Não é de hoje que os países da Europa vêm consumindo assiduamente as produções musicais realizadas no Brasil. E para aproveitar o momento ideal de intercâmbio entre os dois países, o DJ e produtor internacional Tom Enzy acaba de anunciar o lançamento da releitura de “Bololo”, em parceria com MC Bin Laden e o DJ francês HUGEL.
Assinado pela CR2 Records, o novo single promete trazer o estilo Tech House, vertente que Tom tem apostado em suas últimas produções, além de uma mistura com sonoridades advindas do funk, um gênero musical que tem se mantido em alta não só em Portugal, mas em diversos países da Europa, principalmente com a visibilidade internacional de artistas como Anitta, MC Daniel, entre outros.
Para o DJ, a opção de collab com um brasileiro foi uma visão estratégica de sua carreira. “Escolhi o Bin Laden porque, melodicamente, na minha opinião, é um dos melhores MC’s do Brasil. O tom de voz dele é precisamente o que eu preciso para a minha música e para expandir meu alcance mundial”, explica Tom.
Com um ritmo para eletrizar os clubs mundiais, a nova versão de “Bololo” relembra e homenageia o sucesso lançado em 2014 por Bin Laden, hit que ganhou o gosto do público com excelentes resultados atingidos na época.
Vale ressaltar que Tom Enzy é um grande apreciador da musicalidade brasileira há muito tempo. “Sempre que posso, busco fazer parcerias com artistas brasileiros. Cresci ouvindo Racionais MCs, MV Bill e outros tantos artistas do rap brasileiro. Quando mais velho, comecei a ouvir Djavan, Seu Jorge, Vanessa da Mata, Ana Carolina, etc. Em Portugal, consumimos muito a cultura brasileira, que é tão rica, desde as novelas, futebol, comida e a música, então é impossível não nos apaixonarmos pelo Brasil. Como disse o DJ Zegon, do Tropkillaz, ‘está mais do que na hora de aceitar que o funk é música brasileira, popular e original’ e funciona muito bem com vários estilos do eletrônico, um casamento perfeito”, conclui o DJ.
Em breve, Tom Enzy já adianta uma nova track em parceria com o funkeiro brasileiro MC Menor MT, conhecido por seu estilo mandelão e por suas collabs com DJs de sucesso.
O pre-save para ouvir a track releitura de “Bololo” nas principais plataformas digitais já está disponível, basta acessar: https://hugel.bfan.link/bololo.
Sobre Tom Enzy:
Tom Enzy é um DJ e produtor musical natural de Lisboa, Portugal. Aos 34 anos, José António Fernandes Coelho desde cedo já demonstrava o seu amor pela música.
Com apenas quatro anos, já ouvia música eletrônica com influência de seu irmão mais velho. Em determinado momento, passou a aprender e se aprimorar nas técnicas que envolvem o gênero musical. Aos 5 anos, Tom começou a se apresentar em shows e festas ao lado do irmão.
Por conta dos estudos, teve que deixar um pouco de lado suas aparições nos eventos, mas sempre aprendendo e explorando o universo da produção musical. Já adulto, tomou a decisão de se profissionalizar e passou a ser residente em um club bastante conhecido de Lisboa.
Casado, seguiu carreira ao lado de sua esposa e passou a ganhar o mundo. Apostando em diversas vertentes do eletrônico, o produtor acredita que um de seus pontos fortes é a versatilidade musical, porém admite que tem o House como estilo preferido.
Tom Enzy já participou de diversos festivais de renome mundial como Tomorrrowland e Ultra Music Festival. Por conta do trabalho como DJ e produtor, visitou quase todos os países do mundo, e se prepara para estrear na Ásia e tocar pela primeira vez na Mongólia e em Dubai.
E é através desse conhecimento das diversas culturas existentes no planeta que Tom busca colaborações com outros artistas como Raftaar (Índia), Chuckie (Holanda), Alok (Brasil), Dubdogz (Brasil), Purple Disco Machine (Alemanha), Hugel (França), entre outros.
Sobre suas referências e inspirações, o DJ destaca o produtor e DJ Laidback Luke e Chuckie, ambos holandeses. Atualmente, seu olhar profissional tem se voltado bastante para nomes como James Hype, Eats Everything, A-Track e James Zabiela.
Em 2019, Tom Enzy foi listado pela DJ Mag como um dos 150 melhores DJs do mundo e, nos últimos anos, alcançou inúmeros marcos, como por exemplo, com o hit “In The Dark”, em parceria com Purple Disco Machine e Sophie & The Giants, que alcançou o top 10 na parada da Billboard, além de liderar o European Airplay Chart e conquistar o primeiro lugar no Global Dance Chart.
“Vejo que o mercado da música eletrônica se encontra em um excelente momento. Estamos em uma era muito boa para o desenvolvimento criativo e artístico. Quero que todos escutem e sintam aquilo que eu sinto quando produzo cada música. Em 2023, tenho novas colaborações com outros artistas internacionais e quero seguir fazendo novas músicas, para levar minha arte da forma mais pura ao público”, finaliza Tom Enzy.
Para saber mais sobre o trabalho do DJ e produtor Tom Enzy, basta segui-lo nas redes sociais e nas principais plataformas de música:
Evento integra programação cultural e esportiva oferecida até o próximo dia 28
No próximo dia 26 (sexta-feira), a partir das 18h, a praça do Campo Grande, em Salvador, será palco do Baile da Cidade, programação dentro do Festival da Primavera que promete levar soteropolitanos e turistas de volta aos anos 60. Gratuito, o evento promoverá o encontro de duas bandas brasileiras: Renato e Seus Blue Caps, e Us Beatles.
Voltado especialmente a população idosa, o Baile faz alusão ao Dia Nacional do Idoso e Dia Internacional da Terceira Idade, celebrado em 1º de outubro. Mais do que uma homenagem, é uma forma de conscientizar e sensibilizar a sociedade sobre as necessidades desse público, cada vez mais ativo.
Iniciado no último dia 9, o Festival da Primavera acontece até o próximo dia 28. Ele marca a chegada da estação das flores e o início do período de alta estação do turismo em Salvador, promovendo, além de shows, apresentações de teatro, esportes, feiras de rua e outras ações de lazer para toda a família.
Sobre Renato e Seus Blue Caps
Fundada em 1959, a banda venceu, nos anos 60, o programa ‘Hoje É Dia de Rock’, da Rádio Mayrink Veiga, do Rio de Janeiro. Como prêmio, participou do ‘Cassino do Chacrinha’, quando recebeu a proposta para gravar um LP na gravadora Copacabana. Em 1964, assinou contrato com a CBS e gravou um compacto duplo e, logo em seguida, o LP ‘Viva A Juventude’, que viria a ficar entre os mais vendidos por meses.
Em razão do grande sucesso, veio o convite para participar do programa ‘Jovem Guarda’. Apesar das várias formações existentes ao longo de todos esses anos, Renato Barros e Cid Chaves seguem no grupo desde o início.
Sobre Us Beatles
A banda tem origem recente, em 2023. Foi formada com o objetivo de apresentar um tributo fiel aos arranjos e à sonoridade dos quatro rapazes de Liverpool. Nela, Ricardo Sato, Valdir Andrade, Davi Melo e Adriano Lima cumprem respectivamente as funções de John Lennon, Paul McCartney, George Harrison e Ringo Starr.
SERVIÇO O quê: Baile da Cidade (Festival da Primavera) — Renato e Seus Blue Caps, e Us Beatles Quando: 26 de setembro (sexta-feira), a partir das 18h Onde: praça do Campo Grande, em Salvador Quanto: gratuito
A espiritualista Chaline Grazik, conhecida como a “vidente das estrelas”, voltou a ganhar destaque após mais uma previsão de grande repercussão se confirmar.
Em 11 de novembro de 2024, durante participação em um podcast, ela foi questionada se Jair Bolsonaro seria preso e respondeu de forma direta: “Sim, a carta sai da torre do castelo, cilada, falando que tem uma mulher que ajudará, vai ser descoberto coisas que não são positivas”, afirmou Chaline.
Menos de um ano depois, Bolsonaro teve a prisão decretada pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Em 4 de agosto de 2025, o ministro Alexandre de Moraes determinou sua prisão domiciliar, após descumprimento de medidas cautelares. Já em 11 de setembro de 2025, a Primeira Turma do STF condenou o ex-presidente a 27 anos e 3 meses de prisão em regime fechado.
A previsão feita por Chaline, que já havia acumulado notoriedade por outros acertos, repercutiu amplamente entre seus seguidores e fortaleceu ainda mais sua imagem como uma das videntes mais comentadas do país. Com declarações que se confirmam em fatos de grande relevância nacional, Chaline Grazik reafirma sua posição como uma espiritualista muito assertiva em suas previsões.
Reconhecido como um dos nomes em ascensão na advocacia brasileira, Dr. Raphael Marques tem se destacado pela atuação junto a influenciadores digitais, artistas e empresários. Conhecido como “o advogado dos famosos”, ele alia técnica, visão empreendedora e sensibilidade para lidar com as novas demandas do mercado.
Nascido em Barretos, Raphael viveu na cidade até os cinco anos, quando se mudou com a família para São Paulo em busca de melhores oportunidades. Desde cedo, recebeu uma educação pautada em valores sólidos, algo que se reflete diretamente em sua trajetória profissional.
Antes de optar pelo Direito, chegou a considerar a medicina, mas logo percebeu que sua verdadeira vocação estava em outra área. O contato com a advocacia, ainda durante o estágio, despertou nele a paixão pela profissão e definiu o caminho que seguiria.
“Quando iniciei na faculdade, pensei em seguir carreira em concursos públicos. Mas, ao sentir a prática da advocacia de perto, percebi que era isso que me movia. Decidi, então, trilhar esse caminho com dedicação total”, relembra.
Formado e aprovado no exame da OAB, Raphael acumulou experiências em escritórios de grande demanda, aprendendo a lidar com pressão e desafios diários. Em 2014, abriu seu próprio escritório, encarando o desafio de empreender em um cenário ainda sem os recursos digitais que hoje facilitam a advocacia.
Desde então, sua carreira foi marcada por superações, investimentos em conhecimento e busca constante por evolução. Além de atuar em casos de grande repercussão, Dr. Raphael se especializou em assessoria preventiva, análise e elaboração de contratos, além da condução de processos judiciais.
“Estou em constante aprendizado e aperfeiçoamento. Vejo a advocacia não apenas como uma profissão, mas como um propósito de vida. A cada dia, sinto que minha prosperidade está mais próxima, porque sei que ainda tenho muito a oferecer”, destaca o advogado.
Atualmente, Raphael Marques assessora nomes de destaque como Yudi Tamashiro, Alan Lucci e Felipe Pontes, consolidando sua atuação no entretenimento e no universo digital. Seu foco está em oferecer suporte jurídico de excelência para influenciadores, artistas e empresários que buscam segurança e solidez em suas carreiras.
Com visão estratégica e sensibilidade para lidar com o público da nova geração, Raphael Marques reafirma seu papel como um advogado moderno, inovador e pronto para os novos desafios da advocacia contemporânea.