Sem categoria
Parque Bondinho Pão de Açúcar é um dos parques mais visitados do Brasil e do mundo
Published
2 anos agoon
By
Alê Astolphi
Parque oferece experiências inesquecíveis, além da melhor vista do Rio de Janeiro
Todos os anos, cerca de 1,6 milhão de visitantes passam por um dos parques mais visitados do país e do mundo: o Parque Bondinho Pão de Açúcar, que tem entre um dos principais atrativos o teleférico mais antigo em funcionamento do mundo. No parque turístico, o visitante desfruta de um conjunto de variadas atrações que tornam a experiência inesquecível.
O Parque Bondinho Pão de Açúcar já recebeu aproximadamente 50 milhões de visitantes em 110 anos de história e funcionamento. O trecho inicial liga a Praia Vermelha ao Morro da Urca, numa extensão de 528 metros, a 227 metros de altura. Outros 750 metros separam o Morro da Urca do Pão de Açúcar, sendo o ponto mais alto, com 396 metros acima do nível do mar.
HISTÓRIA DO PARQUE BONDINHO PÃO DE AÇÚCAR
Inaugurado em 27 de outubro de 1912, por Augusto Ferreira Ramos, o Parque Bondinho Pão de Açúcar inseriu o Rio de Janeiro no roteiro das grandes atrações turísticas mundiais. O segundo trecho, que liga o Morro da Urca ao Pão de Açúcar, entrou em funcionamento poucos meses depois, em 18 de janeiro de 1913.
Em 1962, o engenheiro Cristóvão Leite de Castro assumiu a direção da empresa e foi o responsável pela modernização das estações e pelo investimento na implementação do novo sistema do teleférico do parque, ocorrido em 1972.
Em 2008, foram instaladas as novas cabines do Parque Bondinho Pão de Açúcar, fabricadas na Suíça, com decoração interna e painel de controle mais modernos, pintura externa diferenciada, e, principalmente, estrutura com melhorias de segurança
Em junho de 2021, em um processo de manutenção preventiva e evolutiva, foram trocadas as polias originais do teleférico de 1972. Em um planejamento desafiador, considerando todas as etapas do processo, desde a importação até a troca efetiva das polias. As polias foram importadas da Itália, chegaram de navio e foram transportadas até o Morro da Urca pelo sistema teleférico. Este foi um momento emblemático na história do Parque Bondinho, pela grandiosidade da operação. Para realizar a troca, a operação contou com uma equipe multidisciplinar de 50 pessoas, entre funcionários próprios e terceiros. A operação envolveu a retirada das polias antigas, que pesam cerca de 7 toneladas e o posicionamento das polias novas, de 10 toneladas.
ESTAÇÃO MORRO DA URCA
No primeiro desembarque, o visitante chega à Praça dos Bondes, local onde estão expostos bondinhos de gerações anteriores, de 1912 e 1972. Além dos antigos teleféricos, o público pode conferir duas esculturas de bronze, em tamanho real, dos responsáveis pela idealização e implantação de cada um deles, Augusto Ferreira Ramos e Cristóvão Leite de Castro. À direita está a Via Verde, caminho suspenso que circunda uma das faces do Morro da Urca e é um excelente ponto de observação da fauna e da flora locais.
Seguindo em direção à estação que leva ao Pão de Açúcar, o visitante encontra o Anfiteatro, espaço onde acontecem, ao longo do ano, eventos para todos os públicos, e o Espaço de Memória Cocuruto, no qual é possível fazer uma viagem ao passado. Toda a trajetória do Parque Bondinho Pão de Açúcar é contada de forma interativa em uma fusão entre história e modernidade. O espaço de memória é aberto a todos os visitantes.
No Morro da Urca, também há opções de lojas, restaurantes e lanchonetes, além de um serviço de voos de helicóptero oferecido por empresa terceirizada.
ESTAÇÃO PÃO DE AÇUCAR
A 396 metros acima do nível do mar, no segundo desembarque, o Parque Bondinho Pão de Açúcar oferece uma vista ainda mais deslumbrante do Rio de Janeiro, onde é possível contabilizar mais de 20 praias do Rio e de Niterói. Além da orla da Zona Sul, é possível contemplar a Pedra da Gávea, o Maciço da Tijuca e o Corcovado, com a imagem do Cristo Redentor. Do alto do Pão de Açúcar, que é o ponto mais alto do passeio, também se tem uma visão impressionante da Baía de Guanabara, da Enseada de Botafogo, do Centro da cidade, do Aeroporto Santos Dumont, do bairro da Ilha do Governador, de Niterói e, ao fundo, a Serra do Mar, com o pico do Dedo de Deus, em dias de boa visibilidade.
Para dar mais conforto aos visitantes, esta parte já passou por reformas. Entre os espaços que valem uma parada está o Mirante dos 400, de onde é possível apreciar as orlas do Leme e de Copacabana. Para os admiradores da natureza, um passeio pelo bosque pode ser uma oportunidade de ver espécies nativas de Mata Atlântica, entre elas, lindas bromélias. O local também possui opções de lojas e restaurantes, para completar a experiência do visitante.
VISITANTES ILUSTRES
Albert Einstein é um dos visitantes ilustres que já passaram pelo Parque Bondinho Pão de Açúcar. Além dele, nomes como Bob Marley, John Kennedy, Tina Turner, Robert de Niro, príncipe Harry, Natalie Portman e Malala apreciaram a inesquecível experiência no parque.
Imortalizado no cinema, na literatura e na música, o Parque Bondinho Pão de Açúcar foi cenário do filme “007 Contra o Foguete da Morte”, de 1979, no qual o agente secreto britânico James Bond (interpretado pelo ator Roger Moore) derrota seu famoso inimigo Dentes de Aço. Em uma das sequências mais eletrizantes do longa, James Bond se equilibra, a mais de 500 metros de altura, nos cabos de aço do teleférico do parque.
Desde a década de 1940, o Morro da Urca é um ponto de encontro e de muita música. O primeiro espaço de shows do Morro da Urca recebeu o nome de Concha Verde, em 1977, e recebeu artistas como Gal Gosta, Caetano Veloso, Gilberto Gil e Ney Matogrosso. Além deles, o público viu surgir grandes nomes da MPB e do rock nacional, como Paralamas do Sucesso, RPM e Cazuza, que fez seu primeiro show da carreira no Parque Bondinho Pão de Açúcar.
Em 1978, Tim Maia protagonizou uma história engraçada no parque. Com medo de altura, o músico fez de tudo para não subir de bondinho e pediu seu cachê em moedas. O pedido acabou sendo atendido, e Tim fez um show memorável no Morro da Urca. No mesmo ano, com Dancin’ Days, o Parque Bondinho Pão de Açúcar marcou época com atrações como Frenéticas e DJ Dom Pepe.
Além dos principais nomes da música brasileira, já passaram pelo Parque Bondinho Pão de Açúcar atrações internacionais, como Bob Marley, Rod Stewart e Elton John.
Desde o Concha Verde, o tradicional palco do Parque Bondinho Pão de Açúcar recebeu eventos como o Noites Cariocas e até hoje é um polo de entretenimento na cidade, sediando diversos festivais de música. Em 2020, o parque também foi palco de algumas lives, como a live do Zeca Pagodinho em comemoração ao Dia dos Pais e em 2022 recebeu o retorno do TIM Music Noites Cariocas com shows dos Paralamas do Sucesso, Ney Matogrosso, Diogo Nogueira, Baby do Brasil e Pepeu Gomes entre outros nomes.
PROGRAMAÇÃO E PASSEIOS
Para relembrar um pouco da história do Parque Bondinho e mostrar as curiosidades dos seus bastidores, o parque oferece aos visitantes três visitas guiadas. O Tour Histórico é um passeio pela história e curiosidades do Rio de Janeiro e apresenta os detalhes e os desafios que envolveram a construção do teleférico. No Tour Bastidores, o visitante tem acesso ao backstage de toda estrutura do parque e conhece seu maquinário. Já no Tour Ecológico, o público tem a chance de aprender sobre a relevância da fauna e flora locais para o ecossistema, além de conhecer os projetos de conservação ambiental e iniciativas sustentáveis desenvolvidas pelo Parque Bondinho Pão de Açúcar. Os passeios são bilíngues (português/inglês), com 1h de duração.
O parque tem ainda duas outras experiências para tornar o passeio mais exclusivo e confortável: o Bonde Exclusivo e o Bilhete Acesso Rápido. Com o primeiro serviço, voltado para grupos fechados, os visitantes têm exclusividade no transporte e na visitação. Já com o segundo, é possível usar o Lounge VIP e embarcar com prioridade em todas as estações.
Como novidade para tornar o passeio ainda mais completo, o Parque inaugurou, em 2022, o Circuito Histórico dos Mirantes, em parceria com Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). A iniciativa oferecida gratuitamente para os visitantes conta com placas
informativas e conteúdos complementares em cada um dos 14 mirantes situados na Praia Vermelha, Morro da Urca e Pão de Açúcar. Todas as informações estão disponíveis em português, inglês, espanhol e braile e o conteúdo complementar pode ser acessado em formato de audioguide, através de QRcodes. O projeto traz ainda uma experiência rara no Brasil: os circuitos de interpretação da paisagem, com contextualizações históricas das vistas do parque.
Além disso, para o início das comemorações dos 110 anos, o Parque Bondinho está preparando para 2022 uma série de iniciativas que vão reforçar a sua imagem como uma plataforma de experiências que alia sustentabilidade, turismo, entretenimento e mídia. Ainda no campo de planejamento e com previsão de inauguração em novembro deste ano, a tirolesa, será a nova atração do parque. O projeto vai ligar o Pão de Açúcar e o Morro da Urca, promovendo muita emoção e aventura, em 755m de extensão, com quatro linhas de descida e chegando a uma velocidade de 100km/h. O tempo médio de descida é de 40 a 50 segundos.
SUSTENTABILIDADE E MEIO AMBIENTE
Localizado em uma Unidade de Conservação da Natureza, o Parque Bondinho Pão de Açúcar tem um grande compromisso com ações sustentáveis respeitosas de preservação da fauna e flora locais, além de trazer, ao longo dos anos, para o planejamento de sustentabilidade do negócio a implantação das políticas de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas – ODS.
Em 2018, o parque recebeu a renovação da certificação GEN – Global Ecolabelling Network -, uma rede global de Identificação Ecológica composta por 27 organizações de rótulo ecológico em todo o mundo e representada no Brasil pela ABNT. O Parque ainda se manteve como única atração turística no mundo a obter o título. A empresa realiza diversas iniciativas em prol da sustentabilidade, como, por exemplo, a gestão dos resíduos sólidos oriundos da visitação. Eles são transformados em matéria-prima e adubo, que é utilizado para o enriquecimento da flora dos morros da Urca e do Pão de Açúcar e doado para a horta orgânica da Escola Municipal Gabriela Mistral localizada aos pés do Morro da Urca. Essa central de resíduos também destinou em 2019 48 toneladas de material reciclado, que foram encaminhados para a indústria.
A empresa desenvolve também um importante trabalho de conservação e recuperação da pista Claudio Coutinho e da Trilha do Morro da Urca. Em uma parceria público privada, o Parque Bondinho Pão de Açúcar realiza um trabalho de recuperação da biodiversidade, em uma área total de 40 mil m² de áreas verdes no Monumento Natural dos morros Pão de Açúcar e da Urca, através do manejo das espécies exóticas e reintrodução das espécies nativas da Mata Atlântica. Com a estufa, o parque também realiza os serviços de triagem, propagação e produção de mudas.
Outra iniciativa em alinhamento com o desenvolvimento sustentável apoiada pelo Parque Bondinho Pão de Açúcar é o Santuário Marinho da Praia Vermelha, idealizado pelo Projeto Verde Mar. Com a inauguração do Santuário, a cidade do Rio de Janeiro ganhou um espaço para valorizar e tornar conhecida a biodiversidade marinha e alertar para os riscos do impacto humano nesta região. O apoio do Parque Bondinho Pão de Açúcar visa contribuir com a realização de ações previstas para a manutenção e preservação da biodiversidade da área, que abriga grande diversidade de espécies, incluindo algumas ameaçadas de extinção.
Com a proposta de levar mais arte e conscientização ambiental aos visitantes, o Parque Bondinho Pão de Açúcar inaugurou em setembro de 2021 os painéis Fauna e Flora. Desenvolvidas pelas mãos do artista Bruno Big, conhecido pelos seus traços únicos e famoso pelo intenso colorido de suas pinturas, as artes trazem uma homenagem do carioca às espécies presentes e preservadas no parque. Os painéis foram realizados em três das quatro estações de embarque e desembarque do teleférico, sendo duas no Morro da Urca e uma no Pão de Açúcar. No total, são 750 m² de paredes pintadas ao ar livre.
No que se refere a energia, o Parque Bondinho Pão de Açúcar entrou no mercado livre de energia, em 2021, garantindo a contratação de kilowatts provenientes de energias renováveis, para garantir o funcionamento de toda a estrutura do parque. A iniciativa ainda contribui com a redução das emissões de carbono e se junta a outros projetos do parque que visam a gestão de energia, como o sistema regenerativo elétrico dos bondes, através do qual, os bondes são movidos a partir do sistema de contrapeso dos teleféricos.
No primeiro semestre de 2022, o Parque Bondinho deu início à implementação de um processo de neutralização de carbono. A iniciativa é inédita no parque e visa minimizar o impacto dos gases produzidos pela operação. A partir desse mapeamento, também é realizada uma gestão das emissões, onde são identificadas áreas em que podem ser feitas melhorias.
EDUCA BONDINHO
O projeto educativo-socioambiental Educa Bondinho recebe turmas da educação infantil ao ensino médio de escolas públicas e particulares e transforma o Parque Bondinho Pão de Açúcar em uma sala de aula ao ar livre. O programa estimula os alunos de forma divertida, com temas ligados a Ciências, Biologia, Geografia e História. E vai além da educação ambiental, oferecendo a oportunidade de escolas e professores trabalharem um método educativo de vivência.
O programa já atendeu mais de 800 escolas, de 60 cidades diferentes, e 57 mil alunos e professores desde 2015. E já recebeu, inclusive, visitas internacionais. O Educa Bondinho é também um projeto de inclusão social e já recebeu mais de 200 alunos com deficiência.
Durante a experiência, os monitores estimulam os alunos a partir de vários aspectos da fauna e flora da Mata Atlântica. Também abordam temas como a poluição da Baía de Guanabara, urbanização, conservação de áreas verdes e energia renovável. A visita trabalha ainda questões históricas e geográficas, como a fundação da cidade e a paisagem carioca.
Para o projeto, foram criadas quatro cartilhas, com conteúdos voltados para alunos do ensino infantil, fundamental I, fundamental II e médio, que ajudam a consolidar o aprendizado adquirido durante a visita.
Devido aos protocolos de segurança sanitária de prevenção e combate à Covid-19, o projeto teve as atividades temporariamente suspensas nos anos de 2020 e 2021, mas, para 2022, o parque tem como objetivo dobrar o número de escolas atendidas pelo projeto.
SÍMBOLO DE ESPORTES RADICAIS
A construção das estações e a instalação do teleférico tiveram início em 1909 e só foram possíveis por conta do montanhismo, já que, naquela época, todo o material era levado por operários.
Até hoje, o Pão de Açúcar é um dos morros mais escalados do Brasil. E a primeira pessoa a realizar tal façanha foi uma mulher, a inglesa Henrietta Carstairs, em 1817. Desde então, o conjunto de morros onde está localizado o Parque Bondinho Pão de Açúcar continua sendo um paraíso para os aventureiros. Em 1977, o equilibrista americano Steven McPeak fez a travessia entre o Morro da Urca e o Pão de Açúcar caminhando pelo cabo do teleférico. Em 1967, os irmãos motociclistas e malabaristas alemães Brueder também percorreram os cabos – um montado em uma moto e o outro pendurado, fazendo o contrapeso.
ACESSIBILIDADE
Como espaço de inclusão e preservação, todas as áreas do Parque Bondinho Pão de Açúcar são totalmente acessíveis para deficientes físicos e pessoas com mobilidade reduzida. Elevadores conduzem os visitantes para todos os mirantes e rampas, e os banheiros também são adaptados. O parque conta o Plano Inclinado, mais uma inovação em acessibilidade. Todos os visitantes com algum tipo de deficiência física são sempre plenamente atendidos no Parque Bondinho Pão de Açúcar.
NOVA POSICIONAMENTO E VISÃO DE FUTURO
O Parque Bondinho Pão de Açúcar vai muito além de uma atração turística. Em março de 2022, o parque realizou um reposicionamento com o lançamento de uma nova marca, com tom vibrante, alto astral e trazendo a leveza do carioca e seu contato com a natureza. Com essa nova marca, o Parque também apresenta sua nova nomenclatura: “Parque Bondinho Pão de Açúcar”. A mudança, que insere a palavra ‘parque’ ao nome, tem o intuito de reforçar o seu potencial de proporcionar experiências únicas e inspirar felicidade aos visitantes em todo o seu espaço, mostrando que a vivência vai além dos passeios de bonde.
Além disso, o Parque tem como visão para o ano de 2025, atender um público diverso e plural, de maneira cada vez mais sustentável e responsável, sendo a mais completa e inovadora plataforma integrada de experiências sustentáveis de turismo, entretenimento e mídia da América Do Sul, dando continuidade ao legado de pioneirismo do projeto original e fazendo-o se refletir até os dias de hoje.
PLATAFORMA DE MÍDIA E ENTRETENIMENTO
Com sua vista exuberante da Cidade Maravilhosa, o Parque Bondinho Pão de Açúcar é um verdadeiro camarote da cidade. E vai muito além de um cartão-postal. Totalmente acessível e modernizado, o Parque possui infraestrutura para receber eventos de todo porte e apresenta uma atmosfera que torna qualquer evento único e especial.
Além do potencial turístico, cultural e de entretenimento, o Parque oferece diversas possibilidades de ações de mídia, dando visibilidade às marcas parceiras. Inspirados pela experiência de estarem em um local privilegiado, os visitantes são impactados da melhor maneira pelas oportunidades de mídia e ativação de marca.
Entre as novas iniciativas está a abertura de oportunidade de patrocínio para marcas poderem se conectar com toda essa nova atmosfera, como foi o caso da refinaria Refit, que se tornou a primeira patrocinadora oficial do Parque Bondinho. Já entre os exemplos de experiências únicas já proporcionadas em parcerias, estão a ação realizada pela Aperol, que montou um bar exclusivo dentro de um bonde de 1972, o Aperol Spritz Sunset Bar, com drinks especiais para os turistas durante o verão carioca; a parceria com a Livelo, que lançou seu primeiro ponto físico do Rio de Janeiro no Parque Bondinho, proporcionando aos seus clientes o acúmulo e regaste de pontos na compra de ingressos para o Parque; e a Granado que está presente em todos os banheiros do Parque.
INOVAÇÃOE FUTURO
O Parque Bondinho também se planejou na área de tecnologia para suportar e acelerar o crescimento desenhado na visão de negócios para 2025. Para isso, lançou um laboratório de startups para impulsionar iniciativas voltadas aos setores de turismo, entretenimento e mídia. A proposta, pioneira e alinhada com os valores do Parque Bondinho Pão de Açúcar, vai acelerar startups por meio de uma parceria com a gestora de fundos de startups MSW, propondo novas soluções e inovações aos setores em uma iniciativa totalmente inovadora no mercado do turismo brasileiro.
Para corroborar ainda mais com esse desenvolvimento tecnológico, o Parque Bondinho também adquiriu no fim de 2021, uma agência de viagens nativa digital, a C2Rio. Além do conhecimento de mercado e de ambiente digital dessa agência, o Parque também adquiriu um marketplace de destinos e uma plataforma de gestão de vendas multicanal direcionada ao atendimento do mercado turístico, abrindo sua atuação no mercado B2B. Essas 3 operações agora formam um grupo denominado TAH – Travel Activities Holding.
Com essas novas operações, o Parque Bondinho anunciou a criação da holding Iter, que englobará o próprio parque, as empresas integrantes da TAH, uma administradora de parques e, em breve, novas operações.
SERVIÇO – PARQUE BONDINHO PÃO DE AÇÚCAR:
Endereço: Av. Pasteur, 520 – Urca
Horário de funcionamento:
Todos os dias, das 8h30 às 20h (com o último embarque às 18h30)
Valor dos ingressos:
Bilhete Bondinho: R$ 160,00 (inteira) / R$ 80,00 (meia) Bilhete Bondinho Promo Brasil*: R$ 140,00
Bilhete Carioca Maravilha**: R$ 80,00 (adulto) / R$ 40,00 (criança de 3 a 12 anos) Bilhete Acesso Rápido: R$ 260,00 (inteira) / R$ 130,00 (meia)
Para a visita, a orientação é adquirir o bilhete antecipadamente no site. Todas as informações estão disponíveis no perfil oficial do Parque Bondinho no Instagram (@parquebondinho) ou no site oficial do Parque Bondinho.
*O bilhete Bondinho Promo Brasil é um bilhete promocional para adultos brasileiros e não é cumulativo com outros descontos. A meia entrada sai por R$ 80,00.
**Abrangência de municípios do Grande Rio para promoção Carioca Maravilha: Belford Roxo, Duque de Caxias, Guapimirim, Itaboraí, Itaguaí, Japeri, Magé, Maricá, Mesquita, Nilópolis, Niterói, Nova Iguaçu, Paracambi, Queimados, São Gonçalo, São João de Meriti, Seropédica e Tanguá, Petrópolis, Cachoeira de Macacu e Rio Bonito.
Sem categoria
Gestor de fortunas Rafael Bastos integra bancada de investidores no reality Magnata Imobiliário
Published
20 horas agoon
20 de maio de 2025
CEO da MAM Trust Equity participa do programa que conecta grandes empreendedores a investidores no setor imobiliário.
Segundo dados da Ademi-BA, o número de lançamentos imobiliários em Salvador cresceu em 318,9% durante janeiro de 2025, em comparação com o mesmo mês do ano anterior. A capital baiana foi responsável pelo maior volume de lançamentos e registrou um aumento de 65,4% nas vendas, que somaram R$ 305 milhões apenas no primeiro mês do ano.
Mas não basta ter uma excelente construtora ou bons imóveis para lançar uma possibilidade crescente no mercado. O renomado gestor de fortunas Rafael Bastos (@rbbastosofc) explica que é preciso ter plano de negócios, sustentando a ideia juridicamente e com projeções bem explicadas para o futuro.
É com esse olhar técnico e estratégico que ele vai analisar empresários do ramo ao fazer parte da bancada do reality show Magnata Imobiliário (@magnataimobiliariooficial), uma produção baiana que chega nacionalmente para conectar empreendedores a grandes investidores do setor.
Bastos leva para o projeto a crítica de alto padrão. São mais de 20 anos à frente dos cuidados de patrimônios acima de R$ 100 milhões. Com uma trajetória marcada por lideranças em aquisições de imóveis no exterior e investimentos em outros países, suas análises prometem aprofundar a visão de longo prazo para os negócios apresentados.
Na mesa de decisões, ele divide espaço com José Azevedo Filho (@jazevedof_), cofundador da RE/MAX Brasil (@remaxsilvesalvador), CEO da Ello Imóveis (@elloimoveis_) e ex-sócio da fintech Atta (@atta.br), vendida ao QuintoAndar. Os irmãos e hosts do podcast, Leandro (@leandrocarozzo) e Francisco Carozzo (@franciscocarozzo), também fazem parte do time e serão responsáveis por avaliações, mentorias e sinalizações de aporte.
Gravado na Bahia, com foco nacional:
O programa será exibido no canal de YouTube Altamente Rentável (@altamenterentaveloficial), sempre às quartas-feiras, às 20h. Com cinco episódios na primeira temporada, o Magnata Imobiliário reúne participantes de diversas regiões do país com propostas ousadas e soluções estratégicas para o futuro dos negócios imobiliários.
Cada episódio apresenta quatro empreendedores que terão a missão de convencer a bancada sobre o potencial dos seus projetos. Além de investimentos, o reality impulsiona debates sobre inovação, sustentabilidade, urbanismo inteligente e novos modelos de negócio.
Sem categoria
Não basta exibir produto: CMO da AKR Brands alerta lojistas de moda masculina sobre o mau uso das redes sociais
Published
2 semanas agoon
9 de maio de 2025
Flávio Gonssa, Chief Marketing Officer da AKR Brands — um dos grupos de moda masculina que mais crescem no país — lança um alerta direto ao varejo: a maioria dos lojistas estão desperdiçando suas redes sociais e queimando dinheiro com tráfego pago sem propósito. Segundo ele, o erro está na mentalidade: usar o Instagram como vitrine e não como canal de conversa.
“Roupas em tons, tamanhos e preços não vendem sozinhas. O Instagram da loja precisa ser interessante antes de ser interesseiro. Se o feed só mostra produto, mas não conversa com o homem moderno, o cliente vai embora antes mesmo de entrar na loja. ” — afirma.
Comandando a comunicação de marcas presentes em centenas de pontos de venda no Brasil, Flávio lidera também um dos principais movimentos de digitalização do setor: transformar o relacionamento entre as marcas e consumidores através de conteúdo, experiência e branding. Para ele, redes sociais que não geram assunto, identificação e desejo se tornam apenas um catálogo frio — e ineficaz.
“O lojista investe em tráfego, o cliente clica, entra no perfil… e encontra um deserto. Nenhum vídeo, nenhuma conversa, nenhuma experiência. Só roupa. E roupa por roupa, ele encontra em qualquer lugar.”
Flávio defende que o perfil da loja no Instagram precisa ser ativo, interessante, próximo e estratégico. Precisa refletir a identidade da loja, contar histórias, apresentar bastidores, mostrar o dono, falar sobre estilo de vida, sobre masculinidade moderna e comportamento. Só assim o tráfego pago funciona — como acelerador de algo que já é forte organicamente.
“Não adianta querer vender sem primeiro se conectar. As redes sociais precisam gerar conversa, não só catálogo.”
Liderando a transformação digital da AKR Brands, Flávio criou um modelo onde representantes, lojistas e vendedores das lojas recebem orientações práticas sobre como comunicar melhor os produtos, conectar-se com seus públicos locais e transformar seguidores em compradores. Tudo com foco em gerar desejo antes da oferta.
“No varejo masculino, o produto entra por último. Primeiro entra o respeito, a curiosidade e o estilo de vida. Depois vem a peça. Essa é a ordem de quem entende o jogo.”
A AKR Brands, que projeta um faturamento superior a R$125 milhões nos próximos meses, aposta na força dos lojistas para amplificar o alcance das marcas. Mas sabe que isso só é possível se os pontos de venda também se tornarem pontos de conversa. Para os lojistas que desejam se manter relevantes, a lição é clara: parar de postar para vender, e começar a postar para se tornar inesquecível.
Sem categoria
CBFA leva certificação inédita para o Hemisfério Sul à NT Expo 2025
Published
2 semanas agoon
6 de maio de 2025
Empresa participa da principal feira ferroviária da América Latina e celebra, de forma simbólica, 15 anos de atuação no setor com reconhecimento internacional
Ao longo de sua trajetória, a Companhia Brasileira de Ferro e Aço (CBFA) tem apostado na construção de soluções industriais com base técnica sólida e olhar voltado para o futuro da mobilidade ferroviária. Nesse sentido, a empresa marca presença na NT Expo 2025 – principal evento de negócios ferroviários da América Latina, que vai até esta quinta-feira (24) – apresentando uma conquista que reforça esse compromisso: a certificação internacional AAR-M1003, da Association of American Railroads (AAR), dos Estados Unidos.

A CBFA é a primeira empresa do Hemisfério Sul a obter essa certificação na categoria de manutenção de rodeiros ferroviários, passando a integrar um grupo restrito de companhias em âmbito mundial aptas a fornecer diretamente para o mercado ferroviário norte-americano. Com sede em Osasco (SP) e especializada na fabricação de eixos, rodeiros e molas para o setor ferroviário, além de manutenção e reforma de rodeiros, truques e vagões. Também atende outros setores, como o automotivo, com tubos para autopeças e molas para os segmentos agrícola, siderúrgico e mineração, destaca na feira os diferenciais de sua planta moderna e equipe técnica capacitada, que sustentam o padrão de qualidade exigido internacionalmente.
“A certificação AAR-M1003 coroa uma história construída com dedicação, foco na excelência e responsabilidade técnica. A certificação é também um passaporte estratégico para novos mercados e parcerias internacionais, ampliando nossa presença no cenário global e reforçando a confiança dos clientes em todo o continente. Participar da NT Expo 2025, comemorando esse avanço e celebrando nossos 15 anos de atividade e parceria com o segmento, é uma forma de reafirmar nosso compromisso com o desenvolvimento do setor ferroviário brasileiro e com a expansão global da nossa atuação”, afirma Dennis Ramos, presidente da CBFA.
Segundo ele, além de reforçar a confiança do mercado nacional, o reconhecimento internacional impulsiona a empresa a novas parcerias estratégicas e amplia sua presença no cenário global. “Estar na NT Expo neste momento tem significado especial. É onde conseguimos mostrar, de forma direta ao mercado, o que essa conquista representa não só para a CBFA, mas para o setor ferroviário brasileiro como um todo. É um ambiente que valoriza o avanço técnico e aproxima quem busca construir o futuro da mobilidade sobre trilhos”, conclui o executivo.
Serviço
NT Expo 2025
Estande CBFA: Distrito Anhembi – Estande B071
Data: 22 a 24 de abril de 2025
Saiba mais: https://www.cbfa.com.br/
Sobre a CBFA
Fundada em 2010, a CBFA – Companhia Brasileira de Ferro e Aço – é uma empresa 100% nacional especializada na fabricação e manutenção de componentes ferroviários. Com foco em inovação, qualidade e atendimento personalizado, a empresa investe continuamente em processos tecnológicos e capital humano, atendendo aos mais altos padrões exigidos pelo mercado. Entre seus principais produtos estão eixos ferroviários, rodas, rodeiros, tubos trefilados e molas helicoidais. Em 2024, a CBFA tornou-se a primeira empresa do Hemisfério Sul a conquistar a certificação internacional AAR-M1003 para manutenção de rodeiros
Leia Tambem


Carolina Miranda, atriz e influenciadora de Curitiba, aposta na carreira artística em São Paulo
Aos 20 anos, Carolina Miranda vem chamando atenção como um dos novos nomes promissores da cena artística nacional. Natural de...


Entrevista | Jovem influenciador e empresário, Byel fala sobre carreira e o impacto da internet nos negócios
Nos últimos anos, o crescimento das redes sociais abriu espaço para uma nova geração de empreendedores digitais. Entre eles está...


Sarah Estanislau: a influenciadora que conquista milhares de fãs e se destaca como fenômeno das redes sociais
Com mais de 4 milhões de seguidores e mais de 200 milhões de visualizações acumuladas nas redes sociais, Sarah Estanislau...


Luciano Hang recebe cantor Leonardo e esposa Poliana em Brusque
O empresário Luciano Hang recebeu, nesta segunda-feira, 19, a visita especial do cantor Leonardo e da esposa Poliana Rocha, em...


De DJ a Musa do Close Fans: Bahala Sudan Quebra Tabus e Vira Fenómeno na Internet
Expulsa de Balada e Alvo de Assédio: Conheça a verdadeira história de Bahala Sudan De recepcionista em um posto de saúde...


Virgínia Fonseca agita noite no Rancho Terra durante a Pecuária de Goiânia
Empresária prestigiou os shows de Gustavo Moura & Rafael e da DJ Diana Correa no espaço mais badalado da Pecuária...


João Vancini estreia na primeira série brasileira da plataforma global ReelShort
Ator interpreta o irmão ambicioso em produção nacional que marca a entrada do Brasil no catálogo da plataforma global de...


João Vancini estreia na primeira série brasileira da plataforma global ReelShort
Ator interpreta o irmão ambicioso em produção nacional que marca a entrada do Brasil no catálogo da plataforma global de...


Mia, a Pequena Estrela que Encanta por Onde Passa!
Com apenas 5 aninhos, Mia já mostra ao mundo que nasceu para brilhar — e como suas redes sociais deixam...


Buzeira leva família para Dubai em viagem milionária e compartilha momentos de luxo nas redes
Influenciador digital revela ter investido R$ 1 milhão na experiência, que incluiu hospedagem em hotéis cinco estrelas, passeios exclusivos e...


Jessica Sensitiva movimenta a mídia com semana intensa de entrevistas em TV, rádio e podcasts
Considerada uma das maiores astrólogas e sensitivas do Brasil, Jessica Sensitiva inicia uma semana de grande visibilidade na imprensa nacional....


Martina no Close: a criadora mais polêmica do Brasil agora tem nova casa
Sim, é isso mesmo que você leu! Martina Oliveira, a icônica “Beiçola do Privacy” que viralizou na internet e faturou...


“A internet está evoluindo muito rápido”, afirma Byel, influenciador com milhões de seguidores
Com milhões de seguidores em diferentes plataformas digitais, o influenciador Byel tem se consolidado como uma das principais vozes da...


Influenciador Byel inspira seguidores com sua rotina de exercícios para um corpo saudável
Conhecido por seu impacto crescente nas redes sociais, especialmente em conteúdos voltados ao marketing e à influência digital, o criador...


Influenciador Byel alcança audiência internacional com cenas cinematográficas e milhões de seguidores nas redes sociais
O influenciador digital brasileiro Gabriel de Sousa das Dores, 21 anos, conhecido como Byel, tem se destacado além das fronteiras...


Do Meme ao Sucesso: Giovanna Forray, a Menina do Short Roxo que Faturou Alto com Conteúdo Exclusivo
Durante a pandemia, enquanto muitos brasileiros enfrentavam dificuldades econômicas e mudanças drásticas de rotina, Giovanna Forray vivia um dilema comum...


Após casamento dos sonhos, Isis Valverde investe em protocolo exclusivo da JK Estética Avançada para curtir a lua de mel com corpo tonificado
Poucos dias após dizer “sim” em uma cerimônia deslumbrante, Isis Valverde foi vista circulando com o corpo ainda mais escultural....


Programa Bate-Papo Prime recebe uma presença internacional especial: Darryl Vidal
Nesta terça-feira, dia 6, a partir das 21 horas, o programa Bate-Papo Prime recebe uma presença internacional especial: Darryl Vidal,...


Maria de Fátima marcou presença na área exclusiva de Corona no Todo Mundo no Rio
Em ação viabilizada em parceria entre Ambev, Globo e as agências InPress, Droga5 e Africa, personagem de ‘Vale Tudo’, da...


Sensitiva Jéssica: “A Mística Dos Famosos”
Com anos de experiência e uma conexão única entre espiritualidade e intuição, Jéssica conquistou o respeito de artistas, influenciadores e...
Trending
-
Geral2 anos ago
Pedro Sobral explica os motivos para investir no tráfego pago
-
Business2 meses ago
Os 7 Melhores Cursos de Investimento do Brasil em 2025
-
Beleza3 anos ago
Ex Miss Brasil Nathalia Valente comemora 1 milhão no instagram e 8 milhões no Tiktok
-
Beleza7 anos ago
Matheus Mazzafera mostra procedimento que deixa rosto em carne viva
-
Influencer4 anos ago
Atriz das pegadinhas, Jordana Guimarães faz sucesso com vídeos e trolagens na internet
-
Influencer4 anos ago
Fabíola e Fabiane, as irmãs ribeirinhas da Amazônia que conquistaram a Web
-
Entretenimento4 anos ago
Mayra Cardi se filma durante o banho e surge totalmente nua na web
-
Famosos4 anos ago
Gusttavo Lima posa sem camisa e mostra tanquinho em parque com os filhos