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Especialista explica como a logística no Brasil ajudou no crescimento dos marketplaces em 2023

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O marketplace é um modelo de negócio que traz recursos muito úteis para as empresas e marcas que vendem na internet, que auxiliam no aumento de vendas. De acordo com a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm) – que analisou no período entre 2010 e 2022 -, o setor de marketplaces no Brasil registrou um total de 135,6 bilhões nas vendas, o que significa um crescimento de 3% em relação a 2021. O share de faturamento dessas plataformas tem aumentado, chegando a 80% em 2022. Segundo Alex Moro, especialista em marketplaces e CEO da escola Efeito Empreendedor, o principal fator que impulsionou o crescimento dos marketplaces em 2023, foi a pandemia em 2020. 

“Esse aumento se deu com a entrada de muitos usuários vendendo na plataforma, muitas lojinhas de bairro, pequenos vendedores e até mesmo vendedores de porta em porta , que foram para o canal on-line. Houve uma percepção que é muito mais simples vender dessa forma, online, e todo esse público, com a urgência que tinha de criar renda correu para a expertise do marketplace”, comenta Alex Moro. 

Para corroborar com esse crescimento, está o crescimento dos e-commerces colaborativos, que tiveram uma grande expansão na pandemia e, desde então, vem crescendo consideravelmente a cada ano. Isso é demonstrado na pesquisa “Cenário da Adoção do Marketplace Online”, realizada em 2021 pela Mirakl – uma plataforma SaaS de marketplace corporativo -, que indicou que 86% dos brasileiros reconhecem esse espaço como a forma mais conveniente de consumir atualmente. Entre os setores que mais demonstraram crescimento, Alex Moro explica que todos os setores, comparados com eles mesmos, crescem ano após ano. 

“Como eu digo, não existe ex-internauta. Uma pessoa que tem uma experiência dentro de um Mercado Livre, por exemplo, percebe rápido a segurança e acaba sempre comprando mais. Mas os setores que mais vendem são beleza e cuidados pessoais”, argumenta.  O especialista ainda completa: “hoje em dia, é muito mais simples comprar, por exemplo, maquiagem e produtos wellness pela internet. Até mesmo o processo de devolução torna isso mais fácil. Outra categoria que cresceu é a de decoração, com pessoas ficando mais tempo dentro de casa, elas quiseram deixar as residências mais bonitas e confortáveis”.

Tecnologia, publicidade e logística impulsionam os marketplaces:

Segundo Alex Moro, algumas tendências tecnológicas ajudam a impulsionar esse mercado.  Entre elas, a logística, cada vez mais automatizada e aperfeiçoada nos marketplaces, que têm uma solução chamada fulfillment. “Essa solução já é uma modelagem da Amazon, nos Estados Unidos. Então essa é a maior tendência tecnológica, porque está em cima da logística do frete, visando o principalmente o comportamento, ou seja, a decisão do comprador. Ele olha para o frete, velocidade e preço, para fazer a decisão final de compra”, comenta Moro. 

Com a queda das Americanas – um dos principais players e concorrente mais forte do mercado -, algumas decisões tiveram de ser feitas em relação às estratégias de marketing nas empresas, segundo Alex Moro. “O Mercado Livre, por exemplo, vem avançando muito forte na televisão, por mais que a internet seja o principal meio. A televisão é o que mais atinge a população. Então com certeza focar na expansão de anúncios televisivos foi a principal estratégia”, argumenta o especialista.

Entre os desafios enfrentados pelos marketplaces, Moro cita que há um embate entre os gigantes, como Magazine Luiza, Americanas e Mercado Livre, pois os americanos estão brigando pela logística brasileira. “Quem ganha somos nós vendedores e os compradores. Então o desafio enfrentado por eles é descobrir qual a melhor malha logística hoje. O Mercado Livre investe em aviões. A Amazon testa drones nos Estados Unidos. Mas o que é viável no Brasil, e o que, não é? Os americanos não conseguem comparar o comportamento e nem o apoio político no setor logístico estando fora do Brasil. Tem que entender e jogar o jogo do Brasil”, finaliza Alex Moro.

Sobre Alex Moro:

Alex Moro é um dos pioneiros na especialização de vendas por meio de marketplace no Brasil.  À frente da 1ª escola on-line voltada para vendas nesse segmento, o santista já educou mais de 17 mil alunos diretos e mais de 500 mil pessoas por todo o país e hoje é considerado um dos especialistas mais renomados nesse mercado. Além de empreendedor na área, Moro também é Influencer Oficial do Mercado Livre e Consultor Certificado Platinum, embaixador Oficial Amazon e parceiro da Magazine Luiza, principais canais de vendas do mercado de e-commerce do Brasil.

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Spotify, Shopee, Boca Rosa, Espaço da Audição e Podcast Arte de Vencer palestram no WeWork de São Paulo

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Evento MeetMind reúne gigantes do mercado na sede da Avenida Paulista em maio; Picpay e outras marcas fazem parte

Após evento de sucesso que reuniu Nubank, Bis e TikTok em 2024, a segunda edição do a segunda edição do WeWork Apresenta Meetmind (@meetmindhub) acontece no WeWork Paulista (@wework_br), que sedia o evento de Growth e Marketing com profissionais do ramo e empreendedores. O novo encontro está marcado para o dia 22 de maio, às 19h.

O momento seleto inclui vagas para apenas 60 empresários no público, onde ouvirão palestras do Spotify (@spotifybrasil), Shopee (@shopee_br), PicPay (@picpay), Espaço da Audição (@espacodaaudicao, maior rede de aparelhos auditivos do país), Podcast Arte de Vencer (@podcastartedevencer), Don Luiz (@donluizcream), Meta (@meta) e Boca Rosa (@bocarosabeauty) sobre marketing, growth, vendas e customer success. A noite inclui, ainda, etapas para networking e inspiração. As inscrições serão abertas e divulgadas na rede social do projeto.

Com realização da Agência Triaga, os especialistas vão abordar desafios do dia a dia, cases de sucesso, erros e aprendizados, além de insights e trajetória profissional. “O objetivo é criar um ambiente de troca entre especialistas, saindo do estilo costumeiro de palestras e gerando interações e casos práticos que possam servir como guia”, explica Raphael Machado, criador da iniciativa.

À frente do Espaço da Audição e do Podcast Arte de Vencer, o empresário Cláudio Gonçalves afirma que levará ensinamentos também aderidos com alguns dos convidados do podcast, que já entrevistou Microsoft (@microsoftbr), Espaçolaser (@espacolaser) e outras marcas nacionais e internacionais.

Alguns dos palestrantes confirmados são:
Carinna Morena (Gerente de Marketing – Spotify);
Rodrigo Farah (Marketing Shopee);
Victória Licastro (Marketing Boca Rosa);
Marlon Spinola (Growth – PicPay);
Luiz Nato (Sócio Fundador – Don Luiz);
Nathália Evelyn (Ex-Meta);
Claudio Gonçalves (Podcast Arte de Vencer);
Ariane Bonucci (Espaço da Audição: maior rede de atendimento e aparelhos auditivos do país)

Serviço:
Evento: WeWork apresenta Meetmind – Growth e Marketing
Data: 22 de maio de 2025

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Gigante internacional aposta no re-commerce para incentivar o brincar longe das telas

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Marca francesa Janod lança no Brasil iniciativa que une sustentabilidade, consumo consciente e estímulo ao desenvolvimento infantil fora do digital

Em um mundo cada vez mais saturado de tecnologia, as crianças estão passando, em média, mais de 4 horas por dia diante de telas, segundo dados da Sociedade Brasileira de Pediatria. Esse número não apenas assusta, mas levanta um alerta: como garantir que a infância continue sendo um espaço de descobertas, movimento e imaginação, e não apenas de consumo digital?

A Janod, marca francesa reconhecida mundialmente por seus brinquedos educativos, criativos e duráveis, acredita que brincar não é apenas uma atividade, mas um direito fundamental – essencial para o desenvolvimento emocional, motor e social das crianças. Mais do que isso, a Janod acredita que brincar pode ser também um gesto de cuidado com o planeta.

“Cada escolha importa, inclusive na hora de presentear uma criança. Ao oferecer brinquedos com história e impacto positivo, incentivamos não apenas o consumo consciente, mas também um jeito mais saudável e conectado de viver a infância”, afirma a empresa.

O impacto ambiental dos brinquedos plásticos, que representam 90% dos produtos do setor, é alarmante. Estima-se que, entre 2018 e 2030, serão produzidas 1,38 milhão de toneladas de brinquedos plásticos no Brasil, além de 582 mil toneladas de embalagens desses produtos. Muitos desses brinquedos, descartados de maneira inadequada, podem levar até 500 anos para se decompor no meio ambiente. Apenas uma pequena parcela do plástico produzido é reciclado, o que agrava ainda mais o problema da poluição ambiental.

Como resposta prática a essa visão, a Janod lança no Brasil o programa Janod Reuse, uma operação pioneira de re-commerce dedicada à economia circular. Em parceria com a startup brasileira Loopify, especializada em re-commerce sustentável, a iniciativa resgata brinquedos com pequenas avarias ou embalagens danificadas, que antes seriam descartados, e os reposiciona no mercado com até 50% de desconto, após uma triagem individual para garantir segurança e qualidade. O projeto não apenas evita o descarte de mais de uma tonelada de brinquedos por ano, mas transforma o Brasil em mercado-piloto de uma estratégia global que une inovação local e uma visão internacional de sustentabilidade.

“Sabemos que brinquedos de qualidade duram muitos anos. Com o Janod Reuse, queremos dar a eles uma nova chance de encantar, educar e estimular o desenvolvimento das crianças, sem gerar novos impactos ambientais”, reforça a marca.

Com a Janod Reuse, a marca reforça seu compromisso de colocar a sustentabilidade e a responsabilidade socioambiental no centro da experiência de brincar. A proposta é simples, mas poderosa: mostrar que é possível consumir de forma consciente, prolongar o ciclo de vida dos produtos e, acima de tudo, oferecer às crianças um brincar livre, criativo e presente no mundo real. Assim, a Janod contribui para um futuro mais saudável e consciente para as próximas gerações.

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Social Commerce: como as redes sociais estão se tornando os novos shoppings digitais?

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Com a projeção de atingir US$ 1,2 trilhão até o final de 2025, o social commerce cresce impulsionado pela Geração Z, millennials e a influência digital

As redes sociais, que somam mais de 144 milhões de usuários ativos no Brasil (66,3% da população, segundo a We Are Social), deixaram de ser apenas espaços de interação e entretenimento. Hoje, elas se consolidam como potentes canais de compra online, impulsionando um dos segmentos de maior crescimento no comércio eletrônico: o social commerce.

Instagram, TikTok e WhatsApp são os principais protagonistas dessa transformação, alterando significativamente o comportamento do consumidor. De acordo com uma pesquisa da Accenture, o mercado global de social commerce está projetado para atingir US$ 1,2 trilhão até o final de 2025.

“Esse crescimento acelerado é impulsionado principalmente pela Geração Z e pelos millennials, que preferem realizar suas compras diretamente nas redes sociais, sem sair do ambiente onde interagem com amigos, influenciadores e marcas” destaca o co-founder da Boomer e especialista em marketing digital, Pedro Paulo Alves. 

O que é Social Commerce?

O Social Commerce integra o comércio eletrônico às redes sociais, permitindo que consumidores descubram, avaliem e comprem produtos diretamente em plataformas como Instagram, Facebook, TikTok e WhatsApp.

Diferente do e-commerce tradicional, ele se baseia na interação social, recomendações e engajamento para impulsionar as vendas, tornando a experiência de compra mais interativa e personalizada.

“As redes sociais deixaram de ser apenas vitrines para produtos e se tornaram verdadeiros marketplaces. Hoje, os consumidores podem pesquisar, experimentar e adquirir itens diretamente de uma postagem ou anúncio, sem precisar sair da plataforma”, comenta Pedro Paulo.

O Instagram Shopping, por exemplo, permite que marcas vendam diretamente em postagens e stories. O TikTok combina entretenimento e vendas de maneira única, com vídeos curtos e criativos que engajam os consumidores enquanto os incentivam a comprar. Já o WhatsApp Business tem sido uma ferramenta essencial para empresas que buscam oferecer atendimento personalizado e concluir vendas em tempo real.

“O Social Commerce representa uma transformação no comportamento de consumo digital, e as ferramentas estão impulsionando esse movimento ao integrar conteúdo, engajamento e conversão. Para as marcas, isso significa mais proximidade com o consumidor e mais oportunidades de gerar vendas de forma direta e estratégica”, explica o especialista.

92% dos consumidores confiam mais em recomendações de pessoas que seguem nas redes sociais do que em propagandas tradicionais

O sucesso do social commerce está diretamente ligado à força dos influenciadores digitais. Criadores de conteúdo se tornaram peças-chave no processo de compra, exercendo grande influência sobre as decisões do público. Segundo um estudo da Nielsen, 92% dos consumidores confiam mais em recomendações de pessoas que seguem nas redes sociais do que em propagandas tradicionais.

De acordo com um levantamento realizado pela MindMiners em parceria com a YOUPIX, 46% dos entrevistados dizem que se um produto/uma marca é usado por um(a) influenciador(a), sentem confiança em usar também. Outro dado da pesquisa indica que 6 em cada 10 seguidores já adquiriram produtos ou serviços recomendados por influenciadores, destacando a preferência por esse formato para a descoberta de novos produtos.

No TikTok, por exemplo, os criadores de conteúdo fazem vídeos virais de resenhas e frequentemente esgotam os estoques de produtos em poucas horas. No Instagram, parcerias com influenciadores aproximam as marcas de seus clientes ideais, enquanto no WhatsApp, indicações em grupos reforçam o poder do boca a boca digital.

“As marcas que investem em estratégias de social commerce baseadas na credibilidade dos influenciadores conseguem engajar o consumidor de forma mais autêntica e eficiente. Isso ocorre porque os seguidores enxergam esses criadores como fontes confiáveis de informação, tornando as compras mais naturais e impulsivas” explica Pedro Paulo Alves.

A democratização do comércio digital

O social commerce também está democratizando o acesso ao mercado digital. Pequenos empreendedores e marcas independentes agora podem vender diretamente para seu público sem a necessidade de grandes investimentos em plataformas tradicionais.

Pedro Paulo ressalta que “ferramentas como Instagram Shopping e WhatsApp Business permitiram que lojistas construam relações mais próximas com seus clientes, oferecendo uma experiência de compra mais personalizada e acessível”.

Para o especialista, essa tendência veio para ficar. “O social commerce não é apenas uma tendência passageira, mas uma transformação definitiva na forma como compramos e vendemos. As redes sociais não são mais apenas canais de comunicação; elas se consolidaram como os novos shoppings digitais da era moderna.” finaliza.

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Boomer
A Boomer é uma empresa especializada em mídia de performance, growth marketing, inteligência de dados e vendas para acelerar marcas. Através da gestão de mídia paga e os dados provenientes da experiência de compra, vem ajudando marcas a maximizar seu retorno sobre investimento (ROI) no ambiente digital. Com uma abordagem baseada em dados, a Boomer oferece soluções personalizadas que visam melhorar a experiência do usuário, aumentar as taxas de conversão e impulsionar a performance dos canais digitais. Com um time de especialistas altamente capacitados e um portfólio com grandes empresas do mercado, como  JBS, LIVE!, Mamma Jamma, Plant Power e Rock the Mountain, a Boomer tem sido um parceiro estratégico para empresas que buscam alcançar resultados excepcionais e transformar suas operações online. Saiba mais.

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