Marca superesportiva premium da BYD quebra o recorde em Papenburg, na Alemanha, e redefine os limites dos supercarros elétricos nas mãos do piloto profissional Marc Basseng
(26/08/2025) – A BYD vem quebrando recordes com frequência, seja em números de vendas globais ou no volume de produção de carros eletrificados. E em agosto de 2025 não foi diferente: o título de veículo elétrico mais rápido do mundo foi dado ao Yangwang U9 Track Edition, por alcançar 472,41 km/h na pista de testes de Papenburg, na Alemanha, estabelecendo um novo recorde global de velocidade para veículos elétricos.
Esse recorde foi estabelecido pelo piloto profissional alemão Marc Basseng, que também esteve ao volante no último recorde global de velocidade para veículos elétricos em 2024. Ao concluir o teste de alta velocidade para a Yangwang, ele declarou: “No ano passado, pensei que tinha chegado ao meu limite. Nunca imaginei que quebraria meu próprio recorde tão cedo, mas aqui estamos, na mesma pista, com novas tecnologias que tornaram isso possível”. Pertencente à marca superesportiva premium Yangwang, o U9 Track Edition foi desenvolvido sobre a plataforma e4 e arquitetura DiSus-X do U9, porém essa versão traz a plataforma veicular de 1200V, a primeira de tensão ultra-alta produzida em escala mundial, além de um sistema de gerenciamento térmico otimizado para condições extremas.
Créditos da foto: Divulgação
Potência contínua e estabilidade em altas velocidades, duas combinações necessárias para quebrar um recorde mundial como esse. Para isso, a plataforma e4 comporta o primeiro sistema do mundo de quatro motores com propulsores de alto desempenho de 30.000 rpm para entregar potência máxima de 555kw (755 cv) por motor, o que resulta em uma potência combinada que supera os 3.000 cv. Esse conjunto confere ao veículo uma impressionante relação peso-potência de 1.217 cv por tonelada, o que coloca ele na elite da indústria automotiva global.
O sistema de vetorização de torque independente com quatro motores da plataforma e4 monitora continuamente a superfície da pista e ajusta o torque de cada roda em uma frequência ultraelevada, superando 100 interações por segundo. Isso significa que, mesmo em altas velocidades, o sistema garante controle absoluto da dirigibilidade do veículo, o que evita qualquer deslizamento ou perda de tração.
Já o Sistema Inteligente de Controle de Carroceria DiSus-X realiza rápidos ajustes independentes na suspensão de cada roda durante acelerações intensas, curvas ou em superfícies irregulares. Isso não apenas reduz movimentos de mergulho e rolagem, mas aumenta o conforto e a confiança do condutor, como também otimiza a área de contato dos pneus com o solo, o que melhora a aderência. Em sinergia com a Plataforma e4, o sistema DiSus-X expande a garantia de estabilidade veicular e segurança na condução.
Diferente de supercarros tradicionais, o Yangwang U9 combina a exclusiva arquitetura do sistema DiSus-X com a plataforma e4 e introduz o conceito de controle da carroceria em diversas condições de pista para explorar os limites de segurança e desempenho em ambientes competitivos. Já a versão Yangwang U9 Track Edition preserva o design aerodinâmico do Yangwang U9 e oferece um difusor dianteiro em fibra de carbono, opcional e aprimorado, já disponível em produção em larga escala, o que comprova a concepção científica e a confiabilidade técnica do Yangwang U9 em condições extremas de condução.
Para aprimorar o desempenho e durabilidade dos pneus em condições extremas de condução, a Yangwang, com base em dados obtidos durante diversos testes realizados na Alemanha em 2024, estabelece uma parceria com a Giti Tire para desenvolver um pneu semi-slick voltado para a pista. Esse pneu de alto desempenho conta com compostos otimizados e um desenho de banda de rodagem exclusivo, que possui um tratamento inovador de texturização na interface entre roda e pneu. A tecnologia utilizada no desenvolvimento deste pneu garante uma redução do deslizamento relativo entre pneu e roda durante aceleração e/ou frenagens intensas e essa otimização reduz a perda de torque e o desgaste, melhorando a previsibilidade e a estabilidade do veículo durante as manobras.
Ao estabelecer um novo recorde mundial de velocidade para veículos elétricos, a Yangwang redefine o conceito de supercarro sustentável. Aliada ao compromisso da BYD com a inovação e a sustentabilidade, a Yangwang emprega tecnologias de ponta para oferecer desempenho incomparável, segurança e uma experiência de condução única.
SOBRE A BYD A BYD é uma multinacional de alta tecnologia dedicada a utilizar inovações tecnológicas para promover uma vida melhor. Fundada em 1995 como fabricante de baterias recarregáveis, a BYD atualmente opera em diversos segmentos, incluindo automóveis, transporte ferroviário, novas energias e eletrônicos, com mais de 30 parques industriais localizados na China, Estados Unidos, Canadá, Japão, Brasil, Hungria e Índia. Da geração ao armazenamento e aplicação de energia, a BYD está comprometida em fornecer soluções energéticas com emissão zero, contribuindo para a redução da dependência global dos combustíveis fósseis. Sua presença em veículos de nova energia já cobre 6 continentes, mais de 110 países e regiões, e mais de 400 cidades. Listada nas bolsas de Hong Kong e Shenzhen, a empresa entrou para o top 100 no último ranking da Fortune Global 500 (91º lugar) e publicou lucros de mais de 100 bilhões de dólares em 2024. A BYD segue investindo em tecnologias do futuro, com mais de 10% de seus um milhão de colaboradores dedicados à pesquisa e desenvolvimento, gerando 45 patentes por dia útil em busca de inovações para um mundo mais verde e sustentável. Para mais informações visite www.bydglobal.com.
SOBRE A BYD AUTO Fundada em 2003, a BYD Auto é a divisão automotiva da BYD, multinacional de alta tecnologia comprometida com o uso de inovações para melhorar a vida das pessoas. Com o objetivo de acelerar a transição ecológica do setor global de transportes, a BYD Auto concentra-se no desenvolvimento de veículos 100% elétricos e híbridos plug-in. A empresa domina tecnologias essenciais de toda a cadeia industrial dos veículos híbridos e elétricos, como baterias, motores elétricos e controladores eletrônicos. Nos últimos anos, obteve avanços significativos, incluindo a bateria Blade, a tecnologia super híbrida DM-i, a plataforma e 3.0, a tecnologia CTB, a plataforma e³, a plataforma e⁴, o sistema inteligente de controle de chassi BYD DiSus e o sistema híbrido DMO. Foi também a primeira montadora do mundo a interromper totalmente a produção de veículos movidos a combustíveis fósseis, liderando a migração para os elétricos. A BYD mantém a liderança em vendas de veículos híbridos e elétricos para passageiros na China há 11 anos consecutivos.
SOBRE A YANGWANG Lançada em novembro de 2022, a Yangwang é a marca premium de veículos híbridos e elétricos da BYD. Ela representa o espírito pioneiro de pesquisa da BYD, sua tecnologia automotiva inovadora e design de ponta, criando veículos premium que vão além do que os clientes consideram possível.
Cosméticos brasileiros encantam o mercado de luxo em Alto de Pinheiros
Em um cenário onde o luxo se reinventa por meio da autenticidade e da consciência, o nome Ivo Moreira desponta como um dos mais elegantes símbolos da beleza natural brasileira. À frente de uma clínica boutique em Alto de Pinheiros, um dos endereços mais sofisticados de São Paulo, Ivo transforma o ato de cuidar de si em uma experiência sensorial e profundamente curativa. Mais do que estética, sua marca traduz um conceito: o luxo consciente. Cada fórmula é resultado de décadas de pesquisa sobre ervas medicinais e terapias naturais, aliando o conhecimento ancestral à precisão científica. O resultado é uma […]
Em um cenário onde o luxo se reinventa por meio da autenticidade e da consciência, o nome Ivo Moreira desponta como um dos mais elegantes símbolos da beleza natural brasileira. À frente de uma clínica boutique em Alto de Pinheiros, um dos endereços mais sofisticados de São Paulo, Ivo transforma o ato de cuidar de si em uma experiência sensorial e profundamente curativa.
Mais do que estética, sua marca traduz um conceito: o luxo consciente. Cada fórmula é resultado de décadas de pesquisa sobre ervas medicinais e terapias naturais, aliando o conhecimento ancestral à precisão científica. O resultado é uma alquimia rara — produtos de performance impecável, elaborados artesanalmente e destinados a um público restrito, que entende que o verdadeiro privilégio está na exclusividade.
O nascimento de uma marca
Há vinte anos, Ivo iniciou uma jornada silenciosa e meticulosa. O objetivo: desenvolver tratamentos capilares que unissem o poder da natureza à sofisticação da ciência moderna. Foram anos de experimentação até surgir o primeiro fruto dessa trajetória — um shampoo autoral, ponto de partida para uma linha completa de cosméticos premium à base de ervas medicinais.
Cada detalhe — do processo artesanal à formulação de alta performance — reflete um olhar minucioso sobre o que significa cuidar com propósito. Hoje, o nome Ivo Moreira é sinônimo de excelência em tratamentos capilares e de uma filosofia que valoriza o bem-estar como expressão de elegância.
“O que mais me emociona é quando uma cliente me diz que não melhorou apenas a aparência, mas a saúde. É isso que me move: ver a transformação de dentro para fora”, revela Ivo Moreira.
O poder das ervas medicinais
As ervas medicinais possuem a capacidade de curar, regular e reprogramar as células, promovendo equilíbrio e vitalidade em diferentes partes do corpo — da pele ao couro cabeludo, dos órgãos vitais ao sistema nervoso. Ao utilizá-las em seus produtos, Ivo Moreira transforma o simples ato de aplicar um cosmético em um ritual de regeneração e energia vital.
Mais do que uma marca, Ivo Moreira representa uma nova linguagem do luxo: exclusiva, natural e profundamente transformadora.
Nota editorial:
A marca Ivo Moreira consolida-se entre os nomes mais promissores do luxo brasileiro contemporâneo. Sua abordagem artesanal e científica reflete uma nova era da beleza — guiada pela autenticidade, pela consciência e pela elegância natural. Em um mercado cada vez mais seletivo, suas criações permanecem restritas a um público que busca mais do que estética: busca propósito, saúde e sofisticação genuína.
Peça escrita e dirigida pelo professor e diretor teatral Ricardo Carvalho compõe a programação do “IngreSSAr”, evento promovido pela prefeitura de Salvador no dia 7 de novembro, no Centro de Convenções
Está marcada para o dia 1° de novembro a apresentação do musical “O que eu vou ser se já cresci?”, no Centro de Convenções Salvador (Boca do Rio), a partir das 14h. O mais novo espetáculo da produtora Escritório do Pensamento, com direção do professor Ricardo Carvalho, será exclusivo para os milhares de estudantes do projeto IngreSSAr, que vão participar do Mega Aulão preparatório para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025, promovido pela prefeitura de Salvador. Os estudantes terão a peça como uma “cereja do bolo” em um dia dedicado às revisões nos preparativos para as provas que estão marcadas para os dias 9 e 16 de novembro.
De acordo com a programação, a apresentação de “O que eu vou ser se já cresci?” vai marcar o evento de revisão interdisciplinar com os melhores professores de cursos preparatórios da Bahia, voltado para todos os estudantes interessados. As inscrições são gratuitas e estão disponíveis no site www.ingressar.salvador.ba.gov.br
Reconhecido pelo jeito dinâmico e leve de ensinar História, o professor Ricardo Carvalho volta a viver o seu lado diretor teatral e autor com “O que eu vou ser se já cresci?” após inúmeros espetáculos de sucesso como “5 segundos”, peça que foi assistida por mais de oito mil alunos na edição de 2023 do IngreSSAr.
Ricardo Carvalho explica que a peça “tem o objetivo de estimular a capacidade empreendedora nos jovens, provocando a reflexão a respeito das opções de atuação que estão disponíveis no mercado e como as habilidades de cada pessoa podem ser associadas a elas, facilitando a escolha pela profissão futura sem perder o vínculo subjetivo da escolha, que parte da individualidade e talento de cada estudante”.
De acordo com o professor, escritor e diretor teatral, “as aventuras musicais de Josenelson e Catarina também prometem reflexões sobre autoconhecimento e a compreensão sobre os próprios valores pessoais. Em meio aos desafios da juventude num mundo tão acelerado, a dupla, seus amigos e parentes tentam entender as transformações impostas pela idade em meio às cobranças sobre a decisão de qual será a profissão a ser escolhida”.
Com mais de 40 anos de sala de aula e uma carreira paralela como ator, diretor, palestrante e produtor cultural, Ricardo Carvalho também ressalta que “a peça cria um ambiente bacana que permite que os jovens possam perceber como o estilo de vida pode ser aplicado na profissão que ele deseja abraçar, na área que escolheu para estudar”.
“O que eu vou ser se já cresci?” tem a cara da cultura plural soteropolitana, misturando a guitarra baiana com a batida forte do tambor e até K-pop com cheiro de samba-reggae. “Mas o espetáculo não abre mão de oferecer um certo letramento ao público mais jovem que for assistir. A peça é cheia de elementos que pretendem apresentar à galera coisas que eles desconhecem e seria contribuição cultural para suas experiências futuras”, conclui Ricardo Carvalho.
Marília Carvalho e Cícero Locijá são os protagonistas do espetáculo. Marília, que também assina a produção executiva da peça, aguça a verve de bailarina do musical “Não é mais um Musical de Hollywood” (2020) e pega carona no sucesso de “5 Segundos”, quando também foi produtora e protagonista e encantou mais de 25 mil pessoas nas plateias de Salvador e interior da Bahia, vivendo três personagens marcantes em um só espetáculo. Já Cícero, que além de ator é dançarino, soma a experiência na dramaturgia com a espetáculos como “Ubu Rei”, “Maré de Histórias” e “Jacinto Morto”.
Outra parceria de produções do Escritório do Pensamento é a cenografia de Rody e River Carvalho e a iluminação de Geovane Nascimento. AGLEI (AIÓ Produções) é o assistente de direção de “O que eu vou ser se já cresci?”. Produtor cultural, ator e cantor, ele compôs os grupos dos projetos “A ópera da independência”, “Docudrama, Caminhos da Liberdade”, “Os Últimos Dias de Gilda” e “Reintegração de Posse”. As coreografias e a direção de coreografia são de Liz Vernin. Atriz, bailarina, coreógrafa e professora de dança, ela já trabalhou como assistente de direção da Cia Interart, é produtora do “Convergências em Dança Salvador” e do espetáculo “Parallax”, no qual é também intérprete-criadora. Leila Brito é assistente de direção de coreografia. O ballet também é composto por Iraê Kiriri, Duffy Ventura, Cailane Vitória, Jooh Santana, Lua Carvalho, Gabriela Jucá. O figurino é assinado por Marina Pessoa .
… SERVIÇO: O quê – Espetáculo “O que eu vou ser se já cresci?” Onde – Centro de Convenções Salvador Quando – sexta (1°/11), a partir das 14h Entrada – Gratuita com inscrições no site www.ingressar.salvador.ba.gov.br
Criado com o propósito de proporcionar qualidade de vida e cuidados especializados, o Residencial Vida representa um novo conceito em residencial para idosos. A clínica, localizada na Zona Norte de São Paulo, foi idealizada para oferecer um ambiente seguro, acolhedor e com estrutura multidisciplinar para atender diferentes necessidades do público da terceira idade.
Créditos da foto: Divulgação
De acordo com a diretora da clínica, Cilmara Sampaio, o diferencial está no atendimento humanizado e no acompanhamento contínuo da saúde e bem-estar dos residentes. A equipe conta com enfermagem 24 horas, controle diário de sinais vitais, administração de medicação, visitas médicas regulares e acompanhamento nutricional. O cardápio, elaborado por uma nutricionista responsável, inclui seis refeições diárias pensadas para garantir equilíbrio e adequação alimentar.
Créditos da foto: Divulgação
A proposta também inclui ações voltadas ao estímulo físico e cognitivo. Os residentes participam de oficinas de memória com gerontóloga, terapia ocupacional e sessões de fisioterapia em grupo e individuais, além de contarem com serviços de lavanderia e outras comodidades que asseguram autonomia e conforto.
Créditos da foto: DivulgaçãoCréditos da foto: Divulgação
O Residencial Vida está localizado na Rua do Tramway, 1000 – Tucuruvi, em São Paulo (SP). O espaço foi projetado para unir cuidado clínico, atenção especializada e ambiente familiar, priorizando o respeito e a dignidade dos idosos.
Créditos da foto: Divulgação
“Nosso objetivo é oferecer não apenas assistência, mas qualidade de vida. Cada detalhe da nossa rotina é pensado para que os residentes se sintam acolhidos e bem cuidados”, afirma Cilmara Sampaio, diretora da clínica.
Créditos da foto: Divulgação
Serviço Residencial Vida Endereço: Rua do Tramway, 1000 – Tucuruvi – São Paulo Telefone: (11) 2950-5222 WhatsApp: (11) 94704-4260