Connect with us

Business

Rumo à realização profissional: Descubra estratégias para alavancar sua carreira em 2024

Published

on

Fim de ano e início de ano frequentemente trazem muitas reflexões sobre a carreira. Quando falamos de carreira, encontramos pessoas em diversos momentos: satisfeitas, insatisfeitas, com vontade de crescimento e busca por cargos mais elevados, buscando mudança de emprego, recomeço total, reintegração ao mercado de trabalho ou até mesmo empreendedorismo. Não importa em que ponto alguém esteja, a carreira está em constante evolução, composta por uma variedade de experiências, desde empregos e cargos até formações, habilidades desenvolvidas e conquistas alcançadas. A noção de carreira transcende um simples currículo e história, envolvendo muitos outros aspectos relevantes na jornada profissional.

Dentro desse contexto e considerando os diversos fatores externos, discutir sobre o tema e tomar as melhores decisões não é tarefa simples. Existem profissionais como coaches e mentores que não apenas auxiliam na criação de estratégias e planos para o desenvolvimento profissional, mas também ajudam na definição de objetivos, na execução de mudanças e no desenho de novos caminhos, possibilitando a realização de sonhos que antes pareciam inalcançáveis.

Para oferecer insights sobre o tema, compartilhamos dicas da especialista em carreira e desenvolvimento profissional, Fernanda Fernandes, que não só contribuem para a sua trajetória profissional, mas também para a realização! Veja a seguir.

• Autoconhecimento
Autoconhecimento é um dos fatores primários para uma carreira. Entender seus gostos, interesses, talentos, habilidades, história de vida são fundamentais.
Entendendo sobre si é possível direcionar a vida e a carreira para atividades de maior prazer e de maior aderência ao seu perfil, é possível realizar escolhas mais assertivas, é possível se destacar nos empregos e nos processos seletivos, assim como diversos outros benefícios. Se eu te perguntasse agora, quem é você, o que responderia?

• Planeje sua Carreira
Como a conhecida frase de Lewis Carrel no Alice no País das Maravilhas “Se você não sabe para onde ir, qualquer caminho serve”. Saber onde quer chegar é outro ponto fundamental para carreira, contribuindo para o alcance do sucesso, da empregabilidade e de realização profissional e, tem como principais benefícios o protagonismo na carreira, a possibilidade de escolhas direcionadas, o autoconhecimento, a melhoria do desempenho e o reconhecimento profissional, entre diversos outros.

O planejamento de carreira é uma forma de definir esse objetivo e de estruturar o caminho necessário para o alcance, tendo como ponto de partida o momento profissional atual. Sendo assim, comece definindo seu objetivo profissional.
Uma pergunta norteadora é” Aonde você quer chegar?” Quer chegar a um cargo de liderança, ter um salário X, retornar ao mercado de trabalho”, que objetivo seria esse?

Com o foco definido, determine um prazo, seja 1 ano, sejam 10 anos, determine o tempo que quer alcançar o que deseja. Com essas duas etapas estipuladas, hora do plano de ação. O plano de ação consiste quebrar o objetivo em etapas. A pergunta guia dessa etapa é “o que é necessário fazer para chegar ao meu objetivo?”. O plano de ação também requer prazos para a conclusão e pode ser composto de várias ações, tais como, concluir o curso Y, ter a reserva financeira Z, ser fluente no idioma, realizar networking etc.

• Declare os seus objetivos
A declaração de objetivos ajuda em diversos fatores e um deles é a memória. Nossa memória é falha, logo podemos esquecer, principalmente os detalhes, além disso, quando revisitamos um fato, revisitamos com o olhar do momento presente e não com o do fato ocorrido. Então declarar, ter isso por escrito, é uma forma de lembrar de maneira mais certeira seus objetivos, plano de ação e principalmente o porquê das escolhas.

Ter o objetivo e o plano de ação escrito, também ajuda na execução, pois há esse apoio do que e das razões. Sugiro inclusive disponibilizar em algum lugar de fácil acesso, sendo assim um lembrete constante. Além disso, as pessoas costumam relatar que quando planejam e disponibilizam para lembrete, se sentem mais motivadas e alcançam mais seus objetivos.

Um benefício também de declarar é ter o apoio dos amigos, por exemplo, quando compartilha com eles seus objetivos. Dessa forma, é possível receber apoio, gerar motivação e comprometimento, pois eles te ajudam a lembrar, além de serem facilitadores do processo. Um exemplo é buscando um novo trabalho, empresas gostam de indicação, seus amigos sabendo, podem ser parceiros para te indicar e até mesmo compartilharem vagas que talvez não teria acesso.

• Simplifique suas decisões e diga não
Quanto mais opções temos, mais dúvidas teremos e mais desafiadoras serão as escolhas. Um planejamento de carreira, por exemplo, traz clareza dos nossos objetivos. E, quando temos clareza, dizer não e fazer escolhas é mais fácil.

Por mais claro que seja nosso objetivo, situações irão ocorrer e haverá necessidade de um posicionamento. Quando isso ocorrer, avalie se a situação te afasta ou te aproxima do seu objetivo. Se te afastar, será que vale se dedicar e dizer sim?
Outra forma também é reduzir suas opções, por exemplo, eliminando-as. Uma forma de eliminar é avaliar uma com a outra, prefiro A ou B, B ou C e assim segue até ter a decisão.

• O que você tem dito a você?
Nosso cérebro trabalha baseado em comandos, sendo assim, quais comandos você tem se dado? De disposição ou de preguiça, de autoconfiança ou de baixo confiança, de capacidade ou de incapacidade?

Muitos desses comandos irão te aproximar ou afastar do que deseja, por exemplo, quando você acorda e trabalha de home office, você tem um ritual de acordar, se cuidar e se sentar para trabalhar ou levanta e senta direto no computador? Se optou pela segunda, você está dizendo ao seu cérebro e corpo que pode continuar mais lento e não dizendo, vamos, é hora de trabalhar. Pode não parecer, mas isso afeta sua capacidade de atenção, agilidade, capacidade de ação etc, é como se ainda permanecesse em descanso, digamos assim.

Ou será que o comando que se dá é “eu sou assim e não vou mudar” ou “eu não consigo aprender sobre isso”? Então vou te contar um segredo, é se chama neuroplasticidade, é a capacidade de criarmos novas conexões neuronais e aprender mesmo com 80 anos de idade. É a capacidade que temos de mudar padrões, criar e desconstruir hábitos e de nos desenvolvermos. Toda vez que você faz algo novo, recebe um estímulo, há uma conexão neuronal nova sendo criada, quanto mais você repete, mais forte ela se estabelece, melhor habilidade você tem. Sendo assim, mude seus comandos e veja mudanças na sua vida.

• Pare e descanse
Cada vez mais as pesquisas demonstram a importância do descanso para o alto desempenho e para a saúde mental. Uma mente cansada não produz e dificilmente gera bons resultados.

As neurociências já comprovaram que temos limites para a tomada de decisão, a força de vontade e para o foco e atenção, devido a isso precisamos parar, descansar e ter certos limites. Já percebeu que é muito mais difícil resistir ao brigadeiro a noite do que depois do almoço?

Pode parecer clichê, mas faça pausa entre as atividades, limite horário de trabalho, durma bem. Essas são ações fundamentais para o descanso e a recuperação cognitiva.

Gostou das Dicas? Pronto para iniciar mudanças na sua carreira?

Fernanda Fernandes, especialista em carreira e desenvolvimento profissional, desvenda os segredos do sucesso ao cultivar talentos, habilidades e potenciais individuais de forma personalizada. Indo além da consultoria tradicional, guia seus clientes para o reconhecimento e realização profissional, combinando habilidades técnicas, emocionais e comportamentais. Sua abordagem única, identifica e nutre os talentos, ajudando profissionais a enfrentarem situações desafiadoras e a encontrarem significado em suas trajetórias. Com um olhar atento para o futuro do mercado de trabalho, Fernanda destaca a importância do protagonismo, da adaptabilidade e da constante busca por aprendizado na construção da carreira.

Entre em contato, para alavancar sua carreira e alcançar sua satisfação profissional.

Fernanda Fernandes – Linkfly

Instagram @fernandafernandes.dh

Continue Reading
Advertisement

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Business

Bares e restaurantes podem aproveitar a Black Friday para maximizar as vendas de fim de ano

Published

on

Executivas do Grupo Simão sugerem estratégias para atrair clientes e garantir vendas durante o período de promoções

A Black Friday, celebrada anualmente na última sexta-feira de novembro, se tornou um evento muito aguardado pelos consumidores ao oferecer descontos e promoções em uma ampla gama de produtos e serviços. Para bares e restaurantes, é uma oportunidade para aumentar o movimento, otimizar as vendas e engajar clientes para as festas de fim de ano.

Um estudo realizado em 2022 pela Linx, empresa do grupo StoneCo. e especialista em tecnologia para o varejo, mostrou que o setor de food service registrou um crescimento de 10,7% nas vendas e de 6% no faturamento durante a Black Friday naquele ano, em comparação com uma sexta-feira comum.

Segundo Mislene Lima, especialista em encantamento ao cliente e  líder de vendas do Grupo Simão, empreendimento com mais de 30 anos de tradição que reúne nove empresas e mais de 100 funcionários, a Black Friday oferece uma chance única para bares e restaurantes aproveitarem o entusiasmo da data. “Além das promoções tradicionais, existem diversas formas de agregar valor e atrair novos clientes, ao mesmo tempo em que se prepara o terreno para as festividades de fim de ano”, diz.

Para Lidiane Bastos, CEO do Grupo Simão, bares e restaurantes podem não só aumentar suas vendas na Black Friday, mas também aproveitar a data para engajar o público e garantir um bom movimento durante as festas de dezembro. “É possível, até mesmo, oferecer descontos para reservas antecipadas em eventos de empresas ou espaços para o Natal e o Ano Novo”, sugere.

Confira algumas estratégias para bares e restaurantes aproveitarem a Black Friday, segundo as executivas do Grupo Simão:

Promoções exclusivas e pacotes – Para atrair mais clientes, o estabelecimento pode criar promoções de pacotes exclusivos, como combos de bebidas e petiscos ou refeições completas a preços reduzidos. “Oferecer promoções como ‘compre um, ganhe outro’ ou drinks duplos no happy hour pode incentivar os clientes a trazer amigos, aumentando o ticket médio e o volume de vendas”, afirma Mislene.

Descontos antecipados em reservas de fim de ano – É possível oferecer descontos para reservas antecipadas e vouchers com descontos especiais para serem usados nas festividades, ajudando a fidelizar os clientes e a assegurar um fluxo de caixa consistente.

Promoções de experiências – Segundo as executivas, a Black Friday também é um momento perfeito para promover experiências exclusivas, como degustações de vinhos ou jantares com menus especiais. “Oferecer eventos diferenciados, como harmonizações ou experiências gastronômicas, pode atrair clientes que querem vivenciar algo novo e único, aumentando a percepção de valor do estabelecimento e incentivando o retorno em datas festivas”, explica Mislene.

Divulgação nas redes sociais e parcerias com influenciadores –  De acordo com Lidiane, é importante aproveitar o potencial das redes sociais para divulgar as promoções da Black Friday. “Os gestores dessa área devem criar conteúdos atrativos, com fotos dos pratos e bebidas em promoção, além de anunciar pacotes e eventos especiais. Estabelecer parcerias com influenciadores locais também é uma ótima maneira de aumentar a visibilidade das ofertas”, finaliza a executiva.

Sobre o Grupo Simão

O Grupo Simão reúne as marcas Olaplastic e Simão Distribuidora  e tem como missão levar praticidade para o dia a dia, oferecendo uma ampla variedade de produtos, desde embalagens e utensílios de cozinha até descartáveis e equipamentos diversos. Com mais de 30 anos de tradição, integra nove empresas e mais de 100 funcionários.

Para mais informações, visite o site ou o Instagram.

*Mislene Lima é especialista em encantamento ao cliente e  líder de vendas do Grupo Simão, empreendimento com mais de 30 anos de tradição que reúne nove empresas e mais de 100 funcionários. Para mais informações, visite o Instagram.

*Lidiane Bastos é administradora de empresas e CEO do Grupo Simão, empreendimento com mais de 30 anos de tradição que reúne nove empresas e mais de 100 funcionários. Para mais informações, visite o Instagram.

Continue Reading

Business

Estratégias de encantamento agregam valor à jornada do cliente

Published

on

Colocar o cliente no centro das tomadas de decisão é fundamental para a fidelização

O encantamento do cliente é um conceito que vai muito além da subjetividade. São ferramentas e técnicas de customer centric que levam ao sucesso das maiores corporações do mundo. Empresas de diversos setores estão descobrindo o poder do encantamento em suas operações diárias, ao transformar interações comuns em experiências memoráveis para o público.

Uma das grandes vantagens de estratégias que colocam o consumidor no centro é o uso da análise preditiva para avaliar o Customer Lifetime Value (CLV), permitindo que as empresas entendam melhor o valor a longo prazo de cada cliente e adaptem suas ações para maximizar essa relação. Com base em algoritmos e dados de comportamento, as empresas podem prever o valor futuro de cada pessoa, o que possibilita uma alocação de recursos mais eficiente e campanhas personalizadas que aumentam a lealdade e a retenção.

De acordo com Alexandre Slivnik, especialista em excelência de serviços e vice-presidente da Associação Brasileira de Treinamento e Desenvolvimento (ABTD), o compromisso com a geração de encantamento com o cliente é, sem dúvida, primordial para que uma organização tenha sucesso nessa jornada. “Muitas empresas estão investindo em setores exclusivos para criar experiências memoráveis, pois sabem que as preferências dos consumidores mudaram. Hoje, clientes esperam uma experiência fluida, personalizada e encantadora”, explica.

De maneira prática, o relatório Customer Experience Trends de 2023, desenvolvido pela Zendesk, revelou que 70% dos consumidores estão dispostos a pagar mais para empresas que oferecem uma experiência superior. Esse dado reflete a importância das ações de encantamento, que não apenas atendem, mas superam as expectativas do cliente.

Estratégias do encantamento

A formação “Estratégia da Magia“, desenvolvida por Alexandre, capacita profissionais a adotar práticas inspiradas no atendimento da Disney e em empresas que transformaram seus produtos e serviços em experiências. Com técnicas como empatia, dedicação e continuidade na jornada do cliente, a metodologia busca ajudar negócios de todos os tamanhos a proporcionar um atendimento inesquecível.

Com base nas melhores práticas de empresas como Disney e Apple, conhecidas pelo compromisso com a experiência excepcional, a “Estratégia da Magia” ensina que o encantamento é mais do que um momento, mas sim uma experiência construída ao longo de todo o relacionamento com o público.

“Cada interação é uma oportunidade para gerar satisfação e criar uma conexão emocional que transcende o simples atendimento. Na formação, são exploradas técnicas de personalização, atenção ao detalhe e continuidade do relacionamento, incluindo quatro pilares fundamentais que tornam o atendimento algo marcante e promovem a lealdade do consumidor”, conclui o especialista.

Sobre Alexandre Slivnik

Alexandre Slivnik o único brasileiro a dar a volta ao mundo em um avião privado da Disney para conhecer os bastidores de todos os parques da empresa no mundo, juntamente com seus maiores executivos. É reconhecido oficialmente pelo governo norte americano como um profissional com habilidades extraordinárias na área de palestras e treinamentos (EB1).

Autor de diversos livros, entre eles do best-seller O Poder da Atitude. Diretor executivo do IBEX – Institute for Business Excellence, sediado em Orlando / FL (EUA). Vice-Presidente da ABTD – Associação Brasileira de Treinamento e Desenvolvimento. Professor convidado do MBA de Gestão Empresarial da FIA / USP.

Palestrante com mais de 20 anos de experiência na área de RH e Treinamento. Atualmente um dos maiores especialistas em Encantamento de Clientes no Brasil. Palestrante Internacional com palestras feitas nos EUA, EUROPA, ÁFRICA e ÁSIA, tendo feito especialização na Universidade de Harvard (Graduate School of Education – Boston / EUA).

Para mais informações, acesse o site oficial: www.alexandreslivnik.com.br .

Continue Reading

Business

Manutenção de Empregos: como a Recuperação Judicial pode salvar postos de trabalho

Published

on

Ferramenta jurídica é aliada estratégica na preservação de empregos e na sustentabilidade econômica

A recuperação judicial tem se mostrado uma solução eficaz para empresas em crise que desejam manter suas operações e proteger seus colaboradores. Em um cenário de desafios econômicos, essa ferramenta jurídica oferece a oportunidade de reestruturar finanças, preservar empregos e minimizar os impactos sociais causados por possíveis falências.

Instituída pela Lei nº 11.101/2005, a recuperação judicial permite que empresas em dificuldades financeiras elaborem um plano de reestruturação para pagar seus credores, enquanto continuam operando. Isso é vital para preservar empregos e manter a atividade econômica.

Para Jéssica Farias, advogada e administradora judicial, a recuperação judicial vai além de uma estratégia financeira. “É um mecanismo que protege o maior ativo das empresas: seus colaboradores. Quando bem conduzida, a recuperação judicial preserva postos de trabalho e gera impacto positivo para a sociedade como um todo”, destaca.

O desemprego é uma das consequências mais preocupantes das falências empresariais. A recuperação judicial atua como um amortecedor social, impedindo que trabalhadores sejam demitidos em massa. Dados mostram que, nos últimos cinco anos, empresas em recuperação judicial conseguiram preservar mais de 1,5 milhão de postos de trabalho no Brasil.

Segundo Jéssica Farias, a preservação de empregos beneficia não apenas os colaboradores diretos, mas também toda a cadeia produtiva e a economia local. “Empresas que optam pela recuperação judicial demonstram compromisso com sua força de trabalho, mantendo a roda econômica girando em suas comunidades,” explica.Empresas do setor industrial, varejista e de serviços têm utilizado a recuperação judicial para evitar cortes excessivos de pessoal. Em muitos casos, essas companhias conseguiram renegociar dívidas e reestruturar suas operações, assegurando a estabilidade de seus quadros de funcionários.

Para empresas em recuperação judicial, a prioridade é ajustar dívidas e equilibrar receitas. No entanto, o processo também exige uma abordagem estratégica para fortalecer o vínculo com colaboradores. Empresas que adotam práticas de comunicação transparente e oferecem suporte aos trabalhadores durante a reestruturação têm maiores chances de sucesso.
Além de preservar empregos diretos, a recuperação judicial protege indiretamente trabalhadores em toda a cadeia produtiva. Fornecedores, distribuidores e prestadores de serviços dependem da continuidade das operações das empresas em recuperação para manter suas atividades.

Jéssica Farias reforça a dimensão social dessa ferramenta. “É importante lembrar que, ao salvar uma empresa, estamos protegendo famílias, evitando colapsos em comunidades e fortalecendo o tecido social”, pontua a especialista.

A recuperação judicial é mais do que uma alternativa para empresas em crise: é uma solução que protege empregos e sustenta a economia. Em um país com desafios socioeconômicos significativos, utilizar essa ferramenta de forma estratégica é essencial para garantir a sobrevivência de empresas e o bem-estar de seus colaboradores.

Continue Reading

Leia Tambem

Famosos13 horas ago

Black Friday do Embaixador: perfumes de Gusttavo Lima terão maior desconto do ano

Na próxima sexta (29), produtos do cantor podem chegar a até 70% off A marca de perfumes e cosméticos do...

Famosos1 dia ago

Juliana Herc participou da primeira edição GQ Night Of The Year em Lisboa

A apresentadora e influencer Juliana Herc esteve em Portugal, onde participou da primeira edição da GQ Night Of The Year...

Famosos1 dia ago

Heitor Ximenes e seu projeto social “Fabrica de Sorrisos” celebram 5 anos com uma edição natalina especial

No próximo dia 11 de dezembro, o influenciador Heitor Ximenes realizará a 5ª edição do projeto social “Fábrica de Sorrisos”,...

Famosos1 dia ago

Helena Strada celebra volta às passarelas em desfile na Casa Fróes

A atriz e modelo Helena Strada está encerrando o ano rindo à toa. Acostumada a desfilar para diversas marcas desde...

Famosos5 dias ago

Sophia Eldo e Sua Influência Positiva no Entretenimento

Sophia Eldo é mais do que uma artista de sucesso; ela é um símbolo de inspiração para seus fãs, carinhosamente...

Famosos5 dias ago

A trajetória de sucesso da influencer Bárbara Macedo

Com una trajetória incrível, unindo suas paixões pela Educação Física, Nutrição e moda, além de ser uma mãe dedicada e...

Famosos5 dias ago

A jornalista e apresentadora Kallyna Sabino será uma das palestrantes do Festival de Conteúdo Mundo La Feria

Nos dias 23 e 24 de novembro, Alphaville, São Paulo, será o cenário do Festival de Conteúdo Mundo La Feira,...

Famosos5 dias ago

Arianni Bastos se destaca na internet com seus conteúdos

Arianni Bastos, uma mulher simples, real, brincalhona, leve, que mora em Goiânia, começou a se destacar na internet esse ano...

Famosos5 dias ago

Haiany Silva lança livro que inspira a espera em Deus e fortalece a fé

Natural de Congonhas, Haiany é escritora, pastora e servidora efetiva do município, onde realiza um trabalho significativo em prol da...

Famosos5 dias ago

Artista de Akron Recebe Orientação de Bobby Luv, Reconhecido Compositor do OHB Music Group

A música sempre foi um território onde parcerias e mentorias moldam carreiras. É exatamente isso que está acontecendo entre Juston...

Famosos5 dias ago

Edson Eddel Encanta em Festa de 15 Anos com Tema “Butterfly” no Castelo do Batel

O icônico estilista Edson Eddel acrescentou mais um capítulo memorável à sua carreira ao participar da deslumbrante festa de 15...

Famosos5 dias ago

Emilyn Duran uma influenciadora digital, modelo e empreendedora de Goiânia

Formada em Administração de Empresas, atualmente cursa Direito e se especializa em Marketing por meio de uma pós-graduação. Sua paixão...

Famosos1 semana ago

Treino aliado à tecnologia fez rapper KayBlack conquistar 8kg de massa muscular com protocolo médico personalizado

Artista passou por tratamento multidisciplinar com Dr. Lucas Luquetti, médico especializado em nutrologia e fundador da Clínica Nova Anália, em...

Famosos1 semana ago

Juliana Herc foi a apresentadora da 25ª edição do Grammy Latino, em Miami pela Revista GQ Portugal

A apresentadora Juliana Herc conduziu a 25ª edição do Grammy Latino, que ocorreu na última quinta-feira (14) em Miami, nos...

Famosos1 semana ago

Carol Marques a influencer que vem se destacando com suas dicas na internet

Carol Marques é uma influenciadora digital que tem se destacado por sua capacidade de equilibrar duas carreiras: a de farmacêutica...

Business1 semana ago

Premiado Nacionalmente, Daniel Reis Lidera Como Empreender e Planejador Financeiro nos Estados Unidos

Daniel Reis, reconhecido jornalista e relações públicas, lidera com distinção a DKBEN Comunicação como CEO e presidente. Sob sua direção,...

Famosos1 semana ago

Silvio Maia, o assessor que cuida da carreira de grandes artistas e influenciadores

O empresário Silvio Maia, proprietário da “Silvio Maia Assessoria de Imprensa”, é hoje um dos principais assessores de comunicação do...

Famosos1 semana ago

Trançando Histórias: um penteado afro que celebra a Consciência Negra

Hairstyle da Haut Models cria passo a passo inspirador que exalta a cultura e a beleza afro Em homenagem ao...

Famosos1 semana ago

Júlia Loza e Luiza Porto, sócias da ELAS Produtora, fazem mais uma entrega de sucesso em Salvador

No feriado de 15/11, a ELAS Produtora mostrou novamente sua força e capacidade de entrega com a segunda edição do...

Famosos1 semana ago

Gracyanne Barbosa faz participação no Nudecast

Gracyanne Barbosa ganhou notoriedade quando se tornou dançarina do grupo musical Tchakabum, um grande sucesso do fim dos anos 90...

Advertisement 300x250 Genérico

Trending

Copyright © MoneyFlash - Todos os Direitos Reservados.