por sua energia e versatilidade, já se apresentou em eventos de renome como Lollapalooza, Greenvalley, Laroc e Primavera Sound. Suas produções receberam apoio de artistas como Chris Lake, Bob Sinclair e Nicky Romero
- A nova faixa reflete a habilidade de Carol em traduzir sua personalidade energética em produções que conectam arte e audiência. “Feeling This” consolida seu compromisso em explorar novas essências musicais, sendo uma amostra de sua constante evolução no cenário da música eletrônica.
Ouça “Feeling This” em todas as plataformas digitais
Carol Seubert, DJ e produtora de Santa Catarina, retorna com um novo lançamento que promete elevar sua identidade sonora a novos patamares. “Feeling This”, sua mais recente faixa, chega a todas as plataformas digitais nesta sexta-feira (29 de novembro) pela Beeside Records. Reconhecida por sua flexibilidade e dinâmica nas produções, Carol incorpora elementos rítmicos marcantes, percussões e synths influenciados pelo afro house em uma base de groove forte e dançante, ideal para dominar as pistas de dança.
A nova faixa reflete a habilidade de Carol em traduzir sua personalidade energética em produções que conectam arte e audiência. “Feeling This” consolida seu compromisso em explorar novas essências musicais, sendo uma amostra de sua constante evolução no cenário da música eletrônica.
Recentemente, Carol Seubert colaborou com Vee Brondi no lançamento de “The Light”, também pela Beeside Records. Essa faixa, que combina sonoridades Afro e Tribal House, conquistou ouvintes com seus vocais, percussões e uma linha de baixo poderosa, reafirmando sua aptidão para criar grooves únicos. Essa colaboração também marca uma nova fase na carreira de ambos os artistas.
Criativa e ousada, Carol Seubert é uma artista que carrega a música eletrônica em seu DNA. Com uma carreira marcada por performances em eventos icônicos como Lollapalooza, Greenvalley, Laroc, D-Edge, Primavera Sound e Alok AlE, Carol já levou suas batidas a diversos países, incluindo China, México, Costa Rica e Croácia. Sua capacidade de criar sets únicos, que transitam entre house, tribal house e tech house, a posiciona como uma das produtoras mais dinâmicas do cenário atual. Seu trabalho tem chamado a atenção de grandes nomes da música eletrônica, como Chris Lake, Bob Sinclair, Nicky Romero, Matroda, Loulou Players, Sharam Jey, Dubdogz, KVSH e Bhaskar, que frequentemente incluem suas faixas originais em seus sets. Além disso, Carol é reconhecida por seu diálogo entre música e moda, conectando-se ao público por meio de expressões artísticas diversas.
Responsável por lançar “Feeling This”, a Beeside Records é uma gravadora focada em música eletrônica que vem se destacando por unir artistas com uma abordagem inovadora. Criada em 2024 por Rick Bonadio e Bruno Martini, a gravadora se posiciona como um hub criativo que valoriza produções originais e sonoridades autênticas, proporcionando espaço para projetos que conectam influências globais e locais.
Com “Feeling This”, Carol Seubert reafirma seu papel como uma das grandes apostas da música eletrônica brasileira e promete continuar surpreendendo com sua musicalidade ousada e criativa.
Links Beeside Records:
Links Carol Seubert:
Sobre Carol Seubert:
Criativa e ousada, Carol Seubert carrega a música eletrônica em seu DNA. Nascida em Santa Catarina, uma das regiões mais tradicionais da cena de e-music no Brasil, a DJ e produtora se destaca em mixes que evidenciam sua técnica e sensibilidade para a pista, entregando sets únicos que navegam entre o house, tribal house e tech house.
Sua personalidade energética e dinâmica já marcou presença em palcos como Lollapalooza, Greenvalley, Laroc, D-Edge, Primavera Sound e Alok AlE, e suas batidas já ecoaram em pistas de dança em diversos países, incluindo China, México, Costa Rica e Croácia.
Nomes como Chris Lake, Bob Sinclair, Nicky Romero, Matroda, Loulou Players, Sharam Jey, Dubdogz, KVSH e Bhaskar já testaram e aprovaram as faixas originais da produtora.
Conectando música e moda, Carol Seubert entende o poder que a música exerce e o diálogo com várias expressões artísticas que a aproximam do público.
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