Chega o fim de ano nos países tropicais e a primavera começa a se despedir para dar lugar ao verão. É o período em que temos de enfrentar altas temperaturas. Até aí, não há nenhuma novidade. A questão é que este ano, no Brasil, estamos diante do calor extremo, um fenômeno que está colocando à prova nossa capacidade de resiliência.
Para enfrentar a onda de calor, que pode persistir em algumas localidades do país nas próximas semanas, é preciso tomar algumas precauções, principalmente com idosos, pessoas com comorbidades e crianças. É fundamental evitar exposição ao sol nos horários de pico do calor, entre 12h e 16h, e beber muita água para manter o corpo hidratado, por exemplo.
Para convencer a garotada a se cuidar, uma dica é recorrer aos livros infantis. Histórias que abordam o tema de maneira lúdica, mesmo que de forma indireta, podem ajudar na conscientização.
Veja alguns títulos interessantes:
O reino do tempo
O livro, da autora Isa Colli, alerta para os riscos do desequilíbrio climático.
Em uma terra distante, dois bondosos monarcas viviam em harmonia com a natureza, comandando as estações do ano. Com o passar do tempo, sentiram a necessidade de encontrar substitutos para a tarefa.
Quatro crianças mágicas foram, então, preparadas para assumir essa responsabilidade e espalhar seus encantos por toda parte. Cada um foi batizado com o nome de uma estação: Primavera, Verão, Outono e Inverno.
Seria preciso, no entanto, manter o equilíbrio entre os quatro para garantir a continuidade deste trabalho tão importante para as pessoas que vivem no Planeta Terra. Será que eles irão conseguir?
O Sol que queria tomar banho de Lua
O Sol estava cansado de ouvir as canções sobre o astro noturno e das pessoas comentando sobre como era admirar a Lua. A grande estrela amarela estava determinada a tomar banho de lua, então bolou um plano: se escondeu atrás de uma nuvem imaginando que isso faria a Lua aparecer.
Nós sabemos que há dois acontecimentos que fazem parte da nossa vida diariamente: de dia há o Sol e de noite há a Lua. E, sabemos também que para um aparecer, o outro precisa ir embora.
Já dá para imaginar o que aconteceu quando o Sol se escondeu: os dias se tornaram intermináveis e a Lua não aparecia de nenhuma maneira.
A vida das pessoas estava sendo afetada, pois só havia dia. Porém apesar das tentativas das nuvens, o Sol não saia do lugar.
Na história, os leitores vão descobrir como a Lua conseguiu finalmente reaparecer, trazendo o equilíbrio de volta.
O Natal de Jorginho
É possível aprender as diferenças culturais entre países tropicais, de clima muito quente, e países de clima muito frio, com uma história infantil? Sim! E Jorginho nos mostra isso em uma aventura incrível sobre as suas expectativas com a chegada do primo espanhol, Pepe, para passar o Natal em sua casa, no Brasil.
Se o Papai Noel usa roupas adequadas para o frio, e bonecos de neve enfeitam a decoração típica desta época do ano, faz sentido que uma criança espere ansiosamente ver flocos de gelo na noite feliz. A frustração vivida pelo menino que, ao contrário do que imaginava, se depara com o calor escaldante do verão carioca é o fio condutor do livro “Natal do Jorginho”, escrito pelo autor mirim Tiago Vilariño, em parceria com sua mãe, a jornalista Tais Faccioli.
Em uma das cenas do livro, Jorginho e Pepe se divertem com um refrescante banho de mangueira. Ótima inspiração para encarar esses dias de calor extremo, não?
Diversão e conhecimento
Para além da parte lúdica, a autora Isa Colli ressalta que a literatura pode ser o ponto de partida para conversar com os pequenos sobre sustentabilidade e a responsabilidade que cada um de nós tem para garantir a preservação do planeta.
“O aquecimento global é causado pelo acúmulo crescente de dióxido de carbono e outros gases causadores do efeito estufa na atmosfera, graças à queima de combustíveis fósseis e ao desmatamento.
Segundo os especialistas, esse descontrole aumenta o risco de eventos climáticos extremos, como as ondas de calor intensas que estamos vivenciando. Medidas urgentes precisam ser adotadas pelos líderes mundiais a fim de garantir a sustentabilidade da Terra no futuro, mas também é fundamental conscientizar as novas gerações”, aponta a escritora.
No dia 31 de janeiro, é celebrado o Dia do Mágico, data dedicada a reconhecer a arte milenar do ilusionismo, responsável por despertar encanto, curiosidade e emoção em públicos de todas as idades. A magia, que atravessa gerações e se reinventa ao longo do tempo, segue conquistando espaço em eventos culturais, familiares, espetáculos e plataformas digitais.
Entre os nomes que vêm se destacando na cena mágica contemporânea está o mágico Brunno, conhecido por unir técnica, carisma e interação com o público em suas apresentações há mais de 16 anos em São Paulo. Com uma proposta moderna e acessível, Brunno transforma o ilusionismo em uma experiência próxima e envolvente, indo além dos truques tradicionais para criar momentos de surpresa e conexão com seu público nas festas, escolas e empresas onde se apresenta.
A data reforça a importância dos mágicos como artistas que estimulam a imaginação e o pensamento criativo, especialmente em um cenário cada vez mais tecnológico. Para Brunno, a magia é uma forma de comunicação: “Mais do que enganar os olhos, a ideia é provocar emoções e fazer o público voltar a acreditar no impossível, deixando-se se levar pela arte da magia e diversão, esquecendo dos seus problemas, angustias e aflições. É esse impacto emocional que torna cada apresentação única”, destaca o artista.
Ela está associada à figura de São João Bosco, nascido em 16 de agosto de 1815, em Becchi, na Itália, e morto em 31 de janeiro de 1888, em Turim. São João Bosco é considerado um dos grandes santos místicos do catolicismo e tornou-se notório em virtude dos sonhos e visões premonitórios que teve. O santo italiano é considerado padroeiro dos mágicos porque, quando adolescente, valia-se da prática do ilusionismo e de outras formas de entretenimento para ajudar a família em sua renda. É um convite para reconhecer a magia como expressão cultural, capaz de unir técnica, criatividade e emoção em um espetáculo que atravessa gerações.
Sobre Brunno:
O Mágico Brunno é um ilusionista e ventríloquo profissional residente em São Paulo, com mais de 16 anos de carreira. Ele é amplamente reconhecido por suas apresentações voltadas ao público infantil, atuando em festas, escolas e eventos corporativos realizando cerca de 20 a 30 shows por mês.
Além dos shows, tem grande destaque com suas apresentações em programas de TV de âmbito nacional. Sendo alguns deles: Programa do Ratinho (SBT), Mulheres (TV Gazeta), Programa Maravilha (Rede Gospel) , Quarta Show (TV Aparecida), Papo em Dia (Rede Brasil de Televisão) , Programa Patati Patatá (Rede Mais Família) entre outros.
A jornalista e apresentadora Luana Assiz, rosto conhecido da TV Bahia, será uma das responsáveis por comandar a transmissão oficial do Festival de Verão Salvador 2026 no canal Multishow e na plataforma de streaming Globoplay. Ao lado de Dedé Teicher e Laura Vicente, Luana participa da cobertura ao vivo de um dos maiores eventos de música do país, com sete horas de exibição por dia, nos dias 24 e 25 de janeiro.
A presença de Luana no comando do festival consolida sua crescente atuação no cenário da música e do entretenimento nacional, trazendo sua linguagem leve, afetuosa e culturalmente conectada para o centro de um dos eventos mais tradicionais do calendário baiano.
Sobre o Festival de Verão 2026
Em sua 25ª edição, o Festival de Verão Salvador celebra uma nova fase ao ser realizado, pela primeira vez, em sede própria: a Arena FV, localizada no Wet Eventos. Com uma programação diversa, o evento reúne nomes como Ivete Sangalo, Caetano Veloso, Ney Matogrosso, Léo Santana, Elba Ramalho, Péricles, entre outros grandes artistas da música brasileira.
Além da mudança de local, o FV reafirma sua proposta de conectar diferentes públicos e gerações, valorizando a pluralidade musical do país e fortalecendo sua relevância nacional através de ativações, transmissões e experiências inéditas.
O verão começou em alto astral no Sotero Beach Bar com a realização do Encontro dos Amigos – Verão 2026, que lotou a Orla de Piatã e entregou uma tarde/noite de muita música, energia e celebração.
O evento que aconteceu no último dia 11 de janeiro, reuniu grandes nomes do samba e do pagodão, com destaque especial para a participação vibrante de Deene Na Voz, que conquistou o público com carisma, presença de palco e hits que todo mundo cantou junto.
Com um repertório recheado de sucessos, Deene colocou a galera para dançar do início ao fim. Músicas do projeto Bloquinho Conexão e faixas que já são marcas registradas do artista foram cantadas em coro pelo público, que respondeu com muita energia a cada batida. A interação com a plateia foi um dos pontos altos do show, reforçando a forte conexão do cantor com os fãs.
“É sempre especial cantar em Salvador, ainda mais no verão. A vibe é diferente, o público é intenso, e isso motiva demais no palco”, comentou Deene após a apresentação.
Com agenda cheia para o verão e o Carnaval, Deene segue em ascensão, levando seu som e sua identidade por onde passa, e deixando o público sempre com gosto de “quero mais”.