Connect with us

Entretenimento

Últimos dias: Exposição Memórias do Futuro: Cidadania Negra, Antirracismo e Resistência se encerra dia 27 de agosto

Published

on

Instalada no Memorial da Resistência, a mostra condensa mais de um século da história da população negra no Estado de São Paulo

Quem ainda não visitou a exposição Memórias do Futuro: Cidadania Negra, Antirracismo e Resistênciainstalada no Memorial da Resistência de São Paulo, museu da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, tem até o dia 27 de agosto para conhecer gratuitamente os registros que revelam a vida cotidiana da população negra no Estado de São Paulo, a partir de 1888 até os dias atuais. A mostra reconta diferentes experiências subjetivas e coletivas que formaram conexões de lutas por direitos, solidariedade antirracista e afirmação da vida negra, com cultura e lazer, como forma de resistência. A curadoria foi realizada pelo escritor e sociólogo Mário Medeiros, com o apoio da historiadora Pâmela de Almeida Resende e da pesquisadora Carolina Junqueira Faustini.

A instalação ocupa 689 m² do museu e reúne 450 itens, divididos entre fotografias, cartazes, revistas, jornais, documentos da repressão e manifestações artísticas. Tem a participação de artistas e fotógrafos como Bruno Baptistelli, Geraldo Filme, João Pinheiro, Moisés Patrício, No Martins, Renata Felinto, Sidney Amaral, Wagner Celestino, Jesus Carlos, Mariana Ser, Monica Cardim e Tiago Alexandre e Soberana Ziza.

Antes mesmo de adentrar ao museu, os visitantes são impactados com um grande painel chamado “Fio da Memória”, que mede 21m x 4,60m, e foi criado pela multiartista e grafiteira paulistana Soberana Ziza. A obra, que convida a conhecer a exposição completa, foi inspirada pela frase “Afinal, o século XXI é negro, feminino e nosso. Basta apenas tomá-lo em nossas mãos”, publicada no Gelefax, jornal do Geledés (Instituto da Mulher Negra), em 1997.

Segundo o idealizador Mário Medeiros, a motivação central é contar como a experiência negra, frequentemente ocultada, caminhou em conjunto com a construção da cidadania brasileira e compôs a luta por direitos. A cidade de São Paulo colonial, por exemplo, teve em sua construção a participação de muitas pessoas escravizadas, libertas ou cidadãos negros, como Joaquim Pinto de Oliveira (Tebas), ex-escravizado e arquiteto. Em uma metrópole na qual só se olhava para o futuro, houve um apagamento da história dos lugares e da presença negra, mostrando na prática que enquanto houver racismo, não haverá democracia.

“Em todos esses períodos, os associativismos e movimentos negros sempre estiveram lá e é importante reconhecê-los, homenageá-los e aprender com essas vidas negras impressionantes. São pessoas que lutaram para existir em um tempo melhor. Ao fazer isso, pensaram em si e em seus descendentes. A luta por direitos é incessante, justa, pública e encontrará a sua vitória, através de nossas ações e nossos compromissos antirracistas públicos com relação ao passado, presente e ao futuro”, diz o curador da mostra.

Para Ana Pato, Coordenadora do Memorial da Resistência, a realização da exposição, que foi inaugurada em junho de 2022 e teve o seu encerramento prorrogado, representa um marco histórico. ”Reforçamos a missão que o Memorial tem com a luta pela valorização dos princípios democráticos, pelo exercício da cidadania e pela educação em direitos humanos. Entendemos que é urgente nos indagarmos enquanto cidadãos sobre a nossa responsabilidade na perpetuação do racismo e como podemos nos engajar na luta antirracista para construir uma sociedade verdadeiramente democrática. Esta exposição é um convite para seguirmos os fios tecidos por mulheres e homens negros em torno de suas memórias e fabulações por um futuro.”

A exposição se divide em oito eixos: Territórios negros e memórias em disputa: a persistênca no espaço | Associativismo, Clubes, Entidades e Irmandades: a força do coletivo | Imprensa negra paulista e circulação das ideias: a comunicação como meio de luta | Literatura negra: o direito à imaginação | Espaços de sociabilidade e resistência: as ruas, os salões e os palcos como lugares de direitos | Repressão, vigilância e resistência, 1930-1980 | Redemocratização e Nova República: a democracia é uma luta negra | Enfrentando a tripla opressão – O século XXI é negro, feminino e nosso.

Conheça mais detalhes de cada eixo clicando aqui

 *A mostra, lançada em 4 de junho de 2022, ficará em cartaz no Memorial da Resistência de São Paulo até 27 de agosto de 2023. Foi criada em colaboração com organizações e coletivos convidados, como a Coalização Negra por Direitos, a revista O Menelick 2º Ato, a Capulanas Cia de Arte Negra e o Ilú Obá de Min, em parceria com os arquivos e acervos de cultura negra no AEL – Unicamp, o Arquivo Público do Estado de São Paulo, o Museu da Imagem e do Som, a Pinacoteca do Estado, e o Condephaat.

 Sobre o Memorial da Resistência de São Paulo

O Memorial da Resistência de São Paulo, museu da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, tem como missão a valorização e a preservação das memórias da repressão e da resistência políticas no Brasil republicano, especialmente no período da Ditadura Civil-Militar (1964-1985). Este trabalho é realizado por meio da educação, da pesquisa, além da organização de exposições temáticas norteadas pela defesa da cidadania, da democracia e dos direitos humanos. Entre 1940 e 1983, funcionou no edifício que hoje abriga o Memorial o Departamento Estadual de Ordem Política e Social de São Paulo (Deops-SP), uma das polícias políticas mais truculentas do país, fazendo do espaço museu um local com enorme valor histórico e simbólico.

Sobre Mário Augusto Medeiros da Silva

Docente na UNICAMP, possui graduação em Ciências Sociais (2003), mestrado em Sociologia (2006) e doutorado em Sociologia (2011) pela mesma Universidade. É Diretor Adjunto do Arquivo Edgar Leuenroth – AEL/Unicamp (2020-). Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Teoria Sociológica, atuando sobretudo com as temáticas Pensamento Social Brasileiro, Literatura e Sociedade e Intelectuais Negros. Recebeu, em 2013, o Prêmio para Jovens Cientistas Sociais de Língua Portuguesa, do Centro de Estudos Sociais, da Universidade Coimbra. É autor do livro “Gosto de Amora” (Editora Malê, 2019), finalista da 62ªedição do Prêmio Jabuti; e de “Numa Esquina do Mundo (Editora Kapulana, 2020), semifinalista do Prêmio Oceanos de Língua Portuguesa”

Serviço

Exposição: Memórias do Futuro: Cidadania Negra, Antirracismo e Resistência

Período: até 27 de agosto de 2023 (domingo)

Faixa etária: Livre

Entrada: Grátis

Local: Memorial da Resistência de São Paulo

Endereço: Largo General Osório, 66 – Santa Ifigênia

Horário: quarta a segunda, das 10h às 18h (fecha às terças)

Os ingressos do Memorial estão disponíveis no site e na bilheteria do prédio.  Reservas aqui.

Acompanhe as redes do Memorial: Site | Facebook | Instagram | Twitter | Youtube

Continue Reading
Advertisement

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Entretenimento

Festival da Primavera: Baile da Cidade levará música dos anos 60 ao Campo Grande

Published

on

Evento integra programação cultural e esportiva oferecida até o próximo dia 28

No próximo dia 26 (sexta-feira), a partir das 18h, a praça do Campo Grande, em Salvador, será palco do Baile da Cidade, programação dentro do Festival da Primavera que promete levar soteropolitanos e turistas de volta aos anos 60. Gratuito, o evento promoverá o encontro de duas bandas brasileiras: Renato e Seus Blue Caps, e Us Beatles.

Voltado especialmente a população idosa, o Baile faz alusão ao Dia Nacional do Idoso e Dia Internacional da Terceira Idade, celebrado em 1º de outubro. Mais do que uma homenagem, é uma forma de conscientizar e sensibilizar a sociedade sobre as necessidades desse público, cada vez mais ativo.

Iniciado no último dia 9, o Festival da Primavera acontece até o próximo dia 28. Ele marca a chegada da estação das flores e o início do período de alta estação do turismo em Salvador, promovendo, além de shows, apresentações de teatro, esportes, feiras de rua e outras ações de lazer para toda a família.

Sobre Renato e Seus Blue Caps

Fundada em 1959, a banda venceu, nos anos 60, o programa ‘Hoje É Dia de Rock’, da Rádio Mayrink Veiga, do Rio de Janeiro. Como prêmio, participou do ‘Cassino do Chacrinha’, quando recebeu a proposta para gravar um LP na gravadora Copacabana. Em 1964, assinou contrato com a CBS e gravou um compacto duplo e, logo em seguida, o LP ‘Viva A Juventude’, que viria a ficar entre os mais vendidos por meses.

Em razão do grande sucesso, veio o convite para participar do programa ‘Jovem Guarda’. Apesar das várias formações existentes ao longo de todos esses anos, Renato Barros e Cid Chaves seguem no grupo desde o início.

Sobre Us Beatles

A banda tem origem recente, em 2023. Foi formada com o objetivo de apresentar um tributo fiel aos arranjos e à sonoridade dos quatro rapazes de Liverpool. Nela, Ricardo Sato, Valdir Andrade, Davi Melo e Adriano Lima cumprem respectivamente as funções de John Lennon, Paul McCartney, George Harrison e Ringo Starr.

SERVIÇO
O quê: Baile da Cidade (Festival da Primavera) — Renato e Seus Blue Caps, e Us Beatles
Quando: 26 de setembro (sexta-feira), a partir das 18h
Onde: praça do Campo Grande, em Salvador
Quanto: gratuito

Continue Reading

Entretenimento

Chaline Grazik acerta previsão sobre prisão de Jair Bolsonaro

Published

on

A espiritualista Chaline Grazik, conhecida como a “vidente das estrelas”, voltou a ganhar destaque após mais uma previsão de grande repercussão se confirmar.

Em 11 de novembro de 2024, durante participação em um podcast, ela foi questionada se Jair Bolsonaro seria preso e respondeu de forma direta:
“Sim, a carta sai da torre do castelo, cilada, falando que tem uma mulher que ajudará, vai ser descoberto coisas que não são positivas”, afirmou Chaline.

Menos de um ano depois, Bolsonaro teve a prisão decretada pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Em 4 de agosto de 2025, o ministro Alexandre de Moraes determinou sua prisão domiciliar, após descumprimento de medidas cautelares. Já em 11 de setembro de 2025, a Primeira Turma do STF condenou o ex-presidente a 27 anos e 3 meses de prisão em regime fechado.

A previsão feita por Chaline, que já havia acumulado notoriedade por outros acertos, repercutiu amplamente entre seus seguidores e fortaleceu ainda mais sua imagem como uma das videntes mais comentadas do país. Com declarações que se confirmam em fatos de grande relevância nacional, Chaline Grazik reafirma sua posição como uma espiritualista muito assertiva em suas previsões.

Continue Reading

Entretenimento

Dr. Raphael Marques: o advogado dos famosos e da nova geração de influenciadores

Published

on

Reconhecido como um dos nomes em ascensão na advocacia brasileira, Dr. Raphael Marques tem se destacado pela atuação junto a influenciadores digitais, artistas e empresários. Conhecido como “o advogado dos famosos”, ele alia técnica, visão empreendedora e sensibilidade para lidar com as novas demandas do mercado.

Nascido em Barretos, Raphael viveu na cidade até os cinco anos, quando se mudou com a família para São Paulo em busca de melhores oportunidades. Desde cedo, recebeu uma educação pautada em valores sólidos, algo que se reflete diretamente em sua trajetória profissional.

Antes de optar pelo Direito, chegou a considerar a medicina, mas logo percebeu que sua verdadeira vocação estava em outra área. O contato com a advocacia, ainda durante o estágio, despertou nele a paixão pela profissão e definiu o caminho que seguiria.

Quando iniciei na faculdade, pensei em seguir carreira em concursos públicos. Mas, ao sentir a prática da advocacia de perto, percebi que era isso que me movia. Decidi, então, trilhar esse caminho com dedicação total”, relembra.

Formado e aprovado no exame da OAB, Raphael acumulou experiências em escritórios de grande demanda, aprendendo a lidar com pressão e desafios diários. Em 2014, abriu seu próprio escritório, encarando o desafio de empreender em um cenário ainda sem os recursos digitais que hoje facilitam a advocacia.

Desde então, sua carreira foi marcada por superações, investimentos em conhecimento e busca constante por evolução. Além de atuar em casos de grande repercussão, Dr. Raphael se especializou em assessoria preventiva, análise e elaboração de contratos, além da condução de processos judiciais.

Estou em constante aprendizado e aperfeiçoamento. Vejo a advocacia não apenas como uma profissão, mas como um propósito de vida. A cada dia, sinto que minha prosperidade está mais próxima, porque sei que ainda tenho muito a oferecer”, destaca o advogado.

Atualmente, Raphael Marques assessora nomes de destaque como Yudi Tamashiro, Alan Lucci e Felipe Pontes, consolidando sua atuação no entretenimento e no universo digital. Seu foco está em oferecer suporte jurídico de excelência para influenciadores, artistas e empresários que buscam segurança e solidez em suas carreiras.

Com visão estratégica e sensibilidade para lidar com o público da nova geração, Raphael Marques reafirma seu papel como um advogado moderno, inovador e pronto para os novos desafios da advocacia contemporânea.

Continue Reading

Leia Tambem

Famosos17 horas ago

Sem limites! Israel Novaes causa alvoroço na web ao postar foto só de toalha

Cantor sertanejo publicou clique ousado em frente ao espelho nesta terça-feira (16/9) O cantor Israel Novaes movimentou as redes sociais...

Famosos2 dias ago

Tayenne Barros: A Narizinho que Encanta Goiás com Arte, Comunicação e Carisma

Do interior de Minas aos holofotes da capital goiana, Tayenne constrói uma carreira que une teatro, arquitetura e entrevistas que...

Entretenimento2 dias ago

Dr. Raphael Marques: o advogado dos famosos e da nova geração de influenciadores

Reconhecido como um dos nomes em ascensão na advocacia brasileira, Dr. Raphael Marques tem se destacado pela atuação junto a influenciadores digitais,...

Famosos6 dias ago

Jade Seba conquista mais um resultado de destaque na JK Estética Avançada

Rio de Janeiro recebe procedimento inovador que alia tecnologia, personalização e segurança em cirurgia plástica A influenciadora Jade Seba acaba...

Famosos1 semana ago

Simony brilha no stand da AnyLovy durante a Beauty Fair

Presença da cantora reforça a mensagem da marca: incentivar as nail designers a “voarem alto” em suas carreiras A cantora...

Famosos1 semana ago

“Foi babado”, diz Bruxo John Alex sobre clipe com MC Pipokinha em ritual polêmico

O nome de MC Pipokinha voltou a movimentar a internet após surgir em um vídeo ao lado do Bruxo John...

Famosos1 semana ago

Tayenne Barros: A Narizinho que Encanta Goiás com Arte, Comunicação e Carisma

Do interior de Minas aos holofotes da capital goiana, Tayenne constrói uma carreira que une teatro, arquitetura e entrevistas que...

Famosos1 semana ago

Gusttavo Lima surpreende e chama Os Caras do Arrocha em show em Goiânia

“Embaixador Classic” de Gusttavo Lima, foi palco de uma noite histórica no último sábado. O anfitrião surpreendeu o público ao...

Famosos1 semana ago

Elir Andrade aposta em protocolo exclusivo com o renomado Dr. Fernando Garbi

O RP das celebridades, Elir Andrade, acaba de investir em um dos procedimentos estéticos mais desejados do momento com o...

Famosos2 semanas ago

Do chuveiro ao primeiro milhão: a história surpreendente de Bruna Vieira

Um banho, um comentário e a proposta que mudou tudo Nada indicava que Bruna Vieira se tornaria referência no universo...

Famosos2 semanas ago

O alcance cultural de Sophia Eldo e a projeção internacional do Nordeste

Em tempos de globalização acelerada, quando tradições locais muitas vezes se perdem diante da velocidade da modernidade, uma menina de...

Famosos2 semanas ago

Déborah Secco aposta em tratamento inovador para queda capilar

A atriz Déborah Secco iniciou seu protocolo ExoMais, um cuidado exclusivo e revolucionário desenvolvido pela clínica Mais Cabello. O tratamento...

Famosos2 semanas ago

Sophia Eldo encanta grupo de K-pop Younite e fortalece laços culturais entre Brasil e Coreia

O reencontro entre a brasileira Sophia Eldo, de 10 anos, e o grupo de K-pop Younite, durante a estreia da...

Famosos2 semanas ago

Sophia Eldo completa 10 anos e reafirma papel como elo cultural entre Brasil e Coreia

Fenômeno digital, jovem brasileira constrói trajetória marcada por espontaneidade, intercâmbio cultural e visibilidade internacional. No dia 30 de agosto, Sophia...

Famosos2 semanas ago

Yonna Galvão é eleita Musa do Flamengo e celebra conquista com paixão rubro-negra

A carioca Yonna Galvão, de 32 anos, foi eleita Musa do Flamengo e recebeu hoje a faixa que oficializa sua...

Famosos2 semanas ago

Sucesso no sertanejo, Allisson Rodrigues grava novo DVD em meio ao campo em Mato Grosso

A lavoura de algodão da Fazenda Pirassununga, em Campo Verde, será o cenário de uma grande atração nacional: a gravação...

Famosos3 semanas ago

De assistente de palco mirim a apresentadora consolidada: Camila Galetti conta como encantar a TV desde os sete anos

Seis meses após assumir o comando do programa Mulheres, na TV Gazeta, Camila Galetti revisita sua trajetória: dos primeiros passos...

Famosos3 semanas ago

“Eu abortei meus sonhos, mas não abortei meus filhos”: a história de Rebeca que emocionou o Bispo Bruno Leonardo

As redes sociais são, muitas vezes, palco de encontros improváveis. Foi assim que a história de Rebeca, mãe de cinco...

Famosos4 semanas ago

“Foi uma experiência transformadora”, diz influenciador Byel após conversão ao islamismo

O influenciador digital Byel anunciou sua conversão ao islamismo em vídeo publicado nas redes sociais. O processo teve início após...

Famosos4 semanas ago

Ela foi expulsa da academia por causa de um short, hoje vive da própria liberdade

Jéssica nunca imaginou que uma roupa de treino pudesse mudar o rumo da sua vida. A expulsão da academia não...

Advertisement 300x250 Genérico

Trending

Copyright © MoneyFlash - Todos os Direitos Reservados.