Certificação é concedida a escritórios que comprovam “Inovação Jurídica”, “Gestão de Pessoas”, “Eficiência Operacional” e ser um “Escritório Parceiro de Negócios Inovadores”
Pode soar estranho conectar a ideia de Direito à Tecnologia e Inovação para além da digitalização de documentos. Mas a verdade é que o Direito vem se tornando tão “tech” quanto às demais áreas do conhecimento e é disso que se trata o 2º Congresso Internacional de Direito e Novas Tecnologias, que acontece no dia 1º de agosto, em São Paulo (SP). Na ocasião, a L&O Advogados receberá a premiação “Escritório de Advocacia 4.0”.
O congresso, realizado pela Associação Brasileira de Lawtechs e Legaltechs (AB2L), reúne o ecossistema de inovação e tecnologia da área jurídica para apresentar 20 novos nichos de atuação na advocacia e debater sobre futuro dos tribunais, ESG, Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD), Inteligência Artificial, jurimetria, criptolaw, smart contracts e outros assuntos relacionados. A Certificação AB2L “Escritório de Advocacia 4.0” é concedida àqueles que atendem aos requisitos de “Inovação Jurídica”, “Gestão de Pessoas”, “Eficiência Operacional” e “Escritório Parceiro de Negócios Inovadores”.
“Quando abrimos a L&O, definimos que tudo o que um escritório de advocacia tradicional faz, riscaríamos da lista para pensar em formas diferentes de fazer. Receber essa premiação é a confirmação de um trabalho muito sério e de muita dedicação no desenvolvimento do nosso escritório, sempre inspirado e buscando conhecimento nas empresas de inovação. É a validação de que estamos no caminho certo”, comenta Lorena Lage, cofundadora e CEO da L&O Advogados.
O que é um escritório de advocacia 4.0?
A L&O é um escritório com foco em negócios inovadores e modelo de trabalho baseado no preventivo jurídico e no jurídico estratégico, mitigando a burocracia e solucionando problemas antes que eles se tornem ações judiciais. Para atender aos requisitos da certificação, o escritório comprovou:
Para Inovação Jurídica, utilização de software para gestão de ações processuais e/ou contratos, utilização de ferramentas de automação, participação em eventos destinados à inovação no mercado jurídico, parceria com lawtech/legaltech;
Para Gestão de Pessoas, multidisciplinaridade de formação dos profissionais do escritório, ações voltadas para o bem-estar dos profissionais, bem como a promoção de formação de novas competências, demonstração da percepção dos colaboradores internos sobre o escritório no contexto de inovação;
Para Eficiência Operacional, indicadores e metas específicas para as áreas de atuação do escritório, com existência de indicadores e metas compartilhadas entre as áreas do escritório;
Como Escritório Parceiro de Negócios Inovadores, a recomendação de ao menos três clientes de empresa atestando a capacidade e/ou valor inovativo na prestação de serviços jurídicos, indicadores voltados para a satisfação do cliente interno e externo e fluxos de retroalimentação com os clientes, mitigando riscos e melhorando processos.
O escritório tem clientes e interação no Brasil, em quase toda a América Latina, nos Estados Unidos e no Canadá. Ao todo, a L&O já prestou mais de 420 consultorias para agentes do ecossistema de startups, trabalhou com mais de 1 mil empresas de inovação, realizou 800 treinamentos, workshops e palestras, completou 9,8 mil horas de assessoria jurídica e tem 60 startups com contrato de assessoria fixa ativo em segmentos variados.
Fundada em 2015 pelos advogados Lorena Lage e Robert Oliveira, a L&O é um escritório de advocacia criado para descomplicar a caminhada de startups e empresas inovadoras. Atua com foco em preventivo jurídico e preventivo estratégico, mitigando a burocracia e solucionando problemas antes que os mesmos se tornem ações judiciais.
Com raízes fortes na ciência e no esporte, médico cearense constrói carreira com dedicação, resiliência e propósito claro
Mudar de rota nem sempre é sinal de incerteza. Às vezes, é justamente o contrário. Para Raul Lima Capelo, nascido e criado em Fortaleza, a decisão de deixar a engenharia civil para seguir na medicina foi menos um abandono e mais um reencontro com uma herança que já corria em sua história familiar.
Ainda jovem, Raul se encantou pelas ciências exatas, o que o levou a iniciar a graduação em engenharia. Mas havia algo mais forte que o cálculo e os projetos estruturais. A influência de dois avós (ambos médicos) plantou cedo uma semente de curiosidade e fascínio pela ciência da vida. A avó, oftalmologista. O avô, professor universitário e pesquisador em fisiologia, além de poeta com obra publicada postumamente. Um exemplo de sensibilidade e intelecto que ajudou a formar a base do que Raul viria a se tornar.
Foi esse vínculo afetivo e intelectual que o conduziu à decisão de migrar para a medicina, assumindo um novo compromisso com o cuidado e com a ciência aplicada ao ser humano. Em 2019, ingressou no curso de medicina no Centro Universitário Christus (UNICHRISTUS), onde viveu seis anos intensos de formação, divididos entre salas de aula, congressos, plantões e jornadas clínicas em diferentes áreas. Cardiologia, pediatria, psiquiatria, ginecologia, cirurgia. Cada especialidade ofereceu não só aprendizado técnico, mas também maturidade e perspectiva.
Ao longo da graduação, Raul participou de dezenas de eventos científicos e cursos extracurriculares, mostrando desde cedo uma preocupação genuína em ir além da grade curricular. Ele não buscava apenas notas, mas repertório. Do congresso de neurologia à jornada de medicina esportiva, cada passo refletia um estudante inquieto, que queria entender mais, se testar e evoluir.
Foi também nesse período que ele se casou, o que adicionou à vida acadêmica um novo tipo de motivação. A responsabilidade de formar uma família o impulsionou a buscar ainda mais preparo e estabilidade profissional, sem perder a leveza e o entusiasmo pela profissão.
Fora dos hospitais, Raul construiu outra faceta de si mesmo. Durante anos, foi atleta profissional de muay thai, jiu-jitsu e MMA, experiências que moldaram sua disciplina e resiliência. Faixa marrom em jiu-jitsu, ele continua treinando até hoje, como forma de manter o equilíbrio físico e mental — algo que, para quem lida com rotinas de emergência, faz toda a diferença.
Hoje, já formado, atua como médico em unidades de urgência e emergência no interior do Ceará, enfrentando de perto os desafios do sistema de saúde pública. A experiência prática em contextos de alta demanda consolidou ainda mais seu interesse pela anestesiologia, especialidade que descobriu durante o internato cirúrgico e que agora quer seguir na residência médica.
Raul Capelo não é um profissional comum. Sua trajetória mostra que é possível reunir ciência, esporte, arte e tecnologia sem perder o foco no essencial: o cuidado com o outro. Em um tempo em que a medicina exige agilidade, precisão e humanidade, histórias como a dele nos lembram que conhecimento técnico e empatia não são caminhos opostos, mas complementares.
Com patrocínio da NIVEA e apoio institucional da Secretaria de Cultura e Turismo de Salvador, a iniciativa visa impulsionar o empreendedorismo negro e indígena no setor da moda, integrando ações preparatórias para o Festival Feira Preta Salvador 2025.
Estão abertas as inscrições para o programa Feira Preta Cria Moda, voltado a empreendedores negros e indígenas da área da moda em Salvador e na Região Metropolitana. A iniciativa é realizada pelo Instituto Feira Preta, com patrocínio da NIVEA e parceria institucional da Secretaria de Cultura e Turismo de Salvador. A ação faz parte da estratégia de replicação da tecnologia social Feira Preta na Bahia, com foco no fortalecimento econômico, criativo e comunitário, e terá como grande marco o Festival Feira Preta Salvador, previsto para novembro deste ano.
Os interessados poderão se inscrever até o dia 11 de agosto. A turma de Salvador marcará o início de um ciclo com cinco grupos formativos que acontecerão entre agosto e setembro, abrangendo também as áreas de Gastronomia, Influência Digital, Música e Fortalecimento de Negócios Quilombolas. Cada turma integrará uma ação sistêmica e colaborativa, com o objetivo de fomentar prosperidade econômica por meio da ancestralidade, da inovação e da conexão entre redes.
“Salvador é um celeiro de criatividade, identidade e ancestralidade, e queremos potencializar isso com o fomento aos processos de criação, produção, distribuição e consumo de produtos e serviços desenvolvidos pela comunidade local. Essa iniciativa reforça o nosso compromisso em criar caminhos sustentáveis de prosperidade para empreendedores negros e indígenas, fortalecendo não só os negócios, mas também a autoestima, a cultura e a coletividade dessas pessoas”, comenta Adriana Barbosa, fundadora do Instituto Feira Preta.
Lígia Annunziato, head de Diversidade, Equidade e Inclusão da Beiersdorf, destaca que a parceria com a Feira Preta, que já dura mais de cinco anos, é fortalecida pela Teoria da Mudança. “Acreditamos que, para gerar impacto real, é preciso atuar na raiz das estruturas que perpetuam as desigualdades. Promover a inclusão produtiva de pessoas negras — seja por meio da empregabilidade ou do empreendedorismo — é um dos caminhos mais potentes para impulsionar a mobilidade social e construir uma sociedade mais justa e equitativa.”
Inscreva-se e Transforme Seu Negócio
Para participar, é preciso se autodeclarar pessoa negra (preta ou parda) ou indígena, ter mais de 18 anos, residir em Salvador ou na Região Metropolitana e possuir um negócio de moda ativo há pelo menos dois anos, com ao menos uma coleção autoral já lançada. Serão selecionados 25 empreendedores que atuem em diferentes segmentos, como vestuário, acessórios, calçados, moda praia, plus size, infantil, sustentável, sob medida, entre outros.
O programa inclui uma imersão formativa de sete dias, entre 15 e 22 de agosto, com uma programação que combina atividades presenciais e online, além de um ciclo de mentorias especializadas para impulsionar os negócios participantes. As atividades presenciais ocorrerão no Arquivo Público da Bahia, conduzidas por especialistas em temas como criação com conexão ancestral, autoconhecimento, gestão financeira, marketing e prototipagem.
Ao final, os participantes poderão se candidatar para expor seus trabalhos no Feira Preta Festival Salvador 2025, ampliando a visibilidade, rede e oportunidades de negócio. Inscrições até as 23h59 do dia 11 de agosto de 2025, pelo link
Cronograma da Turma Moda – Salvador/BA
Inscrições até 11 de agosto de 2025. Divulgação dos selecionados: 12 de agosto de 2025 Realização da imersão: 15/08 (sexta-feira) – online, das 19h às 21h 16/08 (sábado) – presencial, das 9h30 às 17h 18 a 22/08 (segunda a sexta-feira) – presencial, das 9h30 às 13h Local das aulas presenciais: Arquivo Público do Estado da Bahia (Baixa de Quintas, Salvador – BA)
Sobre o Instituto Feira Preta
A Feira Preta é um ecossistema estratégico focado no fortalecimento econômico cultural da população negra na América Latina, em especial no Brasil. Somos um negócio de impacto, que dispõe de uma tecnologia social própria e que atua de forma sistêmica com diferentes programas, projetos e ações, criando um ambiente propício ao empoderamento, crescimento e prosperidade econômica de pessoas negras a partir da valorização de conhecimentos ancestrais que contribuem para a reconstrução de imaginários e a construção de novos futuros. Saiba mais através do site: https://feirapreta.com.br/
Sobre a NIVEA
O cuidado é a essência da NIVEA há mais de 110 anos. A marca está presente em cerca de 150 países e no Brasil, conta com um portfólio completo de hidratantes corporais e faciais, protetores solares e labiais, itens para cuidados masculinos, para banho e antitranspirantes. A NIVEA lançou a primeira emulsão hidratante do mundo, que mais tarde ficaria conhecida como a icônica e querida “latinha azul”. A constante busca por inovação e excelência fazem da NIVEA a marca nº 1 em cuidados com a pele no mundo. Atualmente, conta com mais de 500 itens em seu portfólio que valorizam a individualidade e necessidades de cada tipo de pele. Ao longo dos anos, a NIVEA segue conquistando a admiração e a confiança de seus consumidores e acredita no poder transformador do toque humano para gerar conexões, baseado no respeito e cuidado com o meio ambiente e as pessoas como parte de seus valores como marca.
Empresas preocupadas com a questão de governança, agora podem ter um portal de compras aliado à leilões, com uso de blockchain privado para garantir rastreabilidade, autenticidade e segurança nas transações
A USEMOL, referência em tecnologia por meio do seu portal de compras corporativas, e a Bom Valor, empresa especializada em soluções para venda de ativos, firmam uma parceria inovadora com foco em reaproveitamento e sustentabilidade.
A ideia é simples, mas poderosa: ajudar empresas a transformar bens parados ou em desuso, como máquinas, veículos e equipamentos em oportunidades reais de negócio. A Usemol integrou a plataforma da Leilão de Obsoletos, da Bom Valor, em seu portal e traz agilidade para o profissional de compras que terá transparência nos processos, com autenticação digital através de blockchain, tendo rastreabilidade em cada etapa.
“O que não serve mais para uma empresa pode ser exatamente o que outra precisa. Com essa rede colaborativa, conseguimos fazer a conexão e acelerar o processo de venda de forma justa e organizada,” explica Fábio Kielberman, CEO da Bom Valor.
Com um ecossistema colaborativo, a Bom Valor disponibiliza sua infraestrutura tecnológica, incluindo rastreabilidade por blockchain e uma rede com mais de 120 agentes de negócio, para que empresas tenham controle total sobre seus ativos, sem depender de prestadores.
Além de facilitar transações comerciais, a iniciativa também reforça práticas de compliance e ESG, pilares cada vez mais relevantes nas grandes corporações. Ao reaproveitar materiais, empresas reduzem desperdícios, diminuem impactos ambientais e ainda otimizam seus investimentos.
A integração entre USEMOL e Bom Valor oferece às companhias uma nova forma de gerenciar seus ativos com mais autonomia, segurança e controle, promovendo o chamado “leilão inteligente”. É tecnologia com propósito e quem ganha é o mercado e o meio ambiente.
“Essa parceria com a Bom Valor é um passo natural e necessário para o mercado. Falamos com os mesmos clientes e compartilhamos dos mesmos valores. Juntos, ampliamos o poder de liquidez das empresas e potencializamos práticas sustentáveis e responsáveis,” afirma Ricardo Der Haroutiounian, diretor do Usemol.